Membros WorldCitizen Postado Maio 3, 2015 Membros Postado Maio 3, 2015 (editado) GERALZÃO Oi gente! Primeiro vou contar um pouco sobre mim: meu nome é Carol, tenho 18 anos e vim contar minha experiência pra vocês! Nasci no Brasil, mas quando meus pais se separaram fui morar em Portugal com a minha mãe, onde fiquei por nove anos, antes de voltar para o Brasil em 2010. Isso pra dizer que não é a primeira vez que viajo, nesses nove anos durante minhas férias costumava vir para o Brasil e sempre vim sozinha, primeiramente com um auxiliar que me levava até o avião e depois pra minha família mas com 12 anos já ia sozinha como uma pessoa qualquer. Então não estava com tanto medo de ir para outro país sozinha, pelo menos até chegar lá ahahah Mas então, vamos ao que interessa né! Resumo: Ganhei de presente de natal em 2013 um intercâmbio para estudar inglês durante um mês em Bournemouth, Inglaterra. A família da minha mãe (e ela) é portuguesa e eu morei lá grande parte da minha vida, então a gente achou um boa passar um mês em Portugal antes de eu ir pro intercâmbio. Depois desse mês fui para Bournemouth, e lá comprei uma excursão de um fim de semana em Paris. Quando o intercâmbio acabou fui uma semana para Londres, e depois passei 3 dias em Amsterdam. Nesse relato vou focar mais em Londres e Amsterdam, que foram os lugares onde eu realmente mochilei, por assim dizer ahahahahah Itinerário (DEZ/014 a FEV/015) 09/DEZ - 03/JAN - Porto, Portugal 03/JAN - (23/JAN - 26/JAN) - 31/JAN - Bournemouth, UK (Paris, França) 31/JAN - 07/FEV - Londres, UK 07/FEV - 10/FEV - Amsterdam, Holanda Finanças ~R$3.500 - Passagens aéreas* + seguro * - Passagem ida/volta (TAP) Ida: Guarulhos - (Porto) - Londres Volta: Amsterdam - (Lisboa) - Guarulhos, - Passagem Londres - Amsterdam (British Airways) ~R$4.000 - Intercâmbio Incluso: -1 mês de intercâmbio na escola Cavendish School of English -1 mês de hospedagem em casa de familia com café da manhã e jantar incluso ~R$750 - 7 noites Hostel em Londres ~R$6000 - Compra de 750 libras e 750 euros, dos quais: Porto (~3 Semanas): ~350E Bournemouth (~1 mês): ~250£ Paris (3 dias): 150£ (preço da excursão) + 80E Londres (8 dias): ~200£ (Hostel pago à parte, em reais) Amsterdam (4 dias): ~145E + 100E (Hostel) E ainda sobraram cerca de 150£ e 150E Sei que para alguns o dinheiro que gastei em Amsterdam e em Londres principalmente pode parecer pouco, mas eu fui pra conhecer a atmosfera, a cidade, as pessoas, não pra ficar comprando as coisas ou indo em lugares só para mostrar pros outros, ficar indo em restaurante chique, eu comi comida de microondas mesmo, cortei coisas "obrigatorias" que pra mim não significam nada (ex, madame tussauds), não passei nenhuma necessidade, até pelo contrário... Tem que lembrar também que estudante universitário tem as manhãs de se virar com pouco hahahaahahah TOTAL: ~R$14.250 por 63 dias fora Mochila Modelo: Nautika Cuba 78l (http://www.walmart.com.br/produto/Esporte-e-Lazer/Mochilas/Nautika/113687-Mochila-Cuba-78-L-PR---20-182-0) Extras: Cargo Bag 90+30l, RainCover III Essa mochila eu pedi emprestada para um amigo meu, que foi super gente boa de me emprestar. Aí eu fui ler algumas reviews de mochilas da Nautika aqui no fórum e confesso que fiquei com medo de acontecer alguma coisa com ela ahahahah Mas não aconteceu nada! Eu sai do Brasil com 10 quilos nela, e planejava continuar assim, mas em Portugal eu aproveitei para comprar umas roupas (achando que minha mãe ia levar elas de volta, já que ela ia direto pro brasil) mas aí vocês sabem como é mãe né, ah leva mais esse agasalho, leva mais esse tenis, leva mais isso, etc... Acabei saindo de Portugal com 18 quilos na mochila. De resto não comprei muita coisa não, e na volta estava com bem menos roupa no corpo já sabendo que ia voltar pra um calor infernal, então voltei com 20 quilos na mochila. Geral: Mochila super espaçosa, sempre cabia mais alguma coisa. Alças bem acolchoadas e tinha boa ventilação nas costas. Tinha um compartimento para as alças, então elas não ficavam "soltas" quando eu não tava usando. Ela tinha aquela abertura de ziper tipo uma mala, então a arrumação era mais fácil. Outra coisa que também ajudava a organizar era que a mochila tinha vários compartimentos. Achei uma boa mochila, resistente, em nenhum momento deu indicios de que não ia aguentar o peso, apesar do meu medo inicial que ela fosse rasgar facil pelas reviews que li aqui no forum hahahahah Cuidados: Basicamente eu colocava a mochila nas costas até chegar ao aeroporto, onde colocava a cargo bag como proteção e plastificava ela antes de fazer o check in/deixar a bagagem. Quando chegava ao destino botava ela nas costas ate chegar ao hostel, ou seja andei com ela nas costas por relativamente pouco tempo; minha verdadeira companheira foi a mochila de ataque, essa sim que não saiu das minhas costas o tempo todo! Conteudo: Bem, o que eu tinha levado inicialmente (e sinceramente foi o que eu usei praticamente) foram: -1 Toalha normal de secagem rapida (leve) + de rosto -4 camisetas de manga curta (uma no corpo) -3 de manga comprida -1 camisa xadrez de manga comprida -7 meias e calcinhas (uma de cada no corpo) -3 sutiãs (1 no corpo) -1 tênis "novo" (comecei a usar um mês antes para acostumar o pé; no corpo) -2 calças (uma no corpo) -2 Casacos de Moletom (um no corpo) -1 Casaco Impermeável (Fino, porem por dentro ele é revestido de uma materia "felpudo" bem quente, unica coisa que usei que comprei em Portugal; no corpo) -1 chinelo Outros: 1 celular, 1 camera, 2 cartões de memoria (um de 1 GB e outro de 4GB), e respetivos carregadores/pilhas/carregador de pilhas/etc, um HD externo pra passar o que precisasse (não levei computador), um caderninho de viagem para anotações, 1 cadeado, desodorante, escova e pasta de dente. Levei também uma "farmacinha" beeem pequena: spray de propolis e dipirona. Coisas que comprei em Portugal e levei também foram: Uma "balancinha" que você colocava o gancho na mala e puxava, era bem pequena e suportava até 30 quilos, um pó desodorante para colocar no tênis, Shampoo+Condicionador+Sabonete Liquido e um óculos escuro. Além de todas as coisas desnecessárias que a minha mãe me fez levar, que não vou postar aqui pq essa lista é mais para "guiar" quem quer ir e não sabe o que levar. HOSTELS Nome: Travel Joy Hostels - http://www.traveljoyhostels.com/ Nota Geral: 9,5/10 Preço: ~180£ por 7 noites Comentário: Amei DEMAIS esse hostel! Foi o primeiro que fiquei e definitivamente ele levantou minhas expectativas para os outros hostels! A staff era incrivelmente simpatica e solicita, a limpeza foi feita diariamente, o ambiente era incrivel. Você chega eles já te dão um mapa, marcam e te explicam os principais pontos, e caso não dê para você ir para o seu quarto ainda, eles têm um locker para deixar suas coisas enquanto você espera ou sai pela cidade. A entrada do hostel é um pub que de determinado horario a determinado horario é aberto ao publico, mas isso não tira o aconchego do local. O pub é o ponto de encontro para os mochileiros, com vários sofás e o bar. Eles têm uma pequena geladeira para você guardar sua comida e um microondas, e servem bebidas não alcoolicas gratuitamente o dia inteiro para os hóspedes, é só pedir no bar. Uma coisa que eu amei nesse hostel é que você vÊ que eles realmente estão preocupados com o bem estar do viajante, e quase tudo lá é de graça, você paga o hostel e não precisa pagar praticamente mais nada lá dentro, eles emprestam toalha, shampoo/condicionador, protetor de ouvido, secador, cadeado (esses dois ultimos você deixa um deposito de 5£ mas eles te devolvem no check out) etc! O único serviço pago é a lavanderia (lavar e secar sai por mais ou menos 4£) e se você quiser almoçar/jantar ou bebidas alcoolicas. Tinha dois computadores no pub que supostamente era uma libra por hora, mas depois não sei o que aconteceu que tava dando pra usar de boa sem pagar, acho que eles liberaram. O Wifi era totalmente gratuito e pegava tranquilamente no meu quarto. Todo o dia a partir da meia noite eles passam dois filmes no pub, geralmente da meia noite à duas e das duas às quatro para o povo que não tá conseguindo dormir com pipoca grátis! Algumas noites têm também atrações especiais, como aula de dança e open mic night! A staff em sua maioria são viajantes também, que estão ali temporariamente até ir para outro lugar pelo que eu pude perceber, o que faz com que sejam na sua maioria jovens e super abertos, claro que tem alguns membros que são mais "fixos", mas todos eram super gente boa, às vezes eu ficava conversando com eles na bancada, ou quando eles não estavam de serviço e estavam pelo hostel, eu sabia os nomes deles, eles sabiam o meu, muito legal mesmo, inclusive a moça que me deu o