Ir para conteúdo
View in the app

A better way to browse. Learn more.

Mochileiros.com

A full-screen app on your home screen with push notifications, badges and more.

To install this app on iOS and iPadOS
  1. Tap the Share icon in Safari
  2. Scroll the menu and tap Add to Home Screen.
  3. Tap Add in the top-right corner.
To install this app on Android
  1. Tap the 3-dot menu (⋮) in the top-right corner of the browser.
  2. Tap Add to Home screen or Install app.
  3. Confirm by tapping Install.

Olá viajante!

Bora viajar?

Cineasta lança longa-metragem sobre o Pantanal

Postado
  • Membros

:arrow: FONTE: Portal Fator Brasil

http://www.revistafator.com.br/ver_noticia.php?not=94316

 

“Pantanal no Ar” é resultado de meses de expedição pela região sul-mato-grossense.

 

[align=Justify]Depois de passar três meses percorrendo o Estado do Mato Grosso do Sul, filmando e fotografando a essência das belezas naturais do Pantanal entre as fazendas da região, a Estrada Parque, a Serra da Bodoquena e as cidades de Bonito, Corumbá, Jardim e Miranda, o fotógrafo e cineasta Marcelo de Paula lança no próximo dia 23 de outubro, às 19h30, no Polo de Cine e Vídeo da Barra da Tijuca, no Rio de Janeiro, o documentário “Pantanal no Ar”, resultado dessa emocionante expedição. Produzido pela Código Solar Produções - que tem como sócios Marcelo de Paula (direção, fotografia e roteiro) e Carla Mendes (produção e edição) -, com patrocínio da Agência Ar, a Prefeitura Municipal de Bonito, Sebrae Mato Grosso do Sul, a Fundação de Turismo de Mato Grosso do Sul e apoio da Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul, o longa-metragem de 87 minutos revela o entusiasmo de Marcelo de Paula pela região, um caso de amor que começou na década de 80, quando o cineasta atravessou todo o Estado, passando por Três Lagoas, Campo Grande, Miranda, Aquidauana, Corumbá e Ponta Porã, fazendo seus primeiros ensaios fotográficos.

 

Para a produção de seu segundo longa-metragem - o primeiro foi o premiado “Karaja”, sobre os índios Carajás da Reserva Indígena da Ilha do Bananal, no Tocantins -, Marcelo de Paula praticou esportes radicais, como rapel e rafting, mergulhou em rios e grutas e explorou cavernas, além de passar horas à espera do momento exato para filmar os animais em extinção e captar boas imagens da diversificada fauna do bioma. Além de mostrar as belezas naturais de Pantanal e Bonito, o documentário explica a formação da Planície Pantaneira até a atualidade, as tradições culturais do homem pantaneiro, a importância do gado na ocupação regional, a história da colonização portuguesa na região, a Guerra do Paraguai e inclui, ainda, relatos de personagens pioneiros, como os Índios Kadiwéu, que acompanharam o desenvolvimento local com o ecoturismo, hoje uma das principais fontes econômicas da localidade.

 

Outro destaque do documentário é a trilha sonora, que tem a participação de músicos e compositores tradicionais do Mato Grosso do Sul, como o poeta Emmanuel Marinho, o Grupo Acaba e Gabriel Sater, filho do violeiro Almir Sater. “Pantanal no Ar” é um documentário educativo que revela, em sua essência, a importância da preservação do meio ambiente e a relevância biográfica e biológica do Pantanal, que carrega nada menos que o título de Patrimônio Natural da Humanidade e Reserva da Biosfera pela UNESCO, além de estar classificado entre as últimas 37 regiões naturais da Terra.

 

Bonito - Mato Grosso do Sul - O município de Bonito está localizado ao sul do Pantanal Brasileiro, no estado do Mato Grosso do Sul. Tem uma área de 4.947,90 km², população aproximada de 18.000 habitantes, clima tropical e altitude de 315 metros. É considerada uma referência nacional do ecoturismo, não só por suas belezas naturais, mas também pelo comprometimento da comunidade local com a preservação da natureza. Bonito é uma cidade-modelo em organização turística, adotando um sistema de visitas que busca a preservação do meio ambiente. O período ideal para conhecer a região se dá entre os meses de dezembro e março – época das chuvas -, quando a vegetação está verde e o nível dos rios está alto. A cidade surpreende por suas águas cristalinas repletas de peixes, cavernas formadas há milhões de anos, grutas, cachoeiras, árvores centenárias e pássaros exóticos.

 

Equipe Código Solar - No ano de 2003, em sociedade com a advogada Carla Mendes, o cineasta Marcelo de Paula fundou a “Código Solar Produções” (http://www.codigosolar.com.br), uma produtora independente que trabalha, principalmente, com documentários socioambientais, culturais e expedições esportivas e científicas.

 

Marcelo de Paula - Iniciou suas atividades profissionais como fotógrafo freelancer há 28 anos. Participou de grandes expedições esportivas e científicas em diversos parques nacionais brasileiros e regiões remotas do País e do mundo, com destaque para as Expedições Rota Austral e Andes Amazônia. Cobriu a Guerra da Iugoslávia e fez duas travessias oceânicas, sendo uma a bordo do Navio Veleiro Cisne Branco da Marinha do Brasil. Trabalhou para produtoras nacionais e internacionais antes de abrir a “Código Solar Produções”. Entre curtas, médias e longas-metragens assina a direção, fotografia e roteiro em mais de dez filmes. Já teve várias de suas produções selecionadas em festivais de cinema e exibidas na televisão e cinemas de várias regiões do Brasil.

 

Carla Mendes - Iniciou como produtora no filme “Se Liga Nessa”, em 2000, acompanhando o cineasta Marcelo de Paula em um trabalho institucional. Três anos depois, tornou-se sócia da “Código Solar Produções” e passou a assinar todas as produções da empresa. Produziu, entre outros, os documentários “Olinda Cidade Cultura”, “Verde da Paz”, “Karaja” e o filme institucional “Parque Nacional do Iguaçu – Patrimônio Natural da Humanidade”, além de criar bancos de imagens para os Parques Nacionais da Lagoa do Peixe (RS), Chapada dos Guimarães (MT), Itatiaia (RJ) e Serra da Bodoquena (MS). “Bonito e Pantanal – O Brasil no seu Melhor”, “Alerta Verde” e “Navio Veleiro Cisne Branco – Uma Embaixada Flutuante” são alguns de seus trabalhos como editora. Vale citar, que na produção do Cisne Branco, Carla foi a única mulher a embarcar num navio militar da Marinha do Brasil.[/align]

Featured Replies

No posts to show
Visitante
Este tópico está impedido de receber novos posts.

Account

Navigation

Pesquisar

Configure browser push notifications

Chrome (Android)
  1. Tap the lock icon next to the address bar.
  2. Tap Permissions → Notifications.
  3. Adjust your preference.
Chrome (Desktop)
  1. Click the padlock icon in the address bar.
  2. Select Site settings.
  3. Find Notifications and adjust your preference.