Ir para conteúdo

Roma/Florenca/Pisa/veneza/Paris/Amsterdam - Dicas e preços!!


Posts Recomendados

  • Membros

Roma, Firenze, Pisa, Veneza, Paris e Amsterdam

 

Espero ajudar vocês de alguma forma e oferecer algumas dicas úteis. A viagem foi realizada em maio/2014. Não vou escrever passo a passo o que eu fiz no dia, pois é muito particular. O que eu vi em um dia vai depender de como cada um vai fazer o trecho: metro, a pé, ônibus, hop on hop off, etc.

Essa foi minha primeira viagem para Europa, fomos em 4 pessoas: eu, meu marido e mais um casal de amigos. Isso deixou a viagem mais barata, pois ficamos hospedados em quarto quadruplo (por isso não valeu a pena hostel) e quando precisamos pegar taxi valia super a pena.

Escrevi umas dicas gerais e outras especificas de cada cidade. Espero que gostem!

Há dois anexos no relato: a planilha do planejamento da viagem, com preços, hotéis, trens, etc. Na planilha de gastos por cidade a alimentação, transporte e atrações consta o valor para 2 pessoas. E um breve histórico de alguns lugares que visitamos

 

 

Dicas importantes

 ATRAÇÕES - Todos os ingressos são vendidos com antecedência, porém não compramos pois alguns tem que agendar horário e data e não queríamos ficar presos a isso.

 MALAS - Se for fazer voo interno, verificar peso das malas em geral 20kg. Esqueça o limite internacional. Se for de trem não há problemas com peso, porém puxamos muita mala, além das estações não tem muita acessibilidade, muitas escadas (principalmente Paris)

 RESTAURANTES – Os restaurantes cobram para sentar, mas há exceções. Há para todos os gostos e preços.

 TRANSPORTES - se alguém vier com boa vontade de ajudar a comprar tickets nas maquinas, ele vai te cobrar gorjeta ao final. E não deixe de validar os tickets nas maquinas dentro das estações (os comprados pela internet não precisam). Compramos todos os trechos no Brasil. Na hora há muitas pessoas comprando, minha opinião: se você busca flexibilidade não tem problemas com compras na hora (principalmente na Itália), porém é mais caro. Se você quiser trocar na hora tem que pagar diferença tarifaria (igual vôo). Os valores que estão lançados na planilha, já estão inclusos IOF. O trem é super mega pontual. No Binário (quadro de horário) informa plataforma de embarque, horários, atrasos. Valide o ticket nas maquinas da cabeceira da plataforma e embarque. No meio da viagem o controler passa para conferir os bilhetes validados.

 ALIMENTAÇÃO – Consegue comer com menu turístico (entrada, prato principal e sobremesa) ou um prato único em um preço justo.Com exceção de Paris que é muito mais caro. Lanches na Itália são todos iguais ( Paninos de todos os tipos, que é tipo um pão sírio ou ciabatta com salaminho, queijo, alface, tomate, peito de peru, entre outras opções). Em Paris lanche são os crepes e em Amsterdam cachorro quente. Tomávamos café da manhã, depois comíamos alguma besteira e no final do dia jantava.

 BANHEIRO - aproveite os dos restaurantes, alguns públicos são pagos. Principalmente em Veneza , 1,50 euro.

 "INDIANOS, AFRICANOS, ROMANOS - fuja deles, os indianos e africanos vendem bolsas falsificadas, se você olhar muito e mesmo à distância, eles vão atrás de você

 ÁGUA - não há necessidade de comprar, em geral as cidades possuem fontes com água potável à vontade (só não achei muitas em Veneza e Paris)

 TEMPO – Na Itália fez calor durante o dia e frio a noite, mas é aquele calor que na sombra precisa de blusa. Paris é muito doido, peguei chuva, frio de doer e calor. Tudo no mesmo dia, mas a chuva vem e vai embora rápido. Amsterdam estava todos os dias frios e com chuva bem chata.

