Ir para conteúdo
View in the app

A better way to browse. Learn more.

Mochileiros.com

A full-screen app on your home screen with push notifications, badges and more.

To install this app on iOS and iPadOS
  1. Tap the Share icon in Safari
  2. Scroll the menu and tap Add to Home Screen.
  3. Tap Add in the top-right corner.
To install this app on Android
  1. Tap the 3-dot menu (⋮) in the top-right corner of the browser.
  2. Tap Add to Home screen or Install app.
  3. Confirm by tapping Install.

Olá viajante!

Bora viajar?

Ctba-Ushuaia/El Calafate/TDP/El Chaltén-Ctba de 17-03 a 05-04. Ajuda e cia ;)

Postado
  • Membros

Pessoal! Desde logo um muito obrigado para toda e qualquer dica, ajuda ou consideração dos amigos mochileiros que vierem a participar.

Vou com minha namorada para a Patagônia daqui 30 dias e ainda não vimos praticamente nada para a viagem!!! ::putz::

O que temos são as passagens aéreas: Dia 17 vamos de Curitiba a Ushuaia; dia 22 de Ushuaia a El Calafate (sim, eu sei, mto tempo para Ushuaia... mas isso já era) e 05 de abril de El Calafate para Curitiba ::otemo::

A princípio pensei num roteiro mais ou menos assim (sim, eu sei que são mtos dias para Ushuaia. Mas isso é a única coisa que não posso mudar):

Dia 17/03 - Ushuaia (Parque Nacional Tierra del Fuego, Pinguinera, Farol, Museu Marítimo, Museu do Fim do Mundo, Trem do Fim do Mundo, Laguna Esmeralda, Glaciar Martial (o teleférico ainda está parado?), Navegação pelo Canal de Beagle, Laguna de los Tempanos, Laguna Encantada). Vamos dividir esses passeios e tentar fazer o máximo deles nos quatro dias e meio que teremos em Ushuaia.

Dia 18 - Ushuaia

Dia 19 - Ushuaia

Dia 20 - Ushuaia

Dia 21 - Ushuaia

Dia 22 - Ushuaia - El Calafate

Dia 23 - El Calafate Passear pela cidade de El Calafate durante a manhã e início da tarde. Busão às 4:30 (Zaahj) para Puerto Natales (35 dólares), chegando perto das 22hs.

Dia 24 - Puerto Natales - TDP Ônibus de Puerto Natales a TDP (14 dólares), saindo 7:30 e chegando em Pudeto às 10:45 para pegar o Catamarã das 12hs.

Quem sabe dá tempo de conhecer a cachoeira antes de pegar o catamarã.

Chegando em Paine Grande às 12:30, deixar as mochilas, almoçar e seguir tranquilamente até o Refúgio Grey.

Chegaremos no meio da tarde no Refúgio Grey, podendo fazer o checkin e curtir os arredores, indo até o mirante,

glaciar...

Dia 25 - TDP (curtir o Glaciar Grey, quem sabe fazer um passeio de canoa por lá... caminhar até o refúgio Paine Grande)

Dia 26 - TDP (Paine Grande - Italiano - Vale Francês - Refúgio Los Cuernos)

Dia 27 - TDP (Los Cuernos (com direito a ofurô!!! uhuuu) - Torre Central)

Dia 28 - TDP (Torre Central - Chileno - Mirador las Torres)

Dia 29 - TDP - El Calafate (mais um passeio pelas redondezas, mas dessa vez acordando mais tarde; ou, se não tivermos conseguido ver as Torres no dia anterior, por causa do tempo, vamos novamente para o Mirador las Torres; pegamos um transfer às 17hs em Laguna Amarga direto para El Calafate, chegando no hotel às 22hs)

Dia 30 - El Calafate/ El Chaltén

Dia 31 - El Calafate/ El Chaltén

Dia 01 - El Calafate/ El Chaltén

Dia 02 - El Calafate/ El Chaltén

Dia 03 - El Calafate/ El Chaltén

Dia 04 - El Calafate/ El Chaltén

Dia 05 - El Calafate - Curitiba às duas da manhã...

