Ir para conteúdo

Moro e Trabalho na NZ- Dúvidas sobre vistos, residência, etc


Posts Recomendados

  • Respostas 49
  • Criado
  • Última resposta

Usuários Mais Ativos no Tópico

  • Colaboradores

Ola! Sou a Vanessa e resido na Nova Zelandia a cerca de 7 anos. Apos conversar com uma amiga da India que tambem mora na NZ, ela informou que o processo pode ser feito atraves da embaixada ou consoludo da Nova Zelandia na India. Voce pode tambem fazer o processo atraves de agentes. Tudo indica que voce fara a aplicacao direto na India, mas sugiro que obtenha mais informacoes para que nada de errado. De uma olhada no site a seguir. Essa eh uma empresa que presta esse tipo de servico para a imigracao da NZ e estao na India e outros paises.

 

https://www.ttsnzvisa.com/

 

Eles vao poder te explicar o que exatamente voce devera fazer. Nao se esqueca de que precisara de uma placement ou confirmation letter da escola em que voce vai estudar aqui na NZ. Senao eles nao vao liberar o seu visto de estudante.

 

Mais uma vez de uma olhada no site e veja quais opcoes estao disponiveis a voce.

 

Espero ter ajudado. Precisando de mais info da um toque.

 

biaemel@gmail.com

 

Vanessa.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Boa Noite pessoal, gostaria da ajuda de vocês para poder esclarecer alguma duvidas, sobre a minha primeira viagem.

Eu e mais 2 amigos estamos planejando uma viagem com duração de 4 meses para a Nova Zelândia, com partida programada para o inicio de 2014.

Gostaria de saber o essencial para poder programar essa viagem, como por exemplo:

 

-Como esta a situação para o visto ? Tendo em vista que a viagem terá 4 meses de duração.

-Como funciona para se alugar uma casa/apartamento, valor médio, etc...

-E quando o assunto é alimentação? qual a média que se gasta

-É possível me matricular em alguma escola de inglês pela internet ? Se sim, como fazer.

 

Acredito que essas sejam as duvidas iniciais (hahahaha), caso possuam mais informações, serão aceitas de bom grado.

Muito obrigado pessoal.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Colaboradores

Ola! Menu nome eh Vanessa e moro na Nova Zelandia a quase 7 anos. Seguem algumas respostas sobre as duvidas acima:

 

Visto de Turista

 

Normalmente, os Brasileiros nao pegam visto de turista antes de sairem do Brasil. Porem eh possivel. A grande maioria pega o visto de turista quando chegam na NZ, no aeroporto.

Se voce tirar o seu visto ainda estando no Brasil, entao nao tera problemas com o tempo de visto desde que preencha todos os pre-requisitos como comprovacao de reserva financeira, passagem, etc.

Se voce tirar o visto quando chegar aqui, o visto vale por tres meses, porem a imigracao pode e provavelmente vai implicar se a sua data de retorno (passagem) eh mais do que tres meses do dia em que chega na NZ.

Portanto o ideal eh que venha com uma passagem com data de retorno marcada para no maximo tres meses para que nao tenha nenhum problema. Se der sorte e mostrar que tem fundos para mais do que tres meses, talvez eles deixem voce entrar com o visto de tres meses pelo fato de Brasileiros poderem alongar o visto de turista por ate 9 ou 12 meses. Ainda sim, eh melhor mudar a sua data de retorno quando entrar na NZ do que correr o risco de nao entrar no pais e ter que voltar frustrado.