 GUIAS – nas atrações há áudio guias e/ou vídeo guias em várias línguas. Vale a pena escutar a história. Principalmente na Itália usamos com frequência e foi ótimo! Recomendo!

 AEROPORTO – Em Frankfurt é super bem sinalizado e fácil para achar o embarque/desembarque. Além de ter cachorro quente com cebola frita sensacional!!! Em Roma há varias sinalizações de saída para o metro e o ônibus que leva até o centro. Super fácil!

 HOTEL – Optamos por hotéis próximos as estações de metrô, para não precisar ter gasto com taxi, ou deslocamento difícil com malas, além de ganhar tempo para chegar e sair da cidade. Foi a melhor escolha! Indico todos os hotéis que ficamos.

 METRO – Quem sabe andar de metrô, não precisa de passo a passo para conhecer os lugares, tudo fica mais fácil!

 DINHEIRO – Calculei 100 euros por dia por pessoa, mas isso variou muito. Teve dia que gastamos muito mais, e outros muito menos. Mas eu comprei pra caramba rsrsrsrs. Se a ideia for viajar pra conhecer sem entrar em lojas de roupas, sapatos, etc, para não cair na tentação. Creio que 60 a 70 euros por dia por pessoa é suficiente. Levamos 2080,00 euros para duas pessoas para pagar tudo, alimentação, hotel, compras entre outras.

 

 

 

VENEZA

 O passeio de Gôndola custa 80 euros, independentemente do número de pessoas (até 6) e do local onde se pega. Garanto porque perguntei em vários trechos depois de um depoimento que li que havia diferença.

 Você vai se perder, esqueça o mapa e curta. Isso é certo!

 Se achar algo que goste, compre, você nunca mais vai encontrar o lugar novamente.

 Não compramos os tickets dos vaporetos que valem para vários dias, é possível fazer tudo a pé, além de ser muito mais interessante passear pelas ruelas de Veneza.

 Super recomendo o hotel em que ficamos, principalmente pelo fato de fácil acesso. Não precisamos atravessar nenhuma ponte com malas para chegar lá. Pense nisso quando for buscar acomodação. Veneza tem 415 pontes, e carregando mala não é muito agradável. Chama Hotel Universo & Nord, saindo da estação vire a esquerda e chegara em 3 minutos. Não é super próximo da Plaza São Marcos, mas aí temos a oportunidade de andar pelos canais e vislumbrar tudo de lindo.

 Veneza não é fedido, nada diferente de uma cidade praiana.

 Basilica di San Marco é grátis, mas não entra de mochila e pode deixar em um bagacheiro da igreja ( ao lado da igreja em uma galeria) de graça por 1 hora.

 O Campanario custa 16 euros, não ânimos comprar. Mas pode subir de elevador até o topo para conhecer Veneza de cima.

 Tivemos um probleminha com a trecho de Veneza a paris de trem, pois compramos cabine quádrupla e chegando no vagão era para 6 pessoas. Foi foda! Pq entraram dois caras, um fedendo cece e o outro fedendo cigarro. As camas de cima são confortáveis, dá pra dormir de boa, pois o espaço interno é foda.

 

 

 

MURANO

 A ilha é pequena e não tem muita coisa para fazer, muitos canais e lojas com as confecções de artesanatos em vidro, copos, berloques da pulseira da vivara, etc.. Depois de Murano tem a ilha de Burano, mas não conheci. Só vá se tiver sobrando tempo ou para dar uma voltinha de Vaporetto, pois assim dá pra dar volta em toda ilha de Veneza.

 

FIRENZE

 A cidade é simplesmente ma-ra-vi-lho-sa. Não excluam do roteiro pelo amor de Deus!! O ar antigo dá todo o charme a cidade.

