Ir para conteúdo
View in the app

A better way to browse. Learn more.

Mochileiros.com

A full-screen app on your home screen with push notifications, badges and more.

To install this app on iOS and iPadOS
  1. Tap the Share icon in Safari
  2. Scroll the menu and tap Add to Home Screen.
  3. Tap Add in the top-right corner.
To install this app on Android
  1. Tap the 3-dot menu (⋮) in the top-right corner of the browser.
  2. Tap Add to Home screen or Install app.
  3. Confirm by tapping Install.

Olá viajante!

Bora viajar?

Bahia vai produzir vinhos finos com tecnologia francesa

Postado
  • Membros

:arrow: FONTE: Jornal Feira Hoje

http://www.jornalfeirahoje.com.br/materia.asp?id=11618

 

 

[align=Justify]Trazer para a Bahia a tecnologia francesa para produção, em médias e pequenas vinícolas, de vinhos e espumantes de qualidade, em sistemas de cooperativas no Vale do São Francisco e em outras regiões do estado, a exemplo da Chapada Diamantina. Este é o objetivo do protocolo de intenções assinado entre Governo do Estado, com interveniência da Secretaria da Agricultura, Irrigação e Reforma Agrária (Seagri), e a Cave Coopérative des Riceys.

 

Pela Bahia assinaram o documento o governador Jaques Wagner e o secretário Roberto Muniz. O presidente da Cave Coopérative des Riceys, Christian Jojot, assinou pela empresa. Este foi um dos resultados da viagem da delegação baiana à França, onde participou do Salon du Chocolate e visitou as cooperativas produtoras de vinho. “Nosso objetivo é criar condições para o acesso dos pequenos e médios produtores à industrialização e verticalização da vitivinicultura”, disse o secretário Roberto Muniz.

 

Para o secretário, o protocolo de intenções vai permitir o estabelecimento de intercâmbio para a promoção e desenvolvimento do projeto Pequenas e Médias Vinícolas no Vale do São Francisco, em modelo de cooperativa, além do Projeto de Implantação de Unidades de Observação de Videiras Viníferas para a Produção de Vinhos Finos na Bahia. Esse projeto será implantado inicialmente na Chapada Diamantina.

 

Estudos que estão sendo elaborados pela Embrapa terão agora a cooperação e assessoria dos especialistas da Cave Coopérative des Riceys, com o objetivo de implantar Unidades de Observação com vinhedos experimentais na região da Chapada Diamantina, para avaliar o desempenho agronômico de videiras destinadas à produção de uvas para a elaboração de vinhos finos como nova opção e alternativa econômica sustentável ao agronegócio da região.

 

Cacau baiano dá show em Paris

 

“Estou impressionado com a evolução que o estado conseguiu, apresentando hoje um dos melhores produtos do mundo. E fico também admirado de ver como as pessoas trabalham sorrindo, demonstrando amor pelo que fazem e pelo cacau”. A afirmação é de Steffani Bonnart, um dos mais famosos chocolateiros da França, proprietário da Chocolateria Bonnart, uma indústria estabelecida em Paris há mais de 100 anos.

 

Bonnart esteve na Bahia há dois anos e afirma que não havia nada nesta mesma região produtora de cacau onde desta vez observou o desenvolvimento. Ele foi um dos muitos especialistas que visitaram o estande do Brasil no Salon du Chocolate, organizado pela Associação dos Produtores de Cacau da Bahia (APC), com apoio do Ministério da Agricultura, da Secretaria da Agricultura, Irrigação e Reforma Agrária (Seagri) e da Comissão Executiva para a Lavoura do Cacau (Ceplac).

 

“A participação da Bahia no evento internacional foi marcante e mostrou ao mundo que produzimos cacau de qualidade”, disse o secretário Roberto Muniz. Ele anunciou que foi celebrado um convênio de colaboração entre a Ceplac e o instituto Cirard, um centro de pesquisa tropical na Europa, equivalente à Embrapa brasileira, com o objetivo de melhorar ainda mais a qualidade do cacau baiano.

 

“Foi a primeira vez que o Brasil participou com destaque do Salão do Chocolate. Chamou a atenção do mundo da chocolateria e despertou o interesse de investidores”, disse o presidente da APC, Henrique Almeida.

 

Para ele, a participação do governador Jaques Wagner e do secretário Roberto Muniz serviu para demonstrar o apoio e o interesse do governo em recuperar e revitalizar a região cacaueira.

 

 

 

 

Fonte: AGECOM/BAHIA[/align]

Featured Replies

No posts to show
Visitante
Este tópico está impedido de receber novos posts.

Account

Navigation

Pesquisar

Configure browser push notifications

Chrome (Android)
  1. Tap the lock icon next to the address bar.
  2. Tap Permissions → Notifications.
  3. Adjust your preference.
Chrome (Desktop)
  1. Click the padlock icon in the address bar.
  2. Select Site settings.
  3. Find Notifications and adjust your preference.