Ir para conteúdo

Martim de Sá, Paraty (Dezembro2015-Janeiro2016)


Posts Recomendados

  • Membros

A praia Martim de Sá está localizada na Reserva Ecológica da Joatinga em Paraty. Chegando em Paraty terá que pegar um barco. O ideal é chegar pela manhã o mais cedo possível, já que a saída dos barcos dependem das condições do mar. Existem dois cais em Paraty , se dirija ao cais dos pescadores pois os barcos que dão acesso a Martim saem de lá. Existe a opção de ir até a praia de Pouso da Cajaíba e fazer uma trilha até Martim, o preço do barco sairá mais em conta por volta de R$60,00, terá que fazer uma trilha com duração de 01:30 à 02:00hrs, depende do ritmo. As trilhas da região são bem íngremes, tem que estar preparado/a. A outra opção é o barco direto para Martim que custa R$100,00. Do cais até Martim é uma viagem de pelo menos uma hora e meia, é uma longa viagem. Ahhh... esse tempo se for de lancha, de barco são três horas, o valor sai por R$70,00, mas tem que juntar uma turma de ao menos umas dez pessoas. Mesmo sendo uma longa viagem de barco achei o preço um pouco injusto, mas tinha pesquisado antes e preferi ir direto para Martim pra não carregar o peso na trilha. Os barcos preferem sair com ao menos quatro viajantes se estiver somente um casal e não tiver mais ninguém para fechar na hora, eles cobram R$300,00 para o casal.

 

IMG_2982.JPGAntes de embarcar passe protetor solar. Meu protetor não estava com fácil acesso na mochila decidi não pegar e o resultado foi que me queimei o equivalente a viagem toda em menos de duas horas de viagem no barco. Outra dica importante é passar repelente ainda dentro do barco e ir de chinelo. Martim tem muuuuuito mosquito, uma quantidade absurda e a primeira recepção é feita por eles, passe repelente quando tiver dentro do barco, não deixe pra passar depois. Eu fui calçada com minha botinha de trilha pra não fazer mais peso na mochila, mas não sabia que lá não tinha um cais, por menor que fosse, lá não tem. Me embananei um pouco pra sair do barco, tirar bota e carregar as coisas. Contei com a ajuda de uma galera muito amor que conheci no barco e acabei ficando com essa turma a viagem toda (lei natural dos encontros). <3

 

Chegando em Paraty se dirija ao cais dos pescadores;

Barco direto pra Martim R$100,00 por pessoa e se tiver somente um casal R$300,00

Vá de chinelo. Em Martim não tem cais, você desce do barco no mar.

Passe protetor solar logo que chegar em Paraty, antes de entrar no barco. A viagem é longa do cais até Martim, por volta de uma hora e meia pelo menos, podendo ser mais de acordo com as condições do mar.

Quando estiver próximo de chegar em Martim passe repelente por todo o corpo. Martim tem muito mosquito. Fique tranquilo porque aedes aegypti não vi por lá.

 

 

ONDE FICAR

 

entrada%20de%20Martim.JPG

Entrada do Camping do Seu Maneco

Em Martim só há um lugar para se hospedar que é o Camping do Seu Maneco. Seu Maneco é um caiçara que mora em Martim por mais de 50 anos com sua família. Seu grande terreno chama a atenção de emissários de construtoras que tentam comprar a área com ofertas milionárias, com objetivo de construir um resort e fechar o local somente para clientes. Seu Maneco está interessado apenas na vida boa e tranquila que leva e não sede as propostas.

 

INFRAESTRUTURA DO CAMPING

 

A) Diária no camping

 

A diária do camping nesse réveillon estava R$20,00 . O camping oferece um amplo espaço para as barracas, não existe a opção de quartos como em alguns campings.

 

B) Cozinha

 

Tem uma cozinha com fogão a lenha, terá que catar lenha se resolver usar o fogãozinho. Tem alguns utensílios na cozinha, mas o ideal é que leve sua panelinha, prato, talher e copo, pois não tem todos. A maioria das pessoas levam seus fogareiros e toda sua comida. Eu cheguei a comprar um fogareiro pra levar pois pesquisei antes e percebi que o preço que gastaria com o PF sairia no valor do fogareiro e era um investimento que já queria fazer, mas optei por levar uma lona extra e deixei o fogareiro pra trás, quando testar o fogareiro faço um post pra quem tiver curiosidade.

