Ir para conteúdo

Fida começa amanhã no Teatro da Paz


MariaEmilia

Posts Recomendados

  • Membros de Honra
Postado

:arrow: Amazônia Jornal

http://www.orm.com.br/amazoniajornal/interna/default.asp?modulo=829&codigo=440209

 

 

[align=justify]O XVI Festival Internacional de Dança da Amazônia (Fida) será aberto amanhã, às 19h, no Teatro da Paz, com a apresentação do balé 'Líbero no Pará - um sonho de cinema', uma homenagem ao cineasta Líbero Luxardo.

 

Luxardo e Marcelo Misailidis, primeiro bailarino do Theatro Municipal do Rio de Janeiro, são os homenageados do evento, dirigido para bailarinos e apaixonados pela arte da dança. O Fida se estenderá até o próximo domingo.

 

Com apenas um único objetivo, o de criar e promover o conhecimento da cultura local e a troca de conhecimento das técnicas da dança, o Fida se destaca a cada ano e virou unanimidade entre bailarinos de Norte a Sul do país.

 

'O objetivo do festival é promover um intercâmbio cultural entre amadores e profissionais. Quem vem de fora se encanta com os da terra. E os da terra ficam maravilhados com a técnica perfeita dos de fora. O resultado é uma grande valorização dos dançarinos. Tanto os daqui como os de outros Estados e países', avalia Clara Pinto, coordenadora do evento.

 

E para mostrar que arte é dança e vice-versa, o festival mergulha no mar do cinema e apresenta o grande balé dessa temporada. Líbero Luxardo, conhecido como o 'cineasta da Amazônia', é o homenageado do projeto Resgate da Cultura Paraense, criado por Clara Pinto como forma de prestigiar personalidades intimamente ligadas à cultura.

 

A vida de Luxardo será contada de forma dançante pela Cia de Danças Clara Pinto, que promete empolgar o público. Coreografado pelo carioca Fábio de Mello, diretor artístico do Fida, o balé será apresentado em quatro cenas. com todo o carinho para o Fida e, claro, para a Clara, que tanto tem se empenhado em oferecer grandes espetáculos à essa cidade linda', diz o coreógrafo.

 

Serviço

 

Abertura do XVI Festival Internacional de Dança da Amazônia (Fida). Amanhã (27), às 19h, no Teatro da Paz. Apresentação do balé 'Líbero no Pará - um sonho de cinema'. Ingressos na bilheteria do teatro. Fida vai até 1 de novembro, com espetáculos diários no Teatro da Paz; teatros Margarida Schivasappa (Centur) e Waldemar Henrique; Espaço São José Liberto (Pólo Joalheiro) e praça da República. Patrocínio da Oi e do Grupo Nazaré.

 

Belém recebe profissionais de diversos lugares do mundo

 

O Festival Internacional de Dança da Amazônia é sinônimo de confraternização. É durante o evento que bailarinos de todos os lugares, dos mais distantes e diferentes culturalmente, se encontram quando chega o finalzinho de outubro, período escolhido por Clara Pinto para que a Belém receba uma verdadeira constelação de bailarinos.

 

Ana Botafogo, Carlinhos de Jesus e suas partners, Marcelo Misailidis - primeiro bailarino do municipal carioca e grande homenageado do festival -, Cícero Gomes, Taís Diana, entre tantos outros. Sem falar na infinidade de convidados, como professores, artistas e coreógrafos que vêm à Belém só para participar do Fida.

 

'É um calor muito grande. Grandes amigos chegam de todos os lugares do mundo. Karl Singletarry e Toshie Kobayashi, que ministram as oficinas de balé clássico para adultos e crianças, e, esse ano, convidados muito mais que especiais: Federico Fernandez e Larisa Hominal, primeiros bailarinos do Teatro Colón, da Argentina. Ou seja, motivos para festejar o Fida 2009 não faltam', comemora Clara.

 

O XVI Festival Internacional de Dança da Amazônia será aberto em Belém amanhã, às 20h, com apresentação do balé em homenagem à Líbero Luxardo. O evento

 

Outra atração importante do Fida será a audição para bailarinos com Alice Arja, diretora do Miami City Ballet School no Brasil, uma das maiores escolas de balé do mundo. Os destaques poderão ser escolhidos para ir até Miami, nos Estados Unidos, onde é realizado anualmente durante o mês de julho um dos grandes festivais de dança de verão, o Summer Course.

 

'Como membro do Conselho de Educação do Miami City Ballet School estarei em Belém durante o Fida para realizar uma audição para crianças de 8 a 13 anos, oferecendo duas bolsas de estudos para participação do Summer Programn de 2010, de 19 a 31 de julho próximo', adianta a examinadora.

 

Fundado em 1985, o Miami City Ballet surgiu através do talentoso Edward Villella, espécie de primeiro bailarino do New York City Ballet. O MCB é formado por 55 bailarinos dirigido pelo próprio fundador Villella. No repertório, perfeição e técnicas inconfundíveis são as marcas registradas do grupo, que nunca se apresentou em terras verde-amarelas.

 

Yáskara Cavalcante / Da Redação[/align]

Visitante
Este tópico está impedido de receber novos posts.
×
×
  • Criar Novo...