Membros pinusa Postado Fevereiro 22, 2015 Membros Postado Fevereiro 22, 2015 Bem, pessoal, segue abaixo meu relato de viagem para Itacaré, com dicas para quem esteja querendo ir...aproveitem! Quando fui: carnaval de 2015. Por conta de notícias sobre assaltos, achei melhor ir numa época bem movimentada. Com quem fui: minha irmã e meu filho de 5 anos. Onde fiquei: Pousada Lanai. Fica bem no meio da Rua Pedro Longo (Pituba). A localização, pra mim, foi a melhor coisa dessa pousada. Bem na rua dos restaurantes e lojinhas. Eles têm um convênio com um estacionamento-camping a 50 metros, por R$ 15,00 a diária. Gostei, ficaria de novo lá. Como fui: de carro particular, saindo de Salvador, via ferry-boat (pela BA-001). Tinha alguns buracos, bom ficar bastante atento na estrada. De Bom Despacho (ferry) até Itacaré, fiz em 4:30h. A volta fiz em 4:10h, não sei porque a volta é sempre mais rápido Saí de Salvador com o tanque cheio e só abasteci na volta, em Camamu, num posto Ipiranga (a gasolina estava R$ 3,55 - em Itacaré, estava R$ 3,75). Apesar de termos saído no domingo de carnaval, justamente para não pegar trânsito na estrada e nem o ferry insuportavelmente cheio, esperamos 1 hora pra poder embarcar. E mais 50 min de percurso, então some-se isso ao tempo total, o que, pra gente, deu aproximadamente 06:20h pra chegar em Itacaré. Quantos dias: 4 dias inteiros pra curtir Itacaré (sem contar os 2 dias de descolamento pra ir e voltar). Acho o ideal 3 dias. O quarto dia, pra gente, ficou sobrando. Poderia ter feito o passeio de Taipús de Fora, mas ficaria cansativo. Acho que valeria a pena pra quem não pretende voltar pro lado de lá tão cedo, mas Barra Grande, na minha opinião, merece mais dias para ser curtido. O que fiz: 1o. dia) Prainha + São José + Concha - Acabamos contratando um guia pra nos levar, através da agência Bahia Turismo (que fica quase em frente à Pousada Lanai). Custou R$ 50,00 (dois adultos). Outras pessoas com quem conversamos, pagaram R$ 70,00, outros R$ 60,00. O guia (um garoto) disse que cobrava R$ 15,00 por pessoa, se fosse com ele direto. Minha opinião eh que dá pra ir sem guia. Mas, não me responsabilizo se alguém for e se perder! olha lá, hein! Vai pela praia da Ribeira e mais pra frente, tem um circuito de arvorismo e uma bifurcação (pra esquerda, vc sai na praia do Siriaco e pra direita, continua à Prainha). Quando chegar mais no alto, num campo aberto, tem duas trilhas tb. Pega a da esquerda, que eh menos íngreme (o guia disse que as duas dão no mesmo lugar). Passa por uma cachoeirazinha e segue. Engraçado que a mulher que fica vendendo água nessa cachoeira vende também "informações a R$ 2,00". Chegando à Prainha, a maré estava baixa e perfeita! Lá tem uma barraca que vendia água-de-côco (R$ 4,00), água mineral (R$ 3,00), abacaxi (R$ 5,00), queijo assado e melancia. No meio do caminho, tinha comprado bananas tb (R$ 4,00 um cacho grandinho). Acabamos ficando por lá e dispensamos o guia. Depois, seguimos pra ponta direita da Prainha, onde tem uma portaria. Eh a portaria do condomínio Vila São José (privativo). O acesso eh controlado. Pega uma outra trilha de uns 20min, subindo a estrada de barro até chegar na rotatória, onde pega-se à esquerda e desce a ladeira. É onde fica o Itacaré Eco Resort. O que gostei foi um riozinho que fica à direita da praia, no final. Muito bom para crianças! Não tem barraca alguma, só tem o resort mesmo. Voltamos lá pelas 15h e, bordeando as praias da Tiririca, Costa e Resende, não tivemos interesse em ficar por lá. Muito cheio de gente e barracas. Continuamos andando e fomos para Concha. Apesar de lá ter barracas também, o que me agradou foi o aluguel de SUP. SUP do Amigão (R$ 35,00 por hora). E a água estava deliciosamente cristalina e tranquila. 