Ir para conteúdo
View in the app

A better way to browse. Learn more.

Mochileiros.com

A full-screen app on your home screen with push notifications, badges and more.

To install this app on iOS and iPadOS
  1. Tap the Share icon in Safari
  2. Scroll the menu and tap Add to Home Screen.
  3. Tap Add in the top-right corner.
To install this app on Android
  1. Tap the 3-dot menu (⋮) in the top-right corner of the browser.
  2. Tap Add to Home screen or Install app.
  3. Confirm by tapping Install.

Olá viajante!

Bora viajar?

Clube Alpino Paulista comemora 50 anos com palestras

Postado
  • Membros

FONTE: WEBVENTURE.COM

http://www.zone.com.br/montanhismo/conteudo/noticias/index/id/25662

 

Reunindo fundadores, simpatizantes e praticantes, no último sábado, dia 30 de maio, o Clube Alpino Paulista (CAP) celebrou os cinqüenta anos da entidade (fundada em 26 de maio de 1959) em São Paulo com palestras e bate-papos informais. O evento contou com a presença do casal Paulo e Helena Coelho, Carlos Comensaña (escalador argentino) e Sergio Kunstmann (Chile), e também do fundador do clube, Domingos Giobbi.

 

Sérgio Robles, atual presidente do CAP ressalta que a importância da participação dos membros do clube é de inspirar os novos e antigos praticantes. “É inspirador tê-los aqui, ficamos com o exemplo de que é possível escalar montanhas de gelo, entre outras montanhas. Hoje temos certeza que, apesar dos 50 anos, a importância do clube é de ser referência da modalidade no Brasil”, declarou o dirigente que explicou que a origem do clube é diferenciada em relação a outras entidades no país, voltadas para o excursionismo.

 

“Estou contente com os 50 anos. Quando fundei o clube era o único que queria uma entidade em estilo europeu, voltado para escaladas em rochas e gelo. Os outros membros desapareceram após uns dois meses e fiquei sozinho. É preciso ter dedicação, conhecimento do que está fazendo. É um sacrifício voluntário que é necessário para dar certo”, revelou Giobbi, fundador da entidade.

 

O Clube Alpino Paulista tem por ideologia a escalada em montanhas sem o uso de oxigênio suplementar, bastante defendido pelos atuais e antigos membros. “Existe uma diferença muito grande entre escalar uma montanha oito mil com oxigênio; escalar um Everest, por exemplo, com oxigênio a razão de 4 litros/minuto equivale, em termos de esforço físico, a subir o Aconcágua sem oxigênio. De certa maneira, é como se estivesse “roubando”. Se não tem a malícia, preparo físico e psicológico, para que arrumar uma ajuda de fora. Nossa cultura no clube é de não usar oxigênio” declarou Robles.

 

Palestra - Helena e Paulo expuseram grande parte de suas aventuras, desde o início no Centro Excursionista Universitário da Universidade de São Paulo. Apesar de todas as montanhas que já escalaram, o único desafio que ainda falta para o casal é conquistar o cume do Everest sem auxílio de oxigênio suplementar.

 

“Quando começamos, o desafio era a falta de informação, de equipamentos; mas isso acabou melhorando nossa qualidade técnica e o incentivo de todos do Clube Alpino Paulista cresceu e nos fez querer mais”, disse Helena.

 

Domingos Giobbi logo após a palestra, não escondeu a felicidade com a presença do casal e afirma a credibilidade do CAP. “Com o tempo, dei aula para muitos alpinistas e hoje com essa celebração mostra que o clube não deixará de existir. Tem pessoas boas, com nível intelectual altíssimo, mas muito dedicado e com talento. Hoje o clube é eterno”.

Featured Replies

No posts to show
Visitante
Este tópico está impedido de receber novos posts.

Account

Navigation

Pesquisar

Configure browser push notifications

Chrome (Android)
  1. Tap the lock icon next to the address bar.
  2. Tap Permissions → Notifications.
  3. Adjust your preference.
Chrome (Desktop)
  1. Click the padlock icon in the address bar.
  2. Select Site settings.
  3. Find Notifications and adjust your preference.