Ir para conteúdo

"Amigo de aluguel" oferece passeios personalizados em viagen


LEO_THC

Posts Recomendados

  • Membros de Honra
Postado

:arrow: FONTE: Folha OnLine

http://www1.folha.uol.com.br/folha/turismo/noticias/ult338u610772.shtml

 

Quem não gosta de viajar, passear, explorar lugares novos e fazer amigos? A paulistana Alice Moura, 27, não só gosta de tudo isso como conseguiu transformar o hobby em ganha-pão.

 

Jornalista de formação, ela mora na Europa há quatro anos e trocou o estresse das redações por um trabalho que muita gente pediu a Deus. Virou uma espécie de guia turística personalizada e acompanha seus clientes pelas "quebradas" alternativas de Lisboa, cidade onde mora há um ano. Inventou até um nome para a nova profissão: "amiga de aluguel".

 

As paulistanas Christiane Trotta (à esq.) e Alice Moura, na Vila Madalena; ambas investem em serviços turísticos personalizados

"Já viajei muito e percebi que as melhores viagens são aquelas em que alguém do local me apresenta a cidade", diz. Quando chegou a Lisboa em busca de uma vida mais ensolarada e calorosa, depois de uma longa temporada em Londres, resolveu transformar o hobby em negócio.

 

Criou um site, www.rentalocalfriend.com, para anunciar seus serviços: "Se você não tem um amigo no seu destino de viagem, alugue um!" Sua especialidade são os lugares que não estão nos guias de viagens. O projeto deu tão certo que ela apelou para a terceirização. Hoje, tem duas colaboradoras na capital portuguesa, que assumem o posto quando ela está ocupada. E começa a expandir o empreendimento por outros continentes.

 

Até São Paulo, cidade cujos dotes turísticos ainda são pouco reconhecidos, entrou na onda. A paulistana Christiane Trotta, musicoterapeuta e pedagoga, foi quem assumiu a tarefa de ciceronear os gringos por aqui.

 

As duas se conheceram em Londres e compartilham o gosto por programas inusitados e a vontade de explorar as cidades para além dos destinos óbvios.

 

Christiane já recebeu quatro turistas em terras paulistanas. Levou os visitantes a pontos que só os locais frequentam, como os karaokês da Liberdade, o Bar do Museu, antiquários no centro e no Bexiga, além dos obrigatórios bares da Vila Madalena e do Baixo Augusta.

 

Ela conta que as reações dos europeus à paisagem paulistana são bem variadas. Mas uma coisa é certa: todos ficam impressionados com a dimensão gigantesca da metrópole. "Uma alemã ficou surpresa com a hospitalidade e a recepção calorosa dos brasileiros. Já um francês ficou chocado com a quantidade de pessoas dormindo nas ruas, com a pobreza."

 

Mundo afora

 

Além de São Paulo e do Rio de Janeiro, Miami (EUA), Havaí (EUA), Xangai (China), Porto (Portugal), Barcelona (Espanha), Londres (Inglaterra), Paris (França), Déli e Mumbai (Índia) contam com "amigos de aluguel", gente que Alice conheceu em suas andanças pelo mundo e que agora recebe turistas para passeios personalizados.

 

Ela cobra uma comissão de 30% sobre o valor de cada passeio intermediado por seu site. A ideia de criar a página e oferecer os serviços de guia turístico surgiu após a temporada em que Alice morou em Londres e escreveu um blog sobre a cidade, com dicas de lugares descolados. Seu lema é: como se divertir muito gastando pouco.

 

O site fez sucesso, e os leitores começaram a solicitar dicas e roteiros quando visitavam a cidade. "Achei que o povo estava me alugando, e escrevi no site: 'rent me for a day' (alugue-me por um dia), brincando."

 

O que começou como piada acabou ficando sério. Os roteiros são feitos de acordo com o perfil do freguês. Ao solicitar os serviços pela internet, o turista responde a algumas perguntas sobre seus interesses, que servem de orientação para a elaboração do passeio. Os preços variam de 55 euros a 120 euros, de acordo com a duração do programa.

