Ir para conteúdo

CUBA - 10 DIAS EM HAVANA


Posts Recomendados

  • Membros

CUBA

Cuba é um país único e um sonho realizado. Foi a primeira viagem minha e do meu marido para fora do Brasil e passamos 10 dias em Havana, de 05 a 15 de maio de 2014 porque não gostamos de ficar pulando de lugar em lugar, preferimos conhecer bem uma cidade. Cuba é surpreendente, seu povo é alegre e discute-se política em todos os lugares e livremente; a educação e a saúde são gratuitos; as eleições acontecem pelo sistema distrital (igual aos Estados Unidos); qualquer cubano pode sair do país e ir pra onde quiser, conhecemos alguns que já haviam saído e retornado e soube de outros que foram para trabalhar e morar em outro país mas voltam sempre; já existem carros novos circulando, mas os antigos continuam sendo a maior atração; quase não vimos pessoas pedindo ou esmolando e andamos por muitos lugares em Havana, quase sempre a pé; não existe quase violência e assistimos a uma passeata gay super alegre e pacífica. Ficamos hospedados na casa de uma família cubana e fomos muito bem recebidos. Enfim, poderia ficar horas falando sobre Cuba e nossas intenções de retornar muitas e muitas vezes....

 

- Passagens

Compramos as passagens pela Copa Airlines (http://www.copaair.com/sites/br/pt/pages/homepage.aspx), saindo Rio de Janeiro, onde moramos, com parada no Panamá. Na Copa só tem vôo para Cuba com parada no Panamá, mas existe também a Cubana (http://www.cubana.cu/home/), empresa aérea de Cuba, com vôos diretos.

 

- Visto

Compramos o visto na hora do check in na própria Copa Airlines, pagando R$ 50,00 por cada um, em dinheiro.

 

- Dinheiro

Em Cuba existem duas moedas, o peso cubano (CUP) para os cubanos e o peso convertível (CUC) para os turistas e que têm o valor próximo ao dólar. Pode-se consultar o câmbio em http://www.xe.com . Preferi levar EUROS para trocar pois o dólar tem uma taxa no câmbio. No próprio aeroporto existe casa de câmbio e já troquei parte do dinheiro assim que cheguei e depois troquei o restante em um hotel, mas existem também as CADECAS que ficam nas ruas, mas exigiram o passaporte original e eu só andava com a cópia e no hotel aceitaram a cópia.

 

- Hospedagem

Ficamos hospedados em uma casa particular, em Cuba existem muitos moradores que recebem estrangeiros e fica muito mais barato do que ficar em hotéis.

Existem sites com opções de hospedagem particular, mas pesquisei no tripadvisor (http://www.tripadvisor.com.br) e encontrei uma ótima casa no bairro de Vedado. Fiquei na Casa de Mary que é irmã de Ana (http://www.anahavana.com/) que também recebe estrangeiros e faz os contatos pois tem maior facilidade de acesso à internet. A diária foi 30 CUC para casal e o café da manhã era 5,50 CUC, pois optamos pelo café completo, mas também pode-se pedir o mais simples ou tomar café na rua. O quarto possuía banheiro, ventilador, ar condicionado, frigobar e era limpo todo dia.

 

- Transporte

Para andar por Cuba existem ônibus e táxi, mas nos deram uma dica de utilizar o chamado táxi coletivo, que passa na rua e vai pegando passageiros até lotar. Ele faz um caminho certo e é só fazer sinal e perguntar se passa próximo de onde você quer ir. Como estávamos hospedados em Vedado próximo a calle 23, uma das principais de Havana, pegávamos na própria calle 23 e íamos para outros lugares de Vedado ou para Centro Habana e pagávamos 1CUC pelos dois, eu e meu marido, mas os locais pagam menos pois pra eles é em peso cubano. Os carros que fazem lotada são aqueles bem antigos e não muito bem cuidados mas, além de ser barato, é uma oportunidade de conviver com os cubanos, conversar e etc. Andamos muito a pé também, pra nós é a melhor forma de conhecer um lugar.

