Ir para conteúdo

II Campeonato Brasileiro de Escalada em Árvores


LEO_THC

Posts Recomendados

  • Membros de Honra

FONTE: Agência Acre

http://www.agencia.ac.gov.br/index.php?option=com_content&task=view&id=10290&Itemid=26

 

[align=justify]Organizado pelo Governo do Estado e Prefeitura de Rio Branco, campeonato está inserido na programação do 13º Congresso Brasileiro de Arborização Urbana

 

Organizado em parceria com a Sociedade Brasileira de Arborização Urbana (SBAU) e a International Society of Arboryculture (ISA), o II Campeonato será realizado no Acre nos dias 17 e 18 de outubro, no Parque urbano do Tucumã, antecedendo o 13º Congresso Brasileiro de Arborização Urbana (CBAU), que acontecerá nos dias 18 a 21 de outubro, promovido pelo Governo do Estado e Prefeitura de Rio Branco junto a SBAU.

Requisitos - O evento é destinado à arboristas, coletores de sementes, epífitas e bromélias e orquídeas, praticantes de rapel assim como pesquisadores da flora e fauna do dossel e pessoas que trabalham com a escalada como técnica de acesso a árvores de grande porte.

 

Os participantes também devem possuir os seguintes equipamentos de segurança: capacete, óculos de proteção, corda de segurança, mosquetões de no mínimo duas seguranças, sistema autoblocante e cinto específico de arborista.

 

Os interessados em participar do campeonato devem realizar sua inscrição pelo site www.cbau2009.com.br. O valor da taxa é de R$ 75,00 e será de igual valor para qualquer participante, sejam sócios, não-sócios ou estudantes.

 

 

Participantes farão ainda visita à Reserva Chico Mendes para praticar (Foto: Arquivo Secom)

Campeonato - O Campeonato será realizado em duas etapas: A primeira fase, seletiva, acontece no dia 17. Nela os participantes irão realizar três modalidades: o Footlock, técnica de escalada que utiliza corda e travamento de pés para a ascensão; o Resgate em Altura, que mostra a habilidade do competidor em resgatar um trabalhador de árvore ferido, utilizando todas as técnicas de segurança; e o Deslocamento em Copa, onde é feita a locomoção e caminhada pelos galhos das árvores.

Serão selecionados para a etapa final os competidores que realizarem as modalidades de acordo com as normas corretas de escalada, sem danos à árvore, no menor tempo.

 

Na segunda fase, dia 18, os finalistas irão executar apenas o deslocamento na copa de árvore, seguindo os mesmos critérios de avaliação.

 

Visita técnica - Os participantes inscritos visitarão a Reserva Extrativista Chico Mendes, em Xapuri, e ficarão hospedados na Pousada Ecológica do Seringal Cachoeira, onde terão a oportunidade de escalar imensas árvores amazônicas como a Samaúma e Castanheira, entre outras espécie que chegam a medir até 50 metros de altura.[/align]

Link para o comentário
Visitante
Este tópico está impedido de receber novos posts.
×
×
  • Criar Novo...