Ir para conteúdo

Recarregue as energias com um banho gelado em Aiuruoca


Posts Recomendados

  • Membros de Honra

:arrow: FONTE: Uol Viagem

http://grupoviagem.uol.com.br/GRV_Materia.vxlpub?codMateria=447

 

 

Tranquila cidade mineira é perfeita para quem quer belas paisagens e é apaixonado por cachoeiras

Christian Brandão

 

O clima é frio na maior parte do ano, mas Aiuruoca, em plena Serra da Mantiqueira, é um daqueles cantinhos mineiros lotados de cachoeiras que merecem ser visitados. Com apenas 6 mil habitantes, a cidade é perfeita para quem quer descansar, ver paisagens deslumbrantes e tomar um bom banho de água gelada.

 

20090816140624.jpg

Aiuruoca é repleta de quedas d'água para se refrescar

Foto: Pisa Trekking

 

Em boa parte da cidade existem reservas e parques para preservar o meio ambiente. O local é para quem gosta mesmo de natureza e de uma boa caminhada.

 

Comece sempre com um belo café da manhã - que vem recheado de quitutes mineiros - antes de sair para as trilhas.

 

A que leva até o pico mais alto da região, o do Papagaio, tem oito quilômetros. O trekking passa por locais cheios de cachoeiras, no vale do Matutu.

 

A trilha até os 2293 metros de altitude é recompensada pela vista. Depois de passar pelas lages de pedra chega-se ao cume, de onde se vê infinitos morros das serras mineiras e todo o vale do Matutu.

 

Banho gelado

Quem gosta de cachoeiras fica indeciso na hora de decidir qual visitar. São inúmeras pela região. A mais alta é a do Fundão, com 130 metros de queda. Não existe poço para nadar, mas duchas refrescam quem fez a trilha para chegar até lá.

 

20090816140704.jpg

Visitantes se divertem com diferentes cachoeiras em Aiuruoca

Foto: Pisa Trekking

 

A cachoeira do Garcia é uma das mais famosas. São 30 metros de queda livre, onde muitos praticam rapel. Na época de chuvas, que vai de dezembro a março, o acesso fica complicado, sendo feito muitas vezes apenas em veículos com tração nas quatro rodas. Mas o espetáculo também é mais bonito: com as chuvas o volume de água da queda fica muito maior.

 

Já o poço das Fadas, no sentido contrário ao pico do Papagaio e distante 22 quilômetros da cidade, é outra opção de passeio para quem gosta de se refrescar. Dizem os locais que nessa cachoeira sempre aparecem gnomos e fadas - origem do nome do local.

 

Depois de se esforçar nas caminhadas, à noite não existe nada melhor que o belo céu lotado de estrelas acompanhado de uma deliciosa comida mineira.

Link para o comentário
Visitante
Este tópico está impedido de receber novos posts.
×
×
  • Criar Novo...