Ir para conteúdo
  • Cadastre-se
Entre para seguir isso  
eueela.eueela

Viagem de triciclo MAIO/2015 - Argentina/Paraguai/Chile/Uruguai

Posts Recomendados

Vamos começar a detalhar nossa primeira viajem para fora do Brasil que aconteceu em Maio de 2015, realização de um sonho!!!

 

20 dias e 10.400km

 

Esperamos encoraja-los!!! Qualquer duvida acesse: diariodetriciclista.wordpress.com ou procure por Aventuras em 2 e 3 rodas.

 

Para começar 3 mitos quebrados:

 

Argentino odeia Brasileiro : Os Argentinos são extremamente receptivos inclusive quando falamos que somos brasileiros, todos nos receberam com muito carinho!!!

Policiais Argentinos são corruptos : Pode até ser que tenha os corruptos mas todos, eu disse todos os que passaram por nós foram educados e prestativos!!!

Muita burocracia nas fronteiras: Existe sim a burocracia que é importante para nossa segurança, mas se você esta com todos os docs ok não terá nenhum problema!!

 

Ao longo do tempo vamos dar mais detalhes, caso alguém precise de alguma informação mais especifica pode nos mandar mensagem que responderemos de imediato.

 

Documentos necessários: Carta verde (feita em Foz do Iguaçu – Avenida Mercosul, 101, Jardim Veraneio) – Serve para Argentina,Uruguai e Paraguai

Seguro Soapex (feito pela internet WWW.MAGALLANES.CL) – Serve para o Chile

PID – Permissão internacional para dirigir ( feito pelo site do Detran) – Não é exigido mas por segurança optamos em faze-lo.

Documento com foto – Nós optamos pelo Passaporte o que agilizou muito nas aduanas.

 

Dicas:

Tirar fotos de todos os documentos e enviar para um email, em caso de perda terá onde recorrer.

Sempre compre uma garrafa de água mineral antes de sair do hotel, ter água disponível o tempo todo é extremamente importante em uma situação de emergência.

Imprima um mapa para cada dia com a imagem no trajeto a ser feito e com as rotas por onde deve passar , em caso do GPS falhar isso vai te salvar.

Monte um Excel com uma aba para cada dia, tenho o modelo caso precisem.

 

O que levar?

2 pares de sapato – Nós levamos a bota que usamos durante todo a viajem e um par de tênis para sair a noite, mas se quiser poupar nem precisa levar o tênis.

Roupa térmica para usar por debaixo da jaqueta e calça – Compramos no Mercado Livre e usamos durante quase todo trajeto.

Bala clava – levar mais de uma

Calça Jeans – Levar apenas uma, só usamos a calça para sair a noite.

Jaqueta e calça impermeável – Usamos X-11 e Tutto, ambas suportaram bem ao clima.

Roupas intimas – 10 peças para cada um

Blusas – 10 para cada um – foi o suficiente para não ter que ficar lavando roupa, leve umas 2 camisas melhores para sair, e no meio da viajem acaba comprando sempre mais uma camisa pra lembrar da cidade.

Short – apenas um para cada pessoa, só usamos para dormir.

Remédios: Leve todos os possíveis de uso como, para dor de cabeça,febre, resfriado alergias, enjôos, spray para dores musculares e etc (se precisar tenho uma lista dos remédios)

Malas: no nosso trike foram 2 baús menores, um com ferramentas e peças para reposição e o outro com roupa de chuva e um baú maior com nossas roupas e calçados, compramos uma mala para o tanque no mercado livre onde colocamos tudo que precisava estar de fácil acesso como celulares, câmeras, cabos usb, etc

Meias – pelo menos 4 pares para cada um.

Chinelos: leve um par de chinelo para cada um, os nossos usamos apenas no hotel.

Higiene Pessoal: Shampoo,Condicionador,Desodorante,Fio Dental, Creme Dental, Escovas, Cotonetes, Absorventes, NÃO leve perfume, com certeza você vai comprar durante a viagem…

Manteiga de Cacau – foi muito usada inclusive nos lugares onde o frio estava abaixo de zero.

