Ir para conteúdo

Internet Satelital Portátil - Internet na Montanha


LEO_THC

Posts Recomendados

  • Membros de Honra
Postado

:arrow: FONTE: AltaMontanha.com

http://www.altamontanha.com/colunas.asp?NewsID=1666

 

[align=justify]Hoje em dia existem diversos terminais para acessar a internet desde lugares remotos. Há no entanto 2 meios principais de conseguir uma conexão: usando um modem satelital ou usando um telefone satelital. Satélites geossíncronos ou satélites de órbita terrestre baixa podem ser usados para acesso à rede, porém o segundo é bem mais lento que o primeiro. Dos muitos sistemas que são vendidos como portáteis, apenas 3 deles valem a pena mencionar aqui: Inmarsat BGAN, Thuraya e Iridium.

 

 

Um modem satelital geralmente aparece como uma peça auto-suficiente, ou seja, tem uma bateria própria, capta e envia o sinal e é conectada com um computador usando um cabo de rede ou USB. Alguns permitem a transmissão do sinal via Bluetooth. O tamanho dos modems varia, no entanto a maioria têm o tamanho de um laptop médio. Esta tecnologia permite o usuário ter uma conexão de até 500Kbits/s. Muitos modems hoje em dia podem ser usado como telefones satelitais.

 

Utilizar e comprar um desses modem é extremamente caro. A conexão é geralmente cobrada por transferência (dados enviados ou recebidos) e custa entre $3 e $8 o megabyte. Os aparelhos variam de pouco mais de $1000 e vão até $6000.

 

Podemos dizer que a desvantagem deste sistema (além do tamanho, peso e custo do terminal), é o fato que por usar satélites geossíncronos, você não vai poder usar a internet se estiver fora da área de cobertura dos satélites. Os principais sistemas não cobrem os pólos por exemplo. Além disso, os terminais devem ser orientados precisamente para ter uma taxa de transferência mínima para que você possa conectar.

 

Modems Satelitais Thuraya

 

A Thuraya oferece uma conexão de 9600bps que corresponde mais ou menos a 4Mb por hora. Isso faz com que o sistema seja apropriado para ver o seu email ou navegar em um site HTML com poucas imagens, porém não é a melhor opção se você quer mandar suas fotos de alta resolução para a família.

 

O Crédito para o Thuraya DSL varia com o plano, mas custa em média $6 por megabyte. Para o Thuraya IP o crédito custará entre $4 e $5.

 

Modems Satelitais Inmarsat - BGAN

 

O sistema BGAN ou Broadband Global Area Network se tornou operacional em 2005 após o lançamento de três satélites chamados L4 pela Inmarsat. Após orientar o terminal corretamente, ele pode chegar a oferecer 492Kbps para receber dados e entre 300 e 400Kbps para enviá-los. BGAN entretanto tem uma demora no sinal devido à distância entre o satélite e a superfície terrestre (35.000 metros de altitude em média). Esta demora tem entre 1 e 0.8 segundos. BGAN é sem dúvida, o sistema mais rápido e eficiente do mercado na atualidade. A qualidade das ligações é também muito boa.

 

Qualquer pessoa consegue conectar um terminal BGAN. A antena do terminal (a "tampa") deve estar a mais ou menos 45 graus de inclinação, fazendo com que esta seja posicionada perpendicularmente ao satélite Inmarsat L4 mais próximo. Para isto, o aparelho tem um "beep" e um gráfico para ajudar na localização. Basta girar o aparelho lentamente e prestar atenção nas indicações. Uma vez localizado o satélite, o aparelho fará uma auto-conexão e você já está conectado. O processo geralmente demora 2 minutos.

 

O Airtime - como é chamado o crédito ou megabytes que você carrega na sua conta - varia com o plano que usado. Você pode carregar um voucher de 20 Mb por $115 e pagar $50 para ativá-lo, fazendo com que cada megabyte seu custe $8.25. Se você exceder os 20 Mb, cada Mb adicional vai custar $5.85.

 

Você pode também colocar uma carga superior, como de 2Gb e pagar $6250 por isso! O seu megabyte no entanto vai custar "só" $3.12. Cada Mb que exceder os 2Gb vai custar $3.30. Esta última opção libera 300 minutos grátis de ligações. Você pode comprar um voucher anual de 24Gb e fazer com que cada megabyte custe menos que $3. Isso entretanto custa 68 mil dólares!!!

 

Internet por Telefone Satelital

 

Há muitos anos, telefones satelitais permitem a conexão à internet. A transferência varia de sistema para sistema: A Iridium não passa os 2400 bps, que é quase 1Mb por hora porém funciona no mundo inteiro. Uma empresa chamada ACeS fornece um serviço de 40Kbit/s usando telefones Thuraya. A GlobalStar oferece conexões de 9600bits/s (4Mb/hora). A GlobalStar, assim como a Iridium e ACeS precisam discar um número para acessar a internet. O acesso discado é cobrado por minuto de chamada. Você também pode usar a internet com um telefone Thuraya a 60Kbit/s e pagar depois pela ligação (acaba custando mais ou menos $5 por megabyte).

 

Alguns telefones permitem a conexão USB ao seu computador. A Iridium tem um adaptador e um cabo serial para a interface. A grande vantagem destes sistemas é o peso do sistema, o tamanho e a praticidade. Além disso, pelo fato de suas antenas serem omni-direcionais, o telefone não precisa ser direcionado para o satélite como é o caso das antenas BGAN. A desvantagem está obviamente na velocidade de transferência. Nas montanhas, este sistema só deveria ser usado para enviar e receber emails ou mandar imagens leves.[/align]

Visitante
Este tópico está impedido de receber novos posts.
×
×
  • Criar Novo...