Ir para conteúdo

1ª viagem de carro São Paulo/SP - Maragogi/AL


Posts Recomendados

  • Membros

E ae galera!

 

Em setembro, de 2 a 9/09/2015 estarei fazendo minha primeira viagem da vida! Com meus 32 anos agora é a hora de se aventurar e conhecer mais esse país lindo.

Iremos em 4 pessoas, sendo minha esposa, meus filhos (8 e 4 anos) e eu, partindo de São Paulo capital até Maragogi de carro onde ficaremos 7 dias.

Gostaria de pedir conselhos dos amigos e amigas que já fizeram essa viagem ou parecida. Estamos planejando há uns dois meses, já pagamos a pousada, o carro passou por revisão e troca de algumas peças/itens para maior segurança.

 

Espero os comentários, fotos e contatos! E durante a foto fotograremos, filmaremos e depois postaremos tudo com nossas experiências!!!

 

----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Atualização Pós-viagem

 

Galera,

Fizemos a viagem conforme o programado. Segue:

 

Desculpem amigos, havia feito o relato completo e não sei porque razão não salvou, e só percebi após receber algumas mensagens pedindo, então vou fazer novamente para ajudar a quem possa!

 

Viajantes: Eu (Mauro), Silmara (esposa), Guilherme (8 anos) e Gabriel (4 anos).

Veículo: Meriva 1.8 Flex, 2008 abastecida somente com etanol

*Em alguns trechos no ES e na BA por muitos e muitos kilômetros não se achava postos que ofereciam Etanol, portanto a estratégia foi sempre encher o tanque até "a boca" e nunca deixar o marcador baixar do 1/4. Tomem cuidado com essa questão! Vi algumas pessoas paradas no caminho (não sei se por isso) e com certeza isso é uma das piores coisas que pode acontecer numa viagem dessas.

Equipamentos indispensáveis: GPS, Protetor solar, almofadas ou aquelas específicas pra pescoço (no meu caso comprei para esposa e dois filhos), travesseiros, cobertores, caixa térmica.

** A estrada utilizada, BR-101 (Rodovia Governador Mário Covas), estava muito boa, com pouquíssimos buracos e - em sua maior parte - bem sinalizada. Apenas quero reforçar o cuidado que se deve ter com os trechos urbanos, pois estamos em velocidade média de 120 km/h e nesses trechos é reduzida à 40. É muito comum as "lombadas invisíveis" e os ambulantes locais que se aventuram entre as faixas da rodovia ou no acostamento. Cuidado com as curvas! Há curvas, desde as mais abertas até as mais fechadas, em trechos de serra, com animais transitando (vi isso na Bahia na ida e no retorno em MG) e pouca visibilidade.

 

 

29/08/2015 - De SP (Itaquera) a RJ (Taquara, Jacarepaguá) 440km

*Com a revisão no carro realizada, troca de alguns itens essenciais para tranquilidade, conforto e segurança da família; compras de alimentos, bebidas e guloseimas feitas, é hora de acomodar tudo no carro.

**Uma dica importante e muito útil a todos que pretendem fazer uma viagem como essa, comprem uma caixa térmica com boa capacidade de armazenamento e deixem blusas, bonés, óculos e cobertos a mão! Faz toda diferença, acreditem!!!

Saída: 04h

Pegamos a rodovia SP-070 (Ayrton Senna) com MUITA neblina o que me fez antes dentro do limite de velocidade, entretanto com muito mais atenção e apreensivo. Em dado momento, pegamos a BR-116 (Presidente Dutra) até chegarmos a cidade do RJ, onde meus amigos residem, por volta das 9h da manhã.

Ficamos hospedados em uma casa que é alugada pra turistas, que foi o mais barato e próximo da casa dos amigos.

O primeiro dia foi de conversa, muito papo com amigos que só conhecia pela internet. Famílias maravilhosas! Conhecemos o Corcovado, o Cristo Redentor, as praias da Barra, Urca, Copacabana e Ipanema... a noite descanso!

Segundo dia foi dia de churrasco, muito mais conversa e passeio.

 

30/08/2015 - Do RJ (Taquara, Jacarepaguá) a ES (Viana) 550km

Saída: 20h

Saímos da Taquara, no RJ, exatamente às 20h para iniciar nosso roteiro até Alagoas. Pegamos a BR-101 (Rodovia Governador Mário Covas), onde pegamos um considerável trecho de trânsito lento até a chegada da ponte Rio-Niterói, mas nada que não havia pensado depois de ter conhecido o trânsito carregado dessa cidade.

