Ir para conteúdo

Colombia - 9 dias - Bogotá, San Andres e Cartagena


Posts Recomendados

  • Membros

Post Original em: http://www.mundodesbravo.com.br/post/62/1/san-andres-acuario--johnny-cay [C/ Fotos]

 

Umas das melhores opções para conhecer em San Andrés sem dúvida é a dupla de pequenas ilhas conhecidas como Acuario e Johnny Cay. Em San Andrés há várias ilhotas em seu entorno, então sempre que ver a palavra Cay ou Cayo significa algo como ilhota. No dia anterior já havia percorrido a ilha, então dessa vez desbravei fora da ilha principal.

 

#Como chegar Antes de chegar você deve comprar os “paquetes” (tíquetes) para conhecer as ilhotas. Na verdade você pode ficar em uma só, mas é comum comprar no mesmo dia para visitar as duas. O transporte é feito por várias operadoras, no meu caso foi a Beethoven Tour’s. A escolha é aleatória, pois todos cobram o mesmo preço e saem do mesmo lugar: Muelle Portofino. Eu comprei o pacote direto do hostel no qual eu estava hospedado (El Viajero) e foi só apresentar o comprovante que me deram (um recibo) que eles te entregam as “entradas “ em si. Porém você pode comprar na hora onde saem as lanchas.

 

#Acuario A primeira parada é no famoso Acuario. São duas pequenas (mas muito pequenas) ilhas. A chegada é tranqüila numa lancha de alta velocidade (nada de vômitos, gritarias e afins. Bem tranqüilo) e para na ilha base, onde há lockers e um barzinho. E é aos fundos desse barzinho + lockers que existe o tal “aquário”: entre pedras e rochas, inúmeros peixinhos. Assim... você quer ver peixinhos bonitinhos? Então perca seu tempo no @West_View que aí sim você nadará com os peixinhos. Aproveite o tempo que tem e vá caminhando para outra ilhota ao lado e o máximo que água vai chegar é na sua cintura. Nessa ilhota você terá mais espaço para aproveitar a areia ou mesmo o mar, pois a muvuca tende a ficar lá próximo dos peixinhos. Nessa outra ilhota, o clima é mais zen e é possível trocar umas conversas na paz. Tem grama, tem coqueiro, tem bancos, tem mesas... Um ambiente bem agradável. E foi o que eu fiz: fiquei curtindo a água e dei uma volta na ilhota.

 

#Johnny Cay O ponto alto do dia! Por mais que você tenha que pagar 5 mil pesos colombianos a mais para entrar na ilhota, vale muito a pena. Após mais ou menos uma duas horas em Acuario, tomamos o mesmo barco e chegamos a Johnny Cay. Na ilhota há uma estrutura para receber os turistas, oferecendo até almoço. Não lembro o preço, mas um pouco mais caro comprado a ilha San Andrés. Mas vale a pena! Só o fato te estar em Johnny Cay já paga tudo... Após almoçar e pedir uma cerveza (Club Colombia, lógico) foi a vez de descansar no paraíso. Aluguei uma barraca e cadeira e olha... não me arrependi. Barraca bem montada, com sombra e ótima cadeira de praia. A foto abaixo fala por si (sim, também não lembro quanto paguei, mas não era nada impossível. Só chegue rápido e cedo para garantir um bom espaço – tente fugir da muvuca que fica concentrada no centro da ilhota). Então o resto do meu dia foi resumido em dormir, acordar, tomar banho na água, dormir, protetor e por aí vai... E as 16h chegou a hora de voltar. E TODOS deixam a ilha nessa hora... As barracas e o “comércio” fecha e todos voltam para San André. Ah, e você de camarote assiste os pousos e decolagens em San Andrés, pois os aviões passam por cima :)

 

#Raias Sim, havia raias em Johnny Cay e elas passaram do MEU LADO, digo, COLANDO em mim. Levei um puta susto e nunca saí tão rápido do mar (os outros turistas também, rs). Porém me informaram depois que as raias no arquipélago são dóceis! Sei até que depois desse nosso passeio para Johnny Cay, eles te levam (pagando algo a mais, claro) para um lugar onde há várias raias, onde tu podes tocá-las e tal. Mas gente, elas são muito MAL TRATADAS, então nem percam seu tempo! Lá em Johnny Cay já tem emoção o suficiente.

 

#Dica Ah, já ia esquecendo: NÃO ESQUEÇAM de levar a sapatilha de mergulho... Tem muita pedra em San Andrés e todo arquipélago. É baratinho, custa como 5 a 10 mil pesos colombianos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Boa noite Thiago,

 

bacana demais seu relato e seu site. To lendo tudo aqui. Tenho umas duvidas, se puder me ajudar, ficaria agradecido. Vou pra San Andres 20 de Novembro, num voo da LAN que sai de Lima (onde ficarei uns dias) com conexão em Bogotá. A conexão é de apenas 1 hora, será que consigo pagar a taxa para entrar na ilha? Tem algum guiche q eu possa pagar essa taxa na area de conexao? Outra duvida: Gastos. Sei que isso é muito relativo, mas você tem noção de quanto mais ou menos se gasta na ilha?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

@andre_ron Olá André, boa noite.

 

Nesse caso, questione a cia aérea desde o balcão de informação no check-in em Lima ou equipe de solo em Bogotá. Eu embarquei em Bogotá e havia um guichê ao lado do balcão de check-in. Porém, se mesmo assim tu não conseguir nenhuma informação (o que acho difícil) ACREDITO que tu consigo pagar dentro da ilha, na imigração. Porém, não tenho certeza! Depois que você for, gostaria de saber como foi.