 Hospedamos no Sogiorno Santa Reparata, que também foi ótima localização. Porem para chegar pela estação anda uns 20 minutos, o que é puxado levando malas, principalmente porque os passeios são estreitos e as ruas de pedra. Se for hospedar, vale a pena pegar um taxi. O hotel é estilo B&B. O dono, Sr. Joseph é uma gracinha de Italiano. O hotel é muito simples, o quarto que hospedamos fedia cigarro, mto mesmo. Mas entrei em um outro que não tinha odor algum. Acho que foi o pior hotel da viagem, mas o Joseph foi nota 1000 e o café da manhã mto bacana.

 Igreja Novella – não vale a pena conhecer e pagar 5 euros por pessoa

 Não deixe de ir na Piazzale Michelangelo , a vista é perfeita

 Na estação de Firenze compramos ticket para Pisa no valor de 31,60 euros para 4 pessoas. Esse ticket tem que ser validado na máquina, faz uma autenticação igual a de banco em boleto bancário. Há muitos horários para ida e volta de pisa, porem após validado tem 6 horas para utilizar o ticket.

 Não deixe de ir no mercado municipal, é uma maravilha para comprar (salames, azeitona, queijos, azeite...)

 Compramos por 10 euros por pessoa um bilhete único do Grande Museo Del Duomo, que dá direito ao Battisterio, Campanile, Cupola, Museo e Santa Reparata.

 

 

 

PISA

 A cidade não tem nada para fazer além da torre, mas não dá pra deixar de conhecer. Porque o local é lindo!

 Alugamos uma bicicleta para 4 pessoas para dar uma voltinha e conhecer a cidade, mas sinceramente não valeu a pena!

 Se tiver sobrando uma graninha, lá vale a pena entrar em lojas de roupas. Achei mta coisa barata, mta mesmo!

 Da estação de trem para a torre anda uns 20 minutos, passa por várias lojas com bom preço. Mas para os preguiçosos de plantão, pode pegar o ônibus Lan Rossa em frente a estação, no ônibus vem escrito L/R.

 Não compramos a entrada da torre, catedral, museu ou batistério. Estávamos meio cansados de entrar nesse estilo de atrações. Se optar por comprar a torre pela internet, tem que marcar hora e dia e trocar o ticket numa fila a parte. Sinceramente muito caro, 17 euros para subir na torre para ver a vista da cidade.

 

 

VATICANO

 Não deixar de subir na cúpula da Basílica de São Pedro, lindo demais !!!!

 Museu do vaticano é gigante e lotado, se você gostar de museu vai levar ao menos 3horas.

 Capela Sistina dispensa comentários! Bacana demais!

 Papa Francisco celebra missa aos Domingos e Quarta-feira, A praça fica lotada. Mas ir a Roma e não ver o Papa não tem graça!

 

 

ROMA

 Pegamos o ônibus do aeroporto de Roma até a estação Termini – 5 euros por pessoa – Compra o ticket dentro do aeroporto e pega do lado de fora, muito bem identificado (tipo rodoviária) Fomos de Shiaffini. Mas há varias companias.

 Hospedamos em um hotel B&B, que tem muitoooooos em Roma. Chama A Casa Di Penelope. É um apartamento grande que fazem de hotel, mas tem até recepção. Super indico! O que ficamos é muito próximo da Estação Termini, quarto grande, limpo, nada de luxo mas excelente! Saindo à direita da estação, três quadras. Foi o único hotel que cobraram taxa de 2 euros por mala para deixar guardado.

 Transito em Roma é um caos, cuidado ao atravessar! Lá tem muitas carros pequenos tipo smart e eles param em qualquer lugar.

 Alguns dias ventava bastante, mesmo com muito sol saía de blusa de frio todos os dias, pois pela manhã e final da tarde não tem como ficar sem agasalho.

 Anoitece por volta de +- 20h30 / 21hs, o que é excelente pois dá para aproveitar muito o dia andando pra caramba.