 

Em São Paulo, a amizade de Christiane é "alugada" principalmente por jovens europeus em viagens longas pela América Latina. A pedagoga, que tem vocação para mochileira e conhece bem o continente, garante que o trabalho tem sido também uma diversão e que os passeios com clientes terminam em conversas animadas na mesa do bar.

 

Agora, a dupla pretende angariar clientes entre executivos que visitam a cidade em viagens de negócios. Já em Lisboa, o perfil dos clientes é mais variado. De jovens baladeiros a casais idosos interessados na culinária portuguesa.

 

Para se adaptar às diferentes personalidades e não passar por saias justas, Alice segue algumas regrinhas básicas: sempre marca os passeios durante o dia, não bebe em serviço e tenta manter uma certa distância dos clientes. "Tem gente que começa a se abrir, conta da crise no casamento, faz confidências", diz. "O mais esquisito foi um russo que me pediu para comprar presentes para a mulher e para a amante, enquanto tomava vinho no restaurante." Levou ao pé da letra a tal "amizade" de aluguel.

 

*

As dicas de Chris, em SP

 

BAR DO MUSEU

Com arquitetura e decoração típica dos anos 50, obras de arte e ambiente "trash chic"

Av. Ipiranga, 324, bloco C, sobreloja

 

ESTAÇÃO DA LUZ

Pegar o trem e dar uma volta pelo centro e pelo subúrbio

Praça da Luz, 1, centro

 

IGREJA E MOSTEIRO DE SÃO BENTO

Para comprar bolos caseiros dos padres, medalhas e apetrechos; às 5h, todos os dias, tem canto gregoriano

Largo de São Bento, s/nº, centro

 

JOCKEY CLUB

Bar no fim da tarde

Av. Lineu de Paula Machado, 1.263

 

ANTIQUÁRIO BEN HUR

Móveis das décadas de 1950 e 1960

Rua Treze de Maio, 922 e 870

 

TERRAÇO ITÁLIA

Bom para ver o pôr do sol

Av. Ipiranga, 344, 41º andar

 

CASA DE PORTUGAL

Para um típico bacalhau com batatas

Av. da Liberdade, 602

 

BAIXO AUGUSTA

 

Volt

R. Haddock Lobo, 40

 

Z Carniceira

R. Augusta, 934

 

Sonique

R. Bela Cintra, 461

 

*

As dicas de Alice, em Lisboa

 

NOOBAI CAFÉ

Bar e restaurante com vista para o rio Tejo, ambiente descolado e música ao vivo, bom para ir de dia ou no fim de tarde

Miradouro do Adamastor, Sta. Catarina

 

CHAPITÔ

Restaurante para ir à noite, onde também funciona uma escola de circo, com bela vista da cidade e ambiente romântico

Costa do Castelo, nº 1/7

 

ONDA JAZZ

Bar e restaurante com shows de jazz ao vivo, que funciona em uma antiga cave de vinhos

Arco de Jesus, 7, Alfama

 

SANTO ANTÔNIO DE ALFAMA

Localizado abaixo de uma vinha, o restaurante tem mesas ao ar livre, no bairro mais típico e popular de Lisboa

Beco de São Miguel, 7

 

FÁBRICA SANT'ANNA

Para comprar azulejos de todos os gêneros, tamanhos

e espécies

Calçada da Boa-Hora, 96

 

PADARIA BEIRA TEJO

Os melhores docinhos e pãezinhos feitos na hora

R. Marcos Portugal, 61

 

MENINOS DO RIO

Na beira do Tejo, esse bar e restaurante tem uma brisa constante e um solário perfeito para um chope gelado, ou, em bom português de Portugal, uma imperial gelada

R. da Cintura do Porto de Lisboa, 255

  • 3 anos depois...
Visitante
Este tópico está impedido de receber novos posts.
×
×
  • Criar Novo...