E aí mochileir@s.. faz quase um mês que voltei do último mochilão mas só agora vou escrever o relato. Grato pelas colaborações que tive aqui, contribuo também. Dessa vez voltei ao sul do país para conhecer um pouco do litoral paranaense e da capital do Estado. Dois amigos me acompanharam nessa trip, um até à metade. De gastos antecipados apenas o ônibus de São Paulo para Curitiba (R$ 81,71 - Viação Cometa) e 50% da reserva do hostel em Guaratuba para nós três, para 3 dias (R$ 165,00). Depois disso foi só esperar o dia e botar o pé na rua... Bora ver como foi?!
04/01 - Segunda-Feira
Saí de casa por volta das 21hs pra passar na casa de um dos meus amigos, meu velho companheiro de viagens, e logo estávamos a caminho da Rodoviária do Tietê (ônibus R$ 3,40+Trem/Metrô R$ 3,50). Encontramos nosso maigo Marcelo na estação. Tudo certo, esperamos um pouco, comemos alguma coisa (Salada de frutas R$ 8,00) no horário do nosso ônibus, pouco antes da meia-noite partimos rumo à Curitiba.
Gasto do dia: R$ 14,90
05/01 - Terça-Feira
Após 6 horas de viagem, praticamente cravadas, estávamos na rodoviária de Curitiba. A primeira coisa foi ir tomar um café da manhã. Eu fui de café e pão de queijo (R$ 8,50). Depois fomos procurar o guichê da empresa Graciosa, que faz o trecho Curitiba-Guaratuba. Estava uma fila bem grandinha, mas o atendimento estava ágil e compramos nossas passagens (R$ 34,20) para o próximo horário , quer era entre 8 e 9hs se não me engano. Sem atrasos partimos para Guaratuba. A viagem leva umas 2 horas e meia, mais ou menos e a chegada à cidade já dá um pouco de boa impressão da cidade, pois temos de atravessar de balsa pela baía de Guaratuba, bem bacana e convite às primeiras fotos rs. Chegamos na rodoviária, pedimos umas informações e seguimos para o hostel. Bem fácil de achar. Nos instalamos, acertamos o que faltava da estadia e fomos atrás de comida... já era hora do almoço à essa altura. Encontramos um restaurante por quilo na avenida principal e almoçamos (R$ 22,32). Depois fomos andar um pouco pela orla da praia central. Aproveitei a vibe pra tomar uma breja (R$ 4,50). Ficamos um pouco lá e fomos andando pelas pedras até à praia das Caieiras. Fim da tarde, voltamos pro hostel onde passamos o resto da noite pois estávamos um pouco cansados pra sair.
Gasto do dia: 69,52
06/01 - Quarta-Feira
Levantamos mais ou menos cedo e fomos tomar café da manhã. Uma delícia e muito bem servido. Saímos caminhando rumo ao Morro do Cristo de onde tem-se uma vista bem bacana - a praia Central de um lado e a de Brejatuba (ou brava) do outro. Do morro para a praia de Brejatuba descemos uma trilhazinha bem de boas; fomo dar uma caminhada pelas pedras de onde ficamos admirando um pouco o belo mar, meio hipnotizante. Depois fomos curtir a praia. Areia fininha, pelando de quente. Deixamos as coisas num lugar visível e fomo pra água... uma delícia. Depois de curtir bastante bateu a fome e fomos almoçar. Encontramos um restaurante bem bacana na avenida. O meu almoço ficou em R$ 17,32, um prato bem servido. Decidimos ir de Brejatuba para a Barra do Saí; nos informamos onde passava o ônibus e fomos pro ponto, em frente a um mercado grande (que esqueci o nome). Aproveitamos e fomos comprar água e uma breja (R$3,45 a breja). O ônibus demora porque passa de hora em hora, então, depois de esperar bastante ele chegou (R$ 2,50). Depois de uns 20 minutos, mais ou menos, estávamos lá. Bem bacana também a praia e caminhando para a ponta direita da praia chegamos a um rio q tem uma boa distância rasa que dá pra se divertir tranquilo. Dá pra ir quase até a metade. Aproveitamos ali o lugar e depois fomos tomar um açaí (R$ 13,00). Ficamos mais um tempinho curtindo a praia e fomos pro ponto pegar o ônibus de volta pra Guaratuba (centro). Passei no mercado e comprei uma breja (R$ 2,50) já que tínhamos perdido um ônibus e o outro só em uma hora rs. Pegamos o ônibus de volta (R$ 2,50) descemos no ponto errado e andamos um bocado pra chegar no hostel, mas tranquilo kk!! Chegamos meio cansados, fomos tomar banho e sair à noite. Batendo perna pela avenida principal fomos comer um yakissoba (R$ 18,00) bem bom.
