Ir para conteúdo
View in the app

A better way to browse. Learn more.

Mochileiros.com

A full-screen app on your home screen with push notifications, badges and more.

To install this app on iOS and iPadOS
  1. Tap the Share icon in Safari
  2. Scroll the menu and tap Add to Home Screen.
  3. Tap Add in the top-right corner.
To install this app on Android
  1. Tap the 3-dot menu (⋮) in the top-right corner of the browser.
  2. Tap Add to Home screen or Install app.
  3. Confirm by tapping Install.

Olá viajante!

Bora viajar?

FEMEMG se pronuncia oficialmente sobre a proibição em 7 Lago

Postado
  • Membros

:arrow: FONTE: AltaMontanha.com

http://www.altamontanha.com/colunas.asp?NewsID=1749

 

[align=Justify]* O presidente da Federação mineira de escalada e montanhismo, Leandro Antonio dos Reis, se pronunciou sobre os recentes acontecimentos em 7 Lagoas e a proibição por parte do IEF da escalada neste que é o mais promissor pico de escalada na região de Belo Horizonte. Confira o comunicado na íntegra:

 

 

FEMEMG - Federação de Montanhismo e Escalada de Minas Gerais

 

Comunicado à sociedade em geral e especialmente aos montanhistas e escaladores do estado de Minas Gerais.

 

Belo Horizonte, 2 de outubro de 2009

 

SOBRE O ACESSO A UNIDADES DE CONSERVAÇÃO DE MINAS GERAIS, EM ESPECIAL AO MACIÇO DA GRUTA REI DO MATO.

 

Considerando:

 

* A relevância do referido maciço para a escalada esportiva, modalidade de escalada considerada acessível, segura, e excelente opção de lazer saudável e benéfica ao cidadão.

* A necessidade de compatibilizar o uso do maciço com demandas gerenciais, recentemente exigidas pelo governo do estado (resumindo: Plano de manejo).

* Afirmações equivocadas, por membros de nossa comunidade, de que a área teria sido fechada devido a abertura de vias ou atitudes promovidas pelos escaladores que frequentam o local.

 

 

Esta entidade apressa-se em informar:

 

O que conhecemos de postura oficial até o momento sobre a escalada no maciço, está disponível para consulta nos links ao final deste ofício. Trata-se de uma resposta do IEF a carta enviada por esta instituição.

 

Além disso, está sendo feito um diagnóstico, por parte de uma OSCIP contratada pelo governo estadual, sobre a situação da área protegida. Considero desnecessário dizer que eventuais sugestões que constarem deste relatório, não têm força de lei e servem, no momento, apenas para nortear a futura implantação da unidade.

 

Para dar continuidade ao processo, esta entidade, bem como a Associação Mineira de Escalada e também escaladores não vinculados a nenhuma entidade, estão se prontificando a participar, na forma prevista em lei, das discussões e da futura implantação desta Unidade de Conservação.

 

Conforme definido no decreto que instituiu o Monumento Natural Estadual Gruta Rei do Mato, caberá ao Instituto Estadual de Florestas (IEF) desapropriar a área, implantar e administrar o “Monumento Natural Estadual Gruta Rei do Mato”. Além disso, a proposição autoriza a autarquia a criar instrumento de cooperação com a prefeitura de Sete Lagoas, ONGs e instituições de caráter público ou privado para o desenvolvimento de atividades compatíveis com essa categoria de unidade de conservação.

 

O momento portanto é de perguntas, e não de respostas, pragmatismos ou acusações. Os dispositivos legais precisam ser estudados, o diálogo precisa ocorrer e o que for direito líquido e certo do cidadão deverá ser cumprido. Cada coisa a seu tempo.

 

Sendo assim, sugere-se que os escaladores e montanhistas estejam atentos, e dentro das condições individuais, acompanhem e participem do trabalho que está sendo realizado pelas entidades representativas.

 

Sem mais para o momento,

 

Leandro Reis

 

Presidente

FEMEMG[/align]

Featured Replies

No posts to show
Visitante
Este tópico está impedido de receber novos posts.

Account

Navigation

Pesquisar

Configure browser push notifications

Chrome (Android)
  1. Tap the lock icon next to the address bar.
  2. Tap Permissions → Notifications.
  3. Adjust your preference.
Chrome (Desktop)
  1. Click the padlock icon in the address bar.
  2. Select Site settings.
  3. Find Notifications and adjust your preference.