Ir para conteúdo
View in the app

A better way to browse. Learn more.

Mochileiros.com

A full-screen app on your home screen with push notifications, badges and more.

To install this app on iOS and iPadOS
  1. Tap the Share icon in Safari
  2. Scroll the menu and tap Add to Home Screen.
  3. Tap Add in the top-right corner.
To install this app on Android
  1. Tap the 3-dot menu (⋮) in the top-right corner of the browser.
  2. Tap Add to Home screen or Install app.
  3. Confirm by tapping Install.

Olá viajante!

Bora viajar?

72 horas em Manaus

Postado
  • Membros

Ei galera!

aproveitei uma promoção da Azul e fui passar 03 dias em Manaus, para conhecer a Amazônia.

Como tinha pouco tempo, a viagem foi meio corrida, mas deu para conhecer um pouco de cada coisa interessante da Região. Para quem vai pra lá e tem pouco tempo, as dicas podem ajudar:

Cheguei em Manaus na quinta às 23h30. 30 graus!! (é a temperatura que faz em BH ao meio dia!). Deixei as minhas coisas no Hotel 10 de Julho. As fotos do site enganam bastante... mas por R$ 65 eu não podia esperar nada muito diferente. Para quem vai viajar sozinho (como eu fiz), melhor seria ficar no Manaus Hostel, pois é mais fácil fazer amizades e arrumar companhia para os programas. Mas fui desaconselhado pelo meu guia (na próxima confiarei mais nas dicas dos mochileiros :)

Seguindo as dicas postadas aqui no Forum, ainda na quinta à noite dei uma passada no Porão do Alemão - apenas pra conhecer como é a night manauara. Lugar muito indicado pra quem gosta de Rock & Roll. A bandinha mandou ver, tocou até Iron Maiden em formato acústico! Muito bom!

Sexta de manhã: dispensei o café da manhã do hotel e fui para um tour gastronômico na região do Mercado Central. No mercado, dá pra comprar muitas frutas exóticas e, talvez o mais interessante, comprar a poupa ou o suco pronto. Se você não estiver acostumado com esse nível de calor (meu caso), vai passar os dias com sede e com pouca disposição para comer... o jeito foi me virar com sucos (um pouco de caloria). Vi algumas pessoas com garrafas pet cheias de suco congelado - as quais levavam como companheira de viagem.

Ainda na região do mercado central, tem uma pracinha com várias barracas de artesanato. Lá achei um quiosque que vende sucos (provei e repeti o de Taperebá) e tapioca feita na hora (vc escolhe o recheio). Delícia!

Procurei uma tal de tapioca de tucumã, mas não achei...

Tirando os sabores, não vi nada de interessante no centro de Manaus. Tudo muito sujo e confuso; me lembrou Ciudad del Este/Paraguay.

Para cumprir tabela, também aproveitei a manhã para conhecer o Teatro Amazonas e suas imediações (sorveterias, lojas de artesanato, chocolates especiais, etc.). Lugar bem agradável.

Depois de descansar e respirar um pouco, na sombra de 38 graus, peguei o ônibus para o INPA, pois queria conhecer o peixe-boi. Achei o lugar meio "derubado". Mas é bem legal ver este mamífero de formas arredondadas. É um bichinho bem simpático.

Tendo visto peixe-boi, jacarés e ariranhas, achei que minha cota de animal-planet estava de bom tamanho e dispensei outros programas similares.

Peguei o ônibus 678 e rumei para Ponta Negra/Hotel Tropical. A política do Tropical é bem flexível. Dá pra entrar lá e conhecer a piscina e a praia.

Nessa hora, entretanto, eu já estava quase passando mal com o calor de 42 graus dentro do balaio (ônibus) e um banho no rio foi minha salvação - apesar da temperatura de 29 graus (!) da água não ter ajudado tanto quanto poderia.

Ponta negra é um lugar bem legal, com barzinhos, restaurantes e pessoas adeptas da prática de esportes, dentre os quais o levantamento de latinhas de cerveja. Diversão para todos os gostos!

Na sexta à noite, comi uns petiscos na praça do caranguejo, para conferir o ponto etílico. Um monte de barzinhos numa praça, nada de especial.

Procurando algo mais exótico, fui conferir a Festa do Boi em Manaus. É bem interessante para entender aspectos da cultura local. Mistura de Carnaval, danças ritualísticas indígenas e torcida organizada. Mesmo para quem não curte micareta, carnaval e afins (como eu), valeu a pena conhecer.

Sábado e domingo fui para um programa de selva. Meu programa foi aquele de dois dias organizado pela Amazing Tours. Experiência super legal, especialmente a focagem de jacaré. Ponto alto da viagem!

No domingo à noite, antes de voltar, ainda deu para conferir um barzinho na praça do teatro amazonas.

Algumas dicas que gostaria de compartilhar:

> Fui na época da seca, com o rio muito baixo. Isso torna a paisagem menos exuberante e alguns passeios ficam menos viáveis. Por exemplo: não tinha quase nada de vitória-régia; os botos vão à caça de cardumes e desaparecem dos locais onde os turistas nadam com eles; navegar com barco entre as árvores não fica possível...

> Acho que para curtir Manaus o ideal seriam 04 ou 05 dias. Com três eu tive que deixar algumas coisas para a próxima, como visitar Novo Airão.

> Para a selva, levei um repelente normal e não tive nenhuma picada de mosquito, apesar das 30 horas na selva.

> o trânsito da cidade é péssimo! Muitos engarrafamentos, mesmo não tendo tantos carros. Parece que a cidade está estrangulada, e mal planejada. E com muitas obras em andamento. Eu não alugaria um carro, pois as lembranças do sofrimento que temos em BH, SP, RJ viriam rapidamente à tona.

> as pessoas nas ruas são muito prestativas e gentis. O povo me pareceu muito hospitaleiro. Especialmente os guias e o pessoal dos Hotéis de Selva (fiquei no Green Lodge)

> paradoxalmente, o atendimento em hotéis, restaurantes e afins ainda tem muito a melhorar.

> Converse bastante com o guia antes de contratar qualquer serviço ou pacote. Nesse quesito, minha experiência foi um pouco frustrante. Seguindo os relatos postados aqui no Fórum, combinei com o Leonardo da Amazing Tours. O programa em si foi excelente, mas tenho que registrar que o atendimento deixou muito a desejar. Ele me mandou fotos do flutuante que eu supostamente ia ficar; mas na hora fiquei em outro completamente diferente - sem nenhum aviso prévio. Houve atraso na hora de sair para o programa, o que fez com que o "encontro das águas" fosse quase um esforço de imaginação. Contratei transfer de ida e volta e enviei (duas vezes) os meus dados de vôo, mas se eu não tivesse ligado nos dias avisando de minha chegada/partida, eu teria ficado "a ver navios", com risco de perder o vôo. Sem contar erros na hora de calcular o que eu teria que pagar.

Para quem gosta de natureza, conhecer a Amazônia é um programa bem legal. Boa viagem!

Featured Replies

No posts to show

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

Account

Navigation

Pesquisar

Configure browser push notifications

Chrome (Android)
  1. Tap the lock icon next to the address bar.
  2. Tap Permissions → Notifications.
  3. Adjust your preference.
Chrome (Desktop)
  1. Click the padlock icon in the address bar.
  2. Select Site settings.
  3. Find Notifications and adjust your preference.