Do dia 30 ao dia 05, vamos deixar em aberto, sem reservar hotel ou passagens. De acordo com o clima e com o nosso cansaço, faremos desde logo o passeio pelo glaciar de barco no perito moreno num dia e o mini trekking no outro e depois os últimos dias para trekking livre em El Chaltén. Ou então o contrário, vamos direto pra El Chaltén e no final fazemos os dois dias em El Calafate...

Agora, algumas dúvidas:

1) O que acharam do roteiro? ::sos::

2) Alguém já esteve por lá nessa época? É fácil ver a temperatura média pela internet, mas é muito melhor perguntar para vcs a real sensação térmica ::Cold:: Quero definir que tipo de roupa e em qual quantidade levar. Do pessoal que fez TDP nessa época (últimos dias de março), o que recomenda levar de vestuário? E uma bota impermeável é suficiente ou é melhor levar um tênis reserva?

3) Ficaremos apenas em refúgios em TDP. Tudo reservado já! O acampamento Chileno estará fechado a partir de 20 de março, por isso tivemos que fazer uma certa loucura no roteiro do dia 26...

4) Para trocar moedas... Trocaremos dólar ou real por pesos argentinos em Ushuaia (melhor seria em Buenos Aires, mas não tem como...). E os pesos chilenos? Será que trocamos com facilidade, rapidez e bom câmbio indo de El Calafate para Puerto Natales? Onde trocaríamos? Vi gente falando em levar peso chileno do Brasil já, pois lá é complicado...

5) Quais itens são essenciais na mochila, especialmente para TDP? Já tenho uma boa lista, mas sempre tem alguma boa alma para falar de algo que nem imaginei que seria realmente útil!!!

6) Quem foi em TDP, pode dizer se o W é factível para um sedentário? hehe Ou vou me lascar? ::toma:: E podem me explicar a dinâmica das mochilas? Quais trechos andamos com mochila completa e em quais a deixamos no refúgio (para o qual certamente passaremos na volta)?

7) Quem foi em El Chaltén, propõe uma série de passeios para uns 3 ou 4 dias? (para alguém que provavelmente já estará morto de cansado... então não queiram que eu suba o Fitz!!! ::mmm: vou fazer trekking, pero no mucho hehe )

8) Recomendam levar alguma comida do Brasil? Sei que para entrar no Chile é meio chato... Melhor comprar no mercadinho de Puerto Natales? Ou pegar o full board dos refúgios mesmo?

9) Preciso levar algo para tratar a água em TDP ou para acrescentar sais minerais a ela?

10) Muito obrigado, galerinha!!! ::kiss::

ATUALIZAÇÃO:

Viajaremos amanhã cedo. Decidimos trocar dólares por pesos apenas lá em Ushuaia, no Hotel Antartida, e não mais com aquele contato que muitos aqui indicam (que vai até o aeroporto). A cotação com ele ficou abaixo do valor do hotel em Ushuaia.

Dia 17/03 - Ushuaia (Parque Nacional Tierra del Fuego, Pinguinera, Farol, Museu Marítimo, Museu do Fim do Mundo, Trem do Fim do Mundo, Laguna Esmeralda, Glaciar Martial (o teleférico ainda está parado?), Navegação pelo Canal de Beagle, Laguna de los Tempanos, Laguna Encantada). Vamos dividir esses passeios e tentar fazer o máximo deles nos quatro dias e meio que teremos em Ushuaia.