mapa de londres e me viu planejando meu dia me deu dicas, perguntou onde eu tinha ido, se eu tinha gostado, etc. O café era uma DELICIA! A maioria do café ficava numa mesa que eles montavam, tinha pão (normal e integral), suco de laranja e mação, café, leite, acho que tinha chá (não lembro mas é provavel), ovos cozidos, cereal, iogurte, fruta, manteiga, geleias e nutella. Tinha outras coisas também, mas que você tinha que pedir no bar, pois eles fazem na hora: panquecas, smoothies (infelizmente lerdeei e nem experimentei)e omeletes deliciosaaas, que você podia escolher dentre alguns inredientes o que voce queria colocar (podia colocar tudo também se voce quisesse) no meu caso eu costumava pedir de bacon, queijo e cebola, mas podia escolher cogumelos, pimentão e outras coisas. E podia pedir quantas omeletes, panquecas e smoothies que você quisesse!! Eu também amei a localização, era de frente para o rio, uma vista linda! Apesar de ser meio "longe" da estação de metro Pimlico (uns quinze, dez minutos a pé, nem é tããão longe assim vai) tem uma paragem de onibus bem na frente do hostel (a paragem inicial e final não é essa, mas a primeira paragem fica do lado do hostel também, dá pra ver ela da paragem na frente do hostel e fica a menos de dois minutos a pé), esse onibus é 24 horas e ele passa na estação de metro (se voce não tiver a fim de andar) e também em pontos turisticos como o big ben, westminster abbey e trafalgar square! Eu peguei um quarto com 8 camas (4 beliches) com varanda com vista para o rio; o espaço do quarto é bem pequeno, é só as camas mesmo, mas isso não me incomodou não. Locker razoavelmente grande, não coube minha mochila porque ela era bem grande, mas uma mochila menor cabe tranquilamente. O beliche de baixo (que foi o que eu fiquei) tinha cortina, então dava uma sensação de privacidade muito boa! No meu quarto tinha também 2 chuveiros (separados) e um banheiro. Agora vão os motivos pelos quais eu não dei um 10: O espaço entre o beliche de baixo e o de cima era bem reduzido e os beliches são baixos, eu não sou muito alta (1,73) e não conseguia ficar sentada reta na cama, tinha que ficar curvada. Isso foi um problema para arrumar a mochila, tanto que eu levei ela pra varanda onde tinha uma mesa e lá que eu arrumei as coisas, se não não ia ter conseguido. A única outra coisa foi que na parte do chuveiro não tem onde você trocar de roupa a não ser que você vá pelado para o quarto (que não é uma opção), é como se fosse um box de chuveiro e você vai ter que trocar de roupa lá dentro, que é bem ruim, fica dificil se trocar sem molhar um pouco a roupa (que tem que ficar lá dentro enquanto voce toma banho, e com o vapor e respingos da agua e tal ela fica umida). Mas fora isso não tenho absolutamente nada a reclamar desse hostel, realmente incrivel e recomendo MUIIIIITOOOOOOOOOOOOO! Definitivamente se eu for para Londres outra vez (deus queira! ahaha) eu fico lá! Nome: StayOkay Vondelpark - http://www.stayokay.com/en/hostel/amsterdam-vondelpark Nota Geral: 7/10 Preço: 100E por 3 noites Comentário: Acho que depois do Travel Joy nenhum vai se igualar. Este hostel é tipico de cadeia de hostel, com muitos quartos, mais "automatizado". Fiquei num quarto com dois beliches, no caso a distancia entre os beliches era boa (dava pra sentar tranquilo) e cada cama tinha uma luz "própria" e uma tomada. O banheiro e o chuveiro eram separados, e no chuveiro tinha uma parte "separada" que dava pra você vestir roupa sem molhar muito. O "locker" do quarto era bem pequeno (fino), usei para guardar mais o meu dinheiro mesmo. Tinha uma mesa dentro do quarto que era bom se eu quisesse escrever, por exemplo. Na recepção eles te davam um "mapa" da cidade, ponho mapa entre aspas porque era uma folha de papel e eu achei ele meio desorganizado. Isso era basicamente a única coisa que eles te davam, o resto era tudo pago, toalha, locker, cadeado, adaptador, kit de barbear, aluguel de bike, eles tinham tudo o que você precisasse mas sempre por um preço, o que só reforça o carater mais "mercenário" e de grande empresa desse hostel em oposição a um ambiente mais familiar. A internet só pegava na área em comum (nem um pingo de sinal no quarto) e era muito ruim; os computadores que tinham lá na parte comunitária eram pagos (e eu paguei) mas nunca dava pra abrir a internet, que era a unica coisa pra que eles serviam, ou seja, inuteis. O café da manhã era razoavel, tinha pão, presunto, queijo, uns negócios que acho que eram tipo um snack de arroz sei lá, geleia, um creme de avelã, ovoz cozidos, suco, fruta (pelo que eu lembro costumava ser maçã) e cereais. Tinha também uma máquina para bebidas quentes gratuitas no café. No lobby também tinha várias máquinas de bebidas e snacks. Na real que o que realmente é excelente neste hostel é a localização, literalmente do lado do vondelpark, cinco minutos a pé da leidseplein com acesso a vários trams e onibus, incluindo o que vai e vem do aeroporto, e a menos de dez minutos a pé da museumplein e dos serviços de cruzeiro pelos canais. A staff é educada e não tive problemas, mas você é só mais um hóspede, e não tem um tratamento mais amigável, eles não vão sentar pra conversar com você ou saber seu nome, mas se você só quer saber de dormir mesmo é um ótimo lugar, não tem do que reclamar das instalações nem nada, quartos e banheiros limpos diariamente, enfim um bom hostel. EM BREVE OS RELATOS ps: Era minha intenção botar as fotos aqui, mas ia ter que ficar upando foto por foto, então acho que vou criar um instagram (já tava a fim de criar um mesmo) e postar elas lá! Editado Maio 3, 2015 por Visitante 1 Citar
Membros WorldCitizen Postado Maio 3, 2015 Autor Membros Postado Maio 3, 2015 (editado) Porto + Bournemouth Porto, Portugal (09/dez até 03/jan) Bem, como já falei, essa cidade foi a minha casa por nove anos, então não andei "turistando". Essas três semanas que passei aqui foram relembrando, saindo com meus amigos, vendo familiares, indo aos lugares que costumava ir.. Fiquei "hospedada" na casa da minha tia, então não gastei nada com hospedagem e não muito com alimentação.. Meus gastos aqui eram quando ia comer fora, ou sair com meus amigos basicamente.. Ah, tem também a tatuagem que eu fiz! ahahaha Que na verdade foi a coisa mais cara da viagem ahahahahah Fora isso acho que não tenho muito a dizer.. Apenas que é uma cidade fantástica, linda demais! Se você nunca foi, recomendo fortemente! (sinceramente eu acho o Porto mil vezes melhor que Lisboa em termos de arquitetura, comida, vida noturna etc... ) Bournemouth, UK (03/jan até 31/jan, com um fim de semana em Paris) No avião já começou a dar um friozinho na barriga... Era a primeira vez que eu ia para um lugar totalmente desconhecido e sem ninguém comigo! Eu estava com um pouco de medo de não entender o sotaque (apesar de meu inglês ser bom e eu assistir filmes, ouvir musicas e ler em inglês sem problemas, nunca se sabe né!) sei lá! Cheguei no Gatwick (Londres), e fui em direção à imigração. Foi muiiito tranquila, eu não tava muito nervosa com isso porque eu tenho o passaporte português, então literalmente a moça só pegou o passaporte e conferiu se a foto que estava nele batia com a minha cara! ahahahah De lá eu estava com medo de não encontrar o lugar onde vendia passagens de onibus, mas acabei achando sem dificuldade. Quando fui pedir o bilhete pra moça eu não entendi algumas palavras pq o sotaque dela era muuuito forte, acho pouco provavel que ela fosse inglesa, eu acho que ela era da França... Mas isso serviu para eu ficar um pouco nervosa e já com medo né.. Acabouque deu tudo certo, comprei o bilhete (que achei um absurdo de caro) e esperei o onibus. O motorista era suuuper simpatico, eu perguntei se podia sentar onde quisesse porque não tinha lugar no bilhete, ele falou que sim e riu, aí perguntou se podia pegar minha mochila e colocou no bagageiro (aquele de baixo). A viagem demorou cerca de 3h30. Quando cheguei em Bournemouth já estava escuro, peguei um taxi na frente da estação de onibus e fui para a casa da familia. Não vou me alongar muito nisso, fiquei duas semanas na casa de "familia" que na verdade era só uma mulher com mais dois estudantes, ela bloqueava partes da casa, a gente só podia ir na sala de jantar, quarto e banheiro, acabou que aconteceram umas coisas e eu acabei trocando de familia, fui para uma familia otimaaaa! Era um casal de idosos, eles tinham um filho de 38 anos morando com eles e um outro "adotado" que morava lá também por volta dessa idade. Tinha também mais duas estudantes só que essas estudavam na mesma escola que eu, a casa era enorme e eles eram demais! Tinha uma gatinha linda também. Só tinha um filho deles que as vezes ia lá que eu não gostei muito não, mas isso a gente