Ir para conteúdo
View in the app

A better way to browse. Learn more.

Mochileiros.com

A full-screen app on your home screen with push notifications, badges and more.

To install this app on iOS and iPadOS
  1. Tap the Share icon in Safari
  2. Scroll the menu and tap Add to Home Screen.
  3. Tap Add in the top-right corner.
To install this app on Android
  1. Tap the 3-dot menu (⋮) in the top-right corner of the browser.
  2. Tap Add to Home screen or Install app.
  3. Confirm by tapping Install.

Olá viajante!

Bora viajar?

Mau tempo atrapalha expedições na Ásia

Postado
  • Membros

FONTE: AltaMontanha.com

http://www.altamontanha.com/colunas.asp?NewsID=1569

 

Além de atrasar as equipes no Karakorum, o excesso de neve mudou os planos de Waldemar Niclevicz e Irivan Burda no Pamir.

 

A situação mais crítica foi enfrentada pela equipe de Don Bowie, em sua tentativa de escalar o Gasherbrum 3 (7.952 m). O escocês Bruce Normand, um dos líderes da equipe, adoeceu no A4, a cerca de 7.300 m, uma noite antes do ataque ao cume. Enquanto uma tempestade se desenvolvia do lado de fora, seu estado piorou, alternando períodos de inconsciência. Após sobreviver a segunda noite com mal agudo de montanha, o alpinista pode ser evacuado com a ajuda de seus companheiros, apesar da visibilidade zero e de fortes ventos. Pouco tempo após chegar ao A2, os níveis de oxigênio em seu sangue já estavam normais outra vez.

 

 

Próximo dali, várias grandes equipes já desistiram de escalar o Gasherbrum 1 (8.068 m) e retornaram para suas casas. Entre os poucos remanescentes estão o finlandês Veikka Gustafsson e o japonês Kazuya Hiraide, que pretendem esperar no Campo Base o quanto for necessário, até o tempo melhorar.

 

 

Enquanto isso, cerca de 30 alpinistas alcançaram ontem o A2 do Broad Peak, devendo prosseguir até o A3 durante o dia de hoje. O ataque ao cume poderá iniciar já na próxima noite, dependendo das condições do tempo. Já no K2, as equipes esperam estabelecer o A3, a cerca de 7.200 m, durante o final de semana. Com isso, os alpinistas também finalizarão suas aclimatações, o que possibilitará uma tentativa de ataque ao cume durante uma janela de bom tempo, esperada para a próxima semana.

 

 

Na cadeia de montanhas do Pamir, no Tadjiquistão, os montanhistas brasileiros Waldemar Niclevicz e Irivan Burda enfrentaram problemas com o mau tempo durante a tentativa de escalada do pico Lênin (7.134 m). Ambos estão na Ásia Central realizando o projeto "Leopardo das Neves", que consiste em escalar as cinco montanhas com mais de 7.000 m da antiga URSS, localizadas nas cordilheiras Pamir e Tien Shan. Como foram os primeiros a chegar a esta montanha na temporada, tiveram que abrir caminho, enfrentando 10 tempestades de neve em um período de apenas 12 dias. Isto dificultou a escalada, pois além de grande quantidade de neve fofa, havia grande risco de avalanches.

 

 

Eles alcançaram o A3, de onde pretendiam partir para o ataque ao cume. Mas uma tempestade castigou a montanha durante toda a noite, obrigando-os a retornar ao A1 pela manhã. Seguindo conselhos de escaladores locais, assustados com a inusual quantidade de neve nas montanhas, Nicleviz e Burda desistiram da escalada de outras duas montanhas localizadas na mesma região do Lênin, os picos Korzhenevskaya e Comunismo. Seguramente as condições nas partes altas destas montanhas são semelhantes às que eles encontraram no Lênin.

 

 

O plano agora é concentrar esforços para concluir a escalada do Lênin, e partir em seguida para os picos Khan Tengri (7.010m) e Pobeda (7.439m), ambos localizados na cadeia Tien Shan, onde esperam encontrar melhores condições de neve.

 

 

Fontes: site ExWeb, site de Waldemar Niclevicz e blogs das expedições.

Featured Replies

No posts to show
Visitante
Este tópico está impedido de receber novos posts.

Account

Navigation

Pesquisar

Configure browser push notifications

Chrome (Android)
  1. Tap the lock icon next to the address bar.
  2. Tap Permissions → Notifications.
  3. Adjust your preference.
Chrome (Desktop)
  1. Click the padlock icon in the address bar.
  2. Select Site settings.
  3. Find Notifications and adjust your preference.