Membros Ana Carolina Soares Postado Dezembro 31, 2015 Membros Postado Dezembro 31, 2015 Pessoal, na verdade eu não vou fazer exatamente um relato! O quero mesmo é dar algumas dicas atualizadas sobre algumas das coisas que eu fiz pelo Maranhão! Aqui no site tem relatos muito bons e completos já, à respeito da mesma trilha, que precisam apenas de algumas atualizações; então acho que as sugestões que eu vou dar serão legais para dar uma complementada nos outros depoimentos ! Pra começar, antes mesmo de comprar suas passagens, é altamente recomendável: - verificar se choveu bastante durante o ano para nao ter surpresas; - programar sua viagem entre os meses de junho e agosto (o que os guias me disseram foi que fim de julho é bom, pq as lagoas estão cheias e não chove tanto por lá) - planejar bem sua viagem, para conseguir aproveitar bem ! O trajeto da minha viagem foi: São Luís – Barreirinhas – Canto de Atins – Santo Amaro do Maranhão – São Luís São Luís Bom, eu infelizmante não tenho muitas sugestões porque eu fiquei lá por um dia mais ou menos ; Então o máx que consegui fazer foi ir ao Centro Histórico (somente um pedacinho, o mais próximo da rodoviária) e ao Mercado Central; Viajamos eu e meu namorado. Ao chegarmos no aeroporto, pegamos um táxi até a praia do Calhau (R$60, preço tabelado). Haviam várias pessoas que sugeriam a área por ser próxima ao mar e tal, mas o mar é poluido e as hopedagens são bem caras. Nós ficamos hospedados no Litorânea Praia Hotel, que é bem caro (em torno de R$200-R$300 pra cima) mas daí o cara deu um mega desconto num quarto com vista pro mar e acabamos ficando por lá; mas pelo que eu vi, o Calhau Praia Hotel pareceu mais bonito e novinho, e o quarto de casal é mais barato que o preço normal do Litorânea Praia Hotel (R$199 por aí haha) O lugar que costuma ser mais barato, é o Centro Histórico, mas é dito ser bem perigoso e abandonado à noite. Achei tudo muito caído na cidade em geral… aquele pedacinho que eu fiquei da Praia do Calhau é bacana, mas o Centro Histórico é abandonado mesmo, infelizmente… Dicas: Eu não sei se foi sorte mas se você quiser comprar castanhas e essas coisas, prefira o Centro Histórico ao Mercado Central. As castanhas da Casa das Tulhas (uma entradinha entre os mercadinhos de lá que leva à uma feirinha meio escondida haha), localizada no Centro Histórico são bem melhores que as do Mercado Central, um lugar feio, sujinho e caidaaaaaço ! Sem falar que volta e meia alguem vai vir te pedir dinheiro >_< Peça sempre para o taxista ligar o taxímetro (exceto no aeroporto que é tabelado e provavelmente eles não o farão) Se chegar perdido, sem quase nada planejado, tente pegar informações logo no aeroporto, no centro de informação ao turista, que eles te darão dicas e tudo mais! (Quer dizer, foi o que eu ouvi falar, porque quando eu cheguei no aeroporto, eles tinham saído do quiosque pra fazer uma pausa - bem longa por sinal- daí eu nem conversei com o pessoal, hahaha) Barreirinhas No hotel em que eu me hospedei, eles me sugeriram uma companhia de Vans que fazem esse trajeto São Luís – Barreirinhas; Certamente, é a forma mais barata de ir para lá; Vale a pena! Mas os horários são bem limitados, se não me engano, são dois horários por dia, sendo um de madrugada, e outro à tarde, que é ruim, pois voce acaba chegando muito tarde em Barreirinhas. Como 5h da manhã era muito cedo para nós, (afinal queríamos aproveitar o café da manhã do hotel, hehe), eu procurei outra empresa, a São Paulo Ecoturismo, que eu já havia visto ser recomendada em outros relatos e eu mesma recomendo também! O preço do trajeto varia entre R$50 e R$60 Dicas: A agência que eu recomendo, como eu disse anteriormente, é a São Paulo Ecoturismo. Na verdade eu não usei nenhuma outra, mas passei por muitas e comparei os equipamentos delas com os da São Paulo, e realmente, os da SP Ecoturismo eram um dos melhores e mais novos. Eles NÃO SÃO os mais baratos, mas te dão descontos e são atenciosíssimos, por exemplo, quando chegamos em Barreirinhas, eu e meu namorado, nos não tínhamos reservado hotel nenhum, então o pessoal