releva ahahahah Tinha um piano e violão, o filho de 38 anos tocava maravilhosamente, as vezes depois do jantar eu pedia pra ele tocar pra mim e a gente ficava lá... ah que saudade!! Mas não vou me demorar muito nisso. Vou falar um pouco da escola, para quem estiver interessado nesse intercambio: A escola era ótima! Não era muito grande não, mas as instalações eram muito boas, e os professores excelentes. Sinceramente não tinha do que reclamar, pra mim. A unica coisa é que eu fui no inverno, então não tinha muitos estudantes na primeira semana, mas depois chegou um grupo de 35 argentinos que no começo não gostei não, pq eles eram quase os alunos todos, ocupavam a sala que tinha pra gente ficar lá e ficavam falando em espanhol dentro da escola (isso era desencorajado) mas depois fiz amizade com os que ficaram no meu nivel e agora estou com saudade até deles! Foi fantástico, sério. Muito recomendado! A cidade em si não é muito grande nem tem muita coisa pra ver, na realidade ela é muito famosa no verão, é onde tem a melhor praia da inglaterra e nessa época a cidade enche de turistas, mas eu fui no inverno então não tinha essa muvuca toda! ahahahah E nos dias que eu fui na praia (tinha um pier, andar por ali e ver o mar era muito legal!) sempre tinha uns loucos no mar e ventava muito, mas era lindo! O unico dia que eu fui que estava sol a praia estava até bem movimentada viu! Pessoas passeando com cachorros, bebes, correndo... e como eu falei, uns loucos no mar! ahahahaha A cidade tinha também uma biblioteca com várias filiais, era totalmente de graça, eu passei lá para alugar uns livros e usar o computador, mas fiquei pouco tempo então não usei muito infelizmente Pra almoçar eu geralmente comprava comida de microondas no supermercado e esquentava na escola, ou então um cheeseburguer no Mcdonalds, ou uns croissants no supermercado também.. Basicamente isso, o centro da cidade (onde estava tudo que importava praticamente, o resto era quase tudo casa hahahaha) era bem perto da escola, então quase todo o dia eu ia la, tem um balão enorme que infelimente só dá pra ir no verão.. Mas é isso! Ai gente, eu adorei, de verdade, foi muuuuuuito legal! Editado Maio 3, 2015 por Visitante Citar
Membros WorldCitizen Postado Maio 3, 2015 Autor Membros Postado Maio 3, 2015 Paris, França (23/ja até 26/jan) Dia 23/24 (Sexta/Sábado) Na escola em bournemouth havia a divulgação de umas excurções da UK Study Tours para alguns lugares no fim de semana, como stonehenge, bath, amsterdam, etc.. Eu decidi ir na de Paris, que apesar de já ter ido na Disney de lá duas vezes em apenas uma dessas vezes eu tinha ido na cidade em si, foi só um dia e eu eramuito pequena, então decidi ir de novo. A excursão que eu escolhi saia dia 23 de noite, paramos num lugar no meio da estrada que tinha uma galeria com comida e lojas e tal, onde onibus de outras cidades se juntavam lá e aí você ia por onibus onde você realmente iria ficar para ir para o local de destino. Desse onibus a gente ia pegar um ferry para a França, chegando a Paris dia 24 de manhã, e iriamos passar esse dia na Disney. Foi muito bom ir lá de novo, reviver aqueles momentos tão felizes de quando eu era mais nova.. cheguei até a chorar, e foi estranho minha mãe, minha prima e minha amiga não estarem lá (elas foram comigo das outras duas vezes), mas foi mágico, como sempre. Fiquei um pouco triste porque como era inverno, algumas atrações não abriam em determinados horarios, declarando "falha tecnica" (na verdade é porque não compensa ficar ligado o dia inteiro porque não costuma ter muito movimente) e a minha preferida não abriu e se eu ficasse esperendo ia perder a oportunidade de ir em outras coisas, então acabei não indo.. Mas fica para uma próxima, se tudo der certo! Da disney a gente entrou no onibus e fomos para o hotel, era um Ibis e a gente ficava em duas pessoas por quarto, eu fiquei com uma amiga brasileira que eu conheci na escola de inglês! A gente chegou eu tava só o pó, porque andei bastante esse dia e meu pé tava doendo, então cai morta na cama! ahahahahah Dia 25 (Domingo) No domingo levantei cedo, tomei um banho e descemos para tomar café no hotel. Achei o café muito bom pra falar a verdade, tinha baguetes, presunto, um queijo (que eu achei horrivel, não gosto muito de queijo), iogurte, suco, café, leite achocolatado, sucrilhos, bolo, croissants, enfim bastante coisa. A gente comeu bem e enrolou uns pães e baguetes para comer durante o dia! ahahahahah Do café a gente foi por onibus, que levou a gente até a Catedral de Notre Dame, mas a gente não teve muito tempo para entrar (ela ainda não tinha nem aberto quando a gente chegou). Então eu tirei umas fotos e sentei observando as pessoas enquanto não dava o tempo da gente se reunir. Um mulher veio começar a falar comigo, perguntando se eu falava inglês eu falei que sim achando que ela tava perdida ou precisava de ajuda, aí ela começou a falar pra eu assinar um papel lá, eu falei que não ia assinar nada sem saber do que se tratava e ela ficou la insistindo, quando eu já ia dar um grito ela saiu bufando e xingando, eu ein. Depois disso não aconteceu mais nada, a gente foi andando até um lugar no rio onde a gente ia pegar um barco para fazer um passeio por Paris pelo rio (custou cerca de 15 euros se não me engano). No barco a gente passou pelas principais pontes, aprendeu um pouco sobre a historia de Paris e passou em frente a torre Eiffel, foi bem legal. Eu quis ficar na parte de fora do barco (tem uma parte descoberta e uma coberta por vidro ou algo assim) para tirar umas fotos melhores, mas eu sabia que podia me molhar então não quis sentar muito na ponta nem no meio, na primeira ponte que a gente passou veio uma onda que molhou todo mundo na frente e dos lados, eu não consegui parar de rir da situação ahahahahahahah Aí a parte descoberta esvaziou um pouco, deu para tirar umas fotos bem legais, todo mundo só foi pra lá de novo quando a torre eiffel apareceu! ahahahahahh Depois do passeio de barco a gente foi para o onibus, passando pelo louvre para chegar onde ele estava estacionado. Nossa, eu não tinha noção de como ele era grande! A gente não entrou, não deu nem para parar e tirar foto, porque a guia tava correndo falando que a gente não podia atrasar, que a gente ainda ia em Versailles e ela queria voltar antes do anoitecer para a gente ver a torre eiffel enquanto ainda estivesse claro mas perto do anoitecer, para a gente também pudesse ver ela de noite (a unica coisa decente que a guia fez, ela era muito engraçada e gente boa, mas não sabia quase nada de Paris, e o inglês dela era meio zoado também, quem salvou foram os motoristas, principalmente um deles que conhecia bastante e vivia corrigindo ela, como eu tava na frente eu via isso hahahahaha). Bem, entrando no onibus seguimos para Versailles, chegando lá a guia falou que o bilhete não taa incluido e eu achei que estava, fiquei meio chateada com isso porque não sabia se ia ter dinheiro suficiente comigo, mas quando cheguei me deparei que pessoas com menos de 18 anos e com cidadania da união europeia com menos de 25 anos (que foi o que me salvou) não pagavam fiquei feliz da vida, vi o palácio e os jardins. Infelizmente não aproveitei tanto quanto gostaria porque o meu pé ainda estava doendo, então não dava pra ficar andando muiiiito, mas ainda fiz uma boa caminhada, fiquei lá por três horas andando e vendo, realmente é muito luxo. A gente deu sorte também porque não tinha quase fila nenhuma nem pra comprar bilhete (que no final nem precisei comprar, era so mostrar a identidade) nem pra entrar. Depois de ficar andando sai e fui num café que tinha ali perto pra ir no banheiro, estava morrendo de tão apertada. Aí andei mais um pouco por umas ruas de Versailles, acabei sentando numa pracinha proxima fazendo hora, quando faltava meia hora pro horario combinado eu voltei, vi que os motoristas e umas duas ou tres pessoas estavam no onibus e entrei também. Daí a gente voltou para Paris, onde fomos para a torre Eiffel. Inelizmente na torre não deu para entrar de graça ahahahah mas tinha desconto de estudante e paguei só sete euros para subir no elevador. Lá no cimo as recordações vieram de novo, ver toda aquela cidade, ver o por do sol que eu simplesmente não consigo descrever, as casas e ruas... Aí foi escurecendo, teve uma hora que começou a piscar comigo lá em cima, foi muito legal. Depois que a gente chegou no onibus o motorista deu a volta num lugar lá que a gente ficou relativamente longe da torre mas que desse para ver ela inteira, aí a gente pode ver ela toda iluminada só que de fora dela desse vez, muito linda. Voltamos depois pro hotel, onde eu pedi uma pizza (broto) que nem se compara as pizzas daqui (as daqui são muito melhores) e isso