Membros Cristiane Hipólito Postado Maio 5, 2015 Membros Postado Maio 5, 2015 "Um bairro da cidade que é uma ilha. Uma Ilha da Baía da Guanabara que é um bairro. Único." É assim que o bairro é apresentado no site Ilha de Paquetá (http://www.ilhadepaqueta.com.br/paqueta.htm). E é verdade. Quando criança eu ia muito à Paquetá. Depois de adolescente, não mais. A ilha passou por um longo período de sucateação e decadência, mas as coisas estão melhorando. O problema é que o abandono da prefeitura foi tão grande e durante tanto tempo que tem muita coisa para melhorar. Ano passado, depois de muito tempo, voltei lá. Peguei ainda praias completamente poluídas, mas não é só isso que Paquetá tem a oferecer; tem outras belezas naturais. Fora os centros culturais, feirinhas (tem que verificar na internet), sambas, etc. Além disso, é possível conjugar com 1/2 dia na região da Praça XV onde tem o CCBB, Casa França Brasil, Centro Cultural dos Correios, Feira de Antiguidades, Samba da Ouvidor - datas e horários a serem verificadas no site. Passei metade de um dia lá, só passeando e não fui a todos os morros de Paquetá, mas passeei pelas praias indo em direção ao Parque Natural Darke de Matos e lá tem um mirante que proporciona uma bela vista, se não me engano, é o mais alto da ilha, mas a trilha é muito fácil. Tive o privilégio de passear só ouvindo o som dos pássaros, já que lá não entra carro. É uma viagem no tempo, o local é bucólico, sem luxo nenhum. Pena que fiquei somente metade de um dia lá. É o tipo de passeio para quem está no Rio, já passeou pelos principais locais e tem um tempinho sobrando. Se você estiver nessa situação, vá! Quando fui, o Parque Natural Darke de Mattos tinha banheiro e bebedouro. O passeio de charrete é caro. Se der, faça o passeio à pé. O Parque Natural Darke de Mattos tem banheiros e bebedouros logo na entrada. Bom lugar para levar crianças, pois não tem muitos carros, só os ligados ao governo. PARA CHEGAR: O embarque para a ilha é feito no cais da Praça XV, no Centro do Rio. A viagem dura de cerca de 70 minutos com um visual deslumbrante da Baía de Guanabara: Ilha Fiscal, Ponte Rio/Niterói, Ilha do Sol, Jurubaíbas, etc. Fora o visual do Pão de Açúcar. Vá com a câmera à postos durante a travessia. É possível ver o horário e o valor das taifas das barcas no site da concessionária: http://www.grupoccr.com.br/barcas/ ONDE COMER: Gente, sério, eu achei as barraquinhas de rua mais apresentáveis que os restaurantes. E olha que eu não tenho frescura nenhuma para comer! O cachorro quente da carrocinha em frente à estação das barcas era muito melhor. Recomendo levar sanduíches e comprar a bebida lá. TEMPO: Um dia inteiro, mas dá para fazer um passeio bem legal na metade de um dia. Abaixo, algumas fotos desse dia. É uma pena que tenham sido tiradas de celular... Citar
Posts Recomendados
Participe da conversa
Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.