2o. dia) 4 praias + Cachoeira do Tijuípe - Fomos de carro sentido Ilhéus até Engenhoca (vc vê as placas e vários carros estacionados na rua) e decidimos fazer a trilha das 4 praias (cerca de 40min), percorrendo Engenhoca, Havaizinho, Camboinhas (tb chamada Havaizinho 2) e Itacarezinho. Tem guardador de carro. Ele começou cobrando R$ 10,00 pra olhar o carro, mas no final, foi baixando, baixando e disse que qualquer R$ 5,00 estava bom. Confesso que a função dele era importante pra organizar os carros e o movimento por lá. Bem, assim que começa a trilha de descida, há uma bifurcação. À esquerda, chega-se em Engenhoca, à direita, Havaizinho. Engenhoca é boa para aulas de surf. Tinha um grupo lá que havia fechado um pacote desses na agência). Se eu tivesse levado a prancha do meu filho nesse dia, teria sido ótimo pra ele. Tem um riozinho em Engenhoca tb, pequeninho, mas bom pra tirar o sal. Voltamos à trilha e pegamos o caminho para Havaizinho. Lá tem um vendedor com uma cocadinha muito boa (R$ 3,00), água-de-côco e outras coisinhas. A vista é maravilhosa. Havaizinho é pequenina, tem barraca, mas não fiquei muito tempo. Queria chegar logo em Itacarezinho. Pegamos o caminho à direita e subimos pelas pedras. Adorei essa trilha, pelo costão. Chegando em Camboinhas (pequena, deserta e sem barraca alguma), a descida é por uma corda. De Camboinhas para Itacarezinho eh mais extensa a trilha. Sobe-se por uma parte de barro, contornando o morro. Depois, vem a parte mais bonita, em que vc consegue visualizar toda a extensão de Itacarezinho. Quando cheguei lá, a maré estava alta e, por isso, o mar estava puxando muito. É bom ir com a maré baixa. No canto esquerdo, tem uma bica de água doce, deliciosa. Em Itacarezinho, tem um restaurante (cobra R$ 50 por pessoa convertido em consumação) e, se quiser estacionar o carro lá embaixo, paga-se R$ 30). Pra mim, não é questão de dinheiro, é questão de que gosto de trilha mesmo, e o visual lá de cima, vc só vê, se fizer. Saindo de Itacarezinho, continuando no sentido Ilhéus, nossa próxima parada foi a Cachoeira do Tijuípe. Entrada R$ 15. Tem uma boa estrutura de restaurante, tem salva-vidas. Não eh uma cachoeira alta, mas proporciona um bom banho. Meu filho gostou muito e nós tb. Cachoeira depois da praia eh sempre um ótima pedida! Bem, mas achei que podia ser um pouquinho mais barato. Ah, e estava cheia de gente. 3o. dia) Jeribucaçu e Cachoeira Bom Sossego. Jeribucaçú fica bem próximo ao trevo, quando sai de Itacaré (sentido Ilhéus). Pega-se uma estradinha de barro e segue até o final (tem umas plaquinhas informando). Vc vai ver uma Fazenda Santo Antonio do lado esquerdo, cobrando R$ 10 pra estacionar. Do lado direito, na rua, tem um pessoal que cobra R$ 10 tb. Nós não conhecíamos o lugar, por isso, acabamos colocando na Fazenda Santo Antônio, porém dá pra colocar na rua (sem ser junto do pessoal que cobra R$ 10). Tinha uns carros estacionados fora. Agora, sabemos porquê! A trilha vai subindo por onde segue a estradinha de barro (porém, tem uma corda impedindo o acesso de carros), entre a Fazenda e esse estacionamento público em que se cobra R$ 10. A trilha para Jeribucaçu é cheia de subidas e descidas. Não aconselho em ir em dia de chuva (ou que tenha chovido nos dias anteriores), pois pode ficar escorregadia. Em Jeribucaçu, tem algumas opções de barracas e aluguel de guarda-sóis e cadeiras. O que gostei e indico é o peixe assado com alho e shoyu! R$ 50 peixe para duas pessoas, com arroz, farofa de banana e vinagrete (na primeira barraca). Tem tb caldo de cana (R$ 5), queijinho assado (R$ 4) e roskas. Esta