Gasto do dia: R$ 59,27
07/01 - Quinta-Feira
Era pra ser nosso último dia em Guaratuba.. então fomos perguntar na recepção do hostel sobre o passeio para o Salto Parati... pra nossa surpresa eles não conheciam, mas nos indicaram um outro passeio de barco. Partimos para o trapiche e fomos perguntar sobre o passeio. Encontramos o pessoal do barco que faz o passeio, mas já tinha saído. Então decidimos ir até à Prainha, atravessando a baía de balsa (a pé é grátis). Putz é uma prainha beeem bonita mesmo, de mar tranquilo e limpo. Pra variar fomos caminhar pelas pedras... Depois voltamos pra tomar banho de mar... Resolvemos ir almoçar e na Prainha não tem muitas opções. Pelo menos não vimos. O restaurante que achamos era bom, só demorou um pouco a comida. A refeição serve 2 pessoas e custa em média R$ 30,00. Atravessamos novamente com a balsa e fomos pra praia das Caierias de novo. Depois voltamos pro hostel. Aí comecei a ligar pras pousadas e hostels da Ilha do Mel pra fazer a reserva dos próximos dias... só que não atinei que era um destino muito procurado nessa época... e claro... não tinha lugar nenhum pra ficar a partir da sexta-feira, só teriam para o domingo . Fiquei meio tenso, meio sem saber o que fazer até que me veio uma ideia. Ficar mais um dia em Guaratuba e ir pro Salto Parati, ir no Sábado para Paranaguá, pernoitar lá e ir no domingo pra Ilha. Deu certinho. Reservamos o passeio do Salto Parati, avisamos no hostel que ficaríamos mais uma noite e depois saímos pra comer outro yakissoba (R$ 18,00) e tomar breja (R$ 3,00).
Gasto do dia: 36,00
08/01 - Sexta-Feira
Levantamos cedo, tomamos café e partimos pro trapiche pra irmos ao Salto Parati. O valor é pago na hora (R$ 80,00) e sim, vale muito a pena, pois o passeio tem um longo trajeto em barco grande que vai adentrando a baía de Guaratuba e lá nós descemos para barcos menores que nos levam até o começo da trilha. Só a ida até aí já é um passeio muito massa, bonito mesmo e o almoço à vontade também está incluso no passeio. Subindo pela trilha chegamos num área onde paramos pra comprar água logo depois continuamos a trilha rumo ao salto. Caminhada tranquila, mas por favor, LEVEM REPELENTE... pois no fim do dia, meu pé estava TODO PICADO . Ah...mas querem saber? Valeu cada picada rsrs O lugar é muito bonito sério mesmo...água cristalina e gelada num cenário bem bucólico. Demorei a criar coragem pra entrar na água mas dei um tchibum delicioso naquela água fria e deliciosa!! Depois de curtirmos bastante a beleza e a vibe do lugar fomos todos almoçar... Comida caseira, gostosa e à vontade . O passeio é praticamente um full day.. então voltamos quase no fim da tarde játrocando ideia com o cara do barco. Voltamos pro hostel e ficamos um pouco lá fazendo hora, uns cochilando e à noite fomos comer uma pizza (R$ 42,90 /3).
Gasto do dia: R$ 94,30
09/01 - Sábado
Dia mais burocrático. Depois do café fomos acertar a diária do hostel (R$ 45,00)... e como no dia anterior eu perdi a chave do meu armário tive de pagar pela cópia (R$ 5,00). Dali, partimos pra Rodoviária. Meu amigo Neilor e eu fomos pagar a taxa de embarque (R$ 3,40) pra pegar depois o ônibus pra Paranaguá (R$ 5,15). Nosso amigo Marcelo tinha de voltar pra São Paulo e comprou a passagem dele pra Curitiba, então, nos despedimos e fomos pro ônibus, rumo à Paranaguá. Demora!!!!! Acho que foram umas 2 horas, 2 horas e meia de viagem... num calorão danado. Enfim chegamos na Rodoviária de Paranaguá e fui ligar para o hostel Continente e conseguimos um quarto sem problemas. O hostel é pertinho da Rodoviária, seguindo à esquerda. Nos instalamos e saímos pra bater perna e almoçar (R$ 16,90). Demos umas voltas mas não há muito o que ver, ou pelo menos não descobrimos. Voltamos pro hostel e saímos à noite pra jantar um yakissoba (R$ 19,50). Estava caindo um pé d'água... ficamos esperando passar pra poder voltar pro hostel, que nem estava longe rs.
