Ir para conteúdo

Itacaré (carnaval-2015) - pra quem gosta de trilhas


Posts Recomendados

  • Membros

Bem, pessoal, segue abaixo meu relato de viagem para Itacaré, com dicas para quem esteja querendo ir...aproveitem!

 

Quando fui: carnaval de 2015. Por conta de notícias sobre assaltos, achei melhor ir numa época bem movimentada.

 

Com quem fui: minha irmã e meu filho de 5 anos.

 

Onde fiquei: Pousada Lanai. Fica bem no meio da Rua Pedro Longo (Pituba). A localização, pra mim, foi a melhor coisa dessa pousada. Bem na rua dos restaurantes e lojinhas. Eles têm um convênio com um estacionamento-camping a 50 metros, por R$ 15,00 a diária. Gostei, ficaria de novo lá.

 

Como fui: de carro particular, saindo de Salvador, via ferry-boat (pela BA-001). Tinha alguns buracos, bom ficar bastante atento na estrada. De Bom Despacho (ferry) até Itacaré, fiz em 4:30h. A volta fiz em 4:10h, não sei porque a volta é sempre mais rápido :wink: Saí de Salvador com o tanque cheio e só abasteci na volta, em Camamu, num posto Ipiranga (a gasolina estava R$ 3,55 - em Itacaré, estava R$ 3,75). Apesar de termos saído no domingo de carnaval, justamente para não pegar trânsito na estrada e nem o ferry insuportavelmente cheio, esperamos 1 hora pra poder embarcar. E mais 50 min de percurso, então some-se isso ao tempo total, o que, pra gente, deu aproximadamente 06:20h pra chegar em Itacaré.

 

Quantos dias: 4 dias inteiros pra curtir Itacaré (sem contar os 2 dias de descolamento pra ir e voltar). Acho o ideal 3 dias. O quarto dia, pra gente, ficou sobrando. Poderia ter feito o passeio de Taipús de Fora, mas ficaria cansativo. Acho que valeria a pena pra quem não pretende voltar pro lado de lá tão cedo, mas Barra Grande, na minha opinião, merece mais dias para ser curtido.

 

O que fiz:

1o. dia) Prainha + São José + Concha - Acabamos contratando um guia pra nos levar, através da agência Bahia Turismo (que fica quase em frente à Pousada Lanai). Custou R$ 50,00 (dois adultos). Outras pessoas com quem conversamos, pagaram R$ 70,00, outros R$ 60,00. O guia (um garoto) disse que cobrava R$ 15,00 por pessoa, se fosse com ele direto. Minha opinião eh que dá pra ir sem guia. Mas, não me responsabilizo se alguém for e se perder! olha lá, hein! Vai pela praia da Ribeira e mais pra frente, tem um circuito de arvorismo e uma bifurcação (pra esquerda, vc sai na praia do Siriaco e pra direita, continua à Prainha). Quando chegar mais no alto, num campo aberto, tem duas trilhas tb. Pega a da esquerda, que eh menos íngreme (o guia disse que as duas dão no mesmo lugar). Passa por uma cachoeirazinha e segue. Engraçado que a mulher que fica vendendo água nessa cachoeira vende também "informações a R$ 2,00". Chegando à Prainha, a maré estava baixa e perfeita! Lá tem uma barraca que vendia água-de-côco (R$ 4,00), água mineral (R$ 3,00), abacaxi (R$ 5,00), queijo assado e melancia. No meio do caminho, tinha comprado bananas tb (R$ 4,00 um cacho grandinho). Acabamos ficando por lá e dispensamos o guia.

 

Depois, seguimos pra ponta direita da Prainha, onde tem uma portaria. Eh a portaria do condomínio Vila São José (privativo). O acesso eh controlado. Pega uma outra trilha de uns 20min, subindo a estrada de barro até chegar na rotatória, onde pega-se à esquerda e desce a ladeira. É onde fica o Itacaré Eco Resort. O que gostei foi um riozinho que fica à direita da praia, no final. Muito bom para crianças! Não tem barraca alguma, só tem o resort mesmo.

 

Voltamos lá pelas 15h e, bordeando as praias da Tiririca, Costa e Resende, não tivemos interesse em ficar por lá. Muito cheio de gente e barracas. Continuamos andando e fomos para Concha. Apesar de lá ter barracas também, o que me agradou foi o aluguel de SUP. SUP do Amigão (R$ 35,00 por hora). E a água estava deliciosamente cristalina e tranquila.