da agência pegou uma lista com varias hospedagens, nos deixou escolher o quanto quiséssemos e depois ligou nos lugares na nossa frente para perguntar valores e pedir descontos ! Depois, nos levaram no lugar que escolhemos e esperaram decidirmos se íamos ficar lá, por que se não fôssemos, eles nos levariam em outros até ficarmo satisfeitos ! Achei muito legal! O passeio que eu achei imperdível foi o do Rio Preguiças! Muito bom! Você passa por vários lugares, como Vassouras e vê trilhares de macaquinhos, vai ao farol Preguiças e tem uma vista magnífica e vai à Caburé, que é onde o mar se encontra com o rio! Lá, o guia vai te deixar perto de um quiosque, onde você pode comer e etc, mas não vá logo de cara no primeiro! Dê uma olhada nos outros que certamente tem mais barato, é sempre bom conferir… Outra coisa, ande de quadriciclo! 30min é o suficiente, mas antes de sair, verifique no seu relogio e no do rapaz a hora, para garantir que não vai passar do tempo por causa do seu relogio que estava atrasado ou o do cara, mais adiantado etc… PS : Minha viagem foi no mês de setembro, então muitas lagoas estavam secas ou secando. Os passeios da Lagoa Azul e da Lagoa Bonita, melhor fazer em época de cheia, inclusive o da Lagoa Bonita, que estava completamente seca. A beira do rio Preguiças é um lugar bem legalzinho de passear à noite, tem diversos restaurantes. Um que eu gostei, foi O Jacaré. O cardápio é bem variado e tem drinks legais também. Quanto à onde se hospedar, eu fiquei em dois lugares; o primeiro, Pousada da Tia Cota, tinha sido recomendado num blog, já avisando que era um lugar BEM SIMPLES, mas que a dona de lá era um amor e o café da manhã um sonho! Mas na verdade, a pousada é realmente BEM SIMPLES (você se sente fazendo um couchsurfing, porque creio que la seja a casa da dona) e o pessoal de lá é mesmo gente boa, mas o problema é que o café era BEM sem graça com pouquissimas opções, o banho somente gelado, quando a gente dava descarga fedia o banheiro e a geladeirinha dentro do quarto estava nojenta… Daí acabamos indo pra Pousada Lins, uns R$50 mais caro, mas era mais como um hotel, e apesar do quarto ser menor, me passava mais segurança. Tem piscina (que eu nem usei), banho quente e um café da manhã mais completo! Caminhada de 3 dias Você pode ir de duas maneiras: pelo rio Preguiças e de carro de linha. Certamente a opção do Rio Preguiças é a melhor, mas esse passeio te levará até Atins e de lá, você vai ter que se virar pra ir para o Canto de Atins… Tem carro que te leva de Atins até lá; eu não sei o quanto custa, mas me disseram que seria em torno de R$60-70, ou 3h à pé, então eu preferi fazer o passeio do Rio Preguiças, curtir Caburé, voltar pra Barreirinhas e dormir lá e no dia seguinte fazer o mesmo trajeto, só que de carro, e foi uns R$70… eu li em depoimentos de 2011 por aí, que era bem mais barato que o do Rio Preguiças, tipo uns R$20, mas acredito que em 4 anos, o preço tenha mudado bastante… Talvez exista uma forma mais barata, sem ser por agência, mas a gente acabou nem procurando por falta de tempo mesmo… Outra coisa, esse trajeto não para em todos os lugares que você para ao fazer o passeio do Rio Preguiças e ele provavelmente é mais bonito em época de cheia. Mas o trajeto do Rio Preguiças é beeeeem melhor… Se você preferir a opção de ir pelo Rio Preguiças saiba que, em Caburé, que é a última parada do passeio, será onde o guia te levará para Atins (tem que ser informado na hora em que você fecha o passeio) e você ficará menos tempo em Caburé, que é o lado do mar, porém poderá curtir Atins também, que é bem parecido, mas em vez de mar é rio, só que tem menos infra-estrutura, as pousadas são bem caras e acho que não tem quadriciclo hehe… Dependendo também do guia que você escolher, vocês poderão sair de Barreirienhas juntos e a locomoção, provavelmente, ele mesmo vai resolver pra você. Nós preferimos fazer isso sozinhos que era menos um dia de diária de guia. Dicas: A guerra dos Camarões: Como eu fiz o passeio de carro de linha pra chegar à Canto de Atins, o guia da agência nos levou direto no Seu Antônio