E aí mochileir@s.. faz quase um mês que voltei do último mochilão mas só agora vou escrever o relato. Grato pelas colaborações que tive aqui, contribuo também. Dessa vez voltei ao sul do país para conhecer um pouco do litoral paranaense e da capital do Estado. Dois amigos me acompanharam nessa trip, um até à metade. De gastos antecipados apenas o ônibus de São Paulo para Curitiba (R$ 81,71 - Viação Cometa) e 50% da reserva do hostel em Guaratuba para nós três, para 3 dias (R$ 165,00). Depois disso foi só esperar o dia e botar o pé na rua... Bora ver como foi?!
04/01 - Segunda-Feira
Saí de casa por volta das 21hs pra passar na casa de um dos meus amigos, meu velho companheiro de viagens, e logo estávamos a caminho da Rodoviária do Tietê (ônibus R$ 3,40+Trem/Metrô R$ 3,50). Encontramos nosso maigo Marcelo na estação. Tudo certo, esperamos um pouco, comemos alguma coisa (Salada de frutas R$ 8,00) no horário do nosso ônibus, pouco antes da meia-noite partimos rumo à Curitiba.
Gasto do dia: R$ 14,90
05/01 - Terça-Feira
Após 6 horas de viagem, praticamente cravadas, estávamos na rodoviária de Curitiba. A primeira coisa foi ir tomar um café da manhã. Eu fui de café e pão de queijo (R$ 8,50). Depois fomos procurar o guichê da empresa Graciosa, que faz o trecho Curitiba-Guaratuba. Estava uma fila bem grandinha, mas o atendimento estava ágil e compramos nossas passagens (R$ 34,20) para o próximo horário , quer era entre 8 e 9hs se não me engano. Sem atrasos partimos para Guaratuba. A viagem leva umas 2 horas e meia, mais ou menos e a chegada à cidade já dá um pouco de boa impressão da cidade, pois temos de atravessar de balsa pela baía de Guaratuba, bem bacana e convite às primeiras fotos rs. Chegamos na rodoviária, pedimos umas informações e seguimos para o hostel. Bem fácil de achar. Nos instalamos, acertamos o que faltava da estadia e fomos atrás de comida... já era hora do almoço à essa altura. Encontramos um restaurante por quilo na avenida principal e almoçamos (R$ 22,32). Depois fomos andar um pouco pela orla da praia central. Aproveitei a vibe pra tomar uma breja (R$ 4,50). Ficamos um pouco lá e fomos andando pelas pedras até à praia das Caieiras. Fim da tarde, voltamos pro hostel onde passamos o resto da noite pois estávamos um pouco cansados pra sair.
Gasto do dia: 69,52
06/01 - Quarta-Feira
Levantamos mais ou menos cedo e fomos tomar café da manhã. Uma delícia e muito bem servido. Saímos caminhando rumo ao Morro do Cristo de onde tem-se uma vista bem bacana - a praia Central de um lado e a de Brejatuba (ou brava) do outro. Do morro para a praia de Brejatuba descemos uma trilhazinha bem de boas; fomo dar uma caminhada pelas pedras de onde ficamos admirando um pouco o belo mar, meio hipnotizante. Depois fomos curtir a praia. Areia fininha, pelando de quente. Deixamos as coisas num lugar visível e fomo pra água... uma delícia. Depois de curtir bastante bateu a fome e fomos almoçar. Encontramos um restaurante bem bacana na avenida. O meu almoço ficou em R$ 17,32, um prato bem servido. Decidimos ir de Brejatuba para a Barra do Saí; nos informamos onde passava o ônibus e fomos pro ponto, em frente a um mercado grande (que esqueci o nome). Aproveitamos e fomos comprar água e uma breja (R$3,45 a breja). O ônibus demora porque passa de hora em hora, então, depois de esperar bastante ele chegou (R$ 2,50). Depois de uns 20 minutos, mais ou menos, estávamos lá. Bem bacana também a praia e caminhando para a ponta direita da praia chegamos a um rio q tem uma boa distância rasa que dá pra se divertir tranquilo. Dá pra ir quase até a metade. Aproveitamos ali o lugar e depois fomos tomar um açaí (R$ 13,00). Ficamos mais um tempinho curtindo a praia e fomos pro ponto pegar o ônibus de volta pra Guaratuba (centro). Passei no mercado e comprei uma breja (R$ 2,50) já que tínhamos perdido um ônibus e o outro só em uma hora rs. Pegamos o ônibus de volta (R$ 2,50) descemos no ponto errado e andamos um bocado pra chegar no hostel, mas tranquilo kk!! Chegamos meio cansados, fomos tomar banho e sair à noite. Batendo perna pela avenida principal fomos comer um yakissoba (R$ 18,00) bem bom.