2o. dia) 4 praias + Cachoeira do Tijuípe - Fomos de carro sentido Ilhéus até Engenhoca (vc vê as placas e vários carros estacionados na rua) e decidimos fazer a trilha das 4 praias (cerca de 40min), percorrendo Engenhoca, Havaizinho, Camboinhas (tb chamada Havaizinho 2) e Itacarezinho. Tem guardador de carro. Ele começou cobrando R$ 10,00 pra olhar o carro, mas no final, foi baixando, baixando e disse que qualquer R$ 5,00 estava bom. Confesso que a função dele era importante pra organizar os carros e o movimento por lá. Bem, assim que começa a trilha de descida, há uma bifurcação. À esquerda, chega-se em Engenhoca, à direita, Havaizinho. Engenhoca é boa para aulas de surf. Tinha um grupo lá que havia fechado um pacote desses na agência). Se eu tivesse levado a prancha do meu filho nesse dia, teria sido ótimo pra ele. Tem um riozinho em Engenhoca tb, pequeninho, mas bom pra tirar o sal. Voltamos à trilha e pegamos o caminho para Havaizinho. Lá tem um vendedor com uma cocadinha muito boa (R$ 3,00), água-de-côco e outras coisinhas. A vista é maravilhosa. Havaizinho é pequenina, tem barraca, mas não fiquei muito tempo. Queria chegar logo em Itacarezinho. Pegamos o caminho à direita e subimos pelas pedras. Adorei essa trilha, pelo costão. Chegando em Camboinhas (pequena, deserta e sem barraca alguma), a descida é por uma corda. De Camboinhas para Itacarezinho eh mais extensa a trilha. Sobe-se por uma parte de barro, contornando o morro. Depois, vem a parte mais bonita, em que vc consegue visualizar toda a extensão de Itacarezinho. Quando cheguei lá, a maré estava alta e, por isso, o mar estava puxando muito. É bom ir com a maré baixa. No canto esquerdo, tem uma bica de água doce, deliciosa. Em Itacarezinho, tem um restaurante (cobra R$ 50 por pessoa convertido em consumação) e, se quiser estacionar o carro lá embaixo, paga-se R$ 30). Pra mim, não é questão de dinheiro, é questão de que gosto de trilha mesmo, e o visual lá de cima, vc só vê, se fizer. Saindo de Itacarezinho, continuando no sentido Ilhéus, nossa próxima parada foi a Cachoeira do Tijuípe. Entrada R$ 15. Tem uma boa estrutura de restaurante, tem salva-vidas. Não eh uma cachoeira alta, mas proporciona um bom banho. Meu filho gostou muito e nós tb. Cachoeira depois da praia eh sempre um ótima pedida! Bem, mas achei que podia ser um pouquinho mais barato. Ah, e estava cheia de gente.

 

3o. dia) Jeribucaçu e Cachoeira Bom Sossego. Jeribucaçú fica bem próximo ao trevo, quando sai de Itacaré (sentido Ilhéus). Pega-se uma estradinha de barro e segue até o final (tem umas plaquinhas informando). Vc vai ver uma Fazenda Santo Antonio do lado esquerdo, cobrando R$ 10 pra estacionar. Do lado direito, na rua, tem um pessoal que cobra R$ 10 tb. Nós não conhecíamos o lugar, por isso, acabamos colocando na Fazenda Santo Antônio, porém dá pra colocar na rua (sem ser junto do pessoal que cobra R$ 10). Tinha uns carros estacionados fora. Agora, sabemos porquê! A trilha vai subindo por onde segue a estradinha de barro (porém, tem uma corda impedindo o acesso de carros), entre a Fazenda e esse estacionamento público em que se cobra R$ 10. A trilha para Jeribucaçu é cheia de subidas e descidas. Não aconselho em ir em dia de chuva (ou que tenha chovido nos dias anteriores), pois pode ficar escorregadia. Em Jeribucaçu, tem algumas opções de barracas e aluguel de guarda-sóis e cadeiras. O que gostei e indico é o peixe assado com alho e shoyu! R$ 50 peixe para duas pessoas, com arroz, farofa de banana e vinagrete (na primeira barraca). Tem tb caldo de cana (R$ 5), queijinho assado (R$ 4) e roskas. Esta sim eh uma praia que definitivamente só vale a pena ir na maré baixa. Na maré alta, fica perigosa. Tem uns "buracos" mais fundos e o rio fica com muita correnteza. Na maré baixa eh simplesmente linda.