A viagem seguiu tranquila, com meus filhos e esposa dormindo enquanto eu pegava uma estrada bem sinalizada, e até certo ponto bem iluminada e com movimento. Vale ressaltar o "até certo ponto" pois entramos no ES começamos a andar por uma mesma rodovia, porém, totalmente escura e deserta. Cuidado ao dirigir a noite!!!

Paramos às 4h no Hotel Flecha, na cidade de Viana, pois foi o que nos pareceu com mais estrutura, e também está aglomerado com um grande posto de combustível. Às 9h acordamos, tomamos um café e caimos na estrada novamente...

 

31/08/2015 - ES (Viana) a BA (Itamaraju) 450km

Saída: 10h

Viagem tranquila até chegarmos à Bahia, onde pegamos uma manifestação da população local, próximo ao município de Teixeira de Freitas, onde ficamos parados (literalmente sem andar nenhum metro sequer) por aproximadamente 3 intermináveis horas embaixo de um sol escaldante. Posso dizer que foi o pior momento da nossa viagem! Não saber ao certo o que está ocorrendo, ter um monte de pessoas (caminhoneiros em sua grande maioria) reclamando, especulando a respeito, e sem nenhuma rota de fuga. As crianças já muito impacientes devido o calor absurdo (38°), porque após um tempo já não dava mais pra ficar com o ar condicionado ligado pois o combustível estava acabando...

Bom, quando enfim a polícia federal chegou e conseguiu dispersar os populares, conseguimos seguir viagem e ver o estrago que fizeram colocando fogo em pneus e entulhos no meio da rodovia. Só não me perguntem o que reinvindicavam, de verdade nesse momento, isso era o que menos me importava. Seguimos e como esse mega imprevisto atrasou totalmente meu planejamento, tivemos que parar em uma pousada de beira de estrada na cidade de Itamaraju (chamada Parada Itamaraju), pois já estava bastante escuro, por volta das 20h, e eu havia decidido não mais dirigir a noite devido os perigos enfrentados na anterior.

Vou falar uma coisa, essa pousada foi a pior de todas! Não tinha estrutura, refeição, mas era o que tínhamos naquele momento. Dormimos...

 

01/09/2015 - BA (Itamaraju) a SE (Umbauba) 840km

Saída: 08h

Saimos cedo porque precisava recuperar o tempo perdido anteriormente. Seguimos sem nenhum problema durante todo o dia, fazendo as paradas habituais para almoço e banheiro em postos pelo caminho.

Chegando na divisa BA/SE, isso já umas 19h, me deparei com uma rodovia muito perigosa; muito, mais muito escuro, pistas mais estreitas e muitos caminhões apressados e querendo fazer ultrapassagens no sentido oposto. Decidi então parar assim que encontrássemos uma pousada que aparentasse ser melhor do que a da noite anterior e graças a Deus chegamos em Umbauba e nos hospedamos na Pousada Caldinho, onde jantamos, fomos a um mercado bem próximo reabastecer algumas coisas, e descansamos. Acordamos, tomamos um café sensacional e seguimos viagem.

 

02/09/2015 - SE (Umbauba) a AL (Maragogi) 500km

Saída: 07h

Saimos da pousada e eu tinha uma meta na mente: Chegar até às 14h na pousada em Maragogi. Pois bem, assim foi! Chegamos exatamente às 14h em Maragogi, depois de uma belíssima viagem.

Fizemos check-in, conhecemos o quarto que estava a nossa espera; e que feliz surpresa! Ficou acima das nossas expectativas, já que foi umas das pousadas onde conseguimos um melhor preço, mesmo sendo tão próxima da orla. O quarto estava muito bem arrumado, realmente preparado com carinho!

Primeiro conversamos um pouco com a recepcionista para saber das regras e horários e então adivinhem? Banho e PRAIA!!!

 

03/09/2015 - PE (Praia do Francês e Porto de Galinhas)

Saímos do hotel por volta das 9h e fomos conhecer algumas praias da orla de Maragogi, mas como o acesso da maioria é bem difícil de carro (fui saber só depois), decidimos ir conhecer as praias mais a frente, e poucos quilometros a frnete estávamos em Pernambuco, e a primeira praia que fomos conhecer foi a MARAVILHOSA Praia do Francês. Realmente sensacional!!!

Depois de um tempo contemplando a maravilha de praia que não conhecíamos, com areia branquíssima, águas claras e um visual de paraíso, fomos conhecer Porto de galinhas, onde almoçamos e nos banhamos nas águas maravilhosas, com muitas pedras e piscinas naturais. Bom informar a todos que por lá os quiosques que atentem na praia fogem dos cartões (sejam de débito ou crédito), e os "chamadores" estão por todo lado e ficam te seguindo... é meio que uma regra que o turista fique nos espaços de algum determinado quiosque; eles falam sobre pagar estrutura e um monte de blá blá blá, mas negociei onde fiquei por toda a tarde, almocei e consumi e nada me foi cobrado. Compramos algumas coisas de alguns vendedores da praia e conhecemos o Yeah, um cara que seria essencial para nosso próximo dia.

