Ir para conteúdo
View in the app

A better way to browse. Learn more.

Mochileiros.com

A full-screen app on your home screen with push notifications, badges and more.

To install this app on iOS and iPadOS
  1. Tap the Share icon in Safari
  2. Scroll the menu and tap Add to Home Screen.
  3. Tap Add in the top-right corner.
To install this app on Android
  1. Tap the 3-dot menu (⋮) in the top-right corner of the browser.
  2. Tap Add to Home screen or Install app.
  3. Confirm by tapping Install.

Olá viajante!

Bora viajar?

Chapada Diamantina: trekking de 100 km

Postado
  • Membros

:arrow: FONTE: Webventure

http://www.zone.com.br/trekking/conteudo/noticias/index/id/26322

 

Chapada Diamantina: trekking de 100 km na maior travessia do Brasil

 

Se a primeira impressão é a que fica, a Chapada Diamantina deixa não apenas uma, mas várias delas. Uma imensidão de cadeias de morros e montanhas, cachoeiras, trilhas, espécies de fauna e flora praticamente intocadas pelo homem; mas além de belas paisagens, muita cultura, informação e histórias de vida.

 

Em pleno sertão da Bahia, a diversidade é inacreditável, seja da vegetação, da quantidade de água e do clima. O mês de julho, revelou os moradores da região, esteve incomum no ano de 2009, com poucas chuvas, clima seco e luares que iluminavam a noite toda; o que colaborou muito para a caminhada de cerca de 100 quilômetros pelo Parque Nacional da Chapada Diamantina.

 

Localizado nos municípios de Lençóis, Palmeiras, Andaraí, Mucugê, Itaetê e Ibicoara, o Parque Nacional da Chapada Diamantina possui uma área de cerca de 1.520 km² e, de norte ao extremo sul, o Webventure realizou o trekking de 100 quilômetros, que passa por pequenas cidades e municípios, estradas de terra e asfalto. Em alguns trechos, o traslado em veículos se faz necessário, mas 80% da expedição é feita caminhando.

 

A Travessia Norte-Sul iniciou no Morro do Pai Inácio, com uma vista do pôr-do-sol em pleno inverno. A subida até o topo do morro mais conhecido da Chapada demora cerca de 15 minutos. Do alto, é possível avistar a cadeia montanhosa da região e as trilhas que levam ao Vale do Capão. A aventura estava prestes a começar.

 

Primeira parada - A cidade de Lençóis é tombada pelo Patrimônio Histórico Nacional desde 1973, e conserva a arquitetura do fim do século XIX. Entre junho e julho, a cultura das festas juninas é um traço marcante da região, que enfeitou as ruas com bandeiras e há até mesmo uma capela de Santo Antônio para os visitantes e moradores deixarem seus pedidos ao santo.

 

Lençóis possui infra-estrutura para receber turistas, desde pousadas até restaurantes de diversas cozinhas, passando por lojas de todos os tipos. Nas praças Horácio de Matos e das Nagôs, a movimentação começa ao entardecer. Todos os estabelecimentos abrem as portas e a antiga “Rua da Baderna” e a Rua das Pedras dão lugar a mesas, cadeiras e muitas pessoas.

 

Porta de entrada para o Parque Nacional, a cidade é conhecida como Cidade do Diamante, pois se originou com um grupo de nativos que buscavam a pedra preciosa na região há cerca de 200 anos. Nos dias de hoje, a extração do diamante e de outras pedras na região é realizada de forma artesanal, e não mais como forma de sustento.

Featured Replies

No posts to show
Visitante
Este tópico está impedido de receber novos posts.

Account

Navigation

Pesquisar

Configure browser push notifications

Chrome (Android)
  1. Tap the lock icon next to the address bar.
  2. Tap Permissions → Notifications.
  3. Adjust your preference.
Chrome (Desktop)
  1. Click the padlock icon in the address bar.
  2. Select Site settings.
  3. Find Notifications and adjust your preference.