Ir para conteúdo

Gramado e Canela Junho/2014 (Copa + Feriado de Corpus Christi)


Posts Recomendados

  • Membros

Mochileiros e Mochileiras, depois de tanto planejar minha viagem de lua de mel na Europa, consegui visitar Gramado ::otemo::! Antes de começar meu relato, falarei brevemente das "ocorrências" que me fizeram acordar do sonho de ir à Europa e me empurraram para Gramado. Quando conheci o site do Mochileiros, em meados de 2012, já estava de casamento marcado.

 

Eu e Bruna queríamos muito mochilar pela Europa no inverno, pegar o "frio" de lá ::Cold::. Como seria nossa viagem de lua de mel, não queríamos um roteiro engessado com muitos museus, mas sim conhecer intuitivamente as cidades pelas quais passaríamos, levando em conta todos os relatos que fisguei e acompanhei aqui no site, considerando dias mais curtos em contraste com as luzes de natal. Tínhamos planejado passar 15 dias em nossa viagem, dentro da janela de 01/12/13 à 30/01/14, duas semanas após nosso casamento, que se concretizou no dia 16/11/13. Mas como diria Joseph Climber: A vida é uma caixinha de surpresas! E numa manhã de domingo normal, precisamente no dia 08/09/13, dois meses antes do casório, quebrei a clavícula esquerda durante uma partida de paintball ::tchann:: (não, não foi com um tiro, foi numa queda ::mmm: ). Tive que me submeter a um procedimento cirúrgico e a fúria de uma noiva com um pé no altar ::vapapu::. A cirurgia foi super tranquila, mas a fúria de minha hoje esposa não ::prestessao::::lol4::. Com isto, infelizmente tive que tirar férias para "aproveitar" minha recuperação, cancelando a viagem no final do ano. Mas ao menos me recuperei a tempo do casamento :lol:.

 

Com a primeira tentativa frustrada, recomeçamos nosso planejamento rumo a "Zoropa". No primeiro semestre deste ano, Bruna passou por um período crítico de conclusão da faculdade. Não conseguiríamos viajar neste primeiro momento, projetando nossa viagem entre outubro e novembro deste ano (fugindo da temporada de férias europeias). E então a dois meses atrás, descobrimos que seríamos papais! E adivinhem qual é a previsão de parto? Entre dezembro e janeiro ::lol3::. Isto significa que em outubro, Bruna já estaria com 7 meses, esbarrando na burocracia das companhias aéreas sobre de grávidas. Novamente, decidimos adiar nossa viagem e deixar a grana guardada pro enxoval do bebê, dessa vez por um motivo infinitamente melhor e inexorável. Contudo, decidi que tínhamos que fazer uma viagem de casal antes da chegada do bebê, e já que um dos objetivos era ir pro frio (atualmente moramos em Recife, sem mais :)), comecei a ver passagens para o sul. Esperava encontrar alguma coisa atrativa em Santiago/Vale Nevado, Buenos Aires ou Bariloche, para aproveitar a pequena pausa de Corpus Christi com o enforcamento do jogo da seleção no dia 23. E foi sem querer querendo que me deparei com a promoção de volta em trechos nacionais da Gol por R$ 39,90. Apesar de não ser no período do Natal Luz, era inverno e frio! Sem pensar duas vezes, comprei nossas passagens de REC a POA e comecei a pesquisar e pesquisar sobre os encantos de Gramado e Canela.

 

Planejamento

 

Com pouco menos de um mês para a viagem, caí na rede buscando por dicas de viagem sobre Gramado e Canela que me permitissem montar um roteiro que possuísse a essência destas cidades, com lugares e passeios mais indicados e outros mais tranquilos. No geral, muitos mochileiros(as) me ajudaram bastante com seus relatos: thayna.poggetti, KekaMC, Piauí e Dhebora. Peguei muitas dicas de Canela no site Café Viagem. Depois de listar todas as opções e debater com minha companheira de viagem, chegamos ao seguinte roteiro:

 

598db7dd0b027_RoteiroGramado.png.23c6a6950a53165b033185d642178451.png

Confesso que algumas coisas não me agradaram nele. Falo sobre elas mais adiante.

 

Passagens Aéreas

 

Comprei nossas passagens aéreas no site da Gol, aproveitando a promo de trechos nacionais com volta por R$ 39,90. No total, pagamos R$ 1.100,00 já com as taxas. Não é um valor muito baixo, mas considerando que saímos de Recife para POA, e que as passagens geralmente rondam os R$ 480,00 cada trecho, não pude deixar de aproveitar.

 

Hospedagem

 

Como havia mencionado, faltando pouco menos de um mês para nossa viagem, muitos lugares indicados para se hospedar nestas cidades estavam lotados. Um fato que não levei em consideração foi que a equipe Argelina jogaria em POA no dia 22, e sua comitiva escolheu Gramado para se hospedar. Como nossas prioridades em qualquer hospedagem são conforto, comodidades e preço, respectivamente, depois de muito fuçar o Booking, reservei o Serrano Gramado Hotel por R$ 1.600,00. Este não era uma das opções mais baratas, mas como haviam outras opções com o mesmo valor e menos atrativos, reservei este mesmo. Minha intenção era alugar um chalezinho com uma bela lareira, mas como todos estavam esgotados, não me arrependi com minha opção. Na verdade, até me surpreendi, falo nisto daqui a pouco.