para comer o tal do famoso camarão; ele nos disse que podiamos ir à Dona Luzia também se preferissimos, mas eu fiquei sem graça de ir lá sozinha, já que nenhum dos outros integrantes do grupo quiseram ir lá, embora meu guia (o da caminhada) houvesse me dito para comer na Luzia… Enfim, me arrependi de não ter ido na Luzia mesmo ! Então minha dica é: escolha a DONA LUZIA mesmo! Mesmo que o guia da agência (ou não) fale maravilhas do seu Antônio, a única vantagem que ele tem é que ele passa cartão. Os guias só te levam no seu Antônio porque ele dá comissão. De resto, achei o camarão ruim, caro (para dois é R$80, sendo que na Dona Luzia é R$60) e o rapaz que dormiu no Seu Antônio dormiu na rede, sem coberta e de café da manhã só bebeu café preto. Eu, que depois do almoço no Seu Antônio, fui encontrar meu guia de trekking na Dona Luzia, dormi num quarto com uma cama de casal e o café da manhã tinha café, leite, biscoitinho água e sal e um suco de caju! Claro tudo bem simples, mas achei o ambiente bem família e o seu Zé, que nos recebeu, muito gente boa. Resumindo: Fique na Dona Luzia Em Baixa Grande, fique na Dona Dete; Gente simples, muito gentil. La é famoso pela tal da galinha caipira que eles matam ali na hora pra você comer; eu particularmente achei isso terrível, mas por ser vegetariana (atualmente vegana); se você for como eu, va preparado, porque se por acaso você vir é realmente feio… mas acredito que ali na região, todas as casas de apoio façam isso, afinal eles mesmos criam seus animais… De qualquer forma devo dizer que eles foram extremamente atenciosos comigo e deram um jeito de fazer outra coisa pra eu comer, já que eu não comia carne! Ps: Nas casas de apoio de Baixa Grande o pessoal dorme em redário, mas é fechadinho e bem agradável! Ah, e tem cobertas! Em Queimada dos Britos, eu fiquei na segunda casa de apoio, a casa do tio do meu guia. Na verdade, eles geralmente são todos parentes, hahaha Enfim, o casal de lá era muito gente boa também, cheio de histórias e também preocupados em preparar algo diferente para eu comer, já que eu não comia frango… O guia que eu recomendo é o Dilon - (98)8819 3865. Simples de tudo, um amor e bem respeitoso! Primo do Carlos Queimada (que é bem conhecido e disputado), foi indicado pelo Joel, irmão de Carlos, todos guias. Ele arranjou tudo para nós, desde o momento do nosso encontro, até depois, quando já estavamos em Santo Amaro do Maranhão. Muitíssimo prestativo! Nos ajudou à encontrar uma pousada, nos levou num restaurante legal por lá, (se não me engano, chamava Restaurante do Gordo) junto com umas amigas dele, e depois nos encontramos de novo, no final da tarde num bar em frente ao Rio Alegre, junto com suas amigas e conversamos bastante. E a nossa ida para São Luís, foi ele também que arranjou! Não tenho reclamações! Enfim, se for fazer esse passeio, procure falar diretamente com um guia recomendado, pois por agências sai bem mais caro e com o guia, fomos só eu e meu namorado PS: - A diaria do guia sai entre R$150 à R$200 - A dormida + café da manhã saie m torno de R$ 30 - O almoço sai R$ 30 e o jantar R$ 30 (R$ 90 se você quiser café, almoço e janta) Em Santo Amaro do Maranhão, eu fiquei na Pousada Cajueiro. Ela não é muito barata, mas estava em promoção, se não me engano, R$154 o casal. Achei limpinha e bem boazinha e tinha ar condicionado! Eu comi no Restaurante do Gordo. Pessoal muito legal por lá! A comida parece bem gostosa, (eu provei um baião de dois de uma das amigas do guia) mas a pizza eu n gostei muito… era bem recheada, mas a massa parecia aquelas de supermercado que você compra pra fazer em casa, sabe? Então, prefira a comida. Em geral, no trekking, a comida é arroz, feijão, macarrão e frango, com exceção na Queimada dos Britos, que tinha uma saladinha de tomates e uma sobremesa Ah, e é muuuuuuuita comida, viu? E o café, geralmente é tapioca com ovo mexido. Tudo bem gostoso! Bom gente, é basicamente isso dai. Qualquer coisa, só deixar um recadinho e assim que eu puder eu respondo! Abraços e boa viagem! Citar
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