pra não falar do preço, mas tava morrendo de fome e cansaço, então não estava a fim de sair para ver se achava outra coisa. Comi e fui dormir, que no outro dia a gente acordava cedo de novo. Dia 26 (Segunda) Segunda feira acordei cedo de novo, tomei banho e no café foi o mesmo esquema de "roubar" uns pães e croissants ahahahahaha Do hotel fomos pro Louvre, onde iamos ter a manhã livre (umas 3h30) antes de pegar o onibus e voltar para Inglaterra. Como já disse antes, eu fiquei espantada com o tamanho do louvre. É realmente muito grande, imenso mesmo. Ele tem três alas principais (Denon, Sully e Richelieu), para você ter uma ideia eu fui só na Denon, fiquei lá 3h e não vi provavelmente nem 10% dessa ala. Claro que a primeira coisa que eu fiz foi procurar a Mona Lisa, quando achei nem tava a confusão que me falavam, tinha umas 3 "camadas" de pessoas só, no máximo umas 15, 20 pessoas ali. Cheguei na frente (onde tem um cordão separando você da pintura) e tirei uma foto dela, no momento lesei e nem tirei uma foto "com" ela, mas eu sei que estava lá e que realmente vi aquilo (na verdade ninguem sabe quando que a verdadeira está lá ou se é uma das réplicas mas né), a pintura mais famosa de um genio como Da Vinci. Depois disso sai olhando as pinturas e artes que tinha, antes de ver que faltavam 45 minutos para ir pro onibus e eu ainda tinha que sair do museu e procurar uma farmácia nos arredores porque uma amiga que conheci na escola (e morava comigo na segunda casa de familia) tinha pedido para eu comprar uma pomada pra mãe dela que só tinha na frança.. Só deus sabe o que eu corri pra achar essa pomada, primeiro que não achava uma farmacia, e tive que ir em três até achar uma que tivesse hahahahhahah Aproveitei comprei uns postais numa loja do lado (amooo postais, é isso que eu coleciono e compro em qualquer lugar que vou!) e voltei para o ponto de encontro onde fiquei esperando um pouco. Nisso aparece outra mulher com a mesma lista na mão perguntando se eu falava inglês, dessa vez já tentei me livrar e falar que não, aí ela perguntou que lingua eu falava, eu tentei pensar numa lingua "dificil" mas que eu conseguisse enrolar, mas não consegui pensar em nada e saiu "espanhol" aí a mulher começou a falar espanhol! Aí falou que era uma instituição de caridade para pessoas deficientes auditivas, depois falou que era pra crianças, depois que era pra deficientes fisicos.. enfim estava claro que era só um esquema né, eu tentei recusar e levantar de onde eu estava e ir embora, mas ela não deixava eu levantar! Aí eu finalmente desisti, estava cansada demais para começar a discutir, você tinha que assinar seu nome, telefone e a quantidade que ia doar, claro que inventei um nome e telefone, e na quantidade falei que tinha dois euros e ela falou tudo bem, aí eu dei dois euros pra ela pra ela ir embora, vocês acreditam que ela ficou me importunando ainda mais falando que a quantidade minima era cinco?!?!? Nossa, mas eu já ia falar que ela era louca e me deixar em paz quando passaram 3 militares armados (foi naquela epoca do ataque ao Charlie Hebdo) e ela saiu correndo, finalmente né! Não deu nem 5 minutos as pessoas do meu grupo e a guia chegaram, aí a gente foi pro onibus e seguimos rumo a londres. Lá em londres foi o mesmo esquema, o onibus parou no lugar lá para cada grupo de cidades diferentes entrarem no onibus que ia pra cidade delas, quando eu vi que quem ia pra Bournemouth ia no minivan eu quis cair morta! Eram quase 3h e pouco de viagem (porque tinha outras cidades no caminho), pra não falar que estavamos vindo de uma viagem de mais de 10h num onibus, e a minivan era muuuuito desconfortavel! O meu joelho foi todo amassado, não tinha espaço nenhum! Eu sou gorda, mas mesmo pessoas magras iam encurraladas ali, foi muito ruim! Finalmente cheguei na casa da familia, fiz muito cuidado pra não fazer barulho e fui dormir. Citar
Membros WorldCitizen Postado Maio 3, 2015 Autor Membros Postado Maio 3, 2015 Londres, UK (31/fev até 07/fev) Clima: No primeiro dia estava chuviscando, nos dois dias seguintes estava um tempo fechado e frio mas sem chuva, e nos restantes dias fez um sol LINDO, apesar de estar um pouco frio mas era mais por causa do vento. Gastos totais (sem o hostel): 200£ Comida: ~55£ Transporte: ~60£ - 37,50£ (Oyster card onibus/metro 7 dias) + 2 libras top up (para pegar o onibus para ir até a estação no 8º e ultimo dia) + 20£ (Trem p/ Gatwick) Souvenirs/Presentes: ~60£ (M&M - 15£, Lojinha do Harry Potter - 20£, Beatles Shop - 15£, outros (postais, chaveiros, fotos etc) - 10£ Museus/Atrações Turísticas: 10£ (Sherlock Holmes Museum) Outros: restante Comentários "Extra" sobre Londres: Gente! Sempre vi falando que o metro de londres era organizado e pá! Eu não achei não, gente que que era aquilo, parecia um formigueiro de tantos "tuneis" e voltas que tem que dar até chegar no lugar para pegar o metro que você quer! Tem umas placas, mas as vezes elas são pequenas e podem passar despercebidas, então tem que estar atento. Nas catracas costuma ter uma pessoa do metro que pode te dar informações, então se precisar é só falar com ela. Vejo também muita gente usando aplicativos, mapas e sei lá o que mais para não se perder, eu me virei muito bem com o mapa que o hostel me deu, um mapinha do metro e ocasionalmente perguntando para alguem! Então se o seu celular é ruim que nem o meu e não tem espaço ou nem da pra ficar colocando esses apps, não se preocupe, são totalmente superfluos (isso vale p/ Amsterdam também!) RELATO Dia 31 (Sábado) Fui de onibus de Bournemouth para Londres, para a Victoria Station. Chegando lá já comprei um oyster card de 7 dias, sendo que só ia ter que carrega no oitavo dia, que era o dia que eu ia embora. Saindo da estação me perdi um pouco, não conseguia achar o ponto de onibus para o hostel, e como eu tava com uma amiga que também já estava cansada de andar pra lá e pra cá tentando achar o ponto, a gente foi de taxi pro hostel, não ficou caro não pois era bem perto. No hostel deixei a mochilona e peguei só a de ataque com as coisas "essenciais", saimos e tem um ponto bem na frente do hostel, literalmente, pegamos o onibus 24 e saimos numa paragem bem atrás do big ben e na frente da abadia de Westminster. Tiramos umas fotos e fomos andando até a london eye, é bem perto. Só fomos ver mesmo, sinceramente acho absurdo pagar 30£ pra andar na roda gigante, tem alguns prédios como o tate modern que se você subir dá uma vista linda, e eu não fui viajar pra ficar indo nas coisas só pra falar pros outros (se eu tivesse ido na london eye ia ser só por causa disso, eu por mim não faço questão, mas não to falando que quem vai é por causa disso), resumindo não fui na roda gigante hahahahah De lá a gente foi num tesco do lado da estação de metro, comprei um sanduiche natural, mais uma coca e batatinha, que tudo junto saia numa promoção por 3£. Ah, eu não falei, mas nesse dia eu fui num monte de coisa que não precisava ter ido (ia ter uma semana, tanto que vários lugares eu fui de novo) mas fui porque a menina que estava comigo só ia ter esse dia em Londres e queria ver o máximo possivel. Bem, em seguida fomos ao palácio de Buckingham para ela ver, eu ia ter que voltar pra ver a troca de guarda depois. Seguimos para a torre de londres, que já estava fechada. Já tinha escurecido essa hora, e fomos até à Tower Bridge (do lado da torre de londres) pra ver ela toda iluminada, tiramos mais fotos lá. Depois eu já tava morta, ela queria ver a catedral de St. Paul mas aí eu levei ela na estação do metro e fiquei esperando lá porque já estava só o pó. Depois voltamos pro hostel, eu tava acabada quando vi que ela já tava indo pq ela tinha que pegar o onibus pra voltar pra bournemouth, acabou que nem me despedi dela direito de tão zoada que eu estava, nem me dei conta que provavelmente seria a ultima vez que veria ela, pelo menos por um tempo, depois fiquei até me sentindo meio mal por isso mas na hora eu nem pensei direito. Depois disso subi pro meu quarto e capotei na cama. Dia 1 (Domingo) Comecei o dia me sentindo bem mal, não tava dando conta de levantar da cama, eu não falei antes mas na semana antes de ir pra londres eu tava bem doente, minha garganta tava toda inflamada, tava com tosse e dores de cabeça. Aí acho que ter ficado andando o dia inteiro e fazendo esforço em vez de descansar um pouco antes de começar a ver as coisas me fez piorar um pouco, eu tava até bem chateada achando que ia ter que ficar pelo hostel esse dia, pra não pegar o frio e descansar. Mas claro que eu não ia ficar na cama né, alguma coisa eu ia fazer, resolvi ir para o pub do hostel para uma mesa e começar a me organizar, fazer planos e tal agora que eu já vi como o metro e transporte funcionava podia organizar