Para fazer passeios turísticos existem várias opções, um ótimo guia para comprar e se informar é o da Lonely Planet de texto, pois tem um que tem mais fotos do que texto.

 

- Alimentação

Existem muitos restaurantes bons e baratos em Havana, as dicas com dois cifrões do guia da Lonely Planet são ótimas e ainda pegamos indicações com os donos da casa onde ficamos. Na maioria das vezes pagávamos 10 CUC pela refeição por cada um, mas ás vezes pagávamos menos, existem pratos a menos de 5 CUC por pessoa, como a pizza individual que é do tamanho do prato que é enorme. Comemos também muito peixe, camarão e lagosta que é super barata por lá, chega a ser mais barata que o peixe. Alguns pratos de 10 CUC são completos, com direito a um drink a escolher, o prato principal, café e sobremesa da casa.

 

- Problemas

Tivemos poucos problemas em Cuba, mas uma coisa que é um pouco chata são as pessoas que se aproximam como se tivessem andando casualmente na rua e te perguntam de onde você é e depois puxam conversa e se você diz que está procurando determinado lugar eles se oferecem para levá-lo até lá, te mostram tudo, mas depois te pedem dinheiro contando aquela velha história que têm filhos para alimentar e etc e tal, mas a maioria dessas pessoas está atrás dos CUCs dos estrangeiros, que vale mais que o peso cubano, estou contando isso porque caímos nessa, na verdade alguns são ótimos guias, só não gostamos das mentiras que contam para conseguir nosso dinheiro. Algumas poucas pessoas mendigam, pedindo dinheiro diretamente ou para comprar leite, mas soubemos que o governo cubano vende leite bem barato para os cubanos e oferece vários outros benefícios. E tem também os que pedem um sabonete ou outro artigo de limpeza, porque em Cuba não tem muita oferta desses produtos.

Também existem várias pessoas vendendo charutos nas ruas, mas só compre charutos ou qualquer outra coisa nas diversas lojas que existem na cidade.

 

- Internet

O acesso a internet não é muito fácil, mas é só ir a um hotel e comprar um cartão da ETECSA, empresa de telecomunicação de Cuba, que dá direito ao acesso por 1 hora, que pode ser feito nos próprios computadores disponíveis nos hotéis ou, em alguns hotéis, via wi-fi no seu aparelho. Pode entrar e sair várias vezes até completar 1 hora de navegação. Compramos um cartão desses por 8 CUCs e utilizamos durante toda a viagem, só entrando na internet para ver coisas rápidas.

 

- Celular

Antes de viajar liguei para a minha operadora e fiz um plano para utilizar o celular em roaming por até meia hora por preço fixo, não coloquei a utilização de dados, que fica mais caro, só fiz com utilização de voz, para ligar para casa e utilizar em alguma emergência.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 mês depois...
  • Membros

Havia feito um relato muito parecido com o da Claudia. Vou completar com outras coisas.

Visto - a Avianca oferece o mesmo serviço da Copa.

 

Dinheiro. O câmbio é fixo, fica uma tabela em uma folha velha na parede com as conversões. Poderá cambiar na saída do aeroporto e na cidade tranquilamente. Moeda oficial é o Peso cubano. Moeda de turista é o Peso Conversível ou CUC. 1 CUC = 24 pesos cubanos. Tudo que é oferecido a turistas está em CUC. 1 EURO é aproximadamente 1,25 CUC. Caso precise pagar algo em Pesos Cubanos faça uma conta rápida e pague com centavos de CUC. O troco será em pesos cubanos, não tem problema, gaste depois com as gorjetas nos banheiros, sim até nos restaurantes que você estiver consumindo, ou traga de recordação não valem quase nada para cambiar de volta para euro ou dólar. Recomendo levar dinheiro em cash, preferencialmente EURO, dólar sofre uma desvalorização/multa de 10%. Escutei história de um casal que levou cartão pré-pago e não conseguiram sacar, pois o banco/operadora do cartão tem sede/filial nos EUA e tudo que tem conexão com os EUA é extremamente mais difícil.