 

Sobre os preços, não lembro bem de cabeça, mas não é nada fora do comum. Minha dica é sempre tentar comprar as comidinhas no mercado e almoço/janta comer sem culpa. Economiza em uma lado e gasta em outro. Mas. como falei, não é nada do normal. Cuidado com os produtos falsificados no freeshop.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Cartagena: Vulcão de Lama El Totumo

 

Post original em http://www.mundodesbravo.com.br/post/70/1/cartagena-vulcao-de-lama-el-totumo c/fotos

 

É até difícil de imaginar um vulcão de lama em pleno Caribe, né? Mas existe. Na verdade na Colômbia tem até neve no caribe, na região da Sierra Nevada (Próxima à Santa Marta). Então, como já era minha segunda vez na cidade, era então a vez de conhecer coisas diferentes. Tive o conhecimento do vulcão lendo o meu inseparável guia Lonely Planet Colombia. Ao contrário de lava, a cratera desse pequeno vulcão é preenchida por lama e, segundo lendas, foi resultado da ação de um padre e sua água benta. Visto que o demônio estava jogando lava para fora do vulcão, o padre transformou a lava em lama, derrotando assim a força demoníaca. Se for verdade eu não sei, mas que essa lama é rica em minerais e faz bem pra pele com suas propriedades terapêuticas... Isso sim é verdadeiro!

#Como Chegar Eu, mão de vaca assumida, preferi arriscar e não fechar pacote direto no hostel que estava hospedado. Então, na noite anterior quando saí para jantar com a brasileira que fiz amizade no hostel, perguntamos aos guardas aonde conseguiríamos ir ao volcão. Como sempre, fomos super bem tratados por eles (como eles amam os brasileiros e os jogadores de futebol) e nos falaram que deveríamos ir cedo ao @Muelle Turistico de la Bodeguita. Na verdade, esse muelle é uma região de cais/veleiros em que saem todos os barcos para todos os passeios na Grande Cartagena. E então, foi o que fizemos. Acordamos cedo e fomos direto ao muelle. Lá existem vários operadores instalados que vendem os paquetes para todos os passeios. Para o do vulcão, fomos na qual o guarda indicou. Eu até tinha o nome anotado, porém eu perdi todas as anotações da viagem (azar, mas não é por isso que eu ia deixar de relatar). MAS, quem tem boca, vai-a Roma, não? Resumido: achamos o operador que fazia o tour do vulcão, demos o nome do guarda (para ele ganhar comissão) e economizamos 5 mil pesos colombianos fechando direto com eles. O tuor sai aproximadamente 09h/10h e retorna logo após almoço, as 14h (tour de ½ dia).

Saímos do muelle, fomos até Bocagrande buscar mais um pessoal e então #partiuVulcão. O trajeto demorou cerca de 40min-1hora. No guia da Lonely Planet eles até comentam da possibilidade de ir sem operadora, mas para isso você precisaria pegar taxí + ônibus e talvel + uma moto. Então, faço a minhas palavras a mesma do guia LP: não vale a pena economizar tão pouco para tanto trabalho para chegar. E mais: Os ônibus possuem horários limitados (o que volta, até 15h).

 

@El Volcán de lodo El Totumo Eu particularmente achei um barato esse passeio. Primeiro, acho chegarmos, percebemos o quão precário é seu entorno. Há algumas casas de madeira para almoço e para trocar de roupa. Como fomos com um tour fechado, tínhamos direito de usar um espaço para trocar de roupa e deixar nossos pertences. Tudo muito simples... Era um locker para todos e o espaço para trocar de roupa era composto por três baias. Também havia banheiro, chuveiros e mesas. Vendiam água de coco também. Então, após preparativos somos apresentados para o “guia local”, que na verdade é um senhor que fica responsável em segurar tua câmara e/ou celular, como também, tirar suas fotos quando estás dentro do vulcão. Logicamente deverá ser pago (5-10mil pesos). Então você sobe até o topo e esperava a sua vez para entrar.

 

Sério, é muito bacana e divertida a sensação. Primeiro que você não afunda, mas flutua. Segundo que cada vez que tu tenta se mexer, mar lama invade tua cara.. Eu mesmo mergulhei, lavei cara e cabelo e acabei tomando um pouco de lodo (uma delícia #SQN), mas estou vivo e nem fiquei doente! Há, dentro da cratera tem mais dois rapazes de bonés que te oferecem uma massagem... Fuja, pois é pago e bem fraco.

 

Então, após sua saída você deve tentar tirar o máximo de lodo possível, desce as escadas e vai para uma lagoa atrás do vulcão, na qual você pode se limpar. Eu fui para um cantão, fiquei peladão e me limpei todo. Ah, também nessa parte aparece umas senhoras oferecendo para te limpar. Lógico, que tens que pagar também. Após essa aventura toda, voltamos pra barraca, nos secamos, trocamos de roupa, pagamos o senhor que tirou as fotos e voltamos pra van.

 

@Manzanilla Após o vulcão, está incluído no pacote o almoço em um restaurante próximo, numa vila de pescadores na praia de Manzanilla (nada de praia caribenha.. alga turva, porém grande faixa de areia). Na verdade é bem simples e o almoço é ótimo. Existe opção para vegetarianos e pratos com peixe ou frango. Depois do almoço, voltamos pra Cartagena próximo das 14h.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 ano depois...
  • Membros

Olá,

 

Obrigada por compartilhar tantas dicas!!!

Vou com minha mãe agora em Novembro e queria saber qual o grau de dificuldade para o desembarque nas ilhas.

Pergunto isso pq sei que o acesso é por lancha, mas minha mãe não sabe nadar e morre de medo de água. O desembarque é raso ?

 

Mais uma coisa, meu primeiro destino é Cartagena. Consigo trocar meu dinheiro no aeroporto de lá? Pode ser direto de real para peso ???

 

Grata,

Natalia.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...