Ir para conteúdo
View in the app

A better way to browse. Learn more.

Mochileiros.com

A full-screen app on your home screen with push notifications, badges and more.

To install this app on iOS and iPadOS
  1. Tap the Share icon in Safari
  2. Scroll the menu and tap Add to Home Screen.
  3. Tap Add in the top-right corner.
To install this app on Android
  1. Tap the 3-dot menu (⋮) in the top-right corner of the browser.
  2. Tap Add to Home screen or Install app.
  3. Confirm by tapping Install.

Olá viajante!

Bora viajar?

Chris Sharma: 8c à vista na China!

Postado
  • Membros

FONTE: AltaMontanha.com

http://www.altamontanha.com/colunas.asp?NewsID=1530

 

Chris Sharma, prodígio desde sua infância no cenário da escalada esportiva mundial. Atualmente um dos melhores escaladores do planeta devido a sua garra, determinação e sua característica pessoal de ser muito criativo na criação de novos projetos. Tem em sua lista de cadenas, a via Jumbo Love 9b francês, 12b brasileiro, junto com muitas outras cadenas de vias que variam entre décimos e décimos segundos graus.

 

Durante sua ultima viagem à China, visitou a famosa parede de Yangshuo, local onde projetou varias vias e fez as primeiras ascensões de muitos projetos.

 

Acompanhando o blog de Daila Ojeda, forte escaladora espanhola, recebi notícias de várias novas cadenas de Sharma, inclusive um 9a+ em Margalef/ESP, porém, uma notícia que me chamou a atenção foi uma ascensão à vista de um 11a e de dois 10c’s.

 

Hoje em dia, essas cadenas vem aparecendo mais e mais com os monstros da escalada (Dani Andrada, Adam Ondra, Chris Sharma, e outros), o que se mostra como resultado de uma constante evolução da escalada, fruto da globalização do esporte.

 

Desvio-me um pouco da matéria para falar desse jovem escalador, Adam Ondra.

 

Nascido em fevereiro de 1993, tem 16 anos e já fez ascensões de vias cuja graduação é de altíssima dificuldade, como as vias La Rambla (9a+) e La Novena Enmienda (9a+).

 

Este escalador nativo da republica tcheca promete ir mais longe do que qualquer um já foi.

 

Voltando à matéria, essa possibilidade de se projetar vias em diferentes localidades no mundo inteiro que deixa essa evolução da esportiva muito mais rápida do que antigamente.

 

Já se foi falado no limite da dificuldade da escalada esportiva, porém, honestamente não acho que há um limite! Diante desse ciclo de renovação de novos escaladores, como Adam Ondra, novas vias de novas graduações viram naturalmente. Não podemos esquecer que antigamente achavam impossíveis a cadena de vias cuja graduação superasse o décimo grau.

 

Junto com esses monstros da escalada, se destacam também as ‘monstras’, como Daila Ojeda, que tem mostrado muita fome por novas vias. Nessa viagem à China, ela encadenou diversos projetos de 10c’s, se mostrando uma forte escaladora de rocha.

 

Homens e mulheres têm evoluindo juntos e trazendo novas graduações e novas cadenas para o cenário da escalada mundial.

 

Não me surpreenderia se a primeira ascensão de projetos como a via Nehanderthal, 12c brasileiro, de Chris Sharma fosse feita por uma nova geração de fortes escaladores.

 

Em minha opinião, ‘somente o céu é o limite!’

Featured Replies

No posts to show
Visitante
Este tópico está impedido de receber novos posts.

Account

Navigation

Pesquisar

Configure browser push notifications

Chrome (Android)
  1. Tap the lock icon next to the address bar.
  2. Tap Permissions → Notifications.
  3. Adjust your preference.
Chrome (Desktop)
  1. Click the padlock icon in the address bar.
  2. Select Site settings.
  3. Find Notifications and adjust your preference.