Ir para conteúdo
View in the app

A better way to browse. Learn more.

Mochileiros.com

A full-screen app on your home screen with push notifications, badges and more.

To install this app on iOS and iPadOS
  1. Tap the Share icon in Safari
  2. Scroll the menu and tap Add to Home Screen.
  3. Tap Add in the top-right corner.
To install this app on Android
  1. Tap the 3-dot menu (⋮) in the top-right corner of the browser.
  2. Tap Add to Home screen or Install app.
  3. Confirm by tapping Install.

Olá viajante!

Bora viajar?

29 dias de Mochilão pela Europa - Parte 1/4: O Subestimado Portugal (Lisboa, Sintra e Lagos)

Postado
  • Membros

Olá a todos!

Então, conforme prometido, segue o relato do meu primeiro mochilão pela Europa!

Dividirei o relato por partes, sendo que cada uma será correspondente ao países em que passei: Portugal, Espanha, Holanda e Inglaterra.

Iniciarei pelos preparativos, compra das passagens, apresentarei um resumo dos gastos de Portugal e em seguida relatarei como foi a viagem em cada cidades.

Roteiro:

Como seria a minha primeira vez no exterior, decidi fazer um roteiro tradicional, somente com países próximos, aproveitando o máximo de cada país (não conhecer somente as capitais) e, acima de tudo, procurar companhias.

É inegável que viajar sozinho te dar muita liberdade, mas acompanhado enriquece bastante a viagem para pontos que passam despercebidos. No meu caso por exemplo, foram incluídos no roteiro: Amsterdã e o festival da Tomatina (e por tabela a cidade de Valência), fugindo da minha proposta inicial, mas que foram gratas surpresas ::otemo::

Então depois de pesquisar passagens, transportes, atrações, etc... resolvi divulgar meu roteiro aqui no fórum e no grupo do face, o que me possibilitou montar o grupo com mais de dez pessoas. No inicio ficava assutado com tanta gente que não se conhecia, achava que seria difícil conciliar interesses, teríamos brigas e que seria uma bagunça... mas não, foi perfeito! :D:D:D

Depois de alguns meses discutindo, fazendo alguns ajustes, chegamos ao roteiro final que foi o seguinte:

09 a 12/08 Lisboa

13 a 15/08 Lagos

16 a 18/08 Sevilha

19 a 21/08 Madrid

22 a 25/08 Barcelona

26 a 27/08 Valência (La Tomatina)

28 a 30/08 Amsterdã

31/08 a 07/09 Londres

Compra das Passagens:

Nesse ponto cometi um erro de principiante... na minha ânsia de viajar, acreditando que não haveria promoções de passagens para o verão europeu e que quanto mais cedo comprasse, mais barato seria a passagem... ledo engano, comprei a ida Brasília/Lisboa e a volta Londres/Salvador, por R$ 3.005,00 pela TAP com quase um ano de antecedência... isso mesmo... comprei a passagem em setembro/2013, sem companhia e sem roteiro definido ::putz::::putz::::putz::

No decorrer do ano consultava essas passagens, e o valor sofria apenas pequenas variações que não ultrapassavam 300 reais, para cima ou para baixo (acredito que foi devido as flutuações de câmbio). Três semanas antes da viagem, estavam no valor de R$ 3.289,00, ou seja, não fez muita diferença a minha antecipação. :roll:

Além disso, surgiu, em janeiro/2014, uma superpromoção da IBERIA vendendo passagens de ida e volta (SP-Madrid) a partir de 1.400,00 reais, para o período do verão Europeu, que logo foi acompanhados por outras cias aéreas, como a TAM. Mais da metade do nosso grupo se beneficiou desta promoção. ::cool:::'>

Compra de Moedas

Decidi concentrar todos as minhas despesas no cartão de crédito pois, apesar do IOF alto, há a compensação no câmbio da minha administradora que cobra o valor da moeda comercial. Deixando pequenas despesas (táxi, ônibus, lanches, água, etc.) para pagar em especies. Depois de uma pesquisa, fiz uma meta de gastar apenas 200 euros, por semana, em dinheiro. 8)

Comprar Euro foi tranquilo, comecei a comprar dois meses antes da viagem, sempre comprando aos poucos, sendo que em média comprei no câmbio 1 € = R$ 3,17, incluindo o IOF.