rotas muito melhores e mais praticas. Aí quando eu tava fazendo isso uma das meninas do hostel falou que tinha um mercado que só abria domingo e esse era o único domingo que eu ia ficar lá, já estava um pouquinho melhor e resolvi ir. Dei uma olhada em qual seria o caminho mais facil e decidi pegar o onibus 24 de novo até a estação perto do big ben (acho que é a Westminster mesmo) e no tesco do lado eu comprei o mesmo esquema sanduba+ batata+ coca por 3£, e fui pro tal mercado. O Brick Lane Market era beem diferente, a rua brick lane era uma outra atmosfera da londres que eu tinha visto até então, lembro de entrar na rua e vir um cheiro delicioso, continuei andando até que vi uma "muvuca", tinha uma limosine branca na rua e uma familia (eu acho que era uma familia pelo menos) indiana, os homens estavam sendo fotografados e provavelmente eram importantes, porque tinha uns 10 fotografos pelo menos lá e os homens e mulheres estavam todos muito elegantes. Passando essa confusão de fotografos avistei os turistas de novo ahahahahaha A rua tinha muitos grafittis lindos, era bem legal. Finalmente eu achei o mercado, não cheguei a ver ele todo, acho que na verdade só vi uma pequena parte, mas tinha muiiitas bancas de comida de todos os lugares imaginaveis, bancas com posteres, fotos em molduras, tecidos, ilustrações, bijuterias... Acabei comprando 4 fotos de graffitis "banksy" em molduras de papelão, as 4 sairam por 10£. Se não tivesse vindo de mochilão, compraria um poster gigante mapa mundi estilo antigo, mas ia amassar tudo, então nem comprei. Enfim, dei uma volta pelas bancas e voltei. Na volta fui de novo na torre de londres e tower bridge tirar umas fotos, aproveitando as ultimas horas de sol. Tinha um grupo de asiáticos lá que acho que estavam filmando um clipe, pois vi eles andando e cantando (enquanto estavam sendo filmados) e não deu certo da primeira vez, porque eles fizeram de novo ahahahhah Na tower bridge uma moça se ofereceu para tirar fotos minhas e eu aceitei claro, ficaram otimas! Eu também me oferecia para tirar de outras pessoas, adoro tirar fotos, teve um casal de velhinhos que eu me ofereci e eles ficaram felizes da vida reclamando que isso de selfie era muito complicado! ahahahahah Dia 2 (Segunda) Acordei, mas tinha dois americanos acordados, 1 tava no beliche de cima do meu, então ele ficou bem na frente do meu arrumando as coisas na cama dele, e eu tava toda acabada não quis sair enquanto eles estavam lá né... demoraram uma hora até que finalmente sairam, me arrumei e desci pra tomar café e planejar o que fazer. Decidi ir no Borough Market, um mercado de comida, de lá ir pela beira do rio até o tate modern, atravessar a millenium bridge e ir até a catedral de St. Paul. Cheguei no borough market e tinha um aroma delicioso de comida no ar, várias barraquinhas de comida ao ar livre, mas muitas coisas eu não conhecia e eu NÃO consigo comer coisas picantes por menos pimenta que tenha (e lá eles tacam pimenta em tudo como se fosse sal, então quando você fala pimenta eles excluem essa pimenta que vem junto com o saleiro, e pra mim até essa eu não consigo) e a maioria das comidas lá tinha cara de ter. Acabei por escolher uma torta inglesa, até porque estou em Inglaterra oras! ahahah Custou 4£ mas olha, fiquei só com isso o resto do dia praticamente. Era de carne de vaca cozida em uma cerveja especial e bacon defumado. Estava muito gostosa! Em seguida fui em direção ao tate modern, passei pela clink prison e o shakespeare globe, seguindo sempre pela beira do rio, uma vista linda. Lá de longe já dava pra ver a St. Paul's, de tão grande! Cheguei no tate e fiquei um pouco por lá, tinha várias coisas muito legais, outras eu sinceramente não entendi porque estavam expostas. Por exemplo, tinha uma que era uma camera filmando um ovo, e do lado tinha dois ecras, um deles com o ovo que estava sendo filmado e outro "aberto" com um ovo dentro.. Então tá né. Subi até um andar com uma vista bem legal e tirei fotos. Depois atravessei a millenium bridge e segui até a catedral, dei a volta por fora, muito bonita. Lá perto tinha uma Co-Operative, comprei um energetico e dois power rade, o energetico pra beber aquela hora e os power pra me ir hidratando nos dias seguintes, porque eu realmente andei bastante pro que eu estou acostumada. Já tinha acabado o que tinha planejado fazer esse dia, mas olhei pras horas e ainda estava cedo, então fui até o British Museum, onde passei o resto da tarde vendo múmias, arte medieval, objetos asiáticos, gregos, romanos, do irã, tinha uma ala de coisas relacionadas a dinheiro onde encontrei até um cofrinho do Chaves! Fui embora, o metro estava LOTADO, quer dizer não o metro em si (estava cheio, mas as pessoas não se tocavam e muito menos se esmagavam como acontece aqui em são paulo) mas a estação. Isso resolveu rápido, porque passam muitos metros em pouco tempo, o que fez a estação descongestionar rápido. Finalmente cheguei no hostel, no meu quarto tinha um francês chamado Frank que veio à procura de trabalho, ficamos conversando um pouco e espero que tenha dado tudo certo pra ele. Tomei um banho e desci pro pub do hostel, onde comi um saduiche de bacon, alface e tomate com fritas, estava muito bom. Esse dia o hostel encheu com crianças espanholas provavelmente em excursão com a escola, eu só torci pra que fosse só um dia ou dois (mas claro que elas ficaram até eu ir embora). Citar
Membros WorldCitizen Postado Maio 3, 2015 Autor Membros Postado Maio 3, 2015 Londres, Uk [Continuação] Dia 3 (Terça) Acordei cedo e desci pra tomar café não eram nem 8h. Infelizmente a pirralhada já estava toda lá embaixo, dai-me paciência ahahahaha Ficavam gritando e correndo e isso que não era nem 8 horas, pra não falar que as mesas estavam lotadas desses diabinhos. O espaço não é muito grande, então pra eu passar entre as mesas e ir buscar alguma coisa foi quase impossivel, e as omeletes demoraram bem mais por conta das crianças que ficaram pedindo e nem comiam depois. Tava meio chateada, sai do hostel era umas 8h40. Fui lá pra Baker Street. Passei no madame tussauds e até pensei em ir, mas ia ser o mesmo esquema da london eye, um preço absurdo pra tirar meia duzia de fotos com bonecos de cera... Então só tirei umas fotos por fora e segui pra 221b Baker Street, que era onde eu realmente queria ir. Comprei um ticket pro museu do Sherlock Holmes (10£) e entrei. Cada comodo da casa tinha muitos detalhes, fiquei bem impressionada. Lá também tinha uns bonecos de cera no ultimo andar, com os personagens das histórias. Na saida tirei uma foto na porta da casa com o guardinha, não ficou como eu queria mas já tinha umas pessoas querendo entrar (e o guardinha que valida o seu bilhete) e a moça não parecia muito feliz de ficar ali tirando fotos dos outros, então ficou só essa mesmo. De lá segui para o Hyde Park, pra ver o Speaker's Corner, que eu achei que ia ter um monumento, ou alguma coisa que marcasse o lugar, sabe? Mas é só o nome desse canto do parque mesmo ahahahahahah Olhei o relógio e dava pra chegar bem em cima da hora na troca de guarda, claro que me falaram para chegar cedo se quisesse um bom lugar, mas fui assim mesmo. Considerando que cheguei às 11h20, até que vi bastante. E se as pessoas estivessem mais preocupadas em realmente ver o que está acontecendo ao inves de ficar com a camera erguida o tempo todo daria pra ver bem mais, não digo que as pessoas não devam tirar foto, eu fiz isso, mas uma coisa é tirar uma foto ou duas, outra é ficar com o braço erguido o tempo todo que era o que as pessoas faziam, assim nem na ponta do pé dava pra ver direito. A sorte é que no começo eu fiquei bem na entrada, entao vi eles entrando bem na minha frente, mas depois fui mudar de lugar pra ver de outro angulo e ai sim foi bem dificil ver. Foi legal, é bem animado e acho que é aquela história, eu não iria uma segunda vez, mas é a experiência, você tem que ir pra ver o que você acha! ahahahaha Segui para o Science Museum, vi umas exposições bem interessantes sobre computadores e informação, mas lá estava cheio de criança correndo pra tudo que era lado e de criança já chegava as do hostel ahahahahah O National Museum também estava cheio de criança, mas elas estavam menos concentradas então não incomodou tanto. Foi legal também, mas pra mim o melhor museu foi de longe o British. De lá fui ver o Imperial College, que era onde eu queria fazer o meu Ciencias sem Fronteiras, mas depois que cheguei descobri que ele não está na lista de universidades possiveis na graduação Eu não entrei no Albert e Victoria Museum porque já tava cansada e pra ser sincera o tipo de arte que esse museu expõe não me atrai muito. Passei no Harrods pra ver como que era em seguida, mas entrei e já vi que não era pra