 

Aluguel de Imovel

 

Pagamentos semanais. Precos variam de NZD$50 (para um quarto sozinho) ate NZD$6000+ (uma mansao). A media eh entre $250 a NZD$500 por semana para apartamentos e casas de 3 dormitorios. Ja residi em locais diferentes pela NZ e hoje vivo em Auckland com meu esposo e filhos. A questao do aluguel de imovel nao é complicada de entender. Existem duas formas principais de alugar um imovel e é semelhante ao Brasil. A primeira opcao é através de imobiliarias ou Real Estate agents. Esses normalmente pedem toda uma lista de documentos do aplicante antes de aceitarem que o aplicante possa alugar o imovel. A segunda opcao é quanto voce negocia direto com o proprietario do imovel. Existe um custo inicial quando voce aluga um imovel que e chamado de Bond. Esse custo é cerca de 3 vezes o valor semanal do aluguel e esse montante serve para que o proprietario tenha garantia de que a casa nao vai ficar em mal estado quando voce decidir deixar o imovel. Se a casa esta bem cuidada eles devolvem grande parte desse valor, caso contrario eles devolvem pouco ou quase nada para cobrir custos com reparamentos etc. Quando faz atraves de imobiliaria eles tambem pedem uma ou duas semanas de aluguel adiando. Ou seja, soh para entrar no imovel voce precisa do valor do aluguel semanal x 5 (3 do Bond e 2 adiantamento). Os valores semanais de aluguel variam de acordo com o tipo do imovel e a localidade do mesmo. Apartamentos sao mais baratos e sao uma boa opcao para quem esta se ajeitando na Nova Zelandia. Casas sao mais caras e sao otimas para familias. Ilha Sul é mais barato do que Ilha Norte. As cidades principais sao mais caras como Auckland, Wellington, Christchurch e Queenstown. O processo eh tranquilo, porem algumas imobiliarias sao bem burocraticas e dificultam a acesso a certas residencias. Voce tera que checar com sua imobiliaria ou proprietario do imovel sobre quais documents exatamente serao necessarios para sua aplicacao. Alguns documentos minimos necessarios sao:

 

1. Prova de quanto tempo voce pode ficar na Nova Zelandia (visto ou data de retorno de passagem) - eles dao preferencia para pessoas que possam ficar de 6 meses a 1 ano na Nova Zelandia.

2. Identidade (Passaporte ou traducao do passaporte reconhecida por Juiz de Paz (como cartorio))

3. Comprovante de Renda (trabalho ou extrato, etc) - eles dao preferencia para quem mostrar um holerite de trabalho ou renda fixa

 

Voce ainda tem a opcao de rachar um imovel com algum flat mate. Ou seja, voce encontra alguem que ja mora em algum apartamento ou casa e dividi o aluguel em troca de acomodacao, etc. Mas nada melhor como alugar sua propria casa, ainda mais quando voce tem familia.

 

Seguem um site que mostra algumas casas para alugar:

http://www.trademe.co.nz/Browse/CategoryAttributeSearchResults.aspx?sort_order=price_desc&search=1&cid=5748&sidebar=1&rptpath=350-5748-4233-&132=FLAT&134=&153=&29=&122=0%2C0&59=0%2C0&178=0%2C0&sidebarSearch_keypresses=0&sidebarSearch_suggested=0

 

Alimentacao

 

Como em qualquer outro lugar, se voce cozinhar sua comida sai muito mais barato. Uma familia de 5 pessoas gasta entre NZD$80 e NZD$200 por semana com compras de supermercado.

Se gastar na rua, uma pessoa vai gastar carca de NZD$20 por dia. Coisas como frutas, legumes, etc sao baratas. Carnes sao caras.

 

A seguir alguns sites locais para darem uma olhada:

http://www.paknsave.co.nz/our-promotions-and-deals/

http://foursquare.co.nz/promotions-competitions/

 

Escola e Matricula

 

Sim, eh possivel fazer tudo por conta propria e direto com a escola. Porem eh mais conveniente e barato se fizer isso atraves de uma agencia de intercambio, principalmente as locais na NZ. O motivo eh simples. As agencias tem preco diferenciado pelo volume de estudantes que colocam nas escolas. Por tanto vale a pena ao menos chegar com uma agencia de intercambio para ao menos tentar um preco melhor do que ir direto com a escola. Alem disso a agencia pode conseguir ate 2 semanas de curso gratis (nao eh garantido) devido as promocoes e parceirias entre a agencia e a escola. Se voce se sentir confiante com o seu Ingles pode fazer direto, porem o acompanhamento do processo pode te dar dor de cabeca. Com a agencia voce especifica o que quer, quanto quer gastar e onde quer estudar e a agencia encontra as melhores opcoes para voce. Vale a pena ao menos checar.

