Ir para conteúdo
View in the app

A better way to browse. Learn more.

Mochileiros.com

A full-screen app on your home screen with push notifications, badges and more.

To install this app on iOS and iPadOS
  1. Tap the Share icon in Safari
  2. Scroll the menu and tap Add to Home Screen.
  3. Tap Add in the top-right corner.
To install this app on Android
  1. Tap the 3-dot menu (⋮) in the top-right corner of the browser.
  2. Tap Add to Home screen or Install app.
  3. Confirm by tapping Install.

Olá viajante!

Bora viajar?

Felipe Dallorto descobre psicoblocs em Jacarepaguá

Postado
  • Membros

FONTE: AltaMontanha.com

http://www.altamontanha.com/colunas.asp?NewsID=1699

 

[align=justify]Única no Rio de Janeiro, a falésia está entocada no Parque Estadual da Pedra Branca

 

O carioca Felipe Dallorto é um apaixonado em olhar pra cima. Ele não pode ver uma pedra que já descobre por onde subir. Recentemente, esteve em "seu parque", onde já conquistou muitas vias e vem fazendo um trabalho sério em Jacarepaguá. No outro dia, ele retornava de mais uma conquista no Morro Jair Lourenço e deparou com uma cena que chamou a sua atenção.

 

Tudo começou com uma brincadeira no lago, onde alguns meninos que residem no local estavam tentando subir nas pedras para pular. "Um deles tinha muita facilidade e subia descalço", descreve Felipe. "Vendo isso, tive a ideia de pegar a sapatilha e emprestá-la para o garoto que, de imediato, a colocou para encarar as paredes que cercam o lago".

 

Depois de várias tentativas do menino, Dallorto pegou a sapatilha e surgiu a primeira via. "É uma aresta em agarras bem vertical, batizada de "Peixe Doido", 5 grau 15 metros", explica o conquistador. A pedra é uma falésia e está localizada no Parque Estadual da Pedra Branca, mas precisamente no setor da Pedra Hime, que possui escaladas bem variadas.

 

O lugar é único no Rio de Janeiro. "Não se trata de uma montanha ou escalada que necessite de equipamentos de segurança", continua Felipe. A conquista é no estilo "Deep water soloing", mais conhecido como "Psicoblocs". "O escalador só usa sapatilhas e em caso de quedas, cai na água", comenta.

 

A descoberta foi motivo de alegria. "Essa modalidade de escalada só existe em Mallorca, na Espanha, e também na Tailândia e Vietnã. Recentemente foi descoberto outro local na França". Dias depois, Felipe Dallorto convidou dois amigos. "Chamei o Claudney Neves e Bernardo Monteiro para conquistar outras vias. Foi um prato cheio e conquistamos sete vias e vários projetos", comemora.

 

Além da modalidade exclusiva na região, a beleza naturais da pedra, do lago e da mata é exuberante. "O lugar é uma antiga pedreira que deve ter alcançado algum lençol freático". Para aqueles que visitarem o local, Felipe dá a dica: "A ética é não usar magnésio, não defecar na água e ao redor, respeitar os moradores, pedindo licença para entrar em sua residência, e ter acesso ao lago". Sem esquecer de trazer todo o lixo de volta.

 

Carreira - Felipe Dallorto Seabra e Araújo nasceu no dia 11 de outubro de 1981. Carioca da Gema, encontrou no mar sua aptidão para o esporte. E foi justamente pegando onda na Prainha, na zona oeste do Estado, que ele teve encontro com a escalada. "Em 99, vi um cara escalando nos blocos de rocha na Prainha, enquanto eu surfava. Fiquei muito curioso e ao sair do mar, comecei a interrogá-lo. Ele me recebeu muito bem e achei aquilo fantástico, um domínio de corpo e mente impressionante, qualidades que o surf também tem".

 

O interesse o levou a praticar. "Comecei sozinho fazendo boulder, que é escalada em pequenos blocos que não precisa de técnicas e segurança. Depois, encontrei um amigo que já escalava e ele me apresentou ao Sergio Tartari, grande escalador de renome nacional e internacional, que mora em Salinas, no Parque Estadual dos Três Picos. Foi lá que fiz o meu primeiro curso de escalada em grandes montanhas".

 

Hoje, Felipe Dallorto é federado pela FEMERJ (Federação de Esporte de Montanha do Estado do Rio de Janeiro) e tem em seu currículo outros importantes cursos. "Curso de guia e de proteção móvel, ambos homologados pela FEMERJ. Pela FAB (Força Aérea Brasileira), completei o curso de primeiros socorros e sobrevivência na selva; Treinamento de alto resgate ministrado pela AGUIPERJ (Associação de Guias, Instrutores e Profissionais de Escalada do Estado do Rio de Janeiro), onde estou em processo de filiação", conta.

 

Dallorto também é formado em Turismo pela Marc Apoio. Com o curso, ele está habilitado para exercer a função de guia de turismo regional, nacional e América do Sul. Atualmente, ao lado de sua sócia, está fundando a sua empresa no ramo de turismo de aventura. Para conhecer o site da União dos Escaladores de Jacarepaguá, basta acessar http://www.escaladoresdejacarepagua.org

 

 

Por Marcos André Araújo[/align]

Featured Replies

No posts to show
Visitante
Este tópico está impedido de receber novos posts.

Account

Navigation

Pesquisar

Configure browser push notifications

Chrome (Android)
  1. Tap the lock icon next to the address bar.
  2. Tap Permissions → Notifications.
  3. Adjust your preference.
Chrome (Desktop)
  1. Click the padlock icon in the address bar.
  2. Select Site settings.
  3. Find Notifications and adjust your preference.