Ir para conteúdo

O que são provas multisport?


Posts Recomendados

  • Membros de Honra

FONTE: WEBVENTURE

http://www.webventure.com.br/corridadeaventura/conteudo/noticias/index/id/25642

 

Apesar de extremamente parecidas com as corridas de aventura na prática, o conceito das provas multisport diverge em diversos pontos. Os únicos aspectos em comum é que são provas outdoor que reúnem as modalidades que se adequam ao terreno disponível e, geralmente, são canoagem, bike e corrida; e que precisam de percursos desafiadores pare serem realizadas. Outros esportes podem ser encaixados, dependendo do ambiente, por exemplo, o esqui em montanhas nevadas.

 

Os atletas competem sozinhos ou em grupos de revezamento para as etapas, nunca em equipe. O foco principal da competição é o desempenho dos atletas no geral ou na ‘perna’ que fará o revezamento, sem ter que se preocupar com orientação e navegação, pois a prova é toda feita em um único percurso.

 

Para quem quer ingressar no mundo das aventuras, o multisport pode ser a porta de entrada. “O praticante tem uma sensação de aventura sem estar propriamente no meio da natureza 100% do tempo, como em uma corrida de aventura. O ambiente é mais controlado, não tem necessidade de time e de navegação, mas ele está em contato com a natureza”, explicou Alexandre Carrijo, organizador do Brasília Multisport.

 

O que é vantagem? - O multisport oferece a oportunidade do praticante observar e analisar o seu desempenho em cada modalidade. “É interessante os competidores saberem mais uns sobre os outros e a partir daí conseguir formar equipes competitivas”, disse Carrijo. As provas, por serem “individuais”, facilitam a vida dos corredores de aventura, tanto dos que querem entrar na modalidade quanto para aqueles que buscam aperfeiçoamento.

 

As modalidades combinadas ajudam também a melhorar a base para os corredores de aventura. Apesar da pouca conexão entre os dois esportes. “É como se fosse uma pós-graduação do corredor de aventura. Aqueles que buscam iniciar na corrida é a porta de entrada; para quem já é experiente, é um modo de se aperfeiçoar e ganhar capacidade de se aproximar de equipes fortes”.

Link para o comentário
Visitante
Este tópico está impedido de receber novos posts.
×
×
  • Criar Novo...