mim, muito luxuoso, uma atmosfera que simplesmente não gostei, não era meu estilo. Passei no tesco's pra comprar umas comidas de microondas, cada uma saia por 2£ e enchia bem, depois fui para o hostel descansar. Dia 4 (Quarta) Hoje o dia começou uma bosta! Meu celular, que era o unico dispositivo que eu tinha pra me comunicar (estava usando ele pra acessar a internet, facebook e whatsapp) e também para ouvir musica enquanto andava pela cidade, caiu na privada. Caiu e desligou na hora que caiu, ai eu tirei ele e desmontei, sequei superficialmente e depois pedi um atigela de arroz na recepção e deixei ele lá no banheiro do quarto do hostel. Por sorte nesse dia conheci a primeira pessoa no meu quarto que realmente era o que eu estava esperando, em termos de que a gente conversou e se integrou mais, não só um povo seco que ia pro quarto dormir e só dava um oi. Foi graças a ela (Holly) que eu conheci quase todo mundo em Londres, ela me apresentou pro Anthon e Lilian, que por sua vez me apresentou o Rodrigo que me apresentou pro José e Xavier ahahahah Almocei uma das comidas de microondas que comprei e depois peguei um onibus com a Holly pra Trafalgar Square. Achei a Trafalgar Square bem bonita, com as fontes e as estatuas... No quarto pilar, que costuma ter exposições temporárias, tinha um galo azul gigante que destoou bastante do resto do estilo da praça na minha opinião, mas achei engraçado hahahah A gente passou no pret-a-manger pra ela comer alguma coisa e depois fomos pra National Gallery. Tinha algumas alas fechadas, mas ainda deu pra ver bastante coisa. De lá seguimos para a Leicester Square, tinha bastantes musicos e outros artistas de rua, bem legal. Estavamos procurando a M&M Store, peguei até folheto religioso pra poder perguntar onde ficava ahahaah Finalmente achamos, ela era beem grande mesmo, tinha até um "scanner" que falava a cor de m&m que combinava com o seu humor. Acabei comprando um iman e 3 sacolas de m&m, uma pra mim e duas de presente, ficou por cerca de 15£. De lá passamos na Royal Opera House pra ver como era e do lado estava o Covent Gardens Market, mas a gente só tirou umas fotos e fomos pro metro pra voltarmos. Foi aí que ela me apresentou a Lilian e o Anthon, fiquei um tempo conversando com eles e tal e depois fui dormir. Dia 5 (Quinta) Hoje foi um dia tranquilo. Meu planejamento incluia ir nos estudios do Harry Potter na sexta, mas minha mãe tinha dito para eu só comprar o bilhete depois que estivesse aqui pra não ficar comprando e depois não ter tempo de ir ou algo do tipo, acabou que quando cheguei só tinha vaga no domingo e eu ia embora no sabado. Fiquei bem chateada com isso, mas abriu um diz extra na minha semana então podia ficar mais tranquila, não ia ter que ficar apressada vendo as coisas e acabou que foi o que eu fiz. Então eu fiquei pelo hostel na parte da manhã, conversei com as pessoas que tinha conhecido ontem, tomei meu café, vi que coisas eu poderia fazer. Acabou que lá pelas 13h30 eu e a Holly decidimos passar a tarde no camdem town, eu precisava comprar um relógio urgente (meu celular ainda sem sinais de vida) e ela precisava de uma bolsa. Fomo de metro, bem sussa. A gente passeou bastante, achamos uma loja (impossivel de não ver) chamada Cyber Dog, tem 2 robos gigantes na entrada, dentro é escuro e toca uma musica elotronica alta, é um espaço bem "futurista" e cibernético mesmo, e vende esse tipo de acessórios. Eu achei um relógio lá perto, eu não precisava de nada bonito, só queria um relógio o mais barato possivel e que tivesse alarme. Acabei que achei um por apenas 1,50£ (os outros que tinha visto erampelo menos 15£) e acabei comprando, o alarme era um bip bem baixo, mas tava bom ahahahah Ela acabou achando a bolsa também, só não sei onde porque enquanto ela procurava eu tava numa loja de alargadores, mas tinha 2 brasileiras na minha frente que não sabiam o que queriam e ficavam pedindo pro cara ver todos e ficar medindo tudo, aí fica dificil né... Fiquei mais de meia hora esperando e elas lá toda a hora falando pro cara medir um outro, acabei vazando né. Isso porque eu já tinha visto o que eu queria, era só pegar e ir embora... fazer o que. Depois chegamos numa parte com várias barraquinha de comida, eu decidi comer uma fatia de pizza que era enorme, mas acabei me decepcionando, pq era bem fina e tinha pouco recheio, ela escolheu um kebab gigante com fritas, acabou que a gente acabou dividindo porque era enorme mesmo e ela não aguentou comer tudo. Depois voltamos para o hostel, foi bem legal! O Rodrigo e o Xavier compraram uma garrafa de vodka pra galera e a gente ficou lá bebendo e conversando, jogamos até um jogo que cada carta era uma tarefa de beber ahahahahahaha Ai teve uma aula de salsa que todo mundo foi, só fiquei eu e o Rodrigo conversando e depois acabei indo dormir. Dia 6 (Sexta) Tomei meu café de boas hoje, depois fiquei de preguiça no sofá conversando com o Anthon até que finalmente decidi ir ver o que faltava. Peguei o onibus até pimlico, onde fui ver o Tate Britain, tinha muita coisa legal mas algumas coisas beeem bizarras na parte de arte moderna. Tinha uma "peça" que era uma tv dessas velhas, aí ficava um video no replay de um cara vestido com uma fantasia de gorila pulando em cima de um monte de jornal, a roupa dele ia caindo aos poucos até que ela saia e ele ficava la pelado pulando em cima dos jornais.. então tá! ahahaahahah De lá peguei o onibus de novo e fui até a Victoria Station comprar minha passagem de trem para o aeroporto no dia seguinte. Escolhi ir de trem e não de onibus porque tinha trens a cada 15 min (não tinha horario fixo pra pegar o trem) e demorava só meia hora para chegar, achei bem pratico apesar de ser mais que o dobro do preço (o onibus eu achei por 8£ e o trem estava 20£) mas como eu me segurei bastante em relação ao dinheiro e ainda tinha sobrado consideralvemente, acabei nem ligando pro preço. Feito isso fui até a catedral de Westminster, onde tirei fotos antes de ir para a King's Cross Station. Lá tirei a foto na plataforma 9 3/4, estava sozinha então pedi para a menina na fila atrás de mim tirar pra mim, mas acabei comprando a foto oficial também. Isso porque do lado tem uma lojinha do harry potter, com vários itens, bem legal. Comprei também um sapo de chocolate, um bilhete de trem para Hogwarts, e um poster do "Undesirable nº 1". De lá fui para a Abbey Road, onde conheci dois brasileiros (um garoto e uma garota) e duas japonesas (mãe e filha) que estavam juntos com o moço brasileiro que conheci. Acabei pegando o contato dela e da garota japonesa tambem. Ele tirou umas fotos minhas e eu dele, e depois fomos em direção à estação de metro que tinha uma loja dos beatles, que servia chá, café, etc e tinha souvenirs dos beatles também. Compramos um chá "britanico", daqueles com leite, aproveitei comprei uma plaquinha escrito "penny lane" e um conjunto de palhetas dos beatles. De lá voltei para o hostel porque ainda tinha que arrumar a mochila pra no dia seguinte já ter tudo pronto. Arrumei tudo e fui pro pub, era open mic night, teve umas músicas bem legais, um ambiente muito gostoso... Tomei uns shots, um foi de um jack daniels com mel, era muito bom! Eu tinha decidido virar a noite porque não ia acordar com o alarme do relogio no dia seguinte, mas eram 4h da manhã e eu não aguentei mais, acabou que pedi para o moço que ia ficar no serviço noturno do hostel se ele podia me acordar às 7h, ele falou que sim e eu fui dormir. Citar
