Ir para conteúdo
Mochileiros.com
Entre para seguir isso  
Ram_Alen

Boqueirão de Lavras / Lavras da Mangabeira - Perguntas e Respostas

Posts Recomendados

Ram_Alen    0

[info]Tópico aberto para informações sobre a cidade de Lavras da Mangabeira e o canyon conhecido como Boqueirão de Lavras.[/info]

 

[align=]A Cidade

Situada ao Sul do Estado, região próxima ao Cariri, dista 434 quilômetros de Fortaleza, podendo ser acessada pelas vias CE-286 e BR-116. Para quem sai de Juazeiro do Norte, pode-se trafegar pela CE-386 ( via Farias Brito) ou pela BR 116( via Milagres). O nome Lavras da Mangabeira se deve às históricas "lavras", referência à atividade de mineração na região do município, e ao local onde o trabalho foi realizado, Mangabeira, que por sua vez tem seu nome advindo da árvore mangabeira (Hancornia speciosa) que é comum na região.

 

mapa_Lavras.jpg?t=1254098532

 

A cidade em si traz como atrativos urbanos a Igreja da Matriz, o Engenho de Cana-de-Açúcar( onde pode-se ver o modo tradicional de fabricação do melaço, Rapadura e açúcar mascavo), a academia alavrense de letras (ainda com arquitetura preservada original) etc.

 

g_Igreja%20Matriz%20de%20S%C3%A3o%20Vicente%20Ferrer.jpg

 

CASA+DO+S%C3%8DTIO+OLHO+D%27%C3%81GUA..bmp

 

Casa+de+Cunegundes.JPG

 

 

O Boqueirão

Como o próprio nome indica, é uma espécie de canyon em meio a serra de mesmo nome, aberto pelo rio Salgado (rio perene). Dista cinco quilômetros da sede do município de Lavras da Mangabeira. Formado por duas paredes rochosas bastante instáveis e íngrimes (constituidas por arenito etremeado a blocos erodidos de granito). A referida garganta dá vazão através do rio Salgado, todas as águas fluentes do sul do Estado. Tem uma altura de noventa e três metros e uma largura de quarenta. Apresenta em uma de suas paredes uma caverna, a chamada Caverna do Boqueirão. Originária da desagregação da rocha, possui configuração de uma cúpula achatada, tendo aproximadamente 20 metros de comprimentos, e cerca de 15 metros de boca.

 

Setembro_de_2009_044.jpg?t=1254088406

 

boqueirao-de-lavras.jpg

 

Boquirao.jpg?t=1254088179

 

Setembro_de_2009_092.jpg?t=1254088292

 

 

Como Chegar

Para chegar de ônibus à cidade de Lavras, seja partindo de Fortaleza, ou de Juazeiro do Norte, a empresa Guanabara faz trasnportes diários. De carro, pode-se usar as rodovias já mencionadas anteriormente. (Obs.: A BR 116 não está muito bem conservada -set 2009-)

 

Chegando em Lavras, segue-se em direção ao Hospital Público, ao lado deste há uma estrada de terra, bem conservada que dá acesso ao local. ( a população nativa é bem informada sobre o caminho que leva ao Boqueirão, e é de fácil localização). Após 5km, tem-se início a subida da vertente externa do canyon. Neste trecho a estrada é pavimentada, facilitando a subida de veículos pequenos. Ao chegar no alto desta ladeira, tem um pequeno desvio a direita para estacionar carros... ( ou melhor carro, mal cabe um.) Não há trilha bem definida para chegar à beira do canyon, contudo, a vegetação é rasteira e dá para se ver as escarpas rochosas da outra vertente, é só seguir em direção das mesmas...

 

Caso continue na estrada ( agora pavimentada), tem-se acesso ao ''pé'' do canyon. Recentemente fizeram um Balneário, com modesta infraestrura ( ao meu ver acabou com a graça do local, antes totalmente desabitado). Combram R$ 3,0 reais pela entrada. Neste, há local para estacionamento e um modesto bar/restaurante.( por incrível que pareça a área é propriedade particular. Contudo, na parte de cima do Boqueirão é de livre acesso)

 

Melhor época para visitar

Final da estação chuvosa, ou seja, de maio a junho. Contudo, os meses mais secos também são indicados, posto que o rio Salgado é Perene, apenas o calor é escaldante, típico do sertão.

 

Dados Geo-climáticos de Lavras da Mangabeira

Latitude(S) 6º 45' 12"

Longitude(WGr)38º 58' 18"

Localização:Sul

CLIMA: Tropical Quente Semi-árido Brando e Tropical Quente Semi-árido

PLUVIOSIDADE (mm): 866,4

TEMPERATURA MÉDIA (C°): 26° a 28º

PERÍODO CHUVOSO: janeiro a abril

Relevo:Depressões Sertanejas

Solo: Bruno não Cálcico, Podzólico, Vermelho-Amarelo e Solos Litólicos

Vegetação: Caatinga Arbustiva Aberta, Caatinga Arbustiva Densa, Floresta Caducifólia Espinhosa e Floresta Mista Dicotillo-Palmácea

 

Fontes

FUNCEME/IPECE, Wikipedia, http://www.ceara.com.br/m/lavrasdamangabeira/, e referências próprias.[/align]

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora

Entre para seguir isso  

×