GPS – lembre de colocar os mapas dos países por onde vai passar, nós tivemos problema com o mapa do Chile e isso nos fez rodar por horas em Santiago!!

Capas de chuvas + polainas para as botas + LUVA (as nossas eram de couro e tivemos que comprar uma luva no Chile daquelas que usam para esquiar, pois o frio na Cordilheira dos Andes dói os ossos…rs)

Lap top – optamos em levar o lap top para poder baixar as fotos tiradas no final do dia e também para ter nosso roteiro com todos os detalhes em caso de duvidas.

Carregador de isqueiro multifuncional – Adapte um pois foi útil demais.

 

UFAAAAA..tem muita coisa mas vai valer apena!!!

 

Nossa meta era viajar pelo menos 500km por dia, em alguns dias foi necessário rodar até tarde da noite, mas no dia seguinte compensamos parando mais cedo.

 

Quanto ao Hotel,tenha em mente onde tem hotel próximo a cidade de onde pretende parar, só para ter uma noção, não adianta ter os nomes dos hotéis porque na maioria das vezes não perdíamos tempo procurando um hotel em especifico, escolhíamos os dois primeiros, verificava o preço e a condição e tomávamos a decisão de onde ficar.Prepare-se para ficar no hotel mais chique ou como no pior do mundo em algumas situações só tivemos uma única opção…kkk

 

Dicas de peças e sobressalentes para o Triciclo.

 

Sempre é preciso lembrar que estamos indo viajar para um lugar que não sabemos se teremos algum suporte técnico principalmente para aqueles que não tem nenhum tipo de conhecimento de mecânica eu aconselho a não se aventurar sozinho em uma viagem como essa,´pois é muito provável de passar por alguma situação de extrema necessidade.

 

O triciclo é um veículo cheio de adaptações caseiras que precisam ser revisadas minuciosamente antes de iniciar uma viagem com essa, então faça um planejamento antecipado para ir preparando o triciclo para à tão desejada viagem.

 

Ferramentas:

 

Separe todo tipo de ferramenta possível de levar tais como:

 

Chaves de fenda

Chaves philipis

Alicate universal

Alicate de bico

Jogo de chave combinada de 8 à 24 mm

Chave allen nas medidas necessárias para o trike

Martelo

Chave de rodas dianteira e traseira

Chave soquete Nº46 mm para apertar a porca da bengala traseira ( costuma afrouxar quando estamos utilizando pneus grandes 275,295 etc…)

Um compressor com ligação 12v para isqueiro

Um macaco hidráulico modelo garrafa ou similar

Peças:

 

Cada triciclo é construído de uma maneira, segue sempre a linhas e gostos de seus donos, uns com mais e outros com menos, mas no geral vou deixar algumas dicas sobre alguns sobressalentes para levar.

 

2 mts de fio para instalação elétrica

1 lampada de farol alto e baixo

2 lampadas 2 polos

2 lampadas 1 polo

1 bobina de ignição

1 módulo de ignição

1 rotor ( para motores que utilizam essa peça)

1 tampa de distribuidor ( para motores que utilizam essa peça)

1 correia dentada ( para motores que utilizam esta peça)

1 correia de bomba dágua ( para motores que utilizam essa peça)

2 correias de alternador para motores refrigerados a ar

Parafusos e porcas diversas

Cola para motores

Juntas para motor

1 filtro de combustível

1mt de mangueira de combustível

1 bomba de combustível

kit de Remendo a frio para colar pneus

kit para colar pneus sem câmara

1 mt do precioso arame para amarrar alguma coisa caso precise.

2 litros de óleo para motor

Fita isolante

Terminal para instalação elétrica

Eu sei que parece ser muita coisa galera,mais não é não, você pode ser multado em outro pais por estar trafegando com as luzes danificadas, você pode furar os pneus em lugares que não tem onde consertar nos próximos 200 km.