 

 

Espero ter contribuido com um pouquinho de informacoes. Precisando de mais info, da um toque biaemel@gmail.com

 

Vanessa.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 meses depois...
  • Membros

Olá pessoal. :-)

 

Tenho uma questão complicada. Estou pesquisando há pelo menos 15 dias em sites brasileiros, neozelandeses e até mesmo os sites do governo da Nova Zelândia sem achar resposta clara.

 

Minha situação é a seguinte. Tenho 45 anos e minha vida profissional no Brasil é uma bagunça. Já trabalhei de tudo, então não tenho uma carreira consolidada. Atualmente sou empreendedor individual com CNPJ e presto serviços de marido de aluguel.

 

Quero ir morar na NZ, mas a única opção será arranjar trabalho lá. A idade tem sido um problema. Na lista oficial de trabalhadores em falta na NZ, ví que precisam de eletricista. No site da NZQA, descobri que posso fazer a equivalência do curso de eletricista do SENAI de forma a evitar algumas das suas exigências. Na prática, eu não teria que fazer o curso de 3 anos lá, somente algumas provas e talvez alguns cursinhos rápidos.

 

Pretendo ir e pegar o visto de turista de 3 meses, tirar a carteira de motorista da NZ, alugar um imóvel, tirar a identidade +18, abrir uma conta bancária, regularizar minha situação profissional e tirar a licença de trabalho na NZQA e talvez comprar um carro barato, de uns 2 mil dólares.

 

Este é meu plano, mas gostaria de saber a opinião de quem mora e conhece a Nova Zelândia. Será que conseguirei trabalho na NZ apenas com o curso e o registro da profissão e carteira de motorista da NZ com 49 anos, idade que deverei ter quando chegar lá?

 

Imagino que não deve ser fácil, mas de antemão saibam que tenho muita garra, estou em excelente condicionamento físico, meu inglês é razoável, mas pretendo torná-lo fluente nestes 3 anos e é um sonho de uma vida. Não pretendo morrer sem pelo menos tentar.

 

Por favor, amigos e amigas, me ajudem a obter informações e me deixem saber suas opiniões a respeito.

 

Abraço.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 semanas depois...
  • Membros

Sua questao eh complicada. Acredito que marido de aluguel nao deve estar na shortage list da NZ. lol.

 

Apesar de pequena a NZ tem bastante opcao para eletricistas. Pelo que conheco da NZ atraves de amigos que moraram la, a questao da idade nao eh tao ruim quanto no Brasil. Eles dao prioridade a experiencia dos candidatos. Soh sei que a NZ precisa de muitos imigrantes para dar conta do crescimento do pais e tem muitos brasileiros tentando a sorte por la. Acredito que conseguira trabalho na area de eletricista, mas com todas as exigencies do NZQA. Caso contrario tera que fazer trabalhos por for a e tals. De qualquer forma tem que persistir e tentar. Faca o quanto antes possivel e nao deixe muito tempo passar. Uma dica eh sempre estar com o Ingles afiado para poder vender o peixe, senao teras que trabalhar nos "sub-empregos". Voce soh precisa se informar quanto a imigracao. Se ficar inseguro, vale a pena fechar um cursinho de ingles por tempo minimo, para que a imigracao nao suspeite e barre voce de entrar no pais. Nao eh muito comum, mas eles escolhem pessoas que tenham certos perfis. Esse eh o ruim de pegar visto na hora. Mas nao tem como saber, soh chegando e tentando.