Galera, se vale uma dica, conheçam Porto de galinhas!!! Realmente é um lugar caro, onde você vai gastar, mas é lindo demais; tanto as praias quanto o comércio local.

Voltamos para nossa pousada e a noite fomos conhecer o centro de Maragogi, onde comemos o pastel e ficamos passeando beira-mar. O centro dessa vila é bem pequeno; tudo é perto de tudo e até então bem vazio.

 

04/09/2015 - PE (Praia dos Carneiros)

*Lembram do Yeah? Ele nos convenceu a conhecer a Praia dos Carneiros. Nos mostrou fotos, falou a respeito das belezas do lugar e o mais importante depois de muita conversa: um ótimo preço.

Saímos da pousada às 7:30, após um reforçado café da manhã, para chegarmos ao ponto de encontro às 8:15. Não foi fácil achar a praia, por ser particular e não haver placas ou indicações sinalizadas quando se chega próximo...

Ahhh amigos, esse foi o ápice da nossa viagem! Tudo foi ótimo, mas a Praia dos Carneiros foi espetacular! Um ponto que indico com toda a certeza pra todos que querem ver a beleza natural e praticar alguns esportes aquáticos. Ficamos por lá o dia inteiro, até as 17h.

Fizemos passeio de catamarã para conhecer toda a extensão da praia. Conhecemos a capela, as belíssimas piscinas naturais, as praias formadas pelos bancos de areia no meio do mar e banho de argila local. Tivemos caiaques, pranchas de stand-up e outros a nossa disposição (sem precisar pagar nada além da entrada).

Entradas: R$ 30 cada adulto e as crianças e estacionamento gratuitos (essa foi a negociação com o Yeah e valeu muuuuito a pena).

A noite, centro de Maragogi onde jantamos numa lanchonete e sorveteria.

 

05/09/2015 - Maragogi

Dia em que fizemos um maravilhoso passeio de lancha e conhecemos as piscinas naturais de Maragogi, mas devido a maré não deu pra aproveitar ao máximo. Passamos o dia entre o passeio e a "Praia da Bruna". Aproveitei o belo preço que consegui negociar e fiz um mergulho nas galés. A experiência mais louca da minha vida! RECOMENDO!!!

Nas praias de Maragogi ficam diversos "chamadores" oferendo seus passeios; recusei diversos até conhecer um figuraça chamado "Inho", morador local e vizinho da pousada onde estávamos hospedados. Com ele consegui fazer amizade e ótimos preços em comparação ao dos que me foram oferecidos. (Há também a opção das empresas que oferecem os passeios).

A noite, centro no festival da Lagosta, e a cidade já estava bem cheia de turistas e principalmente de pessoas de Pernambuco.

Passeio: R$ 50 cada adulto com o DVD de fotos tiradas em alto mar já inclusas.

Mergulho: R$ 80 somente eu.

 

 

06/09/2015 - Maragogi

Dia dedicado e à piscina da pousada. A noite novamente no centro de Maragogi no festival da lagosta.

 

07/09/2015 - Maragogi

Praia e piscina. Escolhemos não andar muito e ficarmos na praia em frente à pousada (acredito que menos de 300m) já que no outro dia iríamos embora antes da hora do almoço... mas ecnontrei o Inho que me ofereceu um novo passeio de lancha, com destino as galés de Maragogi já que esse seria o dia que teria a maré perfeita pra visitação (tudo é fiscalizado e acompanhado pela polícia ambiental). Combinamos que a saída seria as 6h (sim, 6 da manhã, já que tínhamos que ir embora ainda pela manhã) do dia seguinte.

A noite fomos ao centro e depois deixamos nossas malas prontas e o carro já preparado.

 

08/09/2015 - Maragogi

Às 6 da manhã fomos de lancha às gales onde ficamos até aproximadamente até às 10h. Passeio maravilhoso, contato com os peixes, corais e uma paisagem sensacional!

Recomendo demais esse passeio!!!

Passeio: R$ 40 cada adulto com a máquina fotográfica aquática "emprestada" pra mim e o DVD das fotos já inclusas.

12h: Caímos na estrada para nosso retorno. Paramos na mesma pousada da ida, Caldinho, em Umbauba - Sergipe. 500Km

 

09/09/2015 - SE (Umbauba) a MG (Itaobim) 840km

Saída: 07h

Um dia de viagem muito tranquilo, ainda pela BR-101 até Feira de Santana e nesse ponto acessamos a BR-116. Paradas para almoço e banheiros.