 

C) Alimentação

 

Alguns deixam pra comprar a comida em algum mercadinho de Paraty, se puder comprar antes de chegar em Paraty é o ideal. No grande quintal do Seu Maneco há algumas casinhas da sua família, todas elas servem refeição. A opção de prato feito é composta com arroz, feijão ovo ou peixe e salada, custa R$20,00. Pra beber tem mate natural por R$3,00, guaraviton R$6,00 e refrigerante que não sei o preço. Existem também pequenas vendinhas com algumas opções de biscoito, macarrão, miojo... todos os preços em Martim são inflacionados, devido a grande dificuldade de acesso ao local, os gastos com travessia de barco acaba refletindo no preço da comida, logo se torna um preço justo.

 

D) Banheiros

 

Contei uns dez chuveiros espalhados pelo camping e uns dez vasos sanitários. Hehe... Oito desses chuveiros a porta é apenas uma lona, as pessoas costumavam se banhar com roupa de banho. Os banheiros geralmente estavam limpos e com pequenas filas para tomar banho, dependendo do horário nem tinha fila.

 

E) Ponto de Luz

 

Não tem ponto de luz no camping, se gosta de fotografar ou sua lanterna carrega somente na tomada, leve tudo bem carregado. Caso a bateria da câmera ou celular termine e ainda não registrou todos os momentos que gostaria, o valor pra carregar é R$10,00. As 22:00hrs da noite as luzes do camping se apagam, não esqueça da sua lanterna.

 

F) Água, Bebidas Alcoólicas e Lixo

 

A água das torneiras e chuveiros é direto da cachoeira. Eu enchi minha garrafinha d'água com a água da torneira que vem direto da fonte. Em Martim não vende bebidas alcoólicas, a família do Seu Maneco é evangélica. Logo na entrada do camping tem placas alertando que é proíbido o uso de bebidas no camping e se levou, que consuma fora da área de camping, na praia e levar as garrafas, latas de volta. Em Martim não existe coleta de lixo, tem muitas plaquinhas espalhadas pelo camping pedindo a gentileza de retornar com o lixo.

 

É tudo muito simples e roots, Martim é dedicado as aventureiras e os aventureiros.

 

Diária no camping R$20,00 (janeiro 2016)

Cozinha: fogão a lenha. Se for cozinhar no camping o ideal é levar um fogareiro. Fica uma galerinha na cozinha utilizando o fogão, quem tem fome tem pressa geralmente. Hehe...

Prato feito: R$20,00.

Bebida alcoólica: em Martim não vende bebida alcoólica leve sua bebida se quiser beber. Você consegue comprar gelo com os barqueiros.

Lixo: não tem coleta de lixo no local, leve seu lixo de volta para ajudar os moradores.

PRAIA DE MARTIM

 

A praia tem Martim é simplesmente encantadora, águas claras, areia branca, um chuveirão com água doce direto da cachoeira, muitas árvores possibilitando sombras. É uma energia muito boa. É bom levar snorkel pra ver os peixinhos. Tem o encontro do rio com o mar, que o acesso se da por uma pequena trilha pela mata ou pelas pedras, acabei não indo, mas disseram que é lindo.

 

IMG_308922.jpg

Cachoeira do Escorrega - Martim de Sá

Em Martim também tem cachoeira, tem o Poção e o Escorrega. Até o Poção acho que foram uns 30 minutos de trilha e o Escorrega fica antes, acho que uns 15 minutos. Achei o Escorrega mais lindo, mas vale a pena ir ao Poção também. As trilhas são bem demarcadas no chão com algumas plaquinhas, mas fique atento pra não se perder, algumas partes são confusas. O ideal é fazer as trilhas sempre em grupo, uma moradora de uma praia vizinha informou a presença de onças no local, elas fogem ao ouvir barulhos, não tem o costume de atacar.