 

Boa sorte.

 

Dani

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 mês depois...
  • Membros

Boa tarde,

preciso de algmumas informações, por favor poderiam me ajudar?

Eu e minha esposa pretendemos ir para Auckland no começo de 2015 para fazer o Ielts e ingressar na universidade ou curso tecnico em gastronomia. Nós possuímos uma filha que estara com 3 anos e que tambem irá conosco. Gosvaria de informações sobre como ficaria o visto para ela. Pois não iremos aplicar o visto daqui do Brasil. Iremos pegar o visto normal, na imigração(3 meses podendo renovar) e com esse visto daremos entrada no ielts e posteriormente no ingresso no curso de gastronomia. Essse visto se estende para nossa filhinha?4

 

Desde ja agrdeço anteção e gentileza.

 

Att,

 

Peri

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 meses depois...
  • Colaboradores

Ola,

 

O visto de turista pode ser valido de tres meses ate a data de expiracao do seu visto de estudo. Como voce fara curso de gastronimia, provavelmente voce tera que reaplicar o visto da sua pequena por algumas vezes.

Todos os viajantes brasileiros quando entram na Nova Zelandia recebem o visto de turista que eh valido por 3 meses. Sua filha tambem recebera o mesmo visto. Uma vez que voce esta aqui, fica normalmente facil de conseguir um visto de estudo para o seu IELTS e posteriormente de gastronomia. O visto da sua filha sera emitido com base no seu de estudo. Mas lembre-se de que o visto eh valido somente ate a data de expiracao do seu passaporte.

 

Voces ja fecharam com alguma instituicao para 2015? As agencias de intercambio do Brasil normalmente cobram muito mais caro do que as locais da NZ.

 

Se precisar de mais info da um toque.

 

Vanessa.

 

biaemel@gmail.com

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 mês depois...
  • Membros

Olá pessoal, muito bom este site !!

 

Morei na nova zelandia em 2006, acabei voltando para o Brasa, me estabeleci e começou a dar aquela vontade de retornar para este maravilhoso pais. Comecei então meu "digging" sobre a NZ, encontrei até vídeos sobre dicas para as pessoas entrarem como turista e então achar um curso, ou seja, as agencias daqui fazem com que você já saia com um curso pago. Quando na verdade pode procurar na NZ mesmo e se der mudar o visto. ( me corrijam se estiver errado) Morei em Auckland, Tepuk, Mount, Nelson, Blenheim e Queenstown. Em Nelson tive muita dificuldade em encontrar um empreendedor que desse uma chance, já que não possuia o WHV. Então minha dica para quem quer ficar mais tempo, é que consiga o WHV, ou que consiga um visto de estudante. Entrar como turista e procurar trabalho, dará certo se tiver uma boa formação, com inglês ótimo e que seja uma das áreas de necessidades do pais.

E Brasileiro é foda, acabei perdendo boas chances só por ser brasileiro, cheguei a estar com o trabalho certo, com promessa de work permit, mas quando falava que era do brasil, negavam. Claro, isso não se aplica a todos os casos, mas alguns empreendedores são bem rígidos.

Como agora sou casado e estou me formando daqui 1 ano, como tenho inglês em bom nível, e já trabalho na área de TI, meu desejo é encontrar algo na área, meter a cara mesmo.

 

Boa sorte para a galera !!!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 meses depois...
  • Membros

E ae galera eu estava pensando em ir pra NZ em Maio, com o curso de IELTS. Meu nivel de ingles já é avançado...porem vi essa possibilidade de sair daqui com o visto de turista e fazer a aplicação de estudante diretamente na NZ.

 

Gostaria de saber sobre isso. Lá funciona da mesma forma a aplicação? preciso da comprovação de renda do tempo de estudo?

Preciso dos mesmos documentos? Me animou essa ideia.. obrigado

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.


×
×
  • Criar Novo...