Ir para conteúdo
View in the app

A better way to browse. Learn more.

Mochileiros.com

A full-screen app on your home screen with push notifications, badges and more.

To install this app on iOS and iPadOS
  1. Tap the Share icon in Safari
  2. Scroll the menu and tap Add to Home Screen.
  3. Tap Add in the top-right corner.
To install this app on Android
  1. Tap the 3-dot menu (⋮) in the top-right corner of the browser.
  2. Tap Add to Home screen or Install app.
  3. Confirm by tapping Install.

Olá viajante!

Bora viajar?

Conheça O Centro Histórico de São Luis.

Postado
  • Membros

:arrow: FONTE:Jornal Cazumbá.

http://www.jornalcazumba.com.br

 

[align=Justify]Quem visita o Centro Histórico de São Luís tem o privilégio de conhecer um pouco sobre o cenário no qual viveram os moradores do século XVIII e XIX da capital maranhense. Das ruas estreitas e calçadas com paralelepípedos, de fachadas coloniais e recobertas por azulejos portugueses pouca coisa mudou neste panorama histórico. Passados mais de cem anos, o visitante se deslumbra com uma viagem. A diferença atual encontra-se, principalmente, nos serviços ofertados de uma época para outra.

 

No passado, o centro histórico de São Luís era reduto de grandes casarões. As famílias, principalmente de portugueses habitavam nos segundos e terceiros andares dos prédios, enquanto que o térreo era reservado ao comércio. No local era possível encontrar todos os apetrechos para navegação, já que o porto, antes funcionava onde atualmente é a Rampa Campos Melo. Mas não eram apenas objetos marítimos, armazéns de alimentos, pontos de vendas de escravos e de prostituição também se concentravam no centro histórico.

 

Do cenário construído nos séculos XVIII e XIX, restaram apenas os casarões, que servem de estrutura para o funcionamento de inúmeras repartições públicas e restaurantes com os pratos típicos para o turista. No século XXI, o patrimônio histórico maranhense, com mais de três mil prédios históricos, serve de cenário para o encontro de várias tribos. O movimento, dependendo do período, começa a partir da quarta-feira. Em meses de muita movimentação turística, é de segunda a segunda.

 

As atrações são variadas e para todos os tipos de gosto! Reggae, forró, Música Popular Brasileira, Música Popular Maranhense, Tambor de Crioula, Roque e até boate para a turma do GLBT. Isso mesmo, neste cenário histórico, as tribos de São Luís se encontram e fazem daquele ambiente um encontro de diversidades culturais.

 

São Luís é um caldeirão de influências culturais também na música. A marca registrada é o reggae, que, dizem, chegou à cidade pelas ondas curtas de rádio da Jamaica. Mas hoje o estilo da terra de Bob Marley convive com muitos outros ritmos. A diversidade é tanta, aliás, que vale lançar um desafio para quem conhece a badalada noite de quinta-feira no Centro Histórico: tente contar nos dedos o número de bandas nas ruas e os diferentes estilos musicais.

 

Como a cada esquina há uma surpresa, é preciso mais de dez dedos. São cenas pitorescas: em frente ao restaurante Antigamente, na Rua da Estrela, toca MPB; do outro lado, pop-rock; no próximo bar, pagode; virando a rua, forró; e pertinho dali, há uma boate com batida eletrônica. Continue andando para deparar-se com uma roda de tambor de crioula, que atrai os curiosos à Praça Nauro Machado com mulheres de saias rodadas e floridas. Pensa que toda esta mistura dá em confusão? Que nada. O único dilema é escolher o mais divertido.

 

A dica é experimentar um pouquinho de cada, pois a noite demora a acabar. Nas mesinhas distribuídas pela Rua Estrela, comidas e bebidas ganham jeito ainda mais saboroso graças à iluminação da cidade, que deixa no ar um clima de tempos coloniais.[/align]

Featured Replies

No posts to show
Visitante
Este tópico está impedido de receber novos posts.

Account

Navigation

Pesquisar

Configure browser push notifications

Chrome (Android)
  1. Tap the lock icon next to the address bar.
  2. Tap Permissions → Notifications.
  3. Adjust your preference.
Chrome (Desktop)
  1. Click the padlock icon in the address bar.
  2. Select Site settings.
  3. Find Notifications and adjust your preference.