Não fomos na Cachoeira da Usina, que fica ali próximo porque precisaria de guia. Pegamos a dica do proprietário da nossa pousada Lanai (Stephane) e fomos para a cachoeira Bom Sossego (km4, partindo do trevo de Itacare - passa de Jeribucaçu). Apesar de ser um pouquinho menor do que a Cachoeira do Tijuípe, gostei mais do banho daqui. Tem menos gente tb e, além disso, paga-se R$ 5. Na Tijuípe, paga-se R$ 15. Meu filho adorou.

 

4o. dia) Bom, o quarto dia meio que ficou sobrando. Tínhamos feito os passeios principais de Itacaré. Tinha uma passeio de barco pelo mangue com parada na cachoeira do Cleandro. Estavam cobrando R$ 30 por pessoa + R$ 10 pra entrar na cachoeira. Como passear pelo mangue não eh nenhuma novidade pra gente, optamos por ir à Cachoeira Bom Sossego (água-de-côco R$ 3, batata-frita R$ 10) novamente e depois, pegaríamos uma praia de tarde, quando a maré estivesse baixa (já que tb acordamos tarde). Bom, o resultado eh que a cachoeira estava tão boa pro meu pequeno, que ficamos lá o dia inteiro. Esse último dia foi meio light para que pudéssemos descansar e retornar no dia seguinte, com tranquilidade. Que foi o que aconteceu, graças a Deus.

 

Onde comer: Flor do cacau (Pituba), pratos muito bem servidos (comem 3 ou 4). Moqueca de peixe R$ 50 (com arroz, feijao, pirao, faora e salada). Carne de sol R$ 35,00 e por aí vai. Não tinham muitas opções, mas a comida era boa e mais barata que em outros lugares. Carrinho de tapioca Sabor Baiano (do Sr. Nilton), em frente à Praça Santos Dumont (antiga Praça dos Cachorros), no início da Pituba. Fantástica a tapioca dele, toda uma técnica de espalhar o recheio e deixar uma bordinha. Fica lá a partir das 19h. E de dia, às vezes, aparece na Tiririca. R$ 6-7 reais, a depender do sabor. Itacaré Cacau (seguindo pela tapioca do Sr. Nilton, em direção à Coroinha), uma lojinha que vende chocolates. Hummm, a que mais gostei foi a de doce de leite com cupuaçu e a barrinha de chocolate com pedaços de semente de cacau. R$ 2,50 cada.

 

Considerações finais: ir sempre no horário da maré baixa. Na maré alta, as ondas ficam mais fortes e pra tomar banho, é pior. Não é necessário levar água, nem comida. Em vários pontos, tem vendedores ambulantes vendendo água mineral (R$ 3,00) e água-de-côco (R$ 4,00). Não é nenhum preço exorbitante e acho legal ajudar a comunidade local.

 

Se tiver disposição pra carregar um sombreiro por 40min, eh bom. Se não, sempre tem um coqueiro pra vc se esconder embaixo. Fundamental mesmo, pra mim, é um boné, camisa com proteção uv e protetor solar.

 

Não conseguimos ver o pôr-do-sol, na ponta do xaréu, mas dizem que eh muito bonito. Fica a dica pra quem quiser ir. Depois, me contem!

 

Por fim, Itacaré, no geral, é pra quem gosta de fazer trilha. Meu filho tem 5 anos e fez as trilhas tranquilamente (reclamou na subida de Jeribucaçu rs). Com crianças muito pequenas, acho que não valeria a pena ir. Pra mim, a graça de Itacaré são justamente as trilhas e o visual que elas proporcionam. A trilha de Camboinhas para Itacarezinho, com vista lá do alto, é simplesmente fantástica.

 

Bom, não esqueçam de que os preços que coloquei foram ref ao carnaval de 2015, assim como as percepções de passeios e trilhas, de acordo com o meu ponto de vista e perfil. Espero que ajude alguém, da mesma forma que, quando planejei meu roteiro, pesquisei muito os relatos de outras pessoas. Boa viagem! ::otemo::

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...