Ir para conteúdo

Morro do Chapéu oferece turismo de aventura


Posts Recomendados

  • Membros de Honra

FONTE: Blog Chapada DIamantina

http://chapadadiamantinabrasil.blogspot.com/2009/07/morro-do-chapeu-oferece-turismo-de.html

 

 

Rapel, mountain bike, trekking e exploração de cavernas são algumas das possibilidades de turismo de aventura praticadas em Morro do Chapéu (BA), ao lado da contemplação e observação de pinturas rupestres, fauna e flora.

 

A cidade, a 1012 m de altitude, oferece um clima dos mais agradáveis, com uma média anual de temperatura em torno de 20ºC. Entre os atrativos, dentro do perímetro urbano, destacam-se estilos arquitetônicos de edificações como a Igreja Matriz de Nossa Senhora da Graça, a sede da prefeitura e a casa do padre Magalhães, ambos do século 19; e a capela de Nossa Srª da Soledade, de 1911.

 

Os rios que nascem e cortam o município fazem parte das bacias do São Francisco e do Paraguaçu, sendo Jacuípe, o rio perene mais importante. Ao lado deste, os rios Preto, Ventura, Ferro Doido, Salitre, Jacaré, Bonito e Tijuco promovem um verdadeiro festival de águas na forma de poços e cachoeiras.

 

As do Ferro Doido e do Agreste ficam no Parque Estadual de Morro do Chapéu que preserva a fauna e a flora, especialmente as orquídeas, os colibris dourados e a águia chilena.

 

A Cachoeira do Ferro Doido, com quatro quedas d'água, forma uma espécie de escada precipitando-se a 118 m de altura e depois num imenso canyon que segue até encontrar o Rio Jacuípe.

 

A principal queda d'água da Cachoeira do Agreste, formada pelo Rio Jacuípe, tem 50 m de altura e forma poços profundos onde já se explorou diamantes.

 

Um oásis em plena caatinga - esta é a mais comum definição que os visitantes dão à Fonte Termal do Tareco, de propriedades medicinais, indicada para doenças de pele. O local oferece boa infra-estrutura turística.

 

A Vila do Ventura foi o maior centro extrativista de diamantes da região, no início do século 20. Um belo sobrado, a capela de Nossa Senhora da Conceição e um casario colonial foi tudo o que restou dessa época.

 

A partir da vila, chega-se à Cachoeira do Ventura por uma trilha de 6 km. Nas proximidades, o sítio arqueológico Cidade das Pedras é uma área de grande afloramento de arenitos com curiosas formas de erosão e um belo conjunto de pinturas rupestres. As festas de Reis, do Divino Espírito Santo, de São Benedito e de Nossa Senhora da Graça, padroeira do município, são os principais acontecimentos religiosos e populares do lugar, onde também acontecem manifestações folclóricas tradicionais.

 

Fonte: Guia Chapada Diamantina

Link para o comentário
Visitante
Este tópico está impedido de receber novos posts.
×
×
  • Criar Novo...