Ir para conteúdo

A pé e no escuro: Uma prova recheada de desafios


LEO_THC

Posts Recomendados

  • Membros de Honra

FONTE: Paraná On Line

http://www.parana-online.com.br/colunistas/9/71487/

 

[align=Justify]Uma prova recheada de desafios no Santa Mônica

 

Caminhar entre obstáculos naturais, de olho no cronômetro, na metragem e na planilha já é um grande desafio. Imagine fazer tudo isso à noite, iluminado apenas por lanternas. Pois essa é a proposta da 8.ª etapa de enduro a pé, da Trilha Pé Aventura.

 

O evento acontece amanhã, no Santa Mônica Clube de Campo, que fica em Colombo, na Rodovia Régis Bittencourt -BR 116 KM 6, s/nº - Bairro Mauá, há apenas 15 minutos do centro de Curitiba.

 

A competição é realizada em equipes, que podem ter de dois até quatro integrantes. Cada um tem uma função bem definida durante o trajeto, como contar passos ou marcar o tempo.

 

No dia da prova, no próprio clube, será oferecido um curso gratuito. A partir das 17h, para participar basta comparecer no local.

 

Dúvidas podem ser esclarecidas pelo email: contato@trilhape.com.br.

 

Desenhando a trilha

 

A equipe Trilha Pé vai para a mata e caminha buscando trilhas e obstáculos naturais para serem percorridos. Definido o percurso, recomeçam a caminhada, desenhando as referências de orientação (sentido da caminhada).

 

Em função do grau de dificuldade, a caminhada é dividida em trechos. Para cada trecho é estabelecida uma velocidade em metros por minutos. Exemplo: 57 m/min ou 39 m/min.

 

O resultado de todos os trechos é apresentado em uma planilha que possui páginas com as informações: identificação e a velocidade da caminhada no trecho, distância em metros entre as referências de orientação, o horário de prova que a equipe tem que estar na referência, o desenho da referência e uma observação. Esta planilha é entregue aos participantes.

 

Formando a equipe

 

A caminhada é praticada em equipes que terão pessoas com três funções específicas: contador de passos, navegador e cronometrista. Essas funções podem ser divididas entre duas, três ou quatro pessoas, dependendo do tamanho da equipe.

 

A caminhada é uma prova de regularidade e não velocidade. A missão de cada equipe é manter-se o tempo todo na velocidade definida em cada trecho da planilha.

 

Nesta caminhada, as equipes são avaliadas por postos de controle. Quem caminha na velocidade correta tem a melhor chance de sair vitorioso. Passar adiantado ou atrasado nestes postos de controle significa perda de pontos. Vence a competição a equipe que perder o menor número de pontos.[/align] :arrow:

Link para o comentário
Visitante
Este tópico está impedido de receber novos posts.
×
×
  • Criar Novo...