 

TRILHAS

 

RicardoAcioli-7632.jpg

Segredo! Vai ter que ir a Martim pra descobrir esse paraíso. | Foto Ricardo Acioli

sumaca2

Praia da Sumaca

Em Martim existem várias opções de trilhas, todas com longos trechos de subidas íngremes, senti um pouco de dificuldade para realizá-las. Recomendo uma preparação antes para realizar as trilhas com mais tranquilidade. Tem a alternativa de chegar as outras praias de barco também, os valores são a partir de R$10,00 variando de acordo com a distancia da praia. A praia da Sumaca tem águas ainda mais claras que a praia de Martim, uma das praias mais linda que já visitei. Tem água doce entre as pedras com água vindo direto da cachoeira. Lá tem barzinho com opções de refeições e vende cerveja, o preço do latão estava R$10,00, Itaipava. Hehe... A distancia dessas praias da cidade tornam as coisas um pouco mais caras, como disse, é só ir preparada/o.

 

GRATIDÃO

 

Foram cinco dias desconectada da Babilônia que é a cidade grande. Sem sinal de celular desliguei pra economizar bateria logo que cheguei. Fiquei perdida no tempo que demora a passar em Martim, o dia parecia ter 72 horas. Conheci pessoas do bem e de luz, que me acolheram e compartilhamos grandes momentos. Gratidão a todas as pessoas que conheci, gratidão por todas as trocas. Martim tem uma energia especial. Se busca paz, conexão com a natureza e vida simples, Martim é o seu lugar. IMG_30902

https://circularinfinito.wordpress.com/2016/01/10/martim-de-sa/

Editado por Visitante
Link para o comentário
  • 2 semanas depois...
  • Membros

Passei o ano novo por lá também! No caso ficamos em uma casa na praia de Calhaus, e fizemos duas trilhas muito boas:

 

1. De barco até um mini-cais chamado Bijiquara ($20 ida mais $20 volta) e de lá 40 min de trilha ok para Sumaca, praia paradisíaca e com uma vibe muito gostosa! Recomendo um milhão de vezes. (Na verdade, antes de ir sentido Sumaca, entendemos errado o que o cara tinha dito e fomos pra direita ao invés da esquerda e perdemos 1h30 ida e volta, mas acontece!)

 

2. 15 min andando de Calhaus para a vizinha Itanema (essa praia é muito boa!) e depois mais uns 35 min de Itanema para a vizinha Pouso de Cajaíba, essa parte tendo umas passagens bem chatas na pedra lisa. Lá descansamos e depois pegamos a trilha de 2h para Martim de Sá. Digo que achei mais sussa do que a nossa trilha errada! O caso é que começou a cair o mundo quando chegamos em Martim, por isso nem aproveitamos a praia que todos diziam ser a mais linda. Estava tão trevas que barco nenhum chegaria lá, e apostamos que tampouco o barqueiro com quem tínhamos combinado de ir nos buscar (estávamos com duas amigas com problemas no joelho e nas costas). Resultado: voltamos as 2h na chuva que transformou a trilha em rios. Foi bem menos pior do que esperava! Só no fim tive que tirar os tênis por conta da lama. Fiquei com a impressão que o tempo é melhor em dezembro que em janeiro...

 

Devo voltar em março e posso contar mais coisas! Se alguém também precisar de ajuda, só pedir.

Link para o comentário
  • 8 meses depois...
  • Membros

Olá Natália;

 

Muito bom seu post, com bastante detalhes importantes.

Eu estou indo fazer o saco do Mamangá e volta da Joatinga agora nesse final de ano e me bateu uma dúvida grande de qual praia passar a virada de ano, Pouso da Cajaíba ou Martim de Sá.

 

Você pode falar um pouco mais de como foi a virada la? Rolou alguma coisa, algum tipo de som? Lá não vende bebida alcoólica mesmo? Só tem um camping na praia toda? Rola luau na praia? Enfim, se você puder descrever um pouco de como foi a virada nesse paraíso eu agradeço.

 

Abraços e obrigado.

Link para o comentário
  • 2 anos depois...
  • Membros
Em 10/01/2016 em 21:34, Nathalia Diniz disse:

Pessoal que tiver duvida pode enviar. Não estou conseguindo inserir imagens. Poxinha =/

Três anos depois eu sei RS mas sabe me dizer se no camping do seu Maneco tem gelo pra vender? Pois estou me organizando pra ir em Novembro para cozinha lá e não sei se vende gelo para manter a água fresca, alguns alimentos e etc. Grata desde já 

Link para o comentário

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...