Ir para conteúdo
View in the app

A better way to browse. Learn more.

Mochileiros.com

A full-screen app on your home screen with push notifications, badges and more.

To install this app on iOS and iPadOS
  1. Tap the Share icon in Safari
  2. Scroll the menu and tap Add to Home Screen.
  3. Tap Add in the top-right corner.
To install this app on Android
  1. Tap the 3-dot menu (⋮) in the top-right corner of the browser.
  2. Tap Add to Home screen or Install app.
  3. Confirm by tapping Install.

Olá viajante!

Bora viajar?

Relato Chapada das Mesas / MA – Águas cristalinas e monstruosas cachoeiras

Postado
  • Membros

26.jpg.f65322b7a1c4810107e3d494f5982aa0.jpg

Aproveitando que estava no Tocantins, me planejei para fazer a Chapada das Mesas na mesma trip.

Nessa eu consegui ir com carro alugado, assim tive a liberdade de fazer os meus horários e roteiros.

As fotos estão no facebook da ordem contada no texto https://www.facebook.com/fernandojulio.o/media_set?set=a.916403368444800.1073741980.100002254351992&type=3

Quando votei do incrível passeio do Jalapão (confira aqui no link como foi relato-viagem-para-palmas-jalapao-t120210.html ), em um domingo, eu fiquei no aeroporto de Palmas por volta das 8pm, onde esperei a locadora abrir as 22h30 para pegar o carro que havia reservado e ir para Carolina – MA .

São por volta de 500km até Carolina, a maior parte do tempo é na rodovia Belém -Brasília, a noite tinha muito caminhão, maior parte do tempo com pista simples, dificultando as ultrapassagens. Não tem pedágio no trajeto. Ultimo ponto do trajeto é atravessar a balsa do rio Tocantins do município de Filadélfia – TO para Carolina –MA, cuja taxa é R$19,00.

Após virar a noite dirigindo e cansado, nada melhor que relaxar em uma cachoeira, apenas parei na cidade de Carolina para tomar um café e fui com destino ao Complexo da Pedra Caída (http://www.pedracaida.tur.br/ ), lá tem piscinas, cachoeiras, tirolesas, rapel, teleférico, uma baita estrutura. Complexo fica 40km da cidade.

Como é um complexo particular existem varias taxas, taxa de entrada são R$50,00, e para ir a cada cachoeira tem uma taxa porque é obrigatório ir com guia, fui a duas, a do Santuário com a taxa de R$25,00 e a cachoeira do Capelão com taxa de R$40,00, caso seja estudante paga meia em todas as taxas. O passeio para as cachoeiras deve ser agendado no mesmo dia, porem com antecedência.

Primeiro fui para a cachoeira do Santuário, com uma trilha bem tranquila, estruturada com madeira até a parte do rio, quando chega ao rio, vai por dentro do rio até a cachoeira, água podendo bater no peito. Cachoeira espetacular com seus 46mts de queda dentro do cânion! Poço para banho e uns 6 peixes de 30cm para procurar no fundo.

Os guias do complexo não são preparados para guia, eles apenas levam para o local, mas não sabiam responder nenhuma pergunta sobre as cachoeiras, curiosidades, nem fauna e flora da região.

Voltei para o complexo e almocei, tem restaurante e lanchonete lá dentro.

Após o almoço, sai para o segundo passeio com o caminhão do complexo, fui na cachoeira da caverna e cachoeira do capelão, são cahoeiras menores, tem poços para banho. Mas surigo você primeiro ir nessas e depois na do Santurario, depois de conhecer o encanto que é a cachoeira do Santuario, as outras ficam sem graça, rsrs.

Voltei para o complexo e fiquei curtindo as piscinas e tobogãs até o fim da tarde. Dentro do complexo tem uma arara azul e papagaios que vivem soltos, o complexo apenas acostumou alimentar os passaros. O lugar tem o seu custo e taxas, mas é bem estruturado , organizado e limpo. O complexo oferece até chalés e apartamentos para alugar, porem o preço é salgado.

No cair da noite voltei para a cidade de Carolina para procurar uma pousada / hotel, após pesquisar em alguns lugares, encontrei o New Center Hotel (https://www.facebook.com/New-Center-Hotel-331439186898874/) , preço bem em conta, com ar condicionado e o quarto novo e otimo café da manhã.