Desisti de comprar Libra, pois, estava um absurdo o que as casas de câmbio no DF e virtuais estavam cobrando (tipo ₤ 1 = R$ 4,30 quando o valor comercial estava em R$ 3,99). Então, decidi comprar lá na Europa, trocando por Euro, claro (nossa moeda não vale nada).

Acabei levando 1.200,00 € em especie (200 X 4 semanas + 400 de segurança), foi mais que suficiente porque ao final voltei € 255,00, ₤ 70 e algumas moedas.

Arrumando o Mochilão

No anos passado fiz um mini mochilão de 17 dias pelo Nordeste, para testar o uso do minha mochila Sestini 65 LT, achava que não caberia roupa para 29 dias nela... mas cabe! :shock:

O problema é que era impossível as camisa não ficarem amassadas no mochilão, por isso comprei mais uma mala só para levar camisas que amassam facilmente. Outro ponto considerado foi que essa mala tinha que ter dimensões de bagagem de mão, uma vez que pegaria dois voos na Europa nos quais só poderia despachar apenas uma bagagem.

Tentei me segurar na quantidade de roupa, pois, tinha em mente que no meio do caminho lavaria roupa, mas a preocupação me dominou e acabei levando mais roupas do que o necessário.. minha bagagem de mão ficou no limite do peso e meu mochilão ficou com 12 Kg.

2.jpg.968797411efad0e91d0393e114959f2d.jpg

Teve camisas e bermudas que nem usei, as calças e os casacos foram na medida certa, e, roupa intima foram, por segurança, numa quantidade maior.

Para Tomatina, levei uma camisa da greve, uma bermuda velha e um sapato que não usava mais, para descartá-los no evento, o que me fez carregar um peso “inútil”, por quase metade da viagem.

Viagem

Apesar de viajar bastante de avião (em média, uma vez por mês), ainda não superei 100% meu medo desse meio de transporte. Quer dizer sempre viajo de boa, sem maiores estresses, mas morro de medo de turbulência e peguei um trauma há 3 anos quando o avião em que estava arremeteu ::ahhhh::

Além disso, o máximo que fiquei dentro de um avião, direto, foram 3 horas... logo ficar mais de nove horas interruptas dentro de um avião me apavorou e já comecei a tremer uns dez dias antes da viagem.

Cheguei bem cedo no aeroporto, tipo unas 13:30, para evitar de pegar fila na hora do check-in, mas foi desnecessário pois a TAP cumpriu a sua tradição de atraso nos vôo...

1.jpg.bcbb46da7e0e975a0d1e3399fd94a85e.jpg

Resultado só entrei no avião somente as 19:15 ::vapapu::

5.jpg.ea0f2d71110b1e14b5b5d7c77a98c21e.jpg

O avião não era muito novo e o sistema de entretenimento era horrível, pois era tipo TV ao vivo, ou seja vc já pegava o filme ou a série (ou qualquer outra coisa que passasse) no meio. Já a rádio tocava unas músicas portuguesas e clássicas... nada de pop, rock ou hits do momento... :roll:

4.jpg.dec378252b48ecd2c6456075cfd2afae.jpg

ainda bem que levei meu note e com uma bateria (no avião não tinha tomada para recarregar) deu para assistir um pouco mais de duas horas de série, o suficiente para eu pegar no sono e dormir!

Já o espaço foi bem razoável, tipo os dos vôos domésticos da Avianca e Azul... como tenho 1,81 de altura fiquei um pouco apertado, meio desconfortável para um voo de 9 horas, mas enfim...

3.jpg.d5ffe0a69fb5dadad59785676b1df8db.jpg

quando você entra já encontra na sua poltrona um cobertor e um travesseiro... o cobertor era OK, já o travesseiro era praticamente uma folha de papel.

