Ir para conteúdo
View in the app

A better way to browse. Learn more.

Mochileiros.com

A full-screen app on your home screen with push notifications, badges and more.

To install this app on iOS and iPadOS
  1. Tap the Share icon in Safari
  2. Scroll the menu and tap Add to Home Screen.
  3. Tap Add in the top-right corner.
To install this app on Android
  1. Tap the 3-dot menu (⋮) in the top-right corner of the browser.
  2. Tap Add to Home screen or Install app.
  3. Confirm by tapping Install.

Olá viajante!

Bora viajar?

Mosquitos chegam com turistas e ameaçam natureza de Galápago

Postado
  • Membros

:arrow: FONTE: Uol Viagem

http://viagem.uol.com.br/ultnot/reuters/2009/08/12/ult3643u460.jhtm

 

LONDRES (Reuters) - O ecossistema ímpar das ilhas Galápagos está ameaçado pela chegada de mosquitos transmissores de doenças em aviões e barcos turísticos, disseram pesquisadores na quarta-feira.

 

Os especialistas temem que a difusão do pernilongo "Culex quinquefasciatus" tenha no arquipélago equatoriano o mesmo efeito devastador que teve no final do século 19 no Havaí, quando doenças transmitidas por esse mosquito mataram muitas espécies nativas de aves.

 

O mosquito começou a ser encontrado em Galápagos em meados da década de 1980, mas sua presença era na época considerada algo efêmero e casual.

 

Agora, cientistas britânicos e equatorianos descobriram que os pernilongos, na verdade, são transportados regularmente em aviões e barcos, espalhando-se no arquipélago. Exames genéticos confirmam que eles são capazes de sobreviver e procriar no seu novo lar.

 

"Mais navios e mais aviões estão vindo para Galápagos a cada ano, e o risco de algo ser introduzido cresce a todo instante", disse o pesquisador Simon Goodman, da Universidade de Leeds. "Que não tenhamos ainda tido impactos sérios em termos de doenças em Galápagos é provavelmente apenas uma questão de sorte."

 

O pernilongo Culex transmite doenças como malária aviária, varíola aviária e febre do Oeste do Nilo.

 

No caso do Havaí, o inseto chegou em barris de água de navios baleeiros, devastando a fauna local. Hoje restam ali só 19 de 42 espécies e subespécies de um passarinho conhecido localmente como "honeycreeper."

 

Goodman e seus colegas, que publicaram suas descobertas na revista Proceedings of the Royal Society, temem que haja uma conjunção semelhante de fatores que possa levar a uma devastação em Galápagos, devido ao rápido crescimento da comunicação física com o continente.

 

O turismo é uma importante atividade do arquipélago, crescendo cerca de 14 por cento ao ano.

 

O governo do Equador recentemente passou a exigir o uso de inseticidas em aviões com destino às ilhas, mas os cientistas dizem que a eficácia do método não está sendo monitorada e que as regras não se aplicam a navios cargueiros.

 

Ratos, porcos selvagens, moscas e plantas exóticas também já colonizaram o arquipelago, que fica a quase mil quilômetros da costa sul-americana.

 

O naturalista britânico Charles Darwin desenvolveu sua teoria da evolução, no século 19, depois de estudar a ímpar fauna das ilhas.

Featured Replies

No posts to show
Visitante
Este tópico está impedido de receber novos posts.

Account

Navigation

Pesquisar

Configure browser push notifications

Chrome (Android)
  1. Tap the lock icon next to the address bar.
  2. Tap Permissions → Notifications.
  3. Adjust your preference.
Chrome (Desktop)
  1. Click the padlock icon in the address bar.
  2. Select Site settings.
  3. Find Notifications and adjust your preference.