sim eh uma praia que definitivamente só vale a pena ir na maré baixa. Na maré alta, fica perigosa. Tem uns "buracos" mais fundos e o rio fica com muita correnteza. Na maré baixa eh simplesmente linda. Não fomos na Cachoeira da Usina, que fica ali próximo porque precisaria de guia. Pegamos a dica do proprietário da nossa pousada Lanai (Stephane) e fomos para a cachoeira Bom Sossego (km4, partindo do trevo de Itacare - passa de Jeribucaçu). Apesar de ser um pouquinho menor do que a Cachoeira do Tijuípe, gostei mais do banho daqui. Tem menos gente tb e, além disso, paga-se R$ 5. Na Tijuípe, paga-se R$ 15. Meu filho adorou. 4o. dia) Bom, o quarto dia meio que ficou sobrando. Tínhamos feito os passeios principais de Itacaré. Tinha uma passeio de barco pelo mangue com parada na cachoeira do Cleandro. Estavam cobrando R$ 30 por pessoa + R$ 10 pra entrar na cachoeira. Como passear pelo mangue não eh nenhuma novidade pra gente, optamos por ir à Cachoeira Bom Sossego (água-de-côco R$ 3, batata-frita R$ 10) novamente e depois, pegaríamos uma praia de tarde, quando a maré estivesse baixa (já que tb acordamos tarde). Bom, o resultado eh que a cachoeira estava tão boa pro meu pequeno, que ficamos lá o dia inteiro. Esse último dia foi meio light para que pudéssemos descansar e retornar no dia seguinte, com tranquilidade. Que foi o que aconteceu, graças a Deus. Onde comer: Flor do cacau (Pituba), pratos muito bem servidos (comem 3 ou 4). Moqueca de peixe R$ 50 (com arroz, feijao, pirao, faora e salada). Carne de sol R$ 35,00 e por aí vai. Não tinham muitas opções, mas a comida era boa e mais barata que em outros lugares. Carrinho de tapioca Sabor Baiano (do Sr. Nilton), em frente à Praça Santos Dumont (antiga Praça dos Cachorros), no início da Pituba. Fantástica a tapioca dele, toda uma técnica de espalhar o recheio e deixar uma bordinha. Fica lá a partir das 19h. E de dia, às vezes, aparece na Tiririca. R$ 6-7 reais, a depender do sabor. Itacaré Cacau (seguindo pela tapioca do Sr. Nilton, em direção à Coroinha), uma lojinha que vende chocolates. Hummm, a que mais gostei foi a de doce de leite com cupuaçu e a barrinha de chocolate com pedaços de semente de cacau. R$ 2,50 cada. Considerações finais: ir sempre no horário da maré baixa. Na maré alta, as ondas ficam mais fortes e pra tomar banho, é pior. Não é necessário levar água, nem comida. Em vários pontos, tem vendedores ambulantes vendendo água mineral (R$ 3,00) e água-de-côco (R$ 4,00). Não é nenhum preço exorbitante e acho legal ajudar a comunidade local. Se tiver disposição pra carregar um sombreiro por 40min, eh bom. Se não, sempre tem um coqueiro pra vc se esconder embaixo. Fundamental mesmo, pra mim, é um boné, camisa com proteção uv e protetor solar. Não conseguimos ver o pôr-do-sol, na ponta do xaréu, mas dizem que eh muito bonito. Fica a dica pra quem quiser ir. Depois, me contem! Por fim, Itacaré, no geral, é pra quem gosta de fazer trilha. Meu filho tem 5 anos e fez as trilhas tranquilamente (reclamou na subida de Jeribucaçu rs). Com crianças muito pequenas, acho que não valeria a pena ir. Pra mim, a graça de Itacaré são justamente as trilhas e o visual que elas proporcionam. A trilha de Camboinhas para Itacarezinho, com vista lá do alto, é simplesmente fantástica. Bom, não esqueçam de que os preços que coloquei foram ref ao carnaval de 2015, assim como as percepções de passeios e trilhas, de acordo com o meu ponto de vista e perfil. Espero que ajude alguém, da mesma forma que, quando planejei meu roteiro, pesquisei muito os relatos de outras pessoas. Boa viagem! Citar
Posts Recomendados
Participe da conversa
Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.