Ir para conteúdo

Trem das Montanhas leva turismo ferroviário ao Espírito S.


Posts Recomendados

  • Membros de Honra

:arrow: FONTE: O Globo

http://oglobo.globo.com/viagem/mat/2009/10/30/trem-das-montanhas-leva-turismo-ferroviario-ao-espirito-santo-914433165.asp

 

Estação ferroviária de Viana, no Espírito Santo: região ganhará trem turístico em janeiro de 2010 / Foto: Divulgalçao Serra Verde Express

 

[align=Justify]RIO - A partir de janeiro de 2010, a região de Domingos Martins, no Espírito Santo, vai ganhar uma nova forma de ser explorada: o turismo ferroviário. O Trem das Montanhas deverá fazer sua viagem inaugural para convidados no próximo dia 18 de janeiro, de Viana a Marechal Floriano, num percurso de 46 quilômetros. As viagens com passageiros pagantes devem começar no dia 23 de janeiro. Os preços de bilhetes e pacotes com passeios ao longo do roteiro ainda estão sendo negociados.

 

A viagem de cerca de duas horas entre Viana e Marechal Floriano, incluindo paradas para embarque e desembarque de passageiros em Domingos Martins, e Araguaia (distrito de Marechal Floriano), chega a alcançar 540 metros acima do nível do mar, entrecortando cachoeiras, rios e a paisagem montanhosa da região. Atualmente o trecho é usado apenas para transporte de cargas, de segunda a sexta-feira. Segundo o diretor presidente da operadora de turismo ferroviário da Serra Verde Express, Adonai Aires de Arruda, as partidas serão aos fins de semana e feriados, numa litorina com capacidade para 56 passageiros:

Trem das Montanhas: túnel entre Viana e Domingos Martins no mais novo roteiro de turismo ferroviário no Espírito Santo / Foto: divulgação Serra Verde Express- A ideia é que tenha em torno de três idas e três retornos por dia, aos sábados, aos domingos e feriados. Estamos estudando a possibilidade de viagem noturna na sexta-feira com uma parada para jantar - diz Arruda.

 

Até o fim de novembro, segundo Arruda, deverão ser definidos os preços de pacotes que combinam o bilhete do trem e visitas e passeios ao longo do roteiro:

 

- Estamos negociando com os operadores locais. A viagem tem trechos curtos, de 13 ou 15 quilômetros, e trabalhamos sempre com a filosofia de integrar as comunidades. Os roteiros que estamos montando deverão incluir hospedagem, refeições e atrativos como turismo de aventura e turismo rural.

 

Entre as possibilidades de passeios na região que estão sendo estudados estão programas com passeios e hospedagem em Domingos Martins que incluem visita ao Parque Estadual da Pedra Azul.

 

Além deste trajeto no Espírito Santo, a operadora de turismo ferroviário Serra Verde Express é responsável pelos roteiros sobre trilhos entre Curitiba Paranaguá e trem de luxo Great Brazil Express, no Paraná; além do Trem do Pantanal, no Mato Grosso do Sul. Segundo Arruda, a iniciativa de incluir o trecho capixaba no mapa do turismo ferroviário brasileiro partiu das autoridades locais:

Trem das Montanhas: percurso de 46 quilômetros entrecortado por cachoeiras e riachos, usado para o transporte de cargas, será trecho de turismo ferroviário / Foto: Divulgação Serra Verde Express- Fomos procurados pelos governos do município de Viana e do estado do Espírito Santo e fizemos um estudo de viabilidade do projeto. Conversamos com o operador de cargo da via, que é a Ferrovia Centro-Atlântica (FCA), cujo controle acionário pertence à Vale para calcular os custos da operação. Agora estamos definindo o preço dos bilhetes - explica Arruda.

 

Segundo a Serra Verde, numa segundo fase do projeto, o governo do estado já pensa em estender o roteiro até Cachoeiro de Itapemirim, cidade onde nasceu Roberto Carlos, passando por Matilde, em Alfredo Chaves, e Vargem Alta.[/align]

Link para o comentário

Visitante
Este tópico está impedido de receber novos posts.
×
×
  • Criar Novo...