Gostaria de deixar minha pequena contribuição aos mochileiros sobre esta incrível viagem.
A princípio iriamos fazer tudo de ônibus, mas quando chegou perto da viagem apareceu uma oportunidade e resolvemos ir de carro, e digo mais, foi a melhor coisa que fizemos ( tirando a policia argentina). Pra quem esta pensando ir eu aconselho muito a ir de carro, a liberdade é muito maior, e pudemos economizar em diversos passeios, e não tínhamos aquela obrigação de ter horário para saída e etc..
Saímos de Curitiba dia 19/12/2013 e voltamos dia 05/01/2014.
Nosso roteiro foi:
Curitiba
Foz do iguaçu ( apenas para comprar muamba)
Resistência
Salta
Purmamarca
Tilcara
San pedro do Atacama
Salar de Uyuni
San Pedro do Atacama
Salta
Cafayate
Cachi
Salta
Posadas (seria Posadas, mas como a corrupção estava demais, decidimos continuar a viagem durante a madrugada até Foz, durante a noite é mais difícil pararem o carro na argentina)
Curitiba
Vou atualizando o roteiro, mas pra quem já esta indo deixo uma contribuição que salvou nossa vida na argentina. Um formulário do governo argentino para tentar coibir a corrupção da polícia. Ajudou bastante e vejo que é pouco conhecido.
Como eu consegui este formulário: Nós trabalhamos com cofres, e uns 10 dias antes da viagem apareceu um senhor (uns 65 anos) precisando de um cofre para uma Hilux. Tudo certo, tiramos as medidas e ele ficou de voltar em 5 dias, quando voltou para instalação tinha um mini trailer em cima da caçamba, nunca vi aquilo em uma Hilux, instalamos o cofre e meu marido perguntou do trailer e ele contou que estava indo para o Atacama, e que sempre fazia viagens pela América do Sul de carro (isso uns 4 dias antes de nossa viagem) .
Começamos a perguntar sobre a estrada, pegar algumas dicas até que ele comentou da policia e deste tal formulário, que o governo criou pois alguns anos atrás houve algumas denuncias de corrupção da policia, este formulário tenta coibir porque: nele o guarda precisa escrever os dados dele, o porque da multa e o valor.
Quando vc sair da argentina vc deixa este formulário na Aduana. Ai que vem o pulo do gato, eles sempre inventam uma lei, um colete, um lençol, ou o absurdo: nós estávamos com o gps preso no para-brisa(normal) ele parou e disse que era proibido andar com o GPS no para-brisa Como assim aonde eu levo o GPS? No pé, na minha cabeça.. (outra dica compramos aquelas câmeras veiculares, pois se acaso ele dissesse que furamos o sinal vermelho voltaríamos a imagem, e também para gravar ele, porque quando parávamos apontávamos a câmera para a janela do motorista). Mas eles são espertos eles pedem pra vc sair do carro e somem com o documentos do carro e sua carteira de motorista, te dão um chá de cadeira mesmo 30 min sumido, ai vc sai do carro, onde a câmera não pega e ele te dá a multa 1300 pesos.
Beleza nesta hora fui até o carro peguei o formulário disse que pagaria se ele preenchesse corretamente o formulário, eu só apresentava depois da conversa e tals. O Guarda ficou branco, azul vermelho, com cara de pânico, parecia que tinha visto um fantasma, entregou os documentos do carro e disse para aguardamos no carro. Voltamos para o carro, depois de quinze minutos ele voltou para rua como se nada tivesse acontecido começou a parar outros carros e ignorou a gente. Meu marido foi lá, quando desceu do carro ele só fez um sinal para seguirmos. O cara nem olhava na nossa cara de medo, vergonha sei lá. Depois na volta nós pararam pediram um tal de colete de sinalização que tinha que ser amarelo com listras brancas, e mais várias outras vezes, depois de muito conversa, eu mostrava o formulário e eles já disfarçavam e mandavam seguir. Outra dica importante imprima as leis sobre o que o carro precisa ter (cambão, 02 triângulos e etc) quando vc mostra eles já fica meio desconfiado que vc sabe demais e ali não vou poder tirar muito, no final se não tiver conversa vc mostra o formulário e encerra o papo.
Voltando ao roteiro vou atualizando aos poucos, mas viajar com uma adolescente não é fácil, no meio da viagem eu me perguntava, porque eu fui convidar..shauhsuashua
E minha avó coitada! Quando chegamos em Tilcara faleceu um parente e ela queria voltar, mas não deixou a gente voltar. Ela voltou de ônibus Sozinha , sem falar espanhol, inglês , sem celular, e eu só tinha pesquisado os ônibus não tinha certeza de nada, e para ajudar era dia 24/12. Depois eu conto o Fim desta aventura.
Bom dia Mochileiros,
Gostaria de deixar minha pequena contribuição aos mochileiros sobre esta incrível viagem.