 Não optamos por comprar o Roma Pass pois não queríamos entrar em alguns museus que estava incluído e para nós foi a melhor escolha. Mas para quem quiser vende dentro do aeroporto após o desembarque. Dá direito a 3 dias de transporte público a vontade, 2 entradas em museus, incluindo o Coliseo mas exclui o museu do Vaticano. Por falar em Colisseo, a fila é bem grande e com o Roma Pass não enfrenta fila.

 Quem quiser ir no Colisseo de metro, a estação tem o mesmo nome e sai exatamente em frente. Usamos somente para ir a noite, mas não estava iluminado para tirar fotos.

 Usamos metro somente para ir ao Vaticano, o restante conhecemos a cidade a pé. Anda pra caramba, mas é ótimo para conhecer os belos lugares pelo caminho, ver lojas, restaurantes.

 Fontana di Trevi.. Chegue cedo, aquilo lota, mas lota mesmo. Cabeçada !!!

 Roma tem muita, mas muitas igrejas, chegou uma hora eu não aguentava mais tirar fotos, mas vale a pena a visita em todas elas, cada uma tem um detalhe diferente.

 Pode comprar tickets de metro na máquina mesmo sem dinheiro trocado, pois a máquina fornece o troco

 Encontrei muitas pessoas muito bem arrumadas, nada disso que o povo sai de jeans e uma blusinha básica.

 Na estação Termini tem um mercado muito bom, comprávamos sanduiche e frutas ( que aliás são super saborosas em toda Itália) para levar na mochila. Quebra mto galho, porque as vezes pode bater aquela fome em locais que não vendem nada e isso pode atrapalhar no percurso.

 Para ir ao do Termini ao Vaticano apanhe a linha de metro A(direção Battistini) e desça na parada de Museu Cipro Vaticano. E do Vaticano x Termini – Linha A Anagnina

 Museu do vaticano se comprar com antecedência tem que marcar dia e horário. Isso tenho certeza, pq entrei no site.

 O bairro Trastevere tipicamente romano, é realmente charmoso. Mas todos os bares e restaurantes são caríssimos. E fomos super mal atendidos. Rolou na dura preconceito contra os brasileiros. E conheci umas mulheres no banheiro que reclamaram da mesma coisa. Lá não se chega de metro, somente a pé ou de ônibus.

 Se comprar algo em mercado, a sacola plástica é pago a parte.

 

 

Paris

 O que falar de Paris? Sabe aquilo tudo que o povo fala? Não tem jeito, é isso mesmo! Linda de A a Z !! Imponente! Cada rua um encantamento!

 O Hotel foi o melhor que ficamos em nossa viagem. Hotel Americain que é um excelente preço por ser um três estrelas. A dona é uma brasileira e seus funcionários simplesmente um espetáculo de educação e atendimento. Paris é mto difícil escolher hotel, pois há muitas opções em regiões distintas. Portanto, minha opinião é escolher um hotel próximo de estação de metro e com restaurante próximo. E esse atendeu nesses quesitos. Excelente!!!

 Por causa do trecho longo de trem, chegamos todos tontos, não podia nem baixar a a cabeça que tudo rodava!

 Transito lá é muito doido! Povo maluco dirigindo.

 Franceses não são higiênicos, vi várias coisas nojentas.

 Li que eles não gostam de falar inglês em vários relatos. Não sei se foi sorte minha, mas todos foram muito prestativos quando abordar para perguntar qualquer coisa, mesmo com meu inglês que é ruim faziam esforços para me ajudar.

 Não jogue o ticket de metro fora após passar a catraca, porque em algumas saídas tem fiscais que pedem o ticket, se não tiver tem que pagar uma multa na hora, com uma bacatela de 35 euros. E a maneira que encontraram para minimizar o povo que pula a catraca para não pagar, além de catar um dinheirinho do povo. Afinal, governo pilantra tem em todo o lugar! ( A dono do hotel que cantou para nós)

 Se for conhecer a cidade de metro e não sabem como funciona, aprendam antes senão irão passar perengue.