6.jpg.54b114f89add9cd1c5d101bdcd80a081.jpg

Foi osso dormir com aquele travesseiro :cry: quase que peguei o da poltrona do meu lado (que tava vazia), mas fiquei com medo... as aeromoças tinham uma cara de brava ::toma::

Para completar o meu martírio, a poltrona que eu escolhi veio premiada com a caixa de entretenimento que fica grudada embaixo da poltrona da frente... Ou seja, menos espaço para minhas pernas :cry:

7.jpg.8db32c3af3e17837954015d4a2f9185c.jpg

Eu quando viajo sempre escolho a janela para poder encostar a cabeça e dormir melhor, mas depois dessa experiência terei mais cuidado... pois li que essas aeronaves mais antigas não foram feitas para receber o sistema de bordo, então as companhias fazem unas adaptações que resultam nesses trambolhos em algumas poltronas da janela.

Já da comida não posso reclamar (muito)... tanto o jantar quanto o café estavam gostosos... o problema era só a quantidade... a ida foi tranquila por que eu dormir a maior parte do tempo, mas na volta, num voo diurno, senti bastante fome, o almoço não deu conta e fiquei desesperado pelo lanche que e servido um pouco antes do pouso...

Foto de comida de avião (quem nunca?)

8.jpg.60fbf74faa0b3313f53efde048035982.jpg

Janta (na ida) e almoço (na volta) servidos logo depois da decolagem: tinha opção de frango e outar coisa que não lembro... escolhi frango que vinha com uma batata cozida que tinha um molho delicioso, salada, dois pães, manteiga, queijo tipo poleguinho... a bebida você escolhia entre suco, refri, cerveja, vinho ou chá gelado... tinha café também... ainda tinha uma delicioso doce, tipo canjica (para os não-nordestino, leia-se: curau)... depois de servido a janta eles passavam novamente, oferecendo bebidas.

10.jpg.24ded9b24927cc473ff08ad0f4cc9a6f.jpg

Café da Manhã (na ida) e Lanche (na volta) servidos um pouco antes do pouso: opção somente pelas bebidas (as mesmas do almoço/janta)... vinha frutas, torradas, um pão, geléia, manteiga, queijo amarelo, presunto, tomate e queijo branco.

Ah! para minha surpresa os talheres não eram de plástico...

9.jpg.bb20d4a7f6a4fe1980b14fe0b2e8b1d5.jpg

Enfim depois de uma boa cochilada, escovei os dentes, tomei o café e vi pela janela as primeiras paisagens do velho continente ::love::::love::::love::

11.jpg.1e8b3bf04477da305faccf5f981fca1c.jpg

12.jpg.6f8bd2e9fa4643136e7e42af12236527.jpg

13.jpg.b48e92385e3220b1cc6d189dca59240a.jpg

Difícil descrever a emoção que senti quando vi Lisboa pela primeira vez lá do alto!

Continua...

Editado por Visitante

Featured Replies

Postado
  • Autor
  • Membros

Obrigado, Márcia!!!

Fui em Agosto do ano Passado (de 09 a 12 em Lisboa e de 13 a 15 em Lagos/Portugal)

O clima estava ótimo... bem quente, sem nuvens e sem chuvas

• 4 semanas depois...
Postado
  • Membros

olá, quero ir em abril e estou anotando as dicas valiosas.

Uma dúvida, os quartos dos hostels de Portugal são unisex ou há quartos separados para homens e mulheres? Você fêz uma planilha total de custos da viagem? Abraços

Postado
  • Autor
  • Membros

Christianne,

Em Portugal (assim como em todos os países que conheço) a grande maioria oferecem quartos femininos e mistos, então se você quiser um exclusivamente para mulheres é só indicar na hora da reserva... sites como o boooking ou hostelbookers sempre deixam claro os tipos de quartos (se é feminino, masculino ou misto) disponíveis para a reserva.

Não fiz planilha, apenas anotei os gastos e somei.... os valores gastos em Portugal, estão aí em cima, no segundo post.

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

Account

Navigation

Pesquisar

Pesquisar

Configure browser push notifications

Chrome (Android)
  1. Tap the lock icon next to the address bar.
  2. Tap Permissions → Notifications.
  3. Adjust your preference.
Chrome (Desktop)
  1. Click the padlock icon in the address bar.
  2. Select Site settings.
  3. Find Notifications and adjust your preference.