Ir para conteúdo
View in the app

A better way to browse. Learn more.

Mochileiros.com

A full-screen app on your home screen with push notifications, badges and more.

To install this app on iOS and iPadOS
  1. Tap the Share icon in Safari
  2. Scroll the menu and tap Add to Home Screen.
  3. Tap Add in the top-right corner.
To install this app on Android
  1. Tap the 3-dot menu (⋮) in the top-right corner of the browser.
  2. Tap Add to Home screen or Install app.
  3. Confirm by tapping Install.

Olá viajante!

Bora viajar?

Carlos Morey: A estratégia para o cume

Postado
  • Membros

FONTE: AltaMontanha.com

http://www.altamontanha.com/colunas.asp?NewsID=1377

Segundo informações postadas por Patricia Paladino, no blog do site de Luciano Pires (http://www.omeueverest.com/blog/), Carlos Morey mandou notícias do Campo Base do Everest, informando sobre sua estratégia de ataque ao cume, montada pela equipe da Jagged Globe.

Informa também a partir do email recebido de Morey a data para o cume, e que a equipe foi dividida em duas e fará parte do grupo Yellow, que terá como guia o experiente alpinista Willie Benegas.

De acordo com o texto de Patricia, "Willie Benegas é velho conhecido de quem anda pelas bandas do Everest. Experiente alpinista, é reconhecido por este espírito "antigo" de relação com a montanha e o montanhismo - que, infelizmente, nem todos têm hoje em dia. Para alpinistas de elite, como ele, nada é mais importante do que uma vida em risco na montanha. Não importa cume, não importam os recordes. Importa é resgatar ou atender alguém em dificuldades. Dave Hahn, Ed Viesturs, Conrad Anker, David Breashears e Pete Athans também são alguns dos membros desta antiga (e bendita) confraria. Benegas já guiou alpinistas e clientes para várias expedições, ao longo dos anos, e nesta temporada está guiando na Jagged Globe - que bom para a equipe", disse Patricia.

Ele comenta também em outro email a morte de um sherpa por envenenamento provocado por uísque clandestino. Fala das prováveis desistências na reta final para o cume na expedição.

Leia abaixo o texto integral do site O Meu Everest:

“Hoje o dia começou com o pouso do helicóptero e o resgate do sherpa que tinha sido intoxicado por metanol. O estranho foi o tratamento dado a ele enquanto estava aqui: Vodka Smirnoff. A idéia era trocar o metanol por etanol, menos tóxico. Smirnoff salvando vidas... Uma coisa é certa: quando ele acordar terá uma tremenda ressaca.

Para passar o dia e manter o preparo físico, fomos e voltamos a Gorak Shep. Fizemos em pouco mais de uma hora. Isso é bom...

A novidade ficou na nossa chegada, pouco depois do almoço. Tivemos uma reunião e foi dito que o tempo está melhor e que iremos subir. Fomos divididos em dois times:

Yellow: Doug, Bill, Nick e eu.

Orange: Amanda, Neil_A, Ian, Chris, Kevin e o Neil e o Dave, que ainda não foram ao Campo 3.

O nosso time sai dia 15 de maio e o Orange no dia seguinte. Nós vamos com o Willie e os demais com a Adele e o Tomaz.

O nosso cronograma será, se o tempo não mudar:

* 15 de maio – Campo 2

* 16 de maio – Descanso no Campo 2

* 17 de maio – Campo 3

* 18 de maio – Campo 4 e à noite (21h) saída para o cume

* 19 de maio – Se Deus quiser cume e volta ao Campo 4

* 20 de maio – Campo 2

* 21 de maio – Campo Base

Amanhã eu escrevo mais detalhes dessa estratégia.

Abraços,

Morey”

“Depois de 36 horas de muita neve, finalmente o tempo melhorou um pouco, mas até o próximo sábado, creio que não teremos nada a fazer do que esperar. Essa deve ser a tendência dos próximos dias.

Vou procurar manter a mente ocupada e se o tempo permitir farei algumas pequenas caminhadas pela região para manter os músculos quentes.

Infelizmente ontem morreu mais um sherpa e um outro está muito ruim. O motivo da morte não é incomum para nós brasileiros, mas tem sido muito comum aqui. Os dois sherpas tomaram um porre de whisky batizado. E tinha sido batizado com metanol. Parece que tem sido comum a importação ilegal de bebidas alcoólicas do Irã e Paquistão e não está sendo incomum pessoas passarem mal com a bebida.

Hoje tentamos um resgate do sherpa que está internado no HRA, mas o tempo ainda estava nublado e ventoso. Tomara que amanhã consigamos.

Felizmente, para mim, estou de Lei Seca. Até concluir a minha missão aqui não corro o risco de experimentar essas bebidas.

O que surpreendeu de verdade foi o comportamento do nosso guia argentino, Willie Benegas. Desde a notícia do envenamento pelo whisky dos sherpas, ele não sai da tenda do hospital. Passou a noite ao lado do sherpa. A sua preocupação com o local (segurança, poluição etc) e com os sherpas é impressionante. Ele vê um sherpa sem crampom ou sem cadeirinha num lugar perigoso, e logo chama a atenção. E depois chama o chefe dele para conversar. Parabéns... Não é à tôa que tem sete cumes do Everest...

Hoje o Peter veio conversar comigo. Tenho visto, ao longo dos dias, que o brilho saiu da sua face. Ele jogou a toalha. O tempo em Pheriche não foi suficiente para ganhar força e energia para continuar. Ele deve começar a voltar para casa amanhã. O próximo, creio, deve ser o David.

O Neil, mesmo com o problema nas costelas, se mostrou bem no retorno ao Campo Base. Pode ser o elemento que complete o time de 10 para o Summit Push.

O Charles Klein também tinha me perguntado sobre como é o caminho do Campo 3 ao 4. Ele começa pela Face do Lhotse, cruza a Faixa Amarela e vai acompanhando uma parte rochosa da Face, o Geneve Spurs, até chegar ao topo, aos 8.000m, local do Campo 4. Peguei uma foto e desenhei o caminho.

Vou ficar devendo as fotos do local de onde saiu o gelo para a avalanche porque sumiu a expansão USB que usava para descarregar as fotos. Espero que achem... Pois senão... No Picts...

Abraços,

Morey”

Featured Replies

No posts to show
Visitante
Este tópico está impedido de receber novos posts.

Account

Navigation

Pesquisar

Configure browser push notifications

Chrome (Android)
  1. Tap the lock icon next to the address bar.
  2. Tap Permissions → Notifications.
  3. Adjust your preference.
Chrome (Desktop)
  1. Click the padlock icon in the address bar.
  2. Select Site settings.
  3. Find Notifications and adjust your preference.