Dia 18 - Ushuaia

Dia 19 - Ushuaia

Dia 20 - Ushuaia

Dia 21 - Ushuaia

Dia 22 - Ushuaia - El Calafate (encontrar com Patrícia Correa e a amiga, que conhecemos aqui nesse tópico, para dividir um carro para TDP)

Dia 23 - El Calafate - TDP Ir cedo até TDP, pelo atalho na estrada de rípio. Conhecer as lagoas e mirantes onde se pode chegar de carro ou estacionar (gratuitamente) perto e andar alguns minutos ou no máximo uma hora (Laguna Azul, Cascada Paine, Laguna los Juncos, Mirador del Nordenskjold, Mirador Cuernos, Cachoeira Salto Grande, Mirador Cóndor, Salto Chico, Mirador Lago Toro, Mirador Ferrier). Dormir em uma Cabana no Hotel Tyndall (cabana superior, com dois quartos, para quatro pessoas, dois banheiros, sala e cozinha, ao lado da entrada do parque TDP, por 160 dólares apenas! 40 dólares por pessoa..) http://www.hoteltyndall.cl/

Dia 24 - TDP A meta nesse dia é chegar no Refúgio Grey e dar uma passeada nas redondezas. Podemos acordar tarde e pegar o catamaran para Paine Grande ao meio dia, partindo de lá até o Refúgio Grey com as mochilas. Também podemos acordar cedo e ir até o lago grey, na ponta sul, para dar uma olhada no mirante (caso não tenha dado tempo no dia anterior) ou mesmo para pegar um barco e fazer um passeio até o glaciar e parar no refúgio grey.

Dia 25 - TDP (curtir o Glaciar Grey, quem sabe fazer um passeio de canoa por lá... caminhar até o refúgio Paine Grande)

Dia 26 - TDP (Paine Grande - Italiano - Vale Francês - Refúgio Los Cuernos)

Dia 27 - TDP (Los Cuernos (com direito a ofurô!!! uhuuu) - Torre Central)

Dia 28 - TDP (Torre Central - Chileno - Mirador las Torres)

Dia 29 - TDP - El Calafate (mais um passeio pelas redondezas, mas dessa vez acordando mais tarde; ou, se não tivermos conseguido ver as Torres no dia anterior, por causa do tempo, vamos novamente para o Mirador las Torres; pegamos um transfer às 17hs em Laguna Amarga direto para El Calafate, chegando no hotel às 22hs)

Dia 30 - El Calafate/ El Chaltén

Dia 31 - El Calafate/ El Chaltén

Dia 01 - El Calafate/ El Chaltén

Dia 02 - El Calafate/ El Chaltén

Dia 03 - El Calafate/ El Chaltén

Dia 04 - El Calafate/ El Chaltén

Dia 05 - El Calafate - Curitiba às duas da manhã...

Editado por Visitante

• Respostas 86
  • Visualizações 12.4k
  • Criado
  • Última resposta

Usuários Mais Ativos no Tópico

Featured Replies

Postado
  • Membros

Também estarei indo no " mesmo período " que vocês!!! Pelo jeito vai lotar com os brazucas!! rsrs ::otemo::::Cold::

Postado
  • Autor
  • Membros
Também estarei indo no " mesmo período " que vocês!!! Pelo jeito vai lotar com os brazucas!! rsrs ::otemo::::Cold::

Coloca seu roteiro aí, Patty!

Postado
  • Membros

Oie pessoal, por favor, vcs poderiam ver meu roteiro e dar umas dicas? Zé Carlos, estou baseando meu roteiro mais ou menos no seu pq achei bacana. Nos refúgios vc reservou individualmente ou fez um pacote? Pq eu vi que são administrados por duas empresas diferentes. Outra coisa que me chamou a atenção é que pensão completa é mais barato do que só o dormitório é isso mesmo?

