Ir para conteúdo
View in the app

A better way to browse. Learn more.

Mochileiros.com

A full-screen app on your home screen with push notifications, badges and more.

To install this app on iOS and iPadOS
  1. Tap the Share icon in Safari
  2. Scroll the menu and tap Add to Home Screen.
  3. Tap Add in the top-right corner.
To install this app on Android
  1. Tap the 3-dot menu (⋮) in the top-right corner of the browser.
  2. Tap Add to Home screen or Install app.
  3. Confirm by tapping Install.

Olá viajante!

Bora viajar?

Mundo vê Turismo como plataforma para o desenvolvimento

Postado
  • Membros

FONTE: H2Foz

http://www.h2foz.com.br/modules/noticias/article.php?storyid=11613

 

O presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, o ministro do Turismo, Luiz Barretto, e o governador de Santa Catarina, Luiz Henrique da Silveira, abriram no fim da tarde de quinta-feira (14), em Florianópolis (SC), a 9ª Conferência Global de Viagens e Turismo, encontro dos cem maiores líderes mundiais do mercado turístico.

 

Para o ministro do Turismo Luiz Baretto,“as perguntas são muitas e não há soluções mágicas” para atravessar um momento difícil, mas o Brasil experimenta estratégias que vem ajudando a driblar a tendência de desaceleração. “Oitenta e cinco por cento da atividade turística deste país é sustentada pelos próprios brasileiros. É esse grande mercado consumidor interno que explica os bons resultados do turismo brasileiro mesmo diante do cenário internacional adverso e da retração econômica nos mais importantes centros emissores”, afirmou.

 

O presidente Lula afirmou acreditar que a indústria turística tem importante expressão nacional, portanto jamais será tratada como setor menor da economia. Ele avaliou o turismo nacional como “uma indústria nova, que tem muita força” e garantiu que desde a criação do Ministério do Turismo, em 2003, o setor nunca havia sido levado tão a sério. “O Brasil não trata mais o turismo como discurso ou questão eleitoral. O turismo brasileiro agora é uma política independente”, definiu, ao lembrar que a Pasta já foi ligada aos ministérios da Agricultura, do Esporte, e da Indústria e Comércio. “Temos passos importantes a dar e o Ministério do Turismo vem trabalhando com importantes estratégias de desenvolvimento. (...) Estamos ávidos para recuperar o tempo perdido”, complementou.

 

Já para o governador de Santa Catarina, Luiz Henrique da Silveira, o Brasil deve aproveitar os “claros sinais de mudança” emitidos pela economia para impulsionar a expansão do mercado turístico. Segundo ele, o Turismo se beneficiará de transformações que farão do turismo e do lazer, no futuro próximo, mercados condutores da geração de emprego e renda no país. Essas mudanças farão com que países como o Brasil “andem realmente à frente do seu tempo”, disse o presidente executivo do WTTC, Jean-Claude Baumgarten.

 

No Brasil, a atividade tem se desenvolvido “cada vez mais e melhor”, defendeu Barretto. Em 2008, o Turismo empregou mais de 2 milhões de trabalhadores. As vagas novas somaram 106 mil - 5,7% a mais do que em 2007. O fluxo turístico internacional também aumentou no ano passado. Mais de cinco milhões de estrangeiros visitaram o país, injetando quase seis bilhões de dólares na economia nacional, quantia 16,8% superior ao número de 2007.

 

Lula enfatizou que o setor, no país, desfruta de um crescimento combinado entre o turismo doméstico e o internacional, e por isso os efeitos da crise financeira e da nova gripe não devem conter o progresso do setor no Brasil. “Sempre pode ter um efeito no turismo porque as pessoas ficam com medo do que vai acontecer no futuro (...). Mas a economia do país está extraordinariamente melhor. (...) Essa crise mostrou quem é quem”, considerou.

 

O presidente contou, ainda, que está conversando com vários governadores para elaboração de uma política de recuperação da aviação regional brasileira. Para ele, o estímulo reforçaria a economia do país, à medida que cria facilidades para o desenvolvimento do turismo. “Criar condições para pessoas viajarem é um esforço do qual o governo federal não vai abrir mão”, disse.

 

DESAFIOS PÚBLICOS E PRIVADOS

Uma centena de líderes globais discute os desafios do setor público e da iniciativa privada para a indústria do turismo durante o 9ª encontro do Conselho Mundial de Viagens e Turismo (WTTC, na sigla em inglês), que vai até sábado (16) em Florianópolis (SC). Painéis de trabalho devem abordar temas como o impacto da crise financeira sobre os negócios do setor e da nova gripe sobre a demanda turística.

 

O evento é promovido pelo WTTC em parceria com o Ministério do Turismo, o Instituto Brasileiro de Turismo (Embratur) e o Governo de Santa Catarina. Pela primeira vez, o mundial é sediado por uma cidade latinoamericana.

 

 

(Ministério do Turismo)

Featured Replies

No posts to show
Visitante
Este tópico está impedido de receber novos posts.

Account

Navigation

Pesquisar

Configure browser push notifications

Chrome (Android)
  1. Tap the lock icon next to the address bar.
  2. Tap Permissions → Notifications.
  3. Adjust your preference.
Chrome (Desktop)
  1. Click the padlock icon in the address bar.
  2. Select Site settings.
  3. Find Notifications and adjust your preference.