Ir para conteúdo
View in the app

A better way to browse. Learn more.

Mochileiros.com

A full-screen app on your home screen with push notifications, badges and more.

To install this app on iOS and iPadOS
  1. Tap the Share icon in Safari
  2. Scroll the menu and tap Add to Home Screen.
  3. Tap Add in the top-right corner.
To install this app on Android
  1. Tap the 3-dot menu (⋮) in the top-right corner of the browser.
  2. Tap Add to Home screen or Install app.
  3. Confirm by tapping Install.

Olá viajante!

Bora viajar?

Pescadores e índios unem-se para promover o turismo sustentável no Ceará

Postado
  • Membros

Para os viajantes que não gostam de luxo, a prioridade do próximo destino é aquele que respeite a natureza e a cultura local. Dessa forma, encontrar uma praia com cenário paradisíaco e apenas uma colônia de pescadores se tornou quase um tesouro perdido a ser caçado. É com a proposta de um turismo comunitário, que resgate a originalidade do lugar, que a Rede Tucum ( http://www.tucum.org/ )foi criada.

 

“A construção da proposta de turismo comunitário no Ceará foi iniciada com o processo de movimentação social para a garantia dos diretos da sociedade civil de acessar informações das políticas públicas de turismo a serem implementadas no estado, e para a defesa dos direitos das populações tradicionais ameaçadas de expulsão dos seus territórios, com a ocupação do litoral por grupos econômicos, do setor turístico e imobiliário”, explica Rosa Martins, coordenadora de Relações Institucionais do Instituto Terramar (http://www.terramar.org.br/ ), ONG que apoia o projeto.

 

A primeira experiência surgiu ainda em 1998, mas somente 10 anos depois a rede estruturou-se e oficializou-se. No início, Tucum contava com 12 organizações comunitárias e três entidades de assessoria. Hoje, o cenário mudou bastante, já que existem 15 grupos de turismo com mais organização para cumprir o objetivo.

 

Eles estão localizados em: Assentamento Coqueirinho (Fortim), Assentamento Maceió (Itapipoca), Batoque (Aquiraz), Caetanos de Cima (Amontada), Centro de Formação, Capacitação e Pesquisa Frei Humberto do MST (Fortaleza), Conjunto Palmeiras (Fortaleza), Curral Velho (Acaraú), Flecheiras (Traíri), Jenipapo-Kanindé (Aquiraz), Ponta Grossa (Icapuí), Pousada Tremembé (Icapuí), Prainha do Canto Verde (Beberibe),Tatajuba (Camocim) e Vila da Volta (Aracati). As entidades de apoio e assessoria são representadas por Adelco, Caiçara e Instituto Terramar.

 

Como a rede existem em vários lugares espalhados pelo litoral cearense, fica difícil reunir todos sempre. Mesmo assim, é realizada uma assembleia anual. Além disso, contam com uma coordenação colegiada com um representante de cada grupo participante e uma coordenação e uma secretaria-executiva eleita em assembleia. “Temos um caderno de normas construído em assembleia que assegura critérios, princípios e estratégias da rede”.

 

Os objetivos são separados em três vertentes:

 

1- Promover formas de oferta turística locais para garantir às populações tradicionais a permanência em seu território;

 

2- Possibilitar a continuidade das atividades econômicas tradicionais (em particular a pesca e a agricultura), dando visibilidade às lutas sociais para reconhecimento das comunidades participantes;

 

3- Oferecer aos viajantes responsáveis de todo o mundo a oportunidade de conhecer e vivenciar experiências de turismo comunitário junto às populações tradicionais.

 

Resultados

 

Para os organizadores da rede, o tipo de relacionamento entre turismo e comunidade rendeu bons frutos. Dessa forma, eles concluem que asseguraram às comunidades o acesso aos seus territórios, valorização da cultura “dos Povos do Mar e Indígenas na Zona Costeira do Ceará”, como são chamados os pescadores e índios.

 

FONTE : http://tribunadoceara.uol.com.br/noticias/cotidiano-2/pescadores-e-indios-unem-se-para-promover-o-turismo-sustentavel-no-litoral-do-ceara/

Featured Replies

No posts to show
Visitante
Este tópico está impedido de receber novos posts.

Account

Navigation

Pesquisar

Configure browser push notifications

Chrome (Android)
  1. Tap the lock icon next to the address bar.
  2. Tap Permissions → Notifications.
  3. Adjust your preference.
Chrome (Desktop)
  1. Click the padlock icon in the address bar.
  2. Select Site settings.
  3. Find Notifications and adjust your preference.