Ir para conteúdo

Visto da Rússia para turista brasileiro pode cair


Posts Recomendados

  • Membros de Honra

:arrow: FONTE: Folha

http://www1.folha.uol.com.br/folha/turismo/noticias/ult338u609148.shtml

 

Exigência de visto da Rússia para turista brasileiro pode cair

 

 

Em sua visita ao Brasil, em novembro último, o presidente russo, Dmitri Medvedev, assinou acordo com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva abolindo a necessidade de vistos de turista entre os dois países para estadas de até 90 dias.

 

"Já está tudo pronto da parte do governo russo, é o Brasil que está atravancando o processo", disse um diplomata russo consultado pela Folha. Países da região, como Argentina (que assinou acordo em dezembro), Venezuela, Cuba, Peru e Equador já têm acordos semelhantes com Moscou.

 

 

Segundo o Itamaraty, os trâmites estão em curso, mas precisam passar por votação do Congresso, atualmente em recesso. "Obviamente [a votação] não é uma prioridade", afirma a assessoria do ministério.

 

O processo atual é complicado e custa de US$ 70 (para um prazo que varia entre um mínimo de dez e um máximo de 20 dias úteis) a US$ 180 (para que o processo seja agilizado e o visto saia na hora).

 

Para requisitá-lo, são necessários documentos do hotel, confirmando a data exata da estadia, ou uma carta-convite de um amigo russo concordando em hospedá-lo.

 

:arrow:Como funciona

 

A autorização é emitida apenas pelo prazo em que foi confirmada a hospedagem, e não há chance de estendê-la por nem um dia.

 

Como o inglês e o espanhol não são uma praxe em muitos hotéis russos e pouquíssimos turistas brasileiros dominam o idioma local, a maioria prefere deixar o trabalho para as agências de turismo.

 

A Tchayka (www.tchayka.com.br), em São Paulo, não cobra adicional pelo serviço para quem contrata pacote da própria agência.

 

:arrow:Na web

 

Também pululam na internet serviços de assistência de visto, que prometem, por taxas em dólares, obter os documentos dos hotéis atestando a estada. A maioria, no entanto, é voltada para o público americano ou europeu, o que obriga o turista brasileiro a encaminhar sozinho os documentos ao consulado no Brasil (veja a relação de endereços e contatos dos consulados russo no Brasil no site www.consulados.com.br/russia).

Link para o comentário
Visitante
Este tópico está impedido de receber novos posts.
×
×
  • Criar Novo...