Ir para conteúdo
View in the app

A better way to browse. Learn more.

Mochileiros.com

A full-screen app on your home screen with push notifications, badges and more.

To install this app on iOS and iPadOS
  1. Tap the Share icon in Safari
  2. Scroll the menu and tap Add to Home Screen.
  3. Tap Add in the top-right corner.
To install this app on Android
  1. Tap the 3-dot menu (⋮) in the top-right corner of the browser.
  2. Tap Add to Home screen or Install app.
  3. Confirm by tapping Install.

Olá viajante!

Bora viajar?

Brasil, Argentina, Bolívia e Paraguai definem gestão d Bacia

Postado
  • Membros

Brasil, Argentina, Bolívia e Paraguai definem gestão da Bacia do Paraguai

FONTE: 24HorasNews

 

 

Na Semana Mundial do Meio Ambiente, representantes do Brasil, Argentina, Bolívia e Paraguai darão a largada para a constituição do projeto Sinergia, que é parte integrante do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia em Áreas Úmidas (INAU), sendo uma das principais ações desenvolvidas pelo CPP, Centro de Pesquisa do Pantanal. O projeto vai tratar da gestão de recursos hídricos do Pantanal e da Bacia do Rio Paraguai.

 

O primeiro encontro será entre os dias 3 e 5 de junho, no Hotel Pousada Penhasco, em Chapada dos Guimarães, Mato Grosso. “Nosso objetivo é fomentar a criação de redes de pesquisa em todo o âmbito da Bacia do Rio Paraguai. Esses trabalhos vão nos ajudar a constituir cenários e prever como vão evoluir os recursos diante do problema do aquecimento global”, explica o professor Pierre Girard, coordenador do projeto.

 

O projeto conta com apoio do CNPQ, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Entre os nomes confirmados para o encontro estão o Presidente do Conselho Federal de Recursos Hídricos da Argentina, Rafael Antonio Silva, e o representantes do Governo Central da Bolívia, Huascar Nogales. Representantes do Ministério da Ciência e Tecnologia, dos governos de Mato Grosso e Mato Grosso do Sul, da UFMT e das ONGs WWF-Brasil, TNC (The Nature Conservancy) e ICV (Instituto Centro-Vida). “O CPP já trabalha com redes de pesquisa em pesca, bioprospecção e pecuária e agora que expandir sua atuação. A água é um elemento essencial para o Pantanal e para a manutenção da vida como um todo, por isso, decidimos mobilizar os quatro países para conhecermos melhor a situação da Bacia do Paraguai e promovermos a sua proteção”, explica o professor Paulo Teixeira de Sousa Jr., do Centro de Pesquisa do Pantanal.

 

O principal rio da Bacia é o Paraguai, que nasce na Chapada dos Parecis, no interior de Mato Grosso e desemboca no Rio Paraná apos um percurso de mais de 2.600 km através do Brasil, Bolívia, Paraguai e Argentina. As águas da bacia formam o Pantanal Mato-grossense, uma das maiores planícies de inundação do mundo. "Definir como vamos administrar os recursos hídricos da Bacia do Paraguai é urgente, já que a mudança climática em curso poderá afetar a vida dos mais de 5 milhoes de pessoas vivendo na bacia e as atividades econômicas ligadas ao uso da água como a navegação, a produção agropecuária e a geração de energia hidrelétrica”, ressalta o professor Pierre Girard.

Featured Replies

No posts to show
Visitante
Este tópico está impedido de receber novos posts.

Account

Navigation

Pesquisar

Configure browser push notifications

Chrome (Android)
  1. Tap the lock icon next to the address bar.
  2. Tap Permissions → Notifications.
  3. Adjust your preference.
Chrome (Desktop)
  1. Click the padlock icon in the address bar.
  2. Select Site settings.
  3. Find Notifications and adjust your preference.