 

Transporte em Havana. O ônibus é muito barato, 0,40 peso cubano ou 0,05 CUC. Porém é lotado e confuso. Confesso que não precisei e não tentei entender muito também. Encontrará farta disponibilidade de meios particulares de transporte taxi, taxi coletivo, coco taxi e inclusive um cubano de bicicleta que puxa a charrete, eu particularmente não gosto, não acho legal. Não trabalham com taxímetro, sempre pergunte quanto será antes de entrar. Chegando no aeroporto em Havana será a mesma coisa, o preço em média para Havana central é de 20 à 25 CUC, para Havana Vieja é de 25 à 30 CUC. Quando precisar se deslocar de táxi dentro da área turística irá pagar pelo menos 5 CUC, a menos que seja um trajeto muito pequeno.

 

Transporte para outros lugares. Existe em Cuba uma empresa Infotur que vende passagens para outros lugares. Não recomendo. Lá em Cuba tudo é mais difícil. Recomendo visitar os sites abaixo das agências que fazem viagem internas já buscando no hotel e levando até ao hotel no destino, seja de ônibus ou avião, todas oferecem exatamente os mesmo passeios e transportes. Não é excursão!, facilita muito. Tudo lá gira em torno dessas agências. Fora de Havana será muito mais difícil conseguir transporte para o destino. A principal companhia aérea de voos pequenos e internos é a aerogaviota.

http://www.havanatur.cu/web/inicio.php

http://www.solwayscuba.com/

http://www.cubanacan.cu/

http://www.aerogaviota.com/

 

Localizações/ bairros. A área turística de Havana é dividida em, acho, 5 regiões. Havana Vieja (parte histórica, grosso modo tudo entre a Baia de Havana e o Capitólio), Havana central ( bairros Vedado, chinês até a área dos hotéis Nacional e Habana Libre), Havana “nova”, Playa e Miramares. Encontrará hotéis e casas para aluguel de quarto em todas porém, recomendo Havana Vieja ou Havana Central. É a área mais badalada, para as outras regiões sempre precisará se deslocar de taxi, que não saíra por menos de 5 CUC.

 

Hospedagem em casa de Cubano. Acho muito interessante, alguns cuidados apenas com relação à localização. Havana é uma cidade segura de forma geral, porém não se pode dar mole. É impressionante como de um quarteirão para o outro parece que você está em outro lugar completamente diferente. Muitas ruas não são frequentadas por turistas e caso queira chegar depois das 11 da noite quando já estão vazias e principalmente depois de ter bebido pode ser que aconteça algo. De noite vale sempre as regras de não andar com eletrônicos, grandes máquinas fotográficas e muito dinheiro, andar acompanhado nunca faz mal.

 

Comida -Quando não aguentar mais comida cubana ou o dinheiro estiver no final, recomendo comer no El Asturianito. Em frente ao capitólio. Por 4 CUC vem uma montanha de massa muito bem feita, o prato é individual mas comem 2 facilmente. Pena que só descobri depois. A entrada é dividida com outros 2 restaurantes Los Nardos e El Trofeu. Vale a pena conhecer os três. Encontrará opções de restaurante e de preços em toda Havana Vieja, principalmente na Calle Obispo e ao redor da Plaza Vieja. Cerveja Bucanero ou Cristal 1,5 CUC. Drinks (Cuba libre, Mojito, Pinã Colada) 3 CUC. Lembrando que essa é a área mais turistona possível. Preços mais baratos só se afastando dessas áreas.

 

Banheiro Público. Em todos os banheiros de bares e restaurantes existe uma senhora na porta com um potezinho para gorjeta oferecendo papel para secar a mão, mesmo quando você está consumindo. Não é obrigatório, mas todos contribuem. 0,50 CUC está mais que bem pago. Como os salários não são muito bons existe a cultura de dar gorjeta sempre. Tenha em mente que 1 CUC para eles é muito dinheiro.

