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Rally Berohokã apresenta números impressionantes


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[align=justify]Rally Berohokã apresenta números impressionantes; organização prepara DVD

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De um sonho do goiano Luiz Jacarandá nasceu o Rally Berohokã e tornou-se a maior aventura do Araguaia, atingindo o objetivo de chamar a atenção do Brasil para esse paraíso de água doce que precisa ser preservado.

 

Para os competidores e o público, o Rally começou no dia 03 e foi até 06 de setembro. Para a organização e todos os envolvidos, que contribuíram para transformar o sonho em realidade, o evento começou muito antes e ainda continua rendendo frutos. “A conclusão dessa aventura só será finalizada quando o DVD e a Revista do Rally Berohokã estiverem prontos”, disse Luiz Jacarandá, diretor geral do evento.

 

Até a realização do Rally Berohokã - propriamente dito - foram mais de 35 municípios visitados nos Estados de Mato Grosso e Goiás, visando definir a trilha por onde os rallyzeiros passariam. Além disso, a equipe de Marketing e Operacional, visitou o Distrito Federal, Goiás, São Paulo, Paraná, Santa Catarina e Rio de Janeiro, a fim de apresentar o Rally Berohokã à sociedade e aos clubes de Off-Road. Bem como, participou de eventos como o Rally Eco Cerrado (Jataí/GO), no mês de maio, Rally 100 Milhas (Tangará da Serra/MT), Mitsubishi Cup (Brasília/DF), e Rally dos Sertões (Goiânia/GO), em junho, entre outros, tendo também apresentado o evento para a Confederação Brasileira de Automobilismo - CBA.

 

No primeiro momento foi cogitado que a trilha passaria por Alto Taquari/MT, Luiz Alves (Distrito de São Miguel do Araguaia/GO), Riberãozinho/MT, Bom Jardim/GO, Mozarlândia/GO, Nova Crixás/GO, Araguapaz/GO e Bandeirantes/GO. Porém, depois de percorrê-la inúmeras vezes, a comissão técnica optou por apenas 16 cidades, entre Goiás e Mato Grosso, para que a trilha não ficasse tão longa. Os municípios escolhidos foram Mineiros/GO, Santa Rita do Araguaia/GO, Alto Araguaia/MT, Araguainha/MT, Ponte Branca/MT, Torixoréu/MT, Baliza/GO, Aragarças/GO, Pontal do Araguaia/MT, Barra do Garças/MT, Araguaiana/MT, Britânia/GO, Aruanã/GO, Cocalinho/MT, Novo Santo Antônio/MT e São Félix do Araguaia/MT.

 

Antes mesmo da prova esportiva, para que se definisse a trilha, foram 45.368 Km de estradas federais e estaduais percorridas pela organização, entre os meses de novembro de 2008 a agosto de 2009, tendo Cuiabá como origem;

 

Mais de 5.000 quilômetros percorridos em estradas municipais e vicinais;

 

8.850 litros de combustíveis gastos pela organização na elaboração da rota;

 

13 horas de vôo em aeronave bimotor;

 

15 horas de máquina esteira patrolando estradas vicinais, em busca de caminhos alternativos;

 

09 dias de deslocamento de balsa pelos Rios Araguaia e das Mortes, em locais onde não há pontes, para que a organização pudesse definir a trilha do Rally.

 

Durante a Prova outra imensa estrutura também foi colocada a disposição dos competidores, imprensa e organização, sendo:

 

01 helicóptero exclusivo para filmagem;

 

01 helicóptero para atender a organização;

 

01 helicóptero de resgate (CIOPAER/MT);

 

01 avião monomotor para transporte de equipe da organização;

 

03 veículos de resgate, equipadas com rádios, guinchos e outros equipamentos;

 

02 caminhões pranchas com capacidade de transporte de dois veículos;

 

01 microônibus com 23 lugares para transporte de equipe de jornalistas;

 

01 veículo Van com 15 lugares para deslocamento de equipe da organização;

 

02 veículos portadores da Antena 1 e Antena 2- comunicação instantânea da prova

 

01 equipamento de comunicação fixo em Antena em Barra do Garças;

 

10 camionetes de apoio;

 

01 quadriciclo para apoio ao competidor;

 

04 veículos de resgate terrestre do Corpo de Bombeiros de Goiás e Mato Grosso;

 

05 veículos das Polícias Militares dos Estados e Goiás e Mato Grosso;

 

Apuração via Satélite Totem Rastro;

 

30 veículos de apoio organizacional nas cidades;

 

Estrutura independente de apoio com tendas e infláveis nas cidades de largada/chegada e dormitórios;

 

30 equipamentos de comunicação instalados em veículos diversos para comunicação com a organização;

 

1.225 diárias de hospedagem aproximadamente em hotéis e dormitórios nas cidades nos dias anteriores e posteriores da prova (organização e competidores nos 05 dias de Rally)

 

1.715 refeições em restaurantes em 05 dias de Rally.

 

Além disso, também esteve envolvido um grande contingente de pessoas, sendo:

 

30 profissionais da imprensa nacional cobriram o evento;

 

40 militares dos Estados de Mato Grosso e Goiás, representando o Corpo de Bombeiros e Polícia Militar;

 

138 pessoas diretamente da organização do Rally; e

 

250 pessoas de apoio (parceiros) nas cidades envolvidas diretamente no Rally;

 

Contou com a presença de veículos de comunicação nacional e regional, como TV´s, sites, rádios, jornais, em especial veículo especializados em Off-road.

 

Também foram realizadas duas festas de lançamento do Rally Berohokã: no dia 29 de julho em Cuiabá/MT, com a presença de mais de 200 pessoas e, em Goiânia/GO, no dia 11 de agosto, com cerca de 180 pessoas.

 

Outro destaque do evento foi a presença da ONG Guerreiros da Natureza, que acompanhou todo o Rally como observadora da questão ambiental no percurso.

 

O Projeto Ambiental nas Trilhas do Rally Berohokã, que teve início em maio de 2009, será finalizado em dezembro deste ano. Ele promove a formação de seis mil jovens de 10 a 15 anos e 800 monitores através de oficinas, palestras, teatro, especialmente em atividades ambientais que tratem do rio Araguaia.

 

Nessa contagem, ainda não entram as horas trabalhadas noite adentro pelos parceiros, colaboradores e da equipe do Rally Berohokã. Foi um ano de trabalho pesquisa viagens e contato.[/align]

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