Segue meu roteiro:

DIA 1 São Paulo - Ushuaia Voo

DIA 2 Ushuaia Canal Beagle

DIA 3 Ushauia Parque Nacional Terra Del Fuego

DIA 4 Ushuaia Dia extra (Talvez o Glaciar Martial )

DIA 5 Ushuaia - El Calafate Voo

DIA 6 EL Calafate MiniTrekking e Passarela

DIA 7 EL Calafate Todos os Glaciares

DIA 8 EL Calafate - Puerto Natales Ônibus (Aproximadamente 6 horas) o 1º sai ás 08 hs de El Calafate

DIA 9 Pueto Natales - Torres del Paine Refúgio Paine Grande

DIA 10 Torres Del Paine Refúgio Paine Grande > Ir até o Mirador Grey ( + ou - 7 horas de caminhada)

DIA 11 Torres Del Paine Refúgio Paine Grande - Camp. Italiano - Britânico - Ref. Los Cuervos

DIA 12 Torres Del Paine Los Cuernos - Torre Central (+ ou 4,5 horas de caminhada)

DIA 13 Torres Del Paine Torre Central - Chileno - Mirador las Torres

DIA 14 Torres Del Paine Dia Extra para ver as Torres - Caso necessário

DIA 15 Torres Del Paine - El Calafate Ônibus

DIA 16 EL Calafate - El Chaten Ônibus

DIA 17 El Chaten

DIA 18 El Chaten

DIA 19 El Chaten

DIA 20 El Chaten - EL Calafate - São Paulo ônibus - Voo

Estou pensando ir diminuir um dia no Refúgio Paine Grande....se eu conseguisse chegar e ir até Grey no mesmo dia e voltasse, mas não quero chegar a noite.

Aguardo seus comentários ::otemo::

Postado
  • Autor
  • Membros

Oi, Ciele!

Meu nome é Zé Cláudio, mas acho que o Zé Carlos que vc citou sou eu ::prestessao:: hehe Então vamos lá ::Ksimno::

Reservei individualmente os refúgios sim, direto na página deles. E o dormitório com pensão completa (full board) não é mais barato que só o dormitório não hehe Bom se fosse... (talvez vc tenha confundido pq no site da fantasticosur vc tem que colocar o item "full board" e TAMBÉM a "cama" - feita ou não; soma um com o outro se vc quiser a pensão completa). Eu peguei para minha namorada e eu o cama feita com pensão completa para todos os dias. No Los Cuernos peguei uma Cabana privativa, que dá direito ao tal ofurô ::otemo:: Confesso que me deu uma dor no coração/bolso pq quando reservei o dólar estava 2,80, mas quando fechou a fatura do cartão (ontem) ele estava 3,25!!! Isso, somado ao IOF, que foi de lascar ::ahhhh::

Sobre o seu roteiro, primeiro tem que ver a época do ano vc pretende ir. De acordo com o mês, vc terá muito menos ou muito mais horas de sol; terá muito mais necessidade de reservar tudo antes ou muito menos; terá total disponibilidade de transportes públicos e passeios ou muito menos... De acordo com a época do ano, as linhas de bus são menos ou mais frequentes, em menos ou mais horários.

Quando vc falar a época do ano dá para ajudar melhor no roteiro :) (até pq, por exemplo, dependendo da época vc poderá ficar no refúgio chileno em vez de ficar no torre central - o que seria bem melhor estrategicamente).

Sobre ir e voltar (Paine Grande - Grey) no mesmo dia, vai depender tb da época do ano. Em janeiro e fevereiro acho que ok (pois amanhece bem cedo e anoitece bem tarde). Mas, de qualquer forma, pelo que pesquisei acho que seria complicado... Não por ser impossível fazer, mas por ficar corrido e sem graça talvez. O legal é aproveitar mais tempo lá no Grey pelo que vi. E vc chegará na hora do almoço no Paine Grande. Então teria só meio turno para ir e voltar até o Grey. Não acho interessante. Já que vc dedicou vários dias a TDP para o W, acho que valeria mais a pena vc chegar no primeiro dia e dormir no Grey (se não quiser subir com a mochila, pode tentar deixar no Paine Grande, onde dormirá na outra noite). Chega na hora do almoço em Paine Grande e vai tranquila até o Refúgio Grey. Fica por lá até anoitecer, passeando. Depois pela manhã dá mais umas voltas pelo glaciar e lago e então vai até o Paine Grande para dormir (cedo, de preferência, pois o dia seguinte será tenso pelo que pesquisei ::hein: ). O dia seguinte, dependendo da época do ano, vc poderá ficar uma noite no Domo Francês (na época em que vou estará fechado). Se conseguir ficar no Domo, aí fica mais tranquila a coisa. Do contrário tem que fazer como eu e como vc já havia previsto ali (Paine Grande, Italiano, Franccês, Italiano, Los Cuernos) se não quiser acampar.

