Ir para conteúdo
View in the app

A better way to browse. Learn more.

Mochileiros.com

A full-screen app on your home screen with push notifications, badges and more.

To install this app on iOS and iPadOS
  1. Tap the Share icon in Safari
  2. Scroll the menu and tap Add to Home Screen.
  3. Tap Add in the top-right corner.
To install this app on Android
  1. Tap the 3-dot menu (⋮) in the top-right corner of the browser.
  2. Tap Add to Home screen or Install app.
  3. Confirm by tapping Install.

Olá viajante!

Bora viajar?

Número de brasileiros repatriados cai até 90% na França

Postado
  • Membros

FONTE: Uol Viagens

http://viagem.uol.com.br/ultnot/agencia/2009/07/21/ult4597u955.jhtm

 

São Paulo - A onda de repatriação de brasileiros no Aeroporto Internacional Roissy-Charles de Gaulle, em Paris, está próxima do fim. Depois de recusar o ingresso de cerca 300 brasileiros por mês no segundo trimestre do ano, os Ministérios da Imigração e do Interior da França cederam às pressões diplomáticas do Brasil e reduziram em até 90% o número de "recusas de admissão".

 

A mudança de postura foi sentida pelo Consulado do Brasil em Paris. Nos três primeiros meses de 2009, o número de barrados na principal porta de entrada do país triplicou. O pico aconteceu no início do segundo trimestre do ano, quando uma média de 10 a 12 brasileiros era impedida de entrar no país todos os dias. Agora, a média fica entre um e dois, de acordo com a representação brasileira na capital francesa. "Tínhamos nos tornado a segunda nacionalidade mais barrada na França, atrás apenas dos chineses. Agora melhorou muito", disse ao Estado a cônsul Maria Celina Rodrigues.

 

Apesar da mobilização do governo brasileiro, o tema não foi tratado nos encontros bilaterais entre os presidentes do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva, e da França, Nicolas Sarkozy. Nos encontros no Ministério da Imigração, a cônsul expressou a insatisfação de Brasília. "Tivemos reuniões com autoridades francesas nas quais pedimos mais bom senso e maior discernimento na análise de cada caso", afirma Maria Celina. Entre os argumentos usados estavam a parceria estratégica firmada entre os dois países, a realização do Ano da França no Brasil e a contrapropaganda causada pelo rigor contra potenciais turistas. Desde a reunião, os dois governos passaram a controlar diariamente o número de brasileiros barrados no país, além de manterem contatos estreitos.

 

Prostituição

 

Em Paris e em Brasília, o governo francês não comenta a nova conduta. Procurada, a Adidância de Segurança Interior da Embaixada da França não informa mais as estatísticas sobre a repatriação de brasileiros. "São dados um pouco especiais, que causaram polêmica", diz o adido adjunto, que preferiu não ser identificado. "Mas estamos compartilhando informações." Um dos focos de colaboração bilateral será, segundo o Consulado do Brasil, a prevenção da exploração de pessoas, com especial atenção à prostituição. Os moldes desse acordo ainda vêm sendo negociados e não foram revelados pelas autoridades de nenhum dos dois países. As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.

Featured Replies

No posts to show
Visitante
Este tópico está impedido de receber novos posts.

Account

Navigation

Pesquisar

Configure browser push notifications

Chrome (Android)
  1. Tap the lock icon next to the address bar.
  2. Tap Permissions → Notifications.
  3. Adjust your preference.
Chrome (Desktop)
  1. Click the padlock icon in the address bar.
  2. Select Site settings.
  3. Find Notifications and adjust your preference.