Ir para conteúdo

Bahia tem primeiro hotel sustentável do país


Posts Recomendados

  • Membros de Honra

FONTE: Terra

http://terramagazine.terra.com.br/interna/0,,OI3807951-EI6586,00-Bahia+tem+primeiro+hotel+sustentavel+do+pais.html

 

A ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas) concedeu ao hotel Canto das Águas, localizado na cidade de Lençóis, na Chapada Diamantina (BA), em maio deste deste ano, uma certificação que garante ao estabelecimento o título de primeiro Hotel Sustentável do Brasil.

 

Gerido pelo casal Carlos e Yasmin Catan, o empreendimento foi concebido com a preocupação de unir o conforto e o bem-estar exigidos de um hotel à sustentabilidade ambiental. Para isso, foram deflagradas iniciativas com impacto para toda a cidade de Lençóis.

 

A ABNT está em processo de avaliação de outros 249 meios de hospedagem potencialmente certificáveis. O Programa de Certificação do Turismo Sustentável começou a ser aplicado pelo Instituto Hospitalidade - IH. Em meados de 2008, a ABNT, o Ministério do Turismo e o Sebrae integraram a missão.

 

Segundo Wagner Fernandes, Presidente do IH, a certificação conquistada pelo Hotel Canto das Águas representa um marco para o turismo nacional, ao garantir títulos seguros de responsabilidade ecológica.

 

O estabelecimento certificado adota uma lista de procedimentos sustentáveis que envolvem todo o scaff. Apoia organizações socais da comunidade e eventos locais; promove o aperfeiçoamento profissional de seus colaboradores, todos eles nativos; dá preferência para a compra de produtos locais; realiza a separação dos resíduos sólidos; transforma o lixo orgânico em composto para o jardim; implanta um jardim de polinizadores; utiliza energia solar e reaproveitamento de água, entre outros.

 

A proprietária Yasmim Lessa Felippi comemora a certificação, a qual considera uma conquista "natural", uma vez que as medidas adotadas fazem parte da rotina do hotel. E incluem todos os funcionários, como salienta seu sócio, Carlos Antonio: "sem a determinação e empenho do grupo isso certamente não teria acontecido".

Link para o comentário
Visitante
Este tópico está impedido de receber novos posts.
×
×
  • Criar Novo...