Mas, enfim, eu ainda não fui. Então meus pitacos são teóricos hehe a galera que foi poderá instruir com mais propriedade ::hãã2::

::Cold::

Oie pessoal, por favor, vcs poderiam ver meu roteiro e dar umas dicas? Zé Carlos, estou baseando meu roteiro mais ou menos no seu pq achei bacana. Nos refúgios vc reservou individualmente ou fez um pacote? Pq eu vi que são administrados por duas empresas diferentes. Outra coisa que me chamou a atenção é que pensão completa é mais barato do que só o dormitório é isso mesmo?

Segue meu roteiro:

DIA 1 São Paulo - Ushuaia Voo

DIA 2 Ushuaia Canal Beagle

DIA 3 Ushauia Parque Nacional Terra Del Fuego

DIA 4 Ushuaia Dia extra (Talvez o Glaciar Martial )

DIA 5 Ushuaia - El Calafate Voo

DIA 6 EL Calafate MiniTrekking e Passarela

DIA 7 EL Calafate Todos os Glaciares

DIA 8 EL Calafate - Puerto Natales Ônibus (Aproximadamente 6 horas) o 1º sai ás 08 hs de El Calafate

DIA 9 Pueto Natales - Torres del Paine Refúgio Paine Grande

DIA 10 Torres Del Paine Refúgio Paine Grande > Ir até o Mirador Grey ( + ou - 7 horas de caminhada)

DIA 11 Torres Del Paine Refúgio Paine Grande - Camp. Italiano - Britânico - Ref. Los Cuervos

DIA 12 Torres Del Paine Los Cuernos - Torre Central (+ ou 4,5 horas de caminhada)

DIA 13 Torres Del Paine Torre Central - Chileno - Mirador las Torres

DIA 14 Torres Del Paine Dia Extra para ver as Torres - Caso necessário

DIA 15 Torres Del Paine - El Calafate Ônibus

DIA 16 EL Calafate - El Chaten Ônibus

DIA 17 El Chaten

DIA 18 El Chaten

DIA 19 El Chaten

DIA 20 El Chaten - EL Calafate - São Paulo ônibus - Voo

Estou pensando ir diminuir um dia no Refúgio Paine Grande....se eu conseguisse chegar e ir até Grey no mesmo dia e voltasse, mas não quero chegar a noite.

Aguardo seus comentários ::otemo::

Postado
  • Membros

Sorry Zé Claúdio ::putz:: , tenho uma péssima mania de trocar nomes ::lol4::

Estou planejando entre setembro a dezembro - não decidi ainda pq dependo de uns resultados de provas. Como já adiei essa viagem uma vez - este ano quero ir de qq jeito :D

Tava achando muito estranho os refúgios mesmo...valeu pela dica vou ficar uma noite no refúgio grey - assim posso curtir mais. Só espero que o dólar colabore até lá...pq até o peso aqui está subindo. Queria levar uma parte daqui mas acho que não compensa mesmo.

Bom vc viaja daqui uns dias....UMA ÓTIMA VIAGEM!!! ::otemo:: E estou super ansiosa pelos seus comentários na volta.

Abraços!

Postado
  • Membros

Coloca seu roteiro aí, Patty!

Olá, zé Claudio !!!

Está chegando o dia hein!! Ansioso??? rsrs Como estão os preparativos finais?? hehe

Bomm... Com relação ao Roteiro, já estou no quarto!!! E ainda em fase de construção rss

Mas vou colocar a primeira versão e a última!!! Com um detalhe de que, tive que antecipar e inverter tudo o que estava "programado", para conseguir pegar os refúgios em TDP aberto até 30/04.