 

Tomara que isso não aconteça,mas se acontecer você vai lembrar, porque eu não trouxe o kit de colar pneus, porque eu não trouxe o mini compressor etc..

 

Não deixe o seu sonho de viajar se frustrado por o um prego no pneu, uma lampada que queimou, um vazamento de óleo, dentre outras coisas que você pode evitar.

 

Como eu comentei anteriormente , faça uma lista de pendencias, um planejamento durante o ano,faça reuniões com seus amigos de viagem para discutir a viagem, ou a sua companheira ou companheiro de garupa para expor as ideias e necessidades da viagem.

 

Deixe sempre uma pessoa responsável para cuidar de todo o roteiro da viagem,hotéis,paradas,passeios, rotas,distancias a percorrer, paisagens, monumentos para visitação,locais para compras etc… e durante as reuniões ponham em pauta para que todos envolvidos na viagem estejam em acordo com o roteiro a ser seguido.

 

Lembre se de sempre viajar em velocidades seguras que possam possibilitar visualizar a paisagem local,nós não vamos apostar corridas, mas sim viajar e fazer um bom proveito com segurança em nossas maquinas.

 

Adaptações:

 

Verifique a autonomia do seu trike ou moto, em caso de trike é sempre bom fabricar novos tanques reserva de combustível, isso vai permitir você rodar por distancias maiores, pois paradas constantes costumam atrasar as viagens.Imagine seu trike com um tanque de combustível de autonomia de 180 km, pelo menos a cada 130 km vc vai precisar abastecer,em alguns lugares não vamos ter postos de combustíveis a cada esquina como em nossas cidades, por isso se previna, faça um tanque reserva para obter autonomias maiores.

 

Verifique a suspensão traseira quanto ao peso das bagagens, em situações que triciclos utilizam suspensão do fusca é necessário algumas adaptações para que os pneus não sofram desgastes internos ou externos, lembre se você não vai encontrar um pneu 275- 295 com facilidade, isso pode te deixar na mão no meio da viagem,em uma viagem de 10.000 km como essa que eu fiz você pode ficar sem eles nos primeiros 5000 km, ai o negocio vai ficar feio..

 

 

 

O Roteiro foi basicamente esse:

 

16/05/15 – RDO x Taubate SP – dia 1

17/05/15 – Taubate SP x Londrina PR – dia 2

18/05/15 – Londrina PR x Foz do Iguaçu – dia 3

19/05/15 – Foz do Iguaçu x Resistência ARG – dia 4

20/05/15 – Resistência ARG x Santa Fé ARG – dia 5

21/05/15 – Santa Fé ARG x Alta Gracia ARG – dia 6

22/05/15 – Alta Gracia ARG x San Luiz ARG – dia 7

23/05/15 – San Luiz ARG x Mendonza ARG – dia 8

24/05/15 – Mendonza x Cordilheira Andes x Santiago CHILE – dia 9

25/05/15 – Santiago x Val Paraiso x Vina del Mar x Concon x Calera x Los Andes – dia 10

26/05/15 – Los Andes x Cordilheira Andes x San Rafael x San Carlos ARG – dia 11

27/05/15 – San Carlos ARG x Union ARG – dia 12

28/05/15 – Union ARg x Chacabuco ARG – dia 13

29 e 30/05/15 – Chacabuco ARG x Buenos Aires – dia 14 e 15

31/05/15 – Buenos Aires x Colonia (Via Buquebus) x Montevidéu x Punta Del Este URUGUAI – dia 16

01/06/15 – Punta Del Este x Chui x Pelotas = dia 17

02/06/15 – Pelotas x Gramado – dia 18

03/06/15 – Gramado x Balneário Camboriú – dia 19

04/06/15 – Balneário Camboriú x Taubaté – dia 20

05/06/15 – Taubaté SP x Rio das ostras – dia 21

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  



×