Ir para conteúdo
View in the app

A better way to browse. Learn more.

Mochileiros.com

A full-screen app on your home screen with push notifications, badges and more.

To install this app on iOS and iPadOS
  1. Tap the Share icon in Safari
  2. Scroll the menu and tap Add to Home Screen.
  3. Tap Add in the top-right corner.
To install this app on Android
  1. Tap the 3-dot menu (⋮) in the top-right corner of the browser.
  2. Tap Add to Home screen or Install app.
  3. Confirm by tapping Install.

Olá viajante!

Bora viajar?

Carlos Morey aguarda para ataque final ao cume do Everest

Postado
  • Membros

FONTE: AltaMontanha.com

http://www.altamontanha.com/colunas.asp?NewsID=1370

De acordo com texto de Patricia Paladino, no site "O Meu Everest" de Luciano Pires (http://www.omeueverest.com/blog/), o brasileiro Carlos Morey voltou ao Campo Base do Everest, depois de ter passado um período no vilarejo de Pherishe com a equipe da Jagged Globe para que pudesse recuperar as energias.

Em seu último contato, Morey explicou o funcionamento das máscaras de oxigênio e reguladores e sobre como será a logística do ataque ao cume.

“Estamos de volta a esse "paraíso"... Levamos três horas desde Lobuche até aqui sob uma forte nevasca. Na verdade, desde que saí do Brasil, há 46 dias, hoje é o dia mais feio que vi aqui. Todas as expedições que tentaram cume têm fracassado. Espero que essa piora do tempo termine. Todas as expedições estão esperando por uma janela... E quando ela vier... Todas tendem a correr. Aquela organização inicial que estávamos tentando ter pode ir por água abaixo.

Eu recebi um e-mail do meu amigo Charles Klein e eu vou usar o Blog para respondê-lo, pois eu também tinha muitas dúvidas sobre o uso do oxigênio. Sobretudo para quem leu o livro do Jon Krakauer, ´No ar rarefeito´.

Cada um de nós temos direito a 7 cilindros de 3L (6kg é o peso dele cheio). Esse cilindro é conectado a um regulador (russo) como num mergulho, mas a qualidade é bem inferior. O regulador é conectado à máscara (Top Out e não Poisk, russa). O regulador possui essas marcações: 0.5, 1, 2, 2.5, 3 e 4. A tabela abaixo dá uma idéia média de duração nessas marcações:

- 0.5 = 32 horas

- 1 = 16 horas

- 2 = 8 horas

- 2.5 = 6 horas

- 3 = 5 horas

- 4 = 3 horas

Usar no 4, ou mesmo no 3, é desperdício...

Para dormir, usamos o 0.5. Já usei 3 horas de um cilindro no Campo 3 para teste.

Acreditamos que devemos usar entre 2 e 2.5 no dia do cume. E nesse dia a estratégia será a seguinte:

- Teremos um sherpa para cada um de nós.

- Ele é quem monitorará e trocará os cilindros.

- Previamente já teremos para cada um de nós 1 cilindro no Balcony e 1 cilindro no Cume Sul.

- Sairemos para o cume entre 21h e 22h.

- A previsão é que cheguemos ao Balcony em 4 horas. Lá trocamos de cilindro. O usado deve estar na metade. Será usado na volta.

- A mesma estratégia para o Cume Sul: troca-se por um novo e deixa o usado para a volta. Estima-se entre 4 horas entre o Balcony e o Cume Sul.

- Com esse novo vamos e voltamos do cume. E ele serve de backup. Pois levaremos umas 4 horas entre ir e voltar (2 horas até o cume, e 10 no total).

- E o sherpa irá voltando e carregando os cilindros usados.

Amanhã mando umas fotos com o caminho do Campo 4 e o volume de gelo que desceu na avalanche do último dia.

Abraços,

Morey”

Continuamos na torcida pelo sucesso da expedição da Carlos Morey.

Fonte: texto de Patricia Paladino, do site "O Meu Everest" de Luciano Pires (http://www.omeueverest.com/blog/)

Featured Replies

Visitante
Este tópico está impedido de receber novos posts.

Account

Navigation

Pesquisar

Configure browser push notifications

Chrome (Android)
  1. Tap the lock icon next to the address bar.
  2. Tap Permissions → Notifications.
  3. Adjust your preference.
Chrome (Desktop)
  1. Click the padlock icon in the address bar.
  2. Select Site settings.
  3. Find Notifications and adjust your preference.