 Há vários restaurantes com prato do dia ( Menu du jour): entrada, prato principal e sobremesa.

 Pedi um Calzone e veio um ovo cru dentro, portanto cuidado com alimentos que tem ovo!

 Em Paris comprei com antecedência somente o Museu do Louvre. Você compra pelo site, mas não é valido como bilhete de entrada. Deverá trocar em uma loja de eletrônicos que chama FNAC na avenida Champs Elyses. Pra nós não foi problema, pois fomos na avenida antes do Museu. Mas sinceramente, não sei se vale a pena comprar com antecedência, pois não tinha muita fila ( fomos no final do dia). Há dois dias da semana que funciona até as 22hs, vale super a pena ir mais tarde. Ficamos umas 3 horas no museu e foi pouquíssimo tempo. Fomos na famosa Monalisa na parte Denon e na ala Sully que fica os objetos gregos. Não deu tempo de ir na ala Richelieu com histórias de napoleão, Renascimento e Idade Média. Há muita coisa para fazer, dê uma olhadinha na internet antes de visitar para ir com o foco de visitação, senão perde todo o dia.

 A torre tinha uma fila maior no elevador, ficamos uns 30 min pra subir. Não comprei antes porque tinha lido que precisa marcar dia e hora e não queria ficar presa a isso. Mas não sei se é verdade!

 Nas galerias Lafayette há um terraço que oferece uma linda vista de paris e dá para avistar a torre.

 Para ir a Amsterdam, fomos pela empresa Thalys. Muito melhor que Treinitalia. Trem silencioso e mais confortável. Quando a gente compra tem que cadastrar o número do telefone e recebemos atualização o tempo todo, como lembretes do horário do trem, mensagem de boas vindas, informativo de atraso caso ocorra. Muita bacana a estrutura!

 Para chegar a Torre de metro e desça na estação Trocadero.

 Não utilizei o Batobus, mas peguei um panfleto para conhecer. Quem se interessar, segue valores: 1 dia 16euros, 2 dias 18 euros. As estações são Louvre, Champs Elysees, Tour Eiffel, Musee D’Orsay, Saint Germain des Pres,Notre Dame , Jardin Des Plantes e Hotel de Ville.

 Dois dias fizemos o percurso de ônibus de turismo hop on hop off pela empresa L’open Tour e foi ótimo, porque Paris é muito grande. A empresa tem áudio em 10 línguas. Há quatros linhas e ônibus toda hora.

 

 

Amsterdam[/color

] Povo extremamente educado!

 Cidade com linda arquitetura, charmosa e gostosa! Em duas horas na cidade já temos vontade de morar!

 Hospedamos no ITC Hotel. Ótima localização. E fácil chegar através da estação, pois o trem para quase em frente. Hotel reformado, mas uma bosta para subir com malas em suas escadas estreitas.

 O “ônibus” urbano deles, é um trem elétrico. Portanto ao sair da estação você devera apanha-lo do lado de fora. Há diferença na pronuncia “trem” ou “tram”.

 Amei o museu de, mas não fomos no famoso Van Goch. Na altura do campeonato já estamos saturados de museus.

 Museu da Heineken é super maneiro, não deixem de conhecer. Muitas atrações! Mas vá por volta de 16hs, porque bebe pra caramba e já aproveita para o happy. Muita gente mais velha sai de lá sem beber e doa o “pingente”. (fica presa na pulseira e cada pessoa tem direito a 2 pingentes que equivale a dois chopes)

 Casa da Anne Frank, não tem muita coisa para ver, mas a história é super interessante. O inglês é necessário!

 Não é crítica e sim opção de cada um. Mas os coffeshops são o Ô !

 Red Light District só tem obsessor kkkkkk

 

abraços galera mochileira !!!! ::otemo::::kiss::

Roteiro Europa Maio.xls

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 anos depois...

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...