 

Fora de Havana. Antes de sair do Brasil li algo sobre Cayo Blanco, mas sem muito detalhe. Bom não fui mas pelo que pesquisei é uma ilha virgem muito próxima a Varadero, sem estrutura nenhuma de turismo. As agências fazem passeio de 1 dia até lá, saindo de ônibus até varadero pega um catamaran que te leva a uma barreira de corais para mergulhar com equipamento incluído (mascara e snorkel), vai até uma área para nadar com golfinho e depois fica na praia, almoço incluído volta no final do dia. Pelo que vi custa uns 130 CUC. Reserva 1 dia antes nas agências.

 

Cayo Largo – aqui fiz tudo do passeio de Cayo Blanco. Só que em dias diferentes, se aproveita mais. No trip advisors se localiza 8 resorts, os maiores são Sol Cayo largo, Sol Pelicano, Villa lindamar e Playa Blanca. Indo pela agência ela te busca no hotel, se estiver em casa de cubano precisa escolher um hotel de referência, te leva para o aeroporto e te busca no aeroporto para levar ao resort. Se não for de agência é furada! O aeroporto para sair de Havana é longe, não é o aeroporto internacional. Li em um blog um caso que a pessoa chegou no aeroporto e o voo já tinha saído, antes do horário. Bom eu acredito, o meu saiu 25 minutos antes. Se você estiver com a agência isso não vai acontecer. Quando chegar em Cayo largo não tem taxi esperando, todos os que chegam lá já tem o transfer incluído, se não tiver terá que desenrolar na hora com o motorista ou o funcionário da agência. Cada resort possui a sua praia “particular”, existem ainda as praias Syrena mais frequentada e a sossego/paraíso visual de filme (tem apenas 1 quiosque e algumas cadeiras com barracas de praia fixas). Na ilha existe um ônibus circular que roda todos os resorts e leva as pessoas para a Marina de onde saem os passeios. Na marina se pega de graça barco pra praia Syrena de lá pode se andar para a praia Paraiso. Como o ônibus pode demorar, outra opção é chamar um taxi (van que faz lotada com os hóspedes) pelo resort que leva direto até a praia Paraíso ou syrena ou marina, cerca de 2 CUC por pessoa. Pode se alugar uma scooter não sei o preço, mas não vi placas de direção na ilha o caminho para praia sossego é com rua de areia fofa, as vans derrapam. Na marina existem alguns quiosques e 1 centro de proteção de tartarugas marinhas, muito legal entrada 1 CUC. No resort poderá agendar passeios sempre para o dia seguinte com o representante da agência que te levou. Todas oferecem os mesmos passeios. Têm basicamente 3 passeio:

Catamaran, sai cedo para mergulhar no recife de corais (mascara e snorkel incluído), para na ilha das iguanas para andar e bater foto entre as iguanas, almoço e bebidas no catamaran, vai para uma piscina natural e retorna no final da tarde para a praia Syrena. Tudo por 70 CUC.

Nadar com golfinho tem dois preços: 15 minutos por 30 CUC e 30 minutos por 70 CUC. A diferença é que no primeiro você faz carinho, beija, ele te beija, bota a cabeça na boca, dança salsa e acho que só. No segundo ele pula por cima de você, te puxa na barbatana dorsal, te puxa nas barbatanas laterais, joga água e ele devolve, dança outra coisa. Durante o período os treinadores se revezam batendo fotos que vendem no final. 10 CUC cada foto impressa(20x15) ou 40 CUC um cd com todas. O passeio é bem caro e bem rápido.

 

Pescar em alto mar acho que é 50 CUC.

 

Observação Cayo pelo que me explicaram é uma ilha muito pequena, que não tem relevo e nem fonte de água doce. Cuba tem mais de 300 Cayos.

 

Vinnâlles em Pinãr del Rio – Principal região produtora de tabaco. Pode se fazer um passeio de 1 dia. Chega ao parque de Vinãlles anda-se por uma caverna por uns 15 minutos, toma um barco por uns 15 minutos em uma caverna subterrânea cheia de estalactites, almoça ao lado de um paredão de rocha que foi pintado recentemente para representar a evolução humana, conhece uma família produtora de tabaco que explica o processo, pode-se comprar direto deles, vai até um mirante de onde se vê a região que é muito bonita, montanhosa e depois retorna a Havana. Algo em torno de 55 CUC.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...