Ir para conteúdo

Relato - Travessia Quiriri: do Monte Crista até a Pedra da Tartaruga (jun/2015)


Posts Recomendados

  • Membros

Serei breve nas descrições pra não alongar muito o tópico, mas quem quiser mais informações deixo disponível o relato completo no blog da Terra Média Trekking -https://tmtrekking.wordpress.com/artigos/travessia-do-quiriri/).

 

Já há algum tempo eu planejava uma nova investida no Quiriri, o que consegui fazer no feriado de Corpus Christi desse ano, dia 05/06/15, quando juntei parte da equipe da Terra Média Trekking e, na sexta-feira de manhã, saímos cedo em direção ao Monte Crista com diversas ideias e planos alternativos, o resultado iria depender do nosso rendimento.

 

Dia 01: Do Monte Crista até um pouco além da piscina do Rio Três Barras

 

Chegamos na base do Monte Crista as 08:15 – ali pagamos uma taxa de R$ 15,00 para deixar o carro estacionado e R$ 3,00 por pessoa para manutenção da ponte pênsil. Quinze minutos depois iniciamos a caminhada na trilha do Monte Crista, onde pontos de captação de água não faltam.

 

Em cerca de quatro horas – contando a parada para almoço, atingimos um pequeno platô onde o caminho bifurca, podendo seguir ao cume da montanha ou em direção a piscina natural do rio Três Barras. Como já estivemos algumas vezes no cume do Crista, decidimos seguir adiante para ganhar tempo.

 

Dali em diante a trilha intercala em vegetação campestre e pequenos trechos de mata um pouco mais alta. Em aproximadamente uma hora chegamos na bifurcação que dá acesso ao rio Três Barras, que, de acordo com o planejado, era o mínimo que deveríamos atingir naquele dia. Seguimos em frente por mais um tempinho e, as 15:00 horas, decidimos armar acampamento.

 

img_86192.jpg

Serra Dona Francisca vista do Monte Crista

 

img_86212.jpg

Monte Crista

 

Dia 02: Pelos campos até a Pedra da Tartaruga

 

O objetivo do segundo dia era claro: acampar próximo a pedra da tartaruga. Preparamos o café da manhã e as 07:45 estávamos caminhando novamente. Levamos cerca de três horas para atingir a Pedra do Lagarto (aprox. 1354 m.s.n.m.). Nas proximidades da pedra há um rio, um ótimo local para acampar e, um pouco antes, uma pedra onde o bivaque é uma boa opção.

 

Ali na Pedra do Lagarto há uma rota de fuga que segue em direção ao Monte Garuva e, na sequência, desce para a cidade homônima.

 

img_8804.jpg

img_8806.jpg

Visual da Pedra do Lagarto

 

Seguimos adiante e, após contornar uma elevação avistamos pela primeira vez a Pedra da Tartaruga, que faz totalmente jus ao nome que recebeu. Ali tomamos o rumo noroeste, nos aproximando da Fazenda Alto Quiriri e, após cerca de 01:40 hora chegamos no topo do Morro da Antena, ponto culminante da travessia.

 

img_8815.jpg

Pedra da Tartaruga ao fundo

 

As 16:45 horas chegamos na Pedra da Tartaruga, onde montamos acampamento. Ah, aqui vale acrescentar que há pouca água disponível entre a Antena e a Tartaruga.

 

img_88282.jpg

img_88492.jpg

Campos do Quiriri nas proximidades da Pedra Tartaruga

 

Dia 03: Descendo pela Trilha do Queijo

 

Já havia lida a respeito da trilha do Queijo, que desce da Pedra da Tartaruga até a BR 101, e praticamente todos os relatos diziam tratar-se de um caminho fechado e mal sinalizado, mas ninguém falou que o caminho é mal feito! Por vezes você se sente em um zigue-zague, sem avançar em distância ou baixar a altitude, sem falar que praticamente não há água, mesmo tendo córregos que descem a serra por ali.

 

A caminhada nesse dia (sem parar para almoçar) foi mais ou menos das 08:15 da manhã até as 14:45 da tarde, quando alcançamos a rodovia. E foi isso, um total de cerca de 32 km percorridos nestes três dias. Pra mais informações sobre o perfil de elevação de trilha e etc, dá uma acessada no blog da Terra Média Trekking - link abaixo da assinatura ;)

 

img_8856.jpg

Cabeça da Tartaruga

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 mês depois...
  • Membros

Oi Henrique!

 

Vc consegue disponibilizar o arquivo (gpx ou kml) da travessia?

Faço corrida de longas distâncias/montanha, e quero fazer este percurso no mesmo dia. Jogando o trajeto no meu gps, não tem como me perder e correr o risco de passar a noite no meio da montanha sem nenhum equipamento adequado (barraca e etc).

 

Obrigado!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...