A cidade de Carolina não tem muito foco no turismo, não encontrei nenhuma loja de artesanato ou lembrancinhas do maranhão. Para jantar na cidade tem poucos restaurantes, mais lanchonetes. Lá facilmente é encontrado o sabor do Maranhão, o guaraná Jesus!

No dia seguinte o destino foi Riachão, são 100km de Carolina, mais 15 de estradinha com asfalto e mais 15 estrada de terra para chegar no complexo Santa Barbara. Tem uma taxa de R$15,00 se eu não me engano. A trilha para ir para as cachoeiras são autoguiadas, porem não pode entrar com mochila e nem comida, eles disponibilizam um armario para guardar as coisas e você leva apenas o basico em uma sacola transparente. Tem muitas cachoeiras no complexo, porem já tinha um roteiro pronto e com tempo contato para as melhores e não perdi tempo com cachoeira pequena. Fui direto para a cachoeira da Santa Barbara, monstra, majestosa com seus 76mts de queda, e imenso poço! Logo perto, tem o poço azul! O azul estava mais para um verde cristalino, agua totalmente transparente! Lindo! No caminho da Santa Barbara e poço Azul encontramos algumas cachoeiras menores, onde apenas tirei foto. Voltei para a entrada do complexo, onde parei para almoçar.

50.jpg.166f8d5998757221f08acbdfb40b9f8b.jpg

O meu destino depois era o Encanto azul, ele não faz parte do complexo da santa barbara, mas a entrada dele é ao lado, são 6km dali até de fato o Encanto Azul, isso em areia, existem jipeiros que cobram uma taxa para levar e trazer do Encanto azul, porem nesse dia, uma terça feira, não havia um, então não me restou alternativa, fui a pé. O caminho é bem demarcado pela passagem dos 4x4 e fui com tracklog, não teve erro. Após uma hora e pouco de caminhada na areia fofa, cheguei ao Encanto azul! Antes do encanto azul, tem o poço cristal.

O Encanto azul, nome diz tudo, são aguas nascentes das rochas que formam um poço com a surpreendente agua azul cristalina, sendo possivel enxergar o fundo com mais de 5mts!! Valeu muito andar os 12km (ida e volta). Quando voltei, já estavas prestes a escurecer.

Na volta passei no centro de Riachão, que é muito menor que Carolina, apenas para conhecer mesmo. Na BR, a caminho de Carolina, avistei um lindo tucano na arvore. Dormi em Carolina, no mesmo hotel.

No ultimo dia da chapada das mesas, sai cedo para ir até o portal da chapada, fica 15km na BR sentido Complexo da Pedra caida, um mirante local, cujo a imagem é o simbolo do Tocantins no alto de um morro. Lá avistei um casal de arara azul! Da estrada é possivel ver bem pequeno a fenda na rocha , para subir até lá, deve ir pela parte de traz do morro. O lugar é ideal para tirar fotos da região.

Ultimo destino antes de acabar a trip, foi a cachoeira de itapecuru, que são 30km na BR sentido Riachão. Conhecida também como cachoeiras gemeas, a entrada são R$5,00 e tem infraestrutura com bar, que serve porçoes e a atração são duas quedas (de 10 m e 8 m). com enorme poço para nadar. Essa foi a cachoeira de despedida da minha trip da Chapada das Mesas.

Logo após o almoço retornei todo caminho para Palmas, onde devolvi o carro e esperei o meu vôo da madrugada para retorno a SP.

A Chapada das Mesas é linda e encantadora com as águas azuladas e cristalinas, com monstruosas cachoeiras, do Santuário e Santa Barbara. Vale muito a pena o passeio!

54.jpg.0f543ba1b68fa255c61b9d12a9bd1ce5.jpg

19.jpg.eb7f9ca0d44cb1dafdd105533f27af96.jpg

Featured Replies

No posts to show

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

Account

Navigation

Pesquisar

Pesquisar

Configure browser push notifications

Chrome (Android)
  1. Tap the lock icon next to the address bar.
  2. Tap Permissions → Notifications.
  3. Adjust your preference.
Chrome (Desktop)
  1. Click the padlock icon in the address bar.
  2. Select Site settings.
  3. Find Notifications and adjust your preference.