 

Conforme o roteiro traçado, tivemos que dormir uma noite em POA, já que a reserva do carro e o check-in no Serrano eram apenas para o dia 20/06. Procurei por um hotel próximo ao Aeroporto Salgado Filho e que aparentasse ser confortável ao menor preço. Reservei o Hotel Açores Premium, que aparentava ser bem novo, prático e confiável, por R$ 200,00.

 

Locomoção

 

Para chegarmos a Gramado, alugamos um carro na Localiza, já que somos clientes fidelidade e sempre acumulamos pontos nas locações. Com Bruna no início da gestação, a escolha do carro era fundamental para evitarmos que ela fizesse muito esforço em longas caminhadas, fora que o Serrano ficava no cume de uma ladeira que era de tirar o fôlego. Locamos um Novo Uno por 4 dias ao custo de R$ 539,00 (aluguel+seguro), carro super econômico, rodamos, rodamos e rodamos e só abastecemos algo em torno de R$ 120,00.

 

Uma dica que deixarei logo de cara para os que pretendem alugar um carro no aeroporto para ir até Gramado é um posto de gasolina Texaco que fica um pouquinho depois do Aeroporto Salgado Filho. Na volta de Gramado, passe direto pelo aeroporto, sentido POA. É o primeiro posto de gasolina visível à esquerda. e foi ali mesmo que consegui realizar o retorno. O carro estava com 3/4 de tanque e um pouco sujo. Com toda certeza pagaríamos umas taxas extras em sua entrega. Neste posto, além de abastecer, oferece lavagem expressa por R$ 15,00. Os próprios frentistas se encarregam da lavagem. Além de simpático, o frentista que nos atendeu deixou o carro brilhando mais do que na hora em que pegamos na locadora. Pelo primor, tive que dar com todo prazer uma gorjeta pra ele ::cool:::'>! Busquei a localização do posto no maps, peço ajuda aos mochileiros de POA pra me ajudar na localização correta:

 

598db8050f6d9_PostodeGasolina.png.fb3166c4b34fc5d9e489fac059f43ba9.png

Editado por Visitante
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Partida - 19/06/14

 

Não contarei o dia de nossa partida como um dia de viagem, já que apenas apenas dormimos na chegada a POA e o relato deste post é sobre Gramado e Canela. Partimos de Recife às 15:00hrs e fizemos uma escala em Guarulhos. Um fato curioso ocorrido neste voo foi que durante a viagem Uruguai e Inglaterra se enfrentavam pela fase de grupos da copa. Como não tínhamos acesso a nenhum meio de comunicação, o piloto ia nos avisando como estava o jogo ::cool:::'>. Em seu último aviso, falou que o jogo tinha sido encerrado com vitória do Uruguai. Rolou até um salve de alguns passageiros ::lol4::. Nosso voo para POA sairia apenas às 21:30hrs. Com isto, aproveitamos para matar nossa fome na boa e velha Pizza Hut que há muito não se vê pelas bandas nordestes do país (ao menos Salvador e Recife não). Ainda consegui assistir à partida de Japão e Grécia antes do embarque.

 

Ambos os voos (RECxGRU / GRUxPOA) foram feitos nos novos 737-800 da Gol, que são aeronaves um pouco mais confortáveis. Todos saíram e chegaram no horário previsto, sem nenhuma surpresa. Ao chegarmos em POA, fomos calorosamente recebidos por uma massa de ar polar que acabara de chegar à região, fazendo com que as temperaturas despencassem ::Cold::. Saímos de 28ºC em REC para 6ºC em POA. A primeira coisa que fizemos depois que saímos da aeronave foi procurar por casacos mais quentinhos em nossas bagagens! Devidamente encasacados, porém, ainda com frio, confirmei a reserva do carro e partimos pro Hotel Açores Premium. Antes de buscarmos por um táxi, tracei uma rota entre o aeroporto e o hotel em meu celular, mais por segurança. Quando entramos num dos táxis com taxímetro associados do aeroporto, o taxista se mostrou simpático e comunicativo. Me surpreendeu quando pegou um caminho bem menor do que o traçado pelo maps para chegar no hotel. Nos alertou sobre a região na qual o hotel estava situado, que a noite era ocupado por pessoas suspeitas (vulgo prostituição e drogas). E realmente, nos arredores do hotel, foi esta a impressão que tive. Mas como ficaríamos apenas uma noite, não me esquentei com estes detalhes.

 

Como havia mencionado, a escolhe pelo Açores Premium foi pela proximidade do aeroporto e a relação custo x benefício em relação à Copa do Mundo e a proximidade da data da reserva. Chegamos ao hotel e fomos recepcionados por uma senhora gordinha. Mostrei o código de reserva do booking, preenchemos as fichas e subimos para descansar, pois já era quase 00:00hrs. Quando chegamos no quarto, nos deparamos com duas camas de solteiro. Assustado, verifiquei a reserva no booking para ver se tinha cometido algum equívoco na hora da reserva, mas estava lá, cama de casal. Liguei pra recepção e a senhora nos trouxe a chave de um outro quarto, este conforme a reserva. Me pareceu que os quartos daquele andar eram padrão, já que ambos aparentaram a mesma estrutura razoável de acomodação. O banheiro do quarto era grande, mas o box mal cabia uma pessoa. Depois deste prólogo, devidamente banhados e aquecidos, desligamos o ON e ligamos o OFF.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...