A princípio iriamos fazer tudo de ônibus, mas quando chegou perto da viagem apareceu uma oportunidade e resolvemos ir de carro, e digo mais, foi a melhor coisa que fizemos ( tirando a policia argentina). Pra quem esta pensando ir eu aconselho muito a ir de carro, a liberdade é muito maior, e pudemos economizar em diversos passeios, e não tínhamos aquela obrigação de ter horário para saída e etc..
VIDEO
http://www.youtube.com/embed/QCpTy_Yk-kg
Saímos de Curitiba dia 19/12/2013 e voltamos dia 05/01/2014.
Nosso roteiro foi:
Curitiba
Foz do iguaçu ( apenas para comprar muamba)
Resistência
Salta
Purmamarca
Tilcara
San pedro do Atacama
Salar de Uyuni
San Pedro do Atacama
Salta
Cafayate
Cachi
Salta
Posadas (seria Posadas, mas como a corrupção estava demais, decidimos continuar a viagem durante a madrugada até Foz, durante a noite é mais difícil pararem o carro na argentina)
Curitiba
Vou atualizando o roteiro, mas pra quem já esta indo deixo uma contribuição que salvou nossa vida na argentina. Um formulário do governo argentino para tentar coibir a corrupção da polícia. Ajudou bastante e vejo que é pouco conhecido.
form_argentina-incident report (1).pdf
Como eu consegui este formulário: Nós trabalhamos com cofres, e uns 10 dias antes da viagem apareceu um senhor (uns 65 anos) precisando de um cofre para uma Hilux. Tudo certo, tiramos as medidas e ele ficou de voltar em 5 dias, quando voltou para instalação tinha um mini trailer em cima da caçamba, nunca vi aquilo em uma Hilux, instalamos o cofre e meu marido perguntou do trailer e ele contou que estava indo para o Atacama, e que sempre fazia viagens pela América do Sul de carro (isso uns 4 dias antes de nossa viagem)
.
Começamos a perguntar sobre a estrada, pegar algumas dicas até que ele comentou da policia e deste tal formulário, que o governo criou pois alguns anos atrás houve algumas denuncias de corrupção da policia, este formulário tenta coibir porque: nele o guarda precisa escrever os dados dele, o porque da multa e o valor.
Quando vc sair da argentina vc deixa este formulário na Aduana. Ai que vem o pulo do gato, eles sempre inventam uma lei, um colete, um lençol, ou o absurdo: nós estávamos com o gps preso no para-brisa(normal) ele parou e disse que era proibido andar com o GPS no para-brisa
Como assim aonde eu levo o GPS? No pé, na minha cabeça.. (outra dica compramos aquelas câmeras veiculares, pois se acaso ele dissesse que furamos o sinal vermelho voltaríamos a imagem, e também para gravar ele, porque quando parávamos apontávamos a câmera para a janela do motorista). Mas eles são espertos eles pedem pra vc sair do carro e somem com o documentos do carro e sua carteira de motorista, te dão um chá de cadeira mesmo 30 min sumido, ai vc sai do carro, onde a câmera não pega e ele te dá a multa 1300 pesos.
Beleza nesta hora fui até o carro peguei o formulário disse que pagaria se ele preenchesse corretamente o formulário, eu só apresentava depois da conversa e tals. O Guarda ficou branco, azul vermelho, com cara de pânico, parecia que tinha visto um fantasma, entregou os documentos do carro e disse para aguardamos no carro. Voltamos para o carro, depois de quinze minutos ele voltou para rua como se nada tivesse acontecido começou a parar outros carros e ignorou a gente. Meu marido foi lá, quando desceu do carro ele só fez um sinal para seguirmos. O cara nem olhava na nossa cara de medo, vergonha sei lá. Depois na volta nós pararam pediram um tal de colete de sinalização que tinha que ser amarelo com listras brancas, e mais várias outras vezes, depois de muito conversa, eu mostrava o formulário e eles já disfarçavam e mandavam seguir. Outra dica importante imprima as leis sobre o que o carro precisa ter (cambão, 02 triângulos e etc) quando vc mostra eles já fica meio desconfiado que vc sabe demais e ali não vou poder tirar muito, no final se não tiver conversa vc mostra o formulário e encerra o papo.
Voltando ao roteiro vou atualizando aos poucos, mas viajar com uma adolescente não é fácil, no meio da viagem eu me perguntava, porque eu fui convidar..shauhsuashua

E minha avó coitada! Quando chegamos em Tilcara faleceu um parente e ela queria voltar, mas não deixou a gente voltar. Ela voltou de ônibus Sozinha

, sem falar espanhol, inglês , sem celular, e eu só tinha pesquisado os ônibus não tinha certeza de nada, e para ajudar era dia 24/12. Depois eu conto o Fim desta aventura.
Editado por Visitante