Membros WorldCitizen Postado Maio 3, 2015 Autor Membros Postado Maio 3, 2015 Amsterdam, Holanda (07/02 até 10/02) Clima: Chuviscava (beeeem de leve) duas a três vezes no dia mas sempre rápidamente, no final da tarde batia um sol maravilhoso. A temperatura estava boa, eu andava com um casaco de moletom normal que nem eu ando aqui no Brasil, só que as vezes batia um vento gelado então eu colocava o casaco "corta vento" Gastos Totais (sem o hostel): 145E Hostel: 100E Transporte: 22E (10E onibus ida e volta do aeroporto + 12E passe tram 48 horas) Comida: ~32E Museus/Atrações Turisticas: 25E (16E River Boat Cruise + 9E Anne Frank Huis) Souvenirs: 55E (Livro Anne Frank - 29E, Postais, Gorro - 10E, entre outros) Outros: restante Dia 7 (Sábado) Ainda em Londres, o moço do hostel foi me acordar. Eu já tava meio acordada, então levantei rápido. Vesti uma roupa, peguei a mochila que já tinha arrumado no dia anterior e desci para o pub, onde entreguei a minha chave. Tomei aquele café delicioso pela última vez e peguei o onibus, que para bem na frente da estação victoria, que é de onde os trens para gatwick partem. Quando cheguei vi o trem saindo, mas saía um a cada 15 minutos então foi de boas, nesse momento realmente achei que foi a decisão certa ter comprado trem em vez de onibus. Foi bem rápido! Chegando tem que pegar tipo um mini metro pra ir para a ala do aeroporto em que você vai embarcar. Eu cheguei relativamente cedo, e fiquei sentada esperando sair o numero da plataforma que eu ia embarcar. Saiu faltando pouco para começar o embarque, e eu que nem tinha pensado em comprar alguma coisa pra comer/beber/ler, nem tive tempo, porque a fila da livraria tava enorme e eu tava com medo de perder o avião. A viagem foi super tranquila. Como já devem ter percebido pelo relato em Londres, eu não gosto de planejar as coisas muitoooo bem até eu chegar no lugar, porque só lá que eu vou ter uma noção de distâncias efitivamente, de funcionamento do transporte publico e tal, o que vai me permitir fazer um planejamento mais "realista" do que vai dar para fazer no dia. Mas confesso que lerdeei e nem me toquei que não tinha nem ideia de como ir do aeroporto até o hostel. Mas perto da saida do aeroporto tinha um balcão de informações, o hostel pelos vistos é bem popular porque foi só eu falar que fica perto do Vondelpark que a moça já perguntou se era o StayOkay. Daí ela pegou um mapa e falou que eu podia ir de taxi (que não era uma opção né gente, 40 euros que eu podia gastar em outras coisas) ou de onibus. Claro que eu falei que ia de onibus, ela falou que o onibus parava bem na leidseplein e deu umas informações de onde virar e segundo ela era beeem facil. Paguei acho que 5 euros pela passagem de onibus (era onibus normal, tipo busão mesmo, não aqueles onibus com poltrona e tals). Na hora deu um medo de não saber em que parada descer, pedi até pro motorista falar pra mim quando eu tinha que descer. Só depois que eu me toquei que dentro do onibus tem uma tv que mostra o nome das 3 ou 4 proximas paragens (mas era em holandês, e vai que o nome da paragem de leidseplein não era esse! ahahahah Mas o nome era "leidseplein" mesmo). Quando eu desci do onibus, eu tava mais perdida do que cachorro caindo do caminhão de mudança no meio da tempestade, não sabia onde era frente, onde era esquerda, onde era direita ahahahahah Aí eu perguntei pra primeira pessoa que me apareceu onde era o vondelpark (porque de lá deveria, teoricamente, ser facil de achar) e o moço prontamente já me falou onde era, e me perguntou se era hostel que eu tava procurando (por causa da mochilona), eu respondi que sim, ele já sacou o celular pra me mostrar no google maps mas aí ele lembrou que tava sem chip ou sei lá o que e ficou pedindo desculpa por não poder ajudar mais! Uma ótima primeira impressão da hospitalidade do povo holandes! Eu segui em frente até que vi escrito vondelpark, mas colado ali não parecia ter nenhuma rua, então eu peguei uma rua antes lá e fui andando, andando, e nada do hostel! Alguma coisa tava errada, aí na sorte nessa hora apareceu um casal (a rua tava deserta) e o moço de novo já pegou o celular e procurou no google maps onde que era e eu percebi que a rua que eu devia virar era provavelmente uma ruazinha encostada (literalmente) no vondelpark. Ele falou se eu não tinha nada para anotar o endereço e eu falei que não, aí a moça olhou pra minha camera e falou pra eu tirar uma foto! ahahahahahah Eu tava tão lerda que nem lembrei disso. Tirei a foto (vai que eu entendi errado e depois não lembrasse né!) e fui, mas finalmente acertei e cheguei no hostel. Isso era por volta de umas 16h. O tipo de hostel era totalmente diferente, como já falei na review o travel joy deu de dez a zero pra mim, mas não era sujo e nem tinha o que reclamar em si, era só o estilo de "hostel de massa/franquia/padronizado" inves do tipo mais familiar-aconchegante. Subi pro meu quarto e eu tava morta, não tinha dormido nada, fiquei andando pra lá e pra cá com aquela mochila, e o cansaço da semana de londres finalmente caiu em mim, despenquei na cama e só acordei quando era umas 21h30, nem ia sair mais. Fiquei conversando com uma menina chinesa e ela falou de a gente ir junta no Red Light no dia seguinte, eu concordei e voltei a capotar ahahahahahaha Dia 8 (Domingo) Acordei por volta das 8h30, já estava um pouco mais descansada e tals. Tomei banho e me arrumei, depois tomei café enquanto via o que eu poderia fazer esse dia das coisas que queria fazer, tendo em conta que tinha que estar de volta no hostel por volta das 18h30 para encontrar com a garota chinesa antes de irmos para o Red Light. Decidi ir para a museumplein, que era beem perto, e dependendo de quanto eu tempo eu gastasse lá, fazer um cruzeiro pelos canais. Fui andando pela beira do canal até ver o Rijskmuseum. De lá eu decidi não entrar ainda, dar uma andada por ali e decidir qual ou quais museus eu iria. Andei por ali, achei o monumento "I amsterdam" de novo, mas tava lotadoooooo! Nem tentei tirar foto de mim, tava muito cheio, tirei só foto das outras pessoas lá hahahahahahah Fui andando até ver o Van Gogh, mas a fila tava grande e eu nem gosto taaantoo dele assim pra enfrentar, e como eu sabia que tinha pelo menos um trabalho dele no Rijks decidi nem ir mesmo. Comecei a voltar, até que eu vi tipo uma bilheteria antes de chegar no Rijks, que vendia os bilhetes para vários museus. Eu fui lá comprar pro Rijks, sei lá vai que a fila também estivesse grande né, e vi uma placa dizendo que para pessoas com até 18 anos não pagavam, achei que era até 17.9 anos né ahahahaha Mas vai que, eu perguntei pro moço e não era que pessoas até 18,99999(...) anos não pagavam! Fiquei feliz da vida, já mostrei minha identidade e peguei o bilhete. Entrei no Museu, fiquei andando um bom tempo por lá, cerca de 3 horas, e fui embora. Eu gostei bastante até, só pensava que finalmenteee um museu sem um monte de criança chata gritando e correndo pra todos os lados! ahahahaha Do museu fui até o guiche para ver os horarios do cruzeiro pelos canais, infelizmente um barco tinha acabado de sair e eu ia ter que esperar o próximo, acabei indo até a leidseplein almoçar. Fui no McDonalds mesmo, almocei e fiquei vagueando por ali mesmo, esperando dar a hora do proximo barco. Quando deu o horário eu já fui pra lá comprar meu ticket e entrei no barco. Olha, sinceramente eu curti bastante o passeio! Amsterdam é linda demais, e ver ela dos canais pra mim é imperdível, dá uma perspectiva bem diferente do que quando você está "em terra". Quando cheguei no hostel fui pro quarto e fiquei esperando um pouco pela moça chinesa, até que ela chegou e a gente já foi pra Red Light. Peguei o tram pela primeira vez, ia comprar um passe de 24 horas mas achei melhor o de 48h, porque no dia em que eu ia embora eu estava planejando sair ainda, vai que eu quisesse usar o tram, né? Chegamos lá e eu fui perguntando para as pessoas onde que era a rua com as vitrines mesmo, foi um pouco dificil e a garota já estava começando a me irritar, ela ficava andando atrás de mim e esbarrando no meu braço o tempo todo, e pode parecer frescura mas eu realmente ODEIO gente andando atrás de mim e me tocando, não gosto mesmo. Teve uma hora que e não aguentei mais e pedi pra ela parar de me tocar, acho que ela ficou meio abalada mas já estava me irritando demais, aí que eu vi que eu sirvo pra viajare andar sozinha mesmo, muito melhor. Eu fiquei bem desapontada, eu via muitas vitrines mas não via ninguem nelas, tava tudo fechado, até que eu perguntei pra um cara se era lá mesmo porque não tinha ninguem, e ai ele me falou que por ser domingo a maioria ficava fechada mesmo. Eu fiquei bem chateada com isso, decidi ir na segunda mas provavelmente ia ser a mesma coisa (e foi mesmo), percebi que eu deveria ter ido sábado, mas fazer o que né. A gente foi embora, na volta fui no McDonalds de novo e a moça foi pra um outro lugar lá, daí eu voltei pro hostel e fui dormir. Dia 9 (Segunda) Acordei um pouco mais tarde hoje, mas ainda fui a tempo de tomar café. Enquanto fazia isso, decidi a ordem do que ia fazer hoje. Peguei então o tram e fui até Dam, onde vi o Palácio Real de Amsterdam, o monumento nacional e madame tussauds (por fora mesmo). Uma coisa que realmente é ruim de ir nessa época do ano é que, exatamente por ter menos turistas, tudo está em obras (em Londres também estava tudo assim), e isso atrapalha um pouco pra tirar fotos legais, tem que ficar descobrindo angulos que não apareça aquele monte de material de construção ahahahahaha Estou falando isso porque um pedaço da area entre o palacio real e o monumento nacional estava em obras. Passei num supermercado na frente do palácio para comprar alguma coisa para comer depois e de lá fui andando até a casa da Anne Frank, passando pela Westerkerk. Olha, eu achei que ia ter que andar mais para chegar lá, não sei se foi por ser tão agradável ir andando pela beira dos canais, mas cheguei bem rápido. No caminho encontrei um casal de brasileiros e tirei umas fotos