1 - Roteiro

01/05 -> RJ x Buenos Aires

02/05 -> Buenos Aires x Ushuaia

03/05 -> Ushuaia

04/05 -> Ushuaia

05/05 -> Ushuaia

06/05 -> Ushuaia

07/05 -> Ushuaia x El Calafate

08/05 -> El Calafate

09/05 -> El Calafate

10/05 -> El Calafate x El Chalten

11/05 -> El Chalten

12/05 -> El Chalten

13/05 -> El Chalten

14/05 -> El Chalten x El Calafate

15/05 -> El Calafate x Puerto Natales

16/05 -> Puerto Natales x TDP

17/05 -> TDP

18/05 -> TDP

19/05 -> TDP

20/05 -> TDP

21/05 -> TDP X Puerto Natales

22/05 -> Puerto Natales x El Calafate

23/05 -> El Calafate x Buenos Aires

24/05 -> Buenos Aires x RJ

ROTEIRO EM CONSTRUÇÃO!!!!! ::sos::

21/04 -> RJ x BUENOS AIRES

22/04 -> BUENOS AIRES X EL CALAFATE

23/04 -> EL CALAFATE X PUERTO NATALES

24/04 -> PUERTO NATALES X TDP

25/04 -> TDP

26/04 -> TDP

27/04 -> TDP

28/04 -> TDP X PUERTO NATALES

29/04 -> PUERTO NATALES X EL CALAFATE

30/04 -> EL CALAFATE

01/05 -> EL CALAFATE

02/05 -> EL CALAFATE X EL CHALTEN

03/05 -> EL CHALTEN

04/05 -> EL CHALTEN

05/05 -> EL CHALTEN

06/05 -> EL CHALTEN

07/05 -> EL CHALTEN X EL CALAFATE

08/05 -> EL CALAFATE

09/05 -> EL CALAFATE

10/05 -> EL CALAFATE X USHUAIA

11/05 -> USHUAIA

12/05 -> USHUAIA

13/05 -> USHUAIA

14/05 -> USHUAIA

15/05 -> USHUAIA

16/05 -> USHUAIA

17/05 -> USHUAIA X BUENOS AIRES X RJ

Postado
  • Membros
e SIM, eu deveria ter visto essas coisas antes e não agora faltando 30 dias para a viagem hehehe

::prestessao::

Estou nessa mesma vibe, deveria ter visto tanta coisa...mas faltou tempo...e agora....to surtando!! rs ::ahhhh::

Muuuuuita informação!!

Vai nos atualizando quando chegar la hein!!! :P

Postado
  • Autor
  • Membros

Patty,

Ficou com vários dias, né? Bacana! E será que não rola tirar um ou dois dias de Ushuaia e jogar pra TDP? Ou mesmo pensar em fazer os trechos de El Calafate até lá (ida e volta) de forma diferente, de modo a não precisar ficar em PN. Vc praticamente perderá quase dois dias só com isso... E se a ideia for conhecer PN e eventualmente comprar algumas coisas lá, aí o legal é realmente ficar um dia inteiro em PN. Tem transfer por menos de 500 pesos saindo de TDP no final da tarde e indo direto pra El Calafate, te deixando no seu hotel. E na ida pode esquematizar com um full day, ficando por lá, ou então juntar mais gente pra alugar um carro. Eu conheci aqui no meu tópico duas meninas que irão para lá na mesma época. Adaptamos nossos roteiros de última hora pra viabilizar algo que será excelente para nós quatro! Vamos alugar um carro para ir até TDP e rodar por lá em um dia. No dia seguinte elas ainda vão rodar mais um pouco e voltar pra El Calafate. Minha namorada e eu ficaremos em TDP. No fim, vai ser mais barato e proveitoso para elas do que contratar um full day e outros adereços. E para nós tb será mais barato do que os bus que pegaríamos e tudo mais :)

Postado
  • Membros

Pois é ZéClaudio, devido à antecipação, as férias ficaram maiores rs

Sua dica é ótima, porém a questão de Ushuaia, é o aéreo. Como antecipamos, a diferença era grande de valores, e esse dia foi o mais barato na cotação. O aéreo acabou complicando um pouco este roteiro.