Gasto do dia: R$ 59,27
07/01 - Quinta-Feira
Era pra ser nosso último dia em Guaratuba.. então fomos perguntar na recepção do hostel sobre o passeio para o Salto Parati... pra nossa surpresa eles não conheciam, mas nos indicaram um outro passeio de barco. Partimos para o trapiche e fomos perguntar sobre o passeio. Encontramos o pessoal do barco que faz o passeio, mas já tinha saído. Então decidimos ir até à Prainha, atravessando a baía de balsa (a pé é grátis). Putz é uma prainha beeem bonita mesmo, de mar tranquilo e limpo. Pra variar fomos caminhar pelas pedras... Depois voltamos pra tomar banho de mar... Resolvemos ir almoçar e na Prainha não tem muitas opções. Pelo menos não vimos. O restaurante que achamos era bom, só demorou um pouco a comida. A refeição serve 2 pessoas e custa em média R$ 30,00. Atravessamos novamente com a balsa e fomos pra praia das Caierias de novo. Depois voltamos pro hostel. Aí comecei a ligar pras pousadas e hostels da Ilha do Mel pra fazer a reserva dos próximos dias... só que não atinei que era um destino muito procurado nessa época... e claro... não tinha lugar nenhum pra ficar a partir da sexta-feira, só teriam para o domingo
. Fiquei meio tenso, meio sem saber o que fazer até que me veio uma ideia. Ficar mais um dia em Guaratuba e ir pro Salto Parati, ir no Sábado para Paranaguá, pernoitar lá e ir no domingo pra Ilha. Deu certinho. Reservamos o passeio do Salto Parati, avisamos no hostel que ficaríamos mais uma noite e depois saímos pra comer outro yakissoba (R$ 18,00) e tomar breja (R$ 3,00).
Gasto do dia: 36,00
08/01 - Sexta-Feira
Levantamos cedo, tomamos café e partimos pro trapiche pra irmos ao Salto Parati. O valor é pago na hora (R$ 80,00) e sim, vale muito a pena, pois o passeio tem um longo trajeto em barco grande que vai adentrando a baía de Guaratuba e lá nós descemos para barcos menores que nos levam até o começo da trilha. Só a ida até aí já é um passeio muito massa, bonito mesmo e o almoço à vontade também está incluso no passeio. Subindo pela trilha chegamos num área onde paramos pra comprar água logo depois continuamos a trilha rumo ao salto. Caminhada tranquila, mas por favor, LEVEM REPELENTE... pois no fim do dia, meu pé estava TODO PICADO
. Ah...mas querem saber? Valeu cada picada rsrs O lugar é muito bonito sério mesmo...água cristalina e gelada num cenário bem bucólico. Demorei a criar coragem pra entrar na água mas dei um tchibum delicioso naquela água fria e deliciosa!! Depois de curtirmos bastante a beleza e a vibe do lugar fomos todos almoçar... Comida caseira, gostosa e à vontade
. O passeio é praticamente um full day.. então voltamos quase no fim da tarde játrocando ideia com o cara do barco. Voltamos pro hostel e ficamos um pouco lá fazendo hora, uns cochilando e à noite fomos comer uma pizza (R$ 42,90 /3).
Gasto do dia: R$ 94,30
09/01 - Sábado
Dia mais burocrático. Depois do café fomos acertar a diária do hostel (R$ 45,00)... e como no dia anterior eu perdi a chave do meu armário tive de pagar pela cópia (R$ 5,00). Dali, partimos pra Rodoviária. Meu amigo Neilor e eu fomos pagar a taxa de embarque (R$ 3,40) pra pegar depois o ônibus pra Paranaguá (R$ 5,15). Nosso amigo Marcelo tinha de voltar pra São Paulo e comprou a passagem dele pra Curitiba, então, nos despedimos e fomos pro ônibus, rumo à Paranaguá. Demora!!!!! Acho que foram umas 2 horas, 2 horas e meia de viagem... num calorão danado. Enfim chegamos na Rodoviária de Paranaguá e fui ligar para o hostel Continente e conseguimos um quarto sem problemas. O hostel é pertinho da Rodoviária, seguindo à esquerda. Nos instalamos e saímos pra bater perna e almoçar (R$ 16,90). Demos umas voltas mas não há muito o que ver, ou pelo menos não descobrimos. Voltamos pro hostel e saímos à noite pra jantar um yakissoba (R$ 19,50). Estava caindo um pé d'água... ficamos esperando passar pra poder voltar pro hostel, que nem estava longe rs.
Gasto do dia: R$ 94,95
CONTINUA.......