Ir para conteúdo
Entre para seguir isso  
Diogo Inacio Dias

Noruega e "5h de Istambul"

Posts Recomendados

Agora em Julho de 2014 fui para a Noruega, passando por Istambul.

 

Ambos os países não precisam de visto. Viajei pela Turkish Airlines, a melhor companhia que já voei na vida! E com a passagem mais barata que encontrei.

 

Na Noruega fiquei em Larvik (sul da Noruega) na casa de familiares. Depois fui para Bergen, e de lá fui para um passeio no qual vi uma das coisas mais lindas minha vida: Os Fjord (Fiordes).

 

Fjords são locais na Noruega no qual o mar adentra, em alguns lugares, até quase 80km para dentro do continente. Mas o grande barato, e que gera a beleza estonteante é que não há praia, mas sim paredões de pedras, muitas vezes com neve no topo, e muita vegetação verdinha e vasta, que vão até o mar e para debaixo dele. Pra se ter uma ideia da profundidade, quando estive lá nesse m~es de Julho, vi 2 Transatlânticos Holandeses atracados nos Fjords!!!

 

Além disso, a cidade de Bergen é muito linda! à beira do mar gelado da Noruega, é uma cidade predominantemente universitária, com bares, baladinhas, e muito agito.

 

Em Oslo, a capital, vê-se de tudo, parques, festas, agito, organização, museus, um porto lindo e maravilhoso, a Ópera (lindíssima e de arquitetura bastante intrigante e deslumbrante).

 

Larvik é uma cidadezinha no litoral de Oslo também, muito charmosa e aconchegante.

 

Em Gol, há algo como um platô de montanha (não maiores que 1.000 m) chapado, praticamente plano. nessa região há muitos chalés de montanha, em grande parte familiares. Há na Noruega a tradição de as famílias terem chalés de Inverno (nas montanhas) e verão (no litoral). Mas há alguns hotéis e pousadas que oferecem as mesmas experiências dos Chalés Noruegueses.

 

A Noruega é bastante curiosa. Estive lá por 15 dias em Julho passado. Era verão. E por conta da posição geográfica da Noruega, somada à inclinação da terra e seu movimento de rotação e translação, no verão a Noruega tem uma média de 20 horas de sol por dia (alguns dias fomos à praia ás 22:00 h com temperaturas em torno de 25 graus).

 

Já no inverno é o contrário, alguns lugares tem apenas 2 horas de sol por dia, o resto é uma penumbra seguida de noite escura e fria (alguns lugares mais próximos do círculo polar podem atingir temperaturas de -30 graus).

 

impressionante ver na Noruega como TUDO FUNCIONA! Ônibus, Metrô, Trem, todo o sistema público de serviços é MUITO EFICIENTE!

 

Mas cuidado com os horários dos transportes (todos eles) você pode comprar uma passagem de trem e ela marcar o horário de partida de estação para, por exemplo, 13:27. O TREM VAI SAIR DA ESTAÇÃO EXATAMENTE 13:27, nenhum segundo depois! Se voc~e não se programar, você perde o trem!

 

Mas não se preocupe, as cidades são pequenas! Mesmo Oslo é possível de ser atravessada de ponta a ponta em menos de 30 minutos. Larvik, por exemplo, pode ser cruzada em exatos 4 minutos!

 

O grande problema da noruega é que TUDO É ABSURDAMENTE CARO! As Coroas Norueguesas, comparativamente com o Real, é mais "FRACA" (pegue as Coroas e divida por +- 3,5 para ter o valor em Real). Mas não se compra nada com 1 Coroa, por exemplo.

 

Um cafezinho Custa R$ 10,00. Um jantar para dois, em um bom restaurante, pode sair algo em torno de R$ 350,00 (os dois)...

 

Por isso, leve bastante dinheiro. Recomendo levar tudo em Real (alguns euros ou Dólares para trânsito em Aeroporto) e troque tudo no Aeroporto de Oslo por Coroas.

 

Na volta para o Brasil, eu e minha noiva tínhamos uma conexão de 15 horas em Istambul. Decidimos pegar o metrô (que sai de próprio Aeroporto Ataturk Havalimani) e ir para Istambul jantar à beira dos Bosphorus.

 

Fomos até a estação Sultanahmet e aproveitamos para conhecer a Mesquita Azul! Que é linda!! Só não pudemos entrar por que o horário de visita acaba todo dias às 18:30.

 

Depois disso fomos andando por dentro de um parque (que esqueci o nome) e fomos até o Bósforo, onde tivemos um por-do-sol paradisíaco e depois jantamos em um restaurante ouvindo o mar!!!

 

 

Atenção: na Turquia, negocie e tente sempre o melhor preço, quanto mais você negociar, melhor o preço que vc conseguirá (em qualquer lugar!!). Rapazes acompanhados, fiquem atentos, os garçons VÃO CANTAR SUA MULHER!!!! mas é pura e mais ingênua brincadeira!!!! Levem na esportiva!!!

 

 

Depois do jantar compramos algumas coisas e voltamos ao Aeroporto.

 

Ah, atenção com os bondes em Istambul: eles são apertadinhos e LOTADOS!!!!! Quando você está na estação e o bonde chega, você quase que não consegue entrar de tanta gente! E depois que entra, quase não consegue sair, de tão lotado e apertado.

 

No Aeroporto de Istambul, na área dos portões de embarque, há um Free Shop somente de artigos e produtos Turcos!!! Comprei várias loucas e bibelôs lindíssimos para meu apê, bem como o tradicional doce de goma turca: Turkish Delight.

 

 

Foi uma viagem inesquecível!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora

Entre para seguir isso  

×