deles, pedi pra eles tirarem uma minha ali de frente pro canal porque ainda não tinha tido a oportunidade de tirar uma. Aí cada um foi para o seu lado e eu continuei até a casa da Anne Frank. Me tinham falado que a filha era enorme, e acho que provavelmente não estava tão grande para o que costuma estar, mas ainda assim estava grande, dobrava a esquina. Fiquei na fila por cerca de uma hora, uma hora meia. Eu não tenho nem palavras pra descrever a sensação lá dentro, eu não tinha lido o livro (depois comprei e li) quando fui, mas mesmo assim é muito tocante, tem TVs com algumas explicações e trechos do livro nas paredes, alem de entradas originais do diario. Eu chorei, parece que você coloca a mão na parede e sente tudo o que se passou ali... Eu recomendo fortemente visitar. De lá peguei um tram para a Rembrandtplein e aproveitei para comer o sanduiche que comprei, tinha visto o quadro no dia anterior no Rijksmuseum e realmente é muito legal, tá bem fiel ao quadro. Não consegui tirar nenhuma foto "limpa" decente porque toda a hora vinha uma pessoa tirar foto, não bastava tirar com uma ou duas estatuas, tinha que tirar com cada uma que tinha, isso eu ali esperando vendo se essas pessoas iam embora para conseguir uma boa foto, acabou que tirei uma foto sem ninguem mas a foto ficou meio ruim e na hora que eu fui tirar outra já tinha mais gente lá. Segui então para o Brouwerij 't IJ, eu nem curto muito cerveja, mas de tanto que vi falando delas eu já tava até na expectativa de experimentar e chegando lá, adivinha... Obras! Ia ficar fechado até 4 dias depois de eu ir embora. Claro que valeu a pena e eu teria ido de qualquer jeito para ver o moinho, mas eu queria ter experimentado as cervejas né! Ahahahaha Continuei então em direção à Red Light de novo, dessa vez eu já tava manjando de trams e como chegar lá. Antes de ir para o lugar das vitrines passei num lugar que vende batata frita com maionese e outros molhos, o nome era "manneken pis" (igual o monumento belga, e as batatas eram estilo as que eles servem lá tambem), pedi a maior achando que ia vir uma porção "grande" daquelas que a gente tem aqui, mas veio uma porção ENORME! Eu como razoavelmente, não como muuuuito mas também não como pouco não, e eu não aguentei comer tudo! Era gigantesca! Então se vocês forem lá, a não ser que seja mais de uma pessoa ou voce estiver morrendo de fome, recomendo uma porção menor! Fiquei andando um pouco por lá, resolvi sentar na frente de um bar/restaurante num lugar movimentado pra descansar um pouco, as vitrines estavam totalmente vazias de novo como ue já tinha previsto, acabei que dessa vez vi duas, mas só, e dezenas de vitrines vazias. Mas voltando, enquanto eu tava sentada lá passou um cara de meia idade, devia ter uns 40 e poucos anos e ficou andando e me encarando, andou uns 10 passos e parou e ficou me encarando! Ficou nisso uns 15 minutos! Eu tava muuuuito desconfortável e com medo, apesar que tem bastante turista por lá tem umas vielinhas mais desertas, eu tava morrendo de medo. Aí passou um grupo de pessoas eu pulei e virei para o casal que tava perto de mim pra eles fingirem que estavam falando comigo e expliquei que tinha um homem nojento me encarando, e se eles se importavam que eu andasse do lado deles até achar que era seguro ir embora, ficava olhando para trás o tempo todo até que não vi ele, sai correndo até chegar na rua principal que vai dar na estação central, mesmo estando mais segura não diminui o passo até chegar no tram. As pessoas falam que é seguro e tals mas sei que as mulheres principalmente vão entender e recomendo mesmo ir com uma outra pessoa para não ter que ficar com medo caso uma coisa dessas aconteça! Eu tava bem tranquila até esse homem escroto aparecer. Então mulheres se vocês forem viajar sozinhas e não encontrarem alguem para ir com vocês não fiquem encanando porque não acho que isso seja comum por lá, mas dobrem a segurança e evitem andar pelas ruas menores e menos movimentadas! Mas continuando o relato, segui em direção ao hostel para descansar, que no dia seguinte eu ainda queria sair antes de ir para o aeroporto. Dia 10 (Terça) Acordei me sentindo triste, era meu ultimo dia em Amsterdam e eu tinha simplesmente amado a cidade. As pessoas falam que dá pra ver amsterdam em dois, três dias e tal, mas sinceramente eu recomendo uns quatro pelo menos, pra você realmente absorver a atmosfera, além de claro tem um monte de coisa que acaba ficando fora da rota mais tipica que em dois dias você não vai ver. Tomei meu café, fiz o check out, deixei minha mochila no locker do hostel e saí em direção à museumplein de novo, porque lá tinha umas lojinhas de postais, chaveiros, etc que no primeiro dia eu não comprei porque queria ver se achava mais barato e mais variedades também. Indo para lá vi que o "I amsterdam" estava vaziooooo! Tinha no máximo umas 3 pessoas. Claro que fui aproveitar a minha chance né! Acabei que vi um rapaz e pedi para ele tirar uma foto de mim, claro que era brasileiro! ahahahahahaa Eu tirei umas fotos dele também e depois fomos em direções diferentes. Eu fui lá na lojinha, comprei um monte de postais (já falei que eu AMO postais?) e nessa area tem algumas "barraquinhas" (não é barraca, mas são lojinhas bem pequenas, tipo um trailer, com as cadeiras fora e tals) que vendem comida, eu vi uma lá e pedi o stroop, tava uma delicia! Sujei um pouco a mão de caramelo, mas tava muito gostoso. De lá voltei e andei um pouco pelo vondelpark, já sentindo saudade de tudo aquilo. Uma coisa que eu achei muito legal era a "Findfence", que como o nome já indica, era uma cerca (tipo aquelas que cercam as arvores, sabe, aquelas redondas) com vários prendedores, e se você achasse alguma coisa você vai lá e pendura! Depois voltei para o hostel para pegar a mochila e acabei comprando uma daquelas toucas escrito "Amsterdam" porque elas são liiindas, mesmo sabendo que aqui no Brasil eu não ia usar (sou muito calorenta), mas aí as vezes eu uso quando estou em casa (e com o ventilador ligado na minha cara, se não derreto ahahahahah). Mas pronto, peguei minhas coisas e fui pegar o onibus, nas minhas constas ia chegar 5 minutos antes do onibus passar (eles costumavam ser pontuais) mas eu tava atravessando a rua (dois minutos para chegar no ponto) e o onibus passa bem na minha frente! (tinha acabado de passar do ponto!) Aí fiquei lá mais meia hora esperando outro chegar, ainda bem que eu sempre saio bem cedo exatamente por causa desse tipo de imprevisto. Chegando no aeroporto fui procurar o lugar onde embala a mala, achei ruim porque o meu intuito com embalar era proteger a mochila Pra evitar rasgos e também para proteger o conteudo) e eles passaram uma camada de plástico (que não protegia nada, obviamente), era mais para evitar que abrissem (sem eu saber) e rastrear ela, mas fiquei bem chateada com isso. Mas não tinha o que fazer né, daí fui para os balcões da tap esperando eles abrirem para fazer o check in, abriram meia hora atrasados, mas fazer o que. Claro que acabei conversando com a moça atrás de mim na fila, e lógico qu enão fiquei surpresa quando vi que era brasileira. A gente conversou e viu que era melhor irmos sentar e esperar o balcão abrir, fomos e conversamos mais um pouco. Depois que o balcão abriu e fizemos o check in eu já entrei pra passar pelo raio x, e não é que deu problema de novo e foram revistar minha mochila! Eu já fiquei cagada de medo de sei lá alguem ter colocado alguma coisa nela (pq não era pra ter nada ali que apitasse) mas era só uma garrafa quase vazia de coca cola que eu tinha esquecido que tava na mochila! Ufa! O oficial jogou ela fora e fui embora sem mais revistas. Entrei e fui achar alguma coisa pra comer sem sair daquela area, pois já tinha visto relatos aqui falando que o aeroporto era imenso e inclusive pessoas que perderam o vôo por causa disso. Comi e já segui para o portão de embarque, melhor ir e já esperar lá do que depois o avião ir embora sem mim né! ahahahahaha Lá acabei encontrando de novo com a moça brasileira, eu fiquei conversando com ela e outro brasileiro qe a gente encontrou lá até abrirem a porta de embarque. Entrei no avião me despedindo mentalmente dessa experiência maravilhosa que eu tive o privilégio de passar e torcendo para eu conseguir dormir porque no dia da minha chegada ao Brasil já ia ter matricula na minha faculdade, e eu não podia perder o meu primeiro trote como veterana! ahahaahahahahaha -------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------- É isso gente, espero que tenham gostado do relato! Assim que postar as fotos em algum lugar eu coloco aqui! Qualquer dúvida é só me perguntar! Bjooos! Citar
Posts Recomendados
Participe da conversa
Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.