Ir para conteúdo
Mochileiros.com
Umberto Lima

Região Costa Verde

Posts Recomendados

COSTA VERDE

A Costa Verde exibe um dos cenários mais bonitos e exóticos da costa brasileira, onde a Serra do Mar encontra o Atlântico e ambos se confundem de forma única. Formada pelos municípios de Angra dos Reis, Paraty, Mangaratiba, Itaguaí e Rio Claro, se destacou, na colonização do Brasil, pela presença constante de navios franceses e ingleses. Por abrigar uma das primeiras terras colonizadas em território nacional, é possível encontrar por lá estradas e caminhos esquecidos, que de forma pioneira avançavam em direção ao interior do país. A presença de piratas, aventureiros, nobres e plebeus desenhou o patrimônio material e imaterial dos habitantes da região. Sua paisagem, com mais de duas mil praias e uma infinidade de ilhas, é protegida pela Restinga de Marambaia e por imensos paredões recobertos pela Mata Atlântica. As águas, em várias

tonalidades de verde, são ideais para a prática de qualquer modalidade de esporte aquático. Possui grande número de praias semidesertas; algumas, com nuances de cores únicas, só podem ser acessadas pelo mar. A Baía da Ilha Grande é considerada a melhor e mais bela parte do litoral brasileiro para se navegar. Na região, podemos encontrar desde resorts de padrão internacional e paraí sos ecológicos a cidades históricas como a de Paraty, um dos destinos turísticos mais visitados do Brasil.

 

Angra dos Reis

Angra dos Reis é um paraíso com 365 ilhas, sendo parada obrigatória para amantes de belezas naturais. A prática de esportes náuticos e sofisticação são comuns neste município. Nos hotéis, resorts e pousadas o turista encontra conforto e uma infinidade de roteiros turísticos, longos passeios de barco, trilhas naturais em meio a rios e cachoeiras, além de opções de esportes radicais como rapel, mountain bike e rafting. Para os amantes da pesca, a cidade reserva alternativas para todas as formas do esporte: submarina, de superfície ou amadora.

 

Ilha Grande

A Ilha Grande apresenta uma das mais belas regiões costeiras, um santuário ecológico. Localizada a 155 km da cidade do Rio de Janeiro, possui trilhas, cachoeiras e enseadas que pertencem ao Parque Estadual da Ilha Grande e Parque Estadual Marinho do Aventureiro, com fauna e flora exuberantes, formando cenário ideal para a prática de trekking e mergulho, entre outras atividades ao ar livre.

 

Paraty

Para conhecer o verdadeiro significado da palavra beleza, você deve conhecer Paraty, a perfeita combinação entre o azul marítimo e o verde da Mata Atlântica. Em meados da década de 60, Paraty foi de clarada Patrimônio Histórico Nacional pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), devido à sua importância no ciclo do

ouro, pois chegou a ser uma das cidades mais prósperas da Colônia e do início do Império. As paisagens naturais do Parque Nacional da Serra da Bocaina abrigam parte do trecho

fluminense do Caminho Velho do Ouro, por onde os tropeiros transportavam o ouro das Minas Gerais com destino à Corte, formando um dos roteiros turísticos da cidade.

Na década de 90 instalaram-se na cidade as operadoras de mergulho, que ensinam o esporte e fazem expedições de exploração marítima. As praias ao longo da estrada começaram a ser frequentadas e as de Trindade transformaram-se no lugar preferido da juventude e dos aventureiros. Também é possível conhecer por lá muitas riquezas culturais tais como o complexo arquitetônico que reúne igrejas dos séculos XVIII e XIX, em estilos neoclássico e barroco, além de casarões seculares que nos meses de inverno acolhem variados festivais e festas, entre elas salientamos a FLIP – Festa Literária de Paraty, de renome internacional.

 

Mangaratiba

A beleza natural e a rica história constituem o acervo turístico-cultural de Mangaratiba. A ilha de Jaguanum é a principal atração local. Apesar de sua história de mais de 400 anos, o atual município, só foi elevado à categoria de Vila em 1831. Cabe ressaltar que a consolidação do turismo neste município deve-se principalmente a empreendimentos com bandeiras internacionais na área de hospedagem, proporcionando aos visitantes experiências sofisticadas com cenários paradisíacos.

 

 

Itaguaí

Sua rica região costeira é formada por belas ilhas e recantos incríveis, de grande beleza natural. Além dos atrativos da costa marítima, Itaguaí possui serras com cachoeiras e trilhas onde é possível conhecer e se encantar com a variada fauna e flora da Mata Atlântica.

 

Rio Claro

Rio Claro tem fundação datada de 1849. O município tem rios cristalinos, matas, cachoeiras e montanhas, onde se juntam a tradição histórica e o clima de vida no campo. Da encosta do Morro do Rastro, um paredão rochoso de 130 m de altura, descem os 3 saltos da cachoeira de Rio Claro. Neste município também é possível a prática de ecoturismo e esportes radicais como rafting praticado no Rio Piraí. Além disso, é possível a pesca em outros rios, especialmente entre os meses de março e setembro, quando a Represa de Ribeirão das Lajes vira um pesqueiro de tucunarés.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora


×