Por volta das 19h chegamos na cidade de Itaobim, não muito longe da divisa da Bahia, onde nos hospedamos e passamos a noite.

 

10/10/2015 - MG (Itaobim) a SP (Itaquera) 1200Km

Saída: 07h

Eu tinha uma meta que era chegar em casa ainda nesse dia; só não faria se achasse que estivesse perigoso, seja por cansaço/sono ou condições da pista a noite.

Seguimos pela Dutra até a BR-381 (Fernão Dias), onde seguimos até em casa. Bom, só quero frisar um fato que ocorreu durante esse trajeto: Bom, numa viagem como essa você deve prezar a segurança de todos, e dirigir por você e por todos os outros motoristas que vêm e vão durante todo o caminho. Foram normais durante toda a viagem (ida e volta) as ultrapassagens pela esquerda; sempre com máxima atenção e certeza que era seguro fazê-lo. Estava próximo a Belo Horizonte (não me lembro a localização exata) e estávamos em um trecho cheio de caminhões. Fui parado pela Polícia Federal que estava fazendo uma blitz, que me multou por ultrapassagem em local proibido alguns quilômetros atrás. Só para conhecimento de todos, para que todos tenham em mente que quem faz tem que arcar com o que faz; essa é a lei dos homens! (Multa de R$1.000, que no caso de reincidência em 12 meses, há suspensão da CNH).

Chegamos em casa por volta das 23h.

 

E assim foi nossa viagem. Espero que ajude na escolha e no percurso de todos!

Qualquer coisa mandem mensagens ou acessem meu facebook.

 

Abraços,

Mauro Henrique Calixto

IMG_20150829_115833117.jpg.3e89ea23a4089b3a2c9029ac152bb711.jpg

IMG_20150829_120306741.jpg.1e0ef910073b4ba50ff5fd1a80956697.jpg

IMG_20150829_120316295.jpg.ef69782904f3001536cfa5e61a5a7b65.jpg

IMG_20150829_163017294.jpg.0f44365b7a5f523c6d69e0d11e110b20.jpg

IMG_20150831_111001769.jpg.84d121d27177297818c03f9507af1c94.jpg

IMG_20150831_150429734.jpg.3f5abbce14ddb8c73cf4e7c1fe09009a.jpg

DSC00034.JPG.8683972e1e403d84bb5334ea4ab1f39d.JPG

IMG_20150902_143030415.jpg.2df00d58556401fca9533ee0b2201773.jpg

DSC00051.JPG.87967e321f91461bf17012af3ce7dd83.JPG

DSC00063.JPG.a1419d32a2e93c9abc25f546b0342456.JPG

DSC00099.JPG.8669a8c4b4529dcd4a271074382ffff2.JPG

DSC00145.JPG.fd26000cf7461da759dbe77b0d0ba438.JPG

DSC00158.JPG.8da0a033468fd8b995bdf355d80e5ec4.JPG

DSC00264.JPG.87fda8fafdf6be4972557279ed2fcfb6.JPG

IMG_0565.JPG.6467a7e6201bf5b90569c0681b0fc0b0.JPG

DSC08302.JPG.cf902ae0be48f28c6cadf97aad3d44fa.JPG

DSC08367.JPG.100d3b499ca46a40eac4d6921c663ef0.JPG

IMG_0855.JPG.5f6cfd04883059242be3ffef0f043e61.JPG

IMG_0859.JPG.d5798d4ab4717a3eefee845f75379eb9.JPG

598dd2064098e_Gals(1).jpg.9e4e242ce3998253f398226cda31e831.jpg

598dd206474f0_Gals(19).jpg.bec7175e28477fd6ee91e34e8dbc292d.jpg

DSC00592.JPG.f08d48f5527a5cdab01f7a498e169f0d.JPG

598dd2068be71_Gals(72).JPG.031343e7b94336561e21333f24232e48.JPG

Editado por Visitante
Link para o comentário
  • 2 semanas depois...
  • 4 semanas depois...
  • 2 semanas depois...
  • 2 meses depois...
  • 2 semanas depois...
  • 2 anos depois...
  • Membros
Em 20/12/2015 em 21:47, paty_rj disse:

Onde está o relato dessa viagem??

Estou indo do Rio a Maragogi agora em janeiro e gostaria de obter mais informações, principalmente sobre as estradas!!

Maurinho não falou sobre qual foi o gasto total com combustível ida e volta

 

Em 20/12/2015 em 21:47, paty_rj disse:

Onde está o relato dessa viagem??

Estou indo do Rio a Maragogi agora em janeiro e gostaria de obter mais informações, principalmente sobre as estradas!!

Qual o custo com combustível?

 

Link para o comentário

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...