Teria outras dicas, q vc daria para mexer nele?

DSS, se quiser dar seus pitáculos, será bem vindo tbm!! rss

Muito legal ter encontrado pessoas para rachar o carro, ainda não vi alguém que estará lá nesse período exato que iremos ...

Se acharmos, será show de bola!!! ;)

Você reservou todos os passeios, e hospedagem? Como será temporada intermediária, ainda estou em duvida se faço ou não.

Postado
  • Autor
  • Membros

Olá, Patty!

Tem gente sim que irá em maio aqui no Mochileiros. Lembro de ao menos um relato que li falando especificamente sobre patagônia em maio (e neste, outras pessoas declaravam que iriam na mesma época). Vale a pena tentar conciliar as coisas ::otemo::

Com relação ao "muito tempo em cada lugar", isso não é um problema. É até legal, ainda mais num local onde o clima é doido. Assim vc terá mais chances de fazer tudo o que gostaria e com o clima favorável no dia. Como vc disse, maio é fora de temporada, então a procura será bem menor. Mas, de outro lado, a oferta também será bem menor. Então é bom trocar uma ideia com quem já foi nesse período, para saber se precisa ou não reservar antecipadamente. Eu, no seu lugar, não reservaria nada aqui do Brasil (por causa do cartão de crédito). Deixaria pra definir lá (até pq terá bastante tempo em cada lugar e dificilmente não conseguirá encaixar os passeios nos dias disponíveis). Sobre hospedagem, tb acho legal pegar no booking ou combinar com o hotel para pagar somente na hora.

Se vc já sabe onde quer ficar em cada dia, não vejo problemas em reservar os lugares. Agora, se pretende deixar o roteiro mais aberto, para ficar mais ou menos tempo em cada lugar de acordo com o que sentir na hora, aí não é legal reservar. NEsse caso, apenas tenha uma boa lista de lugares que vc curtiu e foram recomendados (e ao lado os preços que cobram, o endereço e contatos). E tenha certeza de que eles estarão abertos na época em que irá. Assim, qd lá estiver vc entra em contato com cada um deles, até achar um disponível. Com certeza achará hehe

Com relação aos dias, pelo q disse só não poderá mexer na parte de Ushuaia, né? Então, mexa um pouco na parte de calafate (tirando um dia) e tb na logística de ida e volta de TDP, para ganhar mais dois dias lá. Principalmente se não fizer questão de ficar nos refúgios. Assim conseguirá fazer com mais tempo o W, sem correrias. O meu será tenso, principalmente num trecho, pq terei que ir de um refúgio a outro. As opções são bem menores do que acampamentos.

Abração!

Pois é ZéClaudio, devido à antecipação, as férias ficaram maiores rs

Sua dica é ótima, porém a questão de Ushuaia, é o aéreo. Como antecipamos, a diferença era grande de valores, e esse dia foi o mais barato na cotação. O aéreo acabou complicando um pouco este roteiro.

Teria outras dicas, q vc daria para mexer nele?

DSS, se quiser dar seus pitáculos, será bem vindo tbm!! rss

Muito legal ter encontrado pessoas para rachar o carro, ainda não vi alguém que estará lá nesse período exato que iremos ...

Se acharmos, será show de bola!!! ;)

Você reservou todos os passeios, e hospedagem? Como será temporada intermediária, ainda estou em duvida se faço ou não.

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

Account

Navigation

Pesquisar

Pesquisar

Configure browser push notifications

Chrome (Android)
  1. Tap the lock icon next to the address bar.
  2. Tap Permissions → Notifications.
  3. Adjust your preference.
Chrome (Desktop)
  1. Click the padlock icon in the address bar.
  